10 Games que Não Podem Virar Filmes

Em maio de 2016, nós soubemos que Hollywood tem planos de produzir filmes baseados em dois jogos dos fliperamas dos anos 80: Centipede e Missile Command. Será interessante ver como os cineastas podem, eventualmente, fazer filmes coerentes de duas relíquias quase sem enredo dos tempos da Guerra Fria. Isso nos leva a perguntar: quais outros jogos Hollywood poderia adaptar? A resposta fácil é “nenhum”, dado os péssimos filmes de jogos até hoje. No entanto, aqui estão dez jogos que Hollywood definitivamente não deve trazer pros cinemas.

The Last of Us

the last of us

The Last of Us, desenvolvido pela Naughty Dog, não deve virar um filme simplesmente porque já quase é um. As inúmeras cutscenes do jogo dão uma sensação cinematográfica. Todos os elementos que o diferenciam de um filme – como a ansiedade de se esconder de um assassino/fungo – não se traduziria pra outra mídia. Pra usar uma analogia de esportes, jogar futebol é muito diferente de assistir a uma partida. Afora isso, o subgênero de zumbis já caiu em desuso em Hollywood. Basta olhar pro fraco desempenho do Como Sobreviver a um Ataque Zumbi de 2005. Tudo isso – exceto os zumbis – também se aplica à série Uncharted.

BioShock

bioshock

Uma tentativa da Universal e do diretor Gore Verbinksi – Piratas do Caribe e O Chamado – de fazer uma adaptação do jogo BioShock morreu alguns anos atrás. Talentos do Sr. Verbinski à parte, a morte do projeto é provavelmente uma boa coisa. BioShock e sua continuação, BioShock: Infinite, lidam com temas complexos sobre a sociedade que, provavelmente, seriam diluídos ou eliminados num filme feito pra agradar ao público “mainstream”. Ambos os jogos também seriam difíceis de adaptar porque os fãs já estão familiarizados com as reviravoltas das histórias. Claro, os produtores dos filmes poderiam fazer algumas alterações, mas qualquer mudança iria alienar os fãs. Seria perder ou perder.

Fallout

fallout iv 2

Fallout poderia funcionar como uma série de televisão, mas não como um filme. O escopo é épico demais. Pense sobre todos os elementos do Universo Fallout: super-mutantes, ghouls, guerra nuclear, Brotherhood of Steel etc. No momento em que os cineastas estabelecerem a história de fundo, o filme teria mais de três horas. Além de que, embora o jogador interaja com outros personagens em Fallout, os jogos colocam uma grande ênfase no isolamento. É difícil imaginar como este sentimento se traduziria num filme. Além disso, quem precisa de um filme do Fallout, quando temos Mad Max?

Mass Effect

mass effect

Mass Effect – como Metroid – parece um bom candidato pra adaptação cinematográfica graças à ficção científica. O público “mainstream” ama ficção científica, certo? Veja O Despertar da Força, por exemplo. No entanto, o apelo de Mass Effect e suas sequências não é apenas a história, mas as escolhas do jogador. Você obviamente não pode atingir esse nível de interação em um meio passivo como o cinema. Afinal de contas, todos nós queremos Shephard com Liara T’Soni, não com a xenofóbica Ashley Williams. E se os cineastas não apreciarem amor alienígena? Pronto, isso já dividiria a opinião do público.

Grand Theft Auto

grand theft auto v gta 5

Duvido que Hollywood cogite a hipótese de um jogo de Grand Theft Auto e sua violência gratuita e suas críticas sociais. Em primeiro lugar, duvido que os produtores estejam dispostos a fazer um filme violento o suficiente pra aplacar os fãs. Em segundo lugar, como Mass Effect, os jogos GTA giram em torno das escolhas do jogador. As ramificações da história e as escolhas vão desde decisões morais a simplesmente barberagens com tanques de guerra. Além disso, já temos dois filmes GTA: Adrenalina e Adrenalina 2: Alta Voltagem.

The Stanley Parable

stanley parable

The Stanley Parable é uma pérola “indie” que se orgulha da falta de história e jogabilidade não-linear. Você pode interpretá-lo como uma paródia de jogos tradicionais e a falsa sensação de escolhas. A “história” envolve o personagem controlado pelo jogador, Stanley, seguindo – ou não – as instruções do narrador. Soa como uma grande premissa pra um filme, certo? A menos que David Lynch assuma a direção, é melhor The Stanley Parable ser apenas um jogo.

