rato destacada

10 fatos fascinantes sobre ratos

Poucas criaturas no mundo inspiram mais medo do que o rato. Por muito tempo um símbolo da morte e da peste, eles assombram nossos pesadelos e afundam em nossas paredes com caudas escamosas arrastando atrás deles. Causam bilhões de dólares em danos a cada ano, estragando o abastecimento de alimentos, mastigando fios elétricos, mordendo bebês em seus berços – e ainda assim os seus benefícios para a humanidade têm sido simultaneamente esmagadores.

10 – Ratos da Noruega

Rato Marrom da Noruega

Embora existam muitas espécies diferentes de ratos, a maneira que pessoas mais associam com a palavra são marrons ou como ratos da Noruega. Provavelmente originário da China, os maiores espécimes pode superar 2,2 £. Ratos da Noruega inflamaram cidades como Nova York (onde as estimativas populacionais variam muito-de algumas centenas de milhares para algumas centenas de milhões, dependendo da fonte) e Londres, e têm permeado quase todos os cantos do globo com as raras exceções de Ártico e áreas da Antártida, da província canadense de Alberta, e os bolsos da Nova Zelândia. Os ratos brancos usados em laboratórios e mantidos como animais de estimação são versões desta espécie domesticada.

9 – Rato Preto

Rato Preto

Levado a uma fração de sua escala anterior pelos maiores, mais desagradáveis que osmarrons, ratos pretos preferem locais tropicais, mas uma vez foram a espécie dominante da Europa. Foi este rato que inaugurou a Peste Negra. As pulgas que viviam nos ratos transmitiram as bactérias para milhões de vítimas inconscientes. O rato preto é um excelente escalador, e provou ser a ruína de muitas espécies de aves de nidificação em todo o mundo. Eles são especialmente difundidos na Nova Zelândia. Ao contrário de suas contrapartes marrons, eles tendem a estar sujeitos a enormes explosões populacionais, normalmente em torno de épocas de colheita, quando o alimento é abundante.

8 – Hóspedes

gaiola armadilha

É quase impossível deixar sua casa completamente à prova de rato. Eles podem caber em aberturas tão pequenas quanto o diâmetro de uma moeda. De acordo com a escala de Mohs da dureza mineral, os dentes de um rato são mais duros do que o ferro ou aço, e são facilmente capazes de roer substâncias como concreto e madeira. Uma vez que eles invadiram a casa, são difíceis de se livrar. Os ratos são inteligentes e notoriamente tímidos a armadilhas. Usar veneno tem suas desvantagens também. É perigoso para as crianças e animais de estimação, e mesmo se ele funcionar exatamente como anunciado, ainda tem de lidar com os ratos, que muitas vezes escondem-se nas paredes para morrer e enchem a casa com o cheiro de carne podre.

7 – Rato zumbi

rato zumbi olhos vermelhos

Toxoplasma gondii é um protozoário parasita cujo ciclo de vida só pode vir a ser concretizado totalmente no corpo de um gato. Outros animais podem levá-lo, mas ele precisa de um gato para florescer. E a maneira como ele encontra um hospedeiro é insidiosa – ratos que são infectados sofrem uma mudança na química do cérebro que faz com que eles se tornem atraídos, ao invés de naturalmente com medo, pelo cheiro de felinos. Obviamente, eles não duram muito tempo. Os seres humanos também contraem toxoplasmose – algumas estimativas indicam que 1/3 da população do mundo tem. Ocasionalmente fatal, é particularmente perigosa para as pessoas com sistema imunológico debilitado e mulheres grávidas (por isso que as mulheres dizem para evitar caixas de areia de gato quando estão esperando). A toxoplasmose também tem sido associada a muitas outras doenças, incluindo a esquizofrenia.

6 – São resistentes

ratos resistentes

A propagação de ratos em todo o mundo não se devem inteiramente a circunstância felizes. Eles são capazes de se adaptar a diferentes ambientes sem muita dificuldade. Um rato pode ficar mais tempo sem água do que um camelo. Ele pode cair cerca de cinco andares sem ferimentos. Podem sobreviver a grandes doses de radiação, e nadar meia milha em mar aberto. Ao longo de gerações, eles tendem a acumular certas imunidades para venenos. E os maiores podem fazer seu gato doméstico correr para as colinas.

5 – O que tem para o jantar?

coruja

Enquanto alguns gatos possam ter perdido a capacidade de pegar ratos, há muitas outras criaturas que dependem deles como um grampo de suas dietas. Corujas e gaviões, serpentes, os membros da família da doninha, e muitos grandes predadores comem ratos. Há muitas raças de cães especificamente concebidas para caçá-los – terriers são extremamente bons em eliminar ratos. Em muitas partes do mundo, os ratos são uma fonte de alimento. Eles são freqüentemente consumidos na África, China e outras partes do sudeste da Ásia. Mesmo em um mesmo país, há uma linha tênue entre o delicioso e o tabu; em determinadas áreas da Índia, eles são considerados uma iguaria, e em outros eles são adorados como descendentes da divindade hindu Ganesha.

