Tartaruga destacada

10 espécies bizarras de tartaruga

As tartarugas são um dos répteis mais antigos, chegando a existir cerca de 220 milhões de anos atrás. Elas vivem no mar ou em terra e têm uma casca óssea, que evoluiu para protegê-las contra predadores. Há cerca de 300 espécies diferentes de tartaruga em todas as formas e tamanhos, mas algumas são um pouco mais. . . originais que outras.

10 – Tartaruga espinhosa

Tartaruga espinhosa

A tartaruga-espinhosa – Heosemys spinosa – tem um casco incrível e é encontrada no sudeste da Ásia. Como muitas espécies de tartarugas, a tartaruga espinhosa é caçada como alimento, e por causa disso e perda de habitat, seus números caíram nos últimos anos.

O casco da tartaruga é moldado, com um conjunto de picos ao redor da borda. Nos espécimes jovens, esses picos são mais nítidos, mas tornam-se mais arredondados com a idade. Os picos impedem os predadores de atacarem tartarugas jovens, mas também atuam como uma forma de camuflagem, disfarçando a tartaruga como apenas mais uma folha no meio de muitas. A cor marrom também ajuda a imitar folhas.

9 – Casco mole chinês

Casco mole chinês

A tartaruga de casco mole chinês excreta urina de sua boca. Este é um processo único que não foi observado em qualquer outro animal. Esta capacidade estranha permitiu a tartaruga sobreviver em água salobra, porque não perde tanto líquido de seu corpo e precisa substituí-lo constantemente. Se ingerisse muita água salgada, a tartaruga estaria envenenada. Em vez disso, a urina sai através da boca, que é então lavada com a água. Apenas seis por cento da urina produzida pela tartaruga deixa seu corpo a partir dos rins.

Como a maioria, esta tartaruga é uma iguaria em muitas partes da Ásia. Na China, há cerca de 1.500 fazendas de tartaruga que vendem mais de 90 milhões de tartarugas por ano. Devido à alta demanda na culinária, a espécie está agora listada como vulnerável. A tartaruga é nativa da China, Japão, Taiwan, Vietnam do norte e leste da Rússia. Também foi apresentada a novas áreas, como a Malásia, Havaí, e até mesmo Califórnia.

8 – Tartaruga de Mary River

Tartaruga de Mary River

A tartaruga Mary River é encontrada exclusivamente no Rio Maria, em Queensland, na Austrália. Ela varia na cor e pode ser vermelho, rosa, marrom ou preto. A cabeça é pequena, e a cauda é extremamente longa em comparação com o seu tamanho. Há também longas saliências sob o queixo chamados barbos da tartaruga. Leva 25 anos para tartarugas fêmeas de Mary River atingirem a maturidade e 30 anos para os machos, o que é um tempo excepcionalmente longo para as tartarugas.

A tartaruga tem respirações regulares fora da água, mas que pode absorver o oxigênio da água também. O oxigénio entra através de órgãos localizados na sua cauda. A tartaruga passa a maior parte de sua vida no rio, permitindo que as algas cresçam em seu corpo. Ela pode usar as algas como camuflagem. Na foto acima, as algas em sua cabeça parecem com cabelo, o que resultou no apelido de “tartaruga punk rock.”

7 – Tartaruga espinhenta do casco mole

Tartaruga espinhenta do casco mole

A tartaruga de casca mole espinhosa pode ser encontrada nos EUA, Canadá e norte do México. Ela tem uma aparência única, com uma cabeça triangular e um casco liso, redondo, coberto de manchas negras. Essas manchas são encontradas em tartarugas jovens, mas desaparecem com a idade. A tartaruga tem um nariz longo e fino e com projeções de cone – como na parte da frente do casco.

O sexo da prole espinhosas das tartarugas de casca mole segue pelaa genética, enquanto que na maioria das outras espécies de tartarugas, o sexo é o resultado de diferenças de temperatura experimentadas pelos ovos na areia.

6 – Tartarura do pescoço longo oriental

Tartarura do pescoço longo oriental

Encontrada nos lagos da Austrália, a tartaruga de pescoço longo oriental tem (obviamente) um pescoço extremamente longo em comparação com outras espécies, que pode crescer assim como seu casco. O pescoço é tão longo que a tartaruga tem que se curvar a cabeça sob seu casco. Esta espécie também é conhecida como a tartaruga pescoço de cobra. Ela também tem um método de caça semelhante, atacando presas por movimento rápido do pescoço.

Quando ameaçada, a tartaruga vai secretar um líquido de odor fétido de suas glândulas. Esta secreção pode viajar até um metro, fazendo com que todos os animais que a cercam fujam.. A tartaruga passa a maior parte de sua vida na terra.

5 – Tartaruga mapeada do calombo preto

Tartaruga mapeada do calombo preto

Essa é uma pequena tartaruga aquática encontrada nos rios de água doce do Mississippi e Alabama. As características mais proeminentes desta tartaruga são os vários pontos em seu casco, que se tornam menos pronunciados em tartarugas mais velhas. Há também belos padrões na parte de baixo, que são geralmente cinza claro ou azuis. A dieta da tartaruga é composta principalmente de insetos.

