00

8 Problemas em Viajar para Marte

Pense nisso, sair da rotina diária, não ter contas pra se preocupar, sem patrão pra encher o saco e, como se não bastasse, entrar pra história como um pioneiro. O seu nome vai estar ao lado de Christopher Columbus e Neil Armstrong como alguém que levou a humanidade pro próximo nível. Parece sedutor, mas sempre há um outro lado além dos aspectos positivos.

Com uma data de lançamento prevista pra 2021, The Mars One está em processo de candidatura, pronto pra levar uma viagem só de ida a Marte e formar os primeiros seres humanos a tentar colonizar o planeta vermelho. Das 165 mil pessoas que se candidataram, apenas 4 serão escolhidas pra fazer a viagem.

Ser o primeiro grupo de pessoas em Marte parece romântico, mas pode muito facilmente ser um pesadelo. E nós falaremos 10 motivos pra isso agora.

1. A Jornada

01

Você já viu O Iluminado e o que aconteceu com Jack Torrence quando ele estava confinado num hotel na temporada de inverno? Ele ficou louco e tentou matar sua esposa e filho. Mas ele tinha um espaço gigante pra passear e esfriar a cabeça. As pessoas na embarcação não terão esse luxo. A nave espacial que fará a viagem pra Marte será pequena em comparação, possivelmente, do tamanho de uma sala. Os candidatos aprovados terão que permanecer no pequeno espaço por sete meses. Comer, dormir e todas as outras funções do corpo humano. Em cima disso, não haverá fuga das três outras pessoas que partilham o ofício.

Como uma forma extrema de Big Brother, os quatro candidatos vão testar sua tolerância ao limite pra manter suas mentes sãs. Qualquer um que tenha visto o show vai saber que prender qualquer grupo de pessoas num espaço por um período prolongado de tempo faz com que o conflito seja garantido.

Claustrofobia vai ser uma preocupação real pra quem for escolhido pra viagem. Há uma chance real de que os ataques de pânico e sentimentos de estar preso e precisando escapar vão ser um problema pros viajantes. Mas é mais fácil dizer do que fazer, uma vez que a sua resposta “luta ou fuga” é ativada no seu cérebro, o que pode fazer você se comportar irracionalmente ao tentar escapar de seu confinamento. Se uma pessoa a bordo do navio começa a se tornar delirante e em pânico, ela pode fazer qualquer coisa pra escapar da situação, mesmo que isso coloque os outros em perigo. Não importa o treinamento de pré-voo, eles vão precisar de um plano de contingência, onde alguém pode, de alguma forma serena e calma, ter que lidar com quem entra num estado frenético. Depois de saírem pro espaço, será uma pena se eles caírem neste obstáculo.

Fadiga e problemas de coluna são alguns dos efeitos das viagens espaciais de longa duração. Além disso, a possibilidade de erro humano devido ao estresse também é um fator a se preocupar.

Mas uma coisa é certa, eles vão precisar de muito auto-controle pra sobreviver a viagem. Eles vão ter que se manter entretidos e criar a atmosfera mais agradável possível. Eles terão de distrair-se da realidade que eles são quatro pessoas presas em uma caixa de sapatos que está viajando sozinha no espaço. Eles terão que tentar evitar o conflito e contar regressivamente os dias até o momento em que eles fizerem história. E uma vez que chegarem a Marte, tentar se certificar de que tudo corra como um relógio e não falhe ou poderão morrer logo na entrada.

2. Comida e Suprimentos

02

Antes dos seres humanos fazerem a longa viagem a Marte, uma série de trabalhadores não tripulados irá tomar as unidades de suporte de vida, painéis solares, unidades de produção de alimentos e qualquer outra coisa que será necessários quando os pioneiros chegarem. Os colonizadores vão construir seus compartimentos de vida que vão ser essencialmente uma série de espaços infláveis ligados entre si e começar a cultivar sua fonte de alimento.