4 – Ratos de laboratório

Ratos de laboratório

Não dá para subestimar a importância do rato de laboratório em pesquisas. Grandes avanços foram feitos no campo da medicina usando ratos. Existem várias estirpes puros de modo que se tornam quase geneticamente idênticos uns aos outros, incluindo o Wistar, Sprague-Dawley e Long-Evans. No entanto, certas manipulações genéticas podem resultar em tipos muito específicos, tais como o rato Biobreeding, que se desenvolve a diabetes Tipo 1, e o rato Zucker, que se torna obeso. Ultimamente, ratazanas e ratos foram usados para engenharia de tecidos, um processo em que roedores podem crescer pele e cartilagem para transplante em humanos.

3 – Rato gigante

Rato gigante

Para aqueles com um medo de roedores, o rato de Gâmbia seria um terror absoluto. Similar em aparência a um rato da Noruega, a versão de Gâmbia pode crescer até 15 £. Na sua África natal, ele é comido como carne de caça, mas sua natureza inteligente e dócil também o levou a ser usado para detectar minas terrestres. Enquanto enorme para os padrões de ratos, é pequeno o suficiente para passar por cima das minas sem detoná-las. O rato de Gâmbia mostrou também uma tendência acentuada para a detecção de tuberculose. Ele pode examinar uma amostra de escarro humano e declarar se está infectado muito mais rápido do que os seres humanos podem, através de métodos científicos. Apesar de sua aparência chocante, o rato gigante é realmente muito simpático e tem um crescente como animal de estimação exótico. A posse foi brevemente ilegal nos Estados Unidos, quando se descobriu que os ratos eram um vetor da doença monkeypox.

2 – Berçário

filhote de rato

Um rato pode ter 5 ninhadas de 7-15 filhotes em um ano, e os próprios filhotes se tornam férteis em torno de 5 semanas de idade. Em um ambiente de vácuo, um casal poderia, teoricamente, produzir centenas de milhares, senão milhões de descendentes em um único ano. Tal taxa prolífica de criação é necessariamente para manter suas espécies existentes, no entanto, mesmo em circunstâncias auspiciosas, um rato selvagem raramente faz o seu segundo aniversário. Dependendo de vários fatores ambientais, a taxa de mortalidade é de cerca de 95% nas primeiras semanas da vida de um rato.

1 – Rei Rato

ratos mortos rei rato

Um rei rato é um acidente estranho onde muitos ratos agrupados se tornam inexoravelmente entrelaçados pelas caudas. Vários foram encontrados desde a Idade Média, mas muitos duvidam da veracidade desses espécimes. Apesar de não ser estritamente reservado para a Alemanha, a grande maioria dos reis ratos parece ter ocorrido lá, dando algum crédito à idéia de que é um fenômeno cultural e, talvez, uma espécie de brincadeira. O maior rei rato conhecido é um conjunto de 32 ratos negros mumificados encontrados em uma lareira de um moleiro em Buchheim, Alemanha, em 1828. Ele pode ser visto em exposição no Museu mauritianum em Altenburg, Alemanha. Historicamente, os reis ratos têm sido vistos como um presságio terrível associados com a morte e doença.

Deixe seu voto

0 points
Up Down

Votos totais: 0

Up: 0

Porcentagem de upvotos: 0.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

15935916_618952704896200_150896258_n
Conheça a primeira página que se tornou viral em 2017: “Soldado Ferido”
atrizes-duble
5 atrizes que dispensam dublês em cenas de ação
rob-schneider-3
O que diabos aconteceu com o ator Rob Schneider?
games-2017
Os 5 games mais aguardados para o ano de 2017
carros-3-site
Animação ‘Carros 3’ ganha seu primeiro trailer oficial; assista
a-bela-e-a-fera-2017
Emma Watson canta em novo teaser de A Bela e a Fera; assista
fb-logan-wolverine
Nova imagem do filme Logan mostra Wolverine em expressão sisuda
liv-tyler-hulk-vingadores
Liv Tyler deve voltar ao Universo Marvel em Vingadores: Guerra Infinita
deadpool filme 13
Para Ryan Reynolds, Deadpool é um personagem pansexual
deadpool-vs-punisher
Deadpool vs Justiceiro, anti-heróis serão parceiros em nova revista da Marvel
missil
Vingador pode ter morrido em nova revista da Marvel
he-man
Crossover entre ThunderCats e Masters of the Universe tem morte de importante personagem
final-fantasy-xv
PlayStation 4 está se tornando a máquina perfeita dos JRPGs
sherlock
Sherlock ganhará nova adaptação em mangá
fullmetal-alchemist-live-action-teaser-trailer
Novas imagens do filme live-action de Fullmetal Alchemist são liberadas
nappa
Arcade de Dragon Ball mostra visual de Nappa como Super Sayajin
terry-crews
Terry Crews diz que gostaria de dublar personagem de Overwatch
final-fantasy-xv-nocti-chocobo
Por que os games evoluem ou morrem?
final-fantasy-xv
PlayStation 4 está se tornando a máquina perfeita dos JRPGs
dark-forces-capa
Conheça o jogo de Star Wars que contou a história de Rogue One 20 anos atrás