Half-Life

half-life

Apesar de Half-Life e Half-Life 2 terem histórias, a Valve narrou tudo de forma propositadamente desfocada. O escopo completo do que está acontecendo não é totalmente claro pro jogador. Quem exatamente é G-Man? Mais importante ainda, da onde vieram nossos adversários? Os jogos também prosperam numa sensação de isolamento que, conforme indicado com Fallout, não vai funcionar num filme. Além de tudo isso, Jeff Goldblum já envelheceu pro papel de Gordon Freeman.

Gone Home

gone home

Gone Home recebeu um monte de elogios da crítica quando foi lançado em 2013. A narrativa não-linear e misteriosa viciou muitos jogadores. É terror? Aventura? Ninguém sabe quando começa a jogar. Sua falta de expectativas alimentou o mistério e, por sua vez, o seu desejo de explorar. Os filmes mais populares, no entanto, exigem uma história tipo A + B = C. Além disso, temos que admitir que ver alguém explorando uma casa escura ficaria muito chato depois de algum tempo.

Contra

contra

Um filme em que uma dupla de machões atira em alienígenas provavelmente seria divertido, mas isso já foi feito com robôs gigantes. Desafio qualquer um a contar a história de Contra sem olhar na Wikipédia. Então, novamente, a falta de história não parece impedir Hollywood de fazer um filme. Certo, Battleship – A Batalha dos Mares? Sendo assim, no fim das contas, nós assistiríamos só pra procurar o Código Konami no meio do filme.

Wolfenstein 3D

wolfenstein

O primeiro jogo de tiro em primeira pessoa popular foi Wolfenstein 3D. Desculpe, Blake Stone: Aliens of Gold, mas ninguém se lembra de você. A Id Software, futura desenvolvedora do Doom, lançou Wolfenstein 3D nos tempos do Super Mario World em 1992. Se tivesse sido lançado na década de 70, a “história” de Wolfenstein 3D faria um excelente filme. Infelizmente, a Id Software lançou o jogo na era errada. Hoje, então, esse filme – e até mesmo o jogo -não faria o menor sentido se não sofresse graves mutilações – como foi o caso do Wolfenstein: The New Order.

Deixe seu voto

3 points
Up Down

Votos totais: 3

Up: 3

Porcentagem de upvotos: 100.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
justice-league liga da justiça
10 momentos cruciais do 1° trailer de Liga da Justiça
punho-de-ferro
5 coisas que funcionaram (e outras 5 que não) em Punho de Ferro
power ranger dinozords
Top 7: os zords mais clássicos dos Power Rangers
the legend of zelda dark link
Os piores crimes que Link cometeu na franquia The Legend of Zelda
Liga da Justiça Batalha
Cena da batalha da abertura do filme de Liga da Justiça é revelada
venom spider-man homem-aranha
Com horror, filme solo do Venom deve ser voltado para adultos
tomb-raider1 fb
Fotos oficiais do novo Tomb Raider mostram Alicia Vikander como Lara Croft
Homem-Trainer
Trailer de Homem-Aranha: De volta ao lar destaca a presença de Tony Stark
defensores netflix
Série Os Defensores, da Netflix, terá algo a ver com os quadrinhos?
punho-de-ferro
Punho de Ferro é mesmo tão ruim quanto dizem?
wolverine namoradas
A longa lista das 33 ex-namoradas do Wolverine
logan cavaleiro das trevas
Seria Logan o novo Cavaleiro das Trevas entre os filmes de quadrinhos?
DBZ Bulma
Veja as reações da internet para a cena do novo bebê de Bulma em Dragon Ball Super
Gundam Wing
Crunchyroll acrescenta Mobile Suit Gundam Wing ao seu catálogo
Boruto
Boruto: Naruto Next Generations será exibido no Brasil
jutsus naruto
5 Jutsus inesquecíveis e poderosos que apareceram em Naruto
wow lich king
Os jogos mais difíceis são melhores?
zelda breath of the wild
O que The Legend of Zelda: Breath of the Wild pode ensinar aos outros RPGs?
the legend of zelda dark link
Os piores crimes que Link cometeu na franquia The Legend of Zelda
mass effect andromeda sorriso
As primeiras horas de Mass Effect: Andromeda são terríveis