A produção de alimentos em Marte é um processo que será testado e aperfeiçoado. Todo problema concebível terá algum tipo de solução pré-estabelecido pra ter certeza de que ninguém morrerá de fome. Mas a experiência mostra que não importa quantos procedimentos de segurança você prepare, há sempre a possibilidade da surpresa.

Quem for pra Marte terá que ajustar sua dieta pra apenas vegetais, ou seja, adeus pra sempre pra degustação de um hambúrguer suculento ou a experiência de uma pizza de pepperoni gorda. Mas milhares de milhões de pessoas fazem isso agora, por isso não é um grande problema no grande esquema das coisas, enquanto o corpo ainda receber proteína. Eles terão de cultivar seus vegetais hidropônicos sob iluminação especializada, que incentiva a planta a crescer o mais eficiente possível. Mas o que acontece se a unidade de produção falhar? E se a safra não conseguir produzir devido a um contaminante? E se o problema não puder ser corrigido? Haverá suprimentos de emergência, mas eles não vão durar pra sempre e os suprimentos da Terra levarão meses pra chegar.

O fornecimento contínuo de alimentos vai ser uma prioridade ou o mau humor por falta de uma refeição vai ser o menor dos problemas. Caso contrário, a situação poderia desenvolver-se rapidamente pro que aconteceu com a equipe de rugby uruguaia quando seu avião caiu nos Andes em 1972, eventos que foram retratados no filme de 1993 “Vivos”.

3. Atmosfera

03

Provavelmente, o maior elemento a se lidar vai ser a atmosfera e o clima de Marte. A falta de água significa que não vai chover, como acontece na Terra, que pode ser uma bênção pra quem odeia os meses de inverno se aproximando, mas as pessoas em Marte terão climas muito mais extremos a enfrentar. Sendo um planeta empoeirado, tempestades de areia são uma ocorrência regular. Na verdade, algumas tempestades cobrem toda a superfície do planeta. Isso significa que eles podem potencialmente bloquear a luz solar e danificar o equipamento. As partículas de areia podem se infiltrar nos geradores solares e confinar todos nos alojamentos, incapazes de realizar reparos. Se uma queda de energia ocorrer, pode ser o fim de toda a produção de alimentos. Além disso, eles afirmaram que haverá o suficiente de oxigênio de reserva pra durar 60 dias, em caso de uma emergência, mas algumas tempestades duram 4 meses ou mais.

O Projeto Mars One está pensando em entregar rovers pra explorar a superfície marciana, mas os seres humanos também vão se aventurar de vez em quando. A temperatura média é de -63ºC e os exploradores corajosos terão trajes destinados a protegê-los. Mas se os trajes se danificarem ou a sala de estar falhar e permitir a exposição à atmosfera de Marte, será morte garantida.

Em “O Vingador do Futuro”, quando Douglas Quaid é exposto à atmosfera marciana, ele se esforça pra respirar e os olhos saltam das órbitas. Na vida real, o efeito não vai ser tão dramático. Em primeiro lugar, a água em seu corpo vai ferver e, em seguida, você vai sufocar devido à falta de oxigênio na atmosfera. Eles poderiam tentar segurar a respiração, mas é mais provável que isso só vá fazer com que seus pulmões se machuquem ainda mais devido às diferentes pressões dentro e fora do corpo. De qualquer forma, isso é uma situação em que qualquer um deles não vai querer estar.

4. Gravidade

04

O efeito da gravidade de Marte também é algo que terá um grande impacto sobre o corpo humano. Devido a Marte ter menos do que um terço da gravidade da Terra, a densidade óssea vai ser afetada. À medida que o corpo se ajusta à gravidade mais baixa, ele vai perceber que é preciso menos esforço para pegar as coisas e se mover. É por isso que a massa óssea e múscular vão começar a diminuir. O que significa que uma queda simples pode sempre resultar num osso fraturado ou dois.