4 – Tartaruga de cabeça grande

Tartaruga de cabeça grande

A tartaruga de cabeça grande é encontrada no Sudeste Asiático. A característica mais evidente desta espécie é a (você adivinhou) enorme cabeça. Ele tem um casco liso de uma inclinada cor marrom. Diferente da maioria das tartarugas, não pode retrair a cabeça em seu casco, por isso tem um “capacete ossudo” para proteger a cabeça exposta. A tartaruga, muitas vezes, usa suas mandíbulas poderosas para se proteger de eventuais ameaças.

A tartaruga de cabeça grande frequentemente sobe em árvores e montes, usando seu grande bico, garras e cauda para pegar as coisas. Tornou-se uma espécie em extinção por causa do excesso de caça por seres humanos. A tartaruga é comumente consumida na Ásia, e também são capturadas e vendidas para o comércio de animais.

3 – Tartaruga nariz-de-porco

Tartaruga nariz-de-porco

A tartaruga nariz-de-porco é nativa da Nova Guiné e Austrália. É a única tartaruga de água doce com nadadeiras como suas parentes marinhas, mas seu aspecto mais caractyerístico é o “nariz”, que se parece bastante com o de porco. O nariz pode funcionar como um snorkel, sendo colocado para fora da superfície da água sem expôr o animal. Também é altamente sensível a movimento e usado para detectar presas na água turva.

Infelizmente, a população total das tartarugas nariz-de-porco caiu para aproximadamente a metade nos últimos 50 anos devido ao tráfico. São capturadas em larga escala para o tráfico de animais exóticos. Sua população vem caído drasticamente na ilha de Nova Guiné, onde também são caçadas pela sua carne. Felizmente, a Austrália e a Indonésia já tomaram medidas para sua preservação.

2 – Tartaruga da barriga vermelha e pescoço curto

Tartaruga da barriga vermelha e pescoço curto

Essa espécie – Emydura subglobosa – é encontrada na Austrália e Papua Nova Guiné. Seu casco é laranja nas pontas e na parte de baixo (muito mais brilhante nos jovens). A cor vai desaparecendo conforme ficam mais velhas, mas as marcas laranja ainda podem ser vistas nos adultos. Essas tartarugas passam a maior parte da vida na água, saindo apenas para fazer o ninho ou se alimentar. Enquanto se alimentam, movimentos ocorrem fazeno com que lágrimas corram de seus olhos até a boca, enquanto abre e fecha a boca.

1 – Tartaruga de capacete africana

Tartaruga de capacete africana

A tartaruga de capacete africana é nativa do continente africano e tem uma grande distrubuição de Ghana a Cape Town. Também pode ser encontrada em Madagascar e Península Arábica. Ela produz um forte odor com quatro glândulas, que é intolerável para cavalos e humanos. Quando a fêmea coloca ovos, escolhem um local e urinam para amaciar o solo, facilitando a escavação.

O comportamento de alimentação dessa espécie também é notável. Caçam presas grandes, como serpentes e outras tartarugas, em grupo. É a única espécie de tartaruga conhecida por caçar em grupo.

Deixe seu voto

0 points
Up Down

Votos totais: 0

Up: 0

Porcentagem de upvotos: 0.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

campanhajogos5
5 campanhas publicitárias ridículas dos jogos
videogame
5 consequências que o videogame pode trazer para seu cérebro
Justiceiro-Demolidor-Elektra
5 fatos sobre o Demolidor que a Netflix não te contou
homens de ferro capitão américa guerra civil 2
As 10 maiores mentiras contadas sobre o Universo Cinematográfico Marvel
star-wars-darth-vader-light-sabor-movie-villian
Todos os filmes da saga Star Wars passarão na TV neste fim de semana
jack nicholson
Jack Nicholson se aposenta após 60 anos de carreira, diz amigo
Inumanos
Série dos Inumanos na TV contrata diretor
Adao-Negro
Adão Negro ganhará filme solo com Dwayne Johnson
Guerra-Civil-2-epilogo
Epílogo de Guerra Civil 2 nos quadrinhos trará respostas sobre personagens
Batman_e_Sombra
Batman e Sombra farão crossover nos quadrinhos
Guardioes-da-Galaxia
Guardiões da Galáxia e Thanos travarão última batalha na Terra
homens de ferro capitão américa guerra civil 2
As 10 maiores mentiras contadas sobre o Universo Cinematográfico Marvel
Yu-Gi-Oh Duel Links
Novo jogo de Yu-Gi-Oh! para celulares é lançado no Brasil
Ataque-dos-Titas
Ataque dos Titãs ganhará versão hollywoodiana
olimpíada 2020 01
Goku, Luffy, Naruto e outros aparecem em produtos da Olimpíada de 2020
miyazaki
5 grandes filmes de Hayao Miyazaki
Yu-Gi-Oh Duel Links
Novo jogo de Yu-Gi-Oh! para celulares é lançado no Brasil
campanhajogos5
5 campanhas publicitárias ridículas dos jogos
videogame
5 consequências que o videogame pode trazer para seu cérebro
the-elder-scrolls-online-elfa
Por que a Bethesda está escondendo The Elder Scrolls 6 de nós?