Na Terra, a pressão arterial é maior nos pés. Mas como o efeito da gravidade é menor em Marte, a pressão arterial será distribuída de forma mais uniforme. Isso pode resultar em rostos cada vez mais inchados.

Se, num cenário improvável, um viajante nunca retornar à Terra, ele ficaria muito fraco e incapaz de realizar qualquer tarefa do dia a dia. Caso retorne, necessitria de terapia pra se reajustar à gravidade da Terra.

5. Outras Pessoas e Relacionamentos

05

Se a viagem à Marte vai ser difícil, ela vai parecer um passeio no parque em relação à vida na superfície do planeta. Quem for escolhido vai ter de lidar rapidamente com o fato de que eles estarão vendo os mesmos três outros rostos, potencialmente pro resto de suas vidas.

Com quatro pessoas interagindo e formando relacionamentos, não vai haver espaço pra conflitos de personalidade. Trabalhar em equipe vai ser a chave pra sobrevivência e discordâncias mesquinhas serão um perigo constante. Tente tanto quanto você quiser, reações emocionais são difíceis de domar e viver anos só com as mesmas pessoas vai ter um enorme impacto sobre a psique humana. E isso pode significar uma explosão emocional com consequências devastadoras, se a pessoa não estiver pensando direito.

Se um relacionamento romântico é formado e, em seguida, se rompe, um parceiro não vai ser capaz de fazer as malas e voltar a morar com a mãe. Isso vai criar uma atmosfera tensa que vai fazer a vida em Marte uma experiência desagradável. As pessoas por trás do plano do projeto poderão enviar mais pessoas depois do primeiro grupo chegar, mas isso jamais será a solução. Quem vai dizer que o financiamento ou a necessidade pra enviar mais pessoas? Nós pensamos que haveria bases na Lua depois que Neil Armstrong pousou, mas as circunstâncias mudaram e isso nunca aconteceu. Então, quem for escolhido pra ir terá que preparar-se pra nunca mais ver sua casa novamente e ficar preso num planeta deserto com três outras pessoas que não consiguirá aguentar.

Mas os planos são de que eles vão manter contato com a Terra, onde podemos manter um olho em toda a ação acontecendo em Marte. Se houver conflitos, a TV vai ser fascinante como nunca.

6. Doença Mental

06

Doenças mentais são algo que pode afetar qualquer pessoa e pode colocar uma grande pressão sobre si mesmo e nas pessoas ao seu redor. Enquanto na Terra existem redes de segurança pra ajudar, em Marte, isso vai ser um grande problema.

O estresse, trauma ou uma experiência negativa inesperada pode desencadear qualquer coisa, desde ataques de pânico até um colapso nervoso. E estar preso dentro de uma bolha inflável em Marte terá um efeito sobre a mente. Dia após dia, ano após ano, o sentimento de isolamento poderia fazer um habitante de Marte se sentir solitário, não importa quantas pessoas estão compartilhando a experiência com ele. Caso se conclua que que eles nunca poderão ver a sua família ou amigos mais uma vez, os sentimentos de solidão e depressão podem tornar-se um enorme problema que terá que ser constantemente monitorado.

E o estresse pode se tornar um problema constante ao longo do tempo.

7. Bebês

07

Se as relações se formarem, então o sexo vai acontecer. Se o sexo acontece, em seguida, as precauções podem falhar, e você pode acabar com um bebê em 9 meses. Até agora, a equipe de Mars One tem uma verdadeira unidade pra começar a construir uma colônia em Marte. Um fornecimento constante de seres humanos frescos da Terra torna plausível que, em algum momento, o nascimento de bebês esteja em questão.

Uma gravidez normal na Terra já é uma luta, não só clinicamente, mas emocionalmente também. Em Marte, seria um desafio ainda maior. Mesmo o nascimento vai ser uma perspectiva arriscada, melhor esperar que não haja complicações que necessitem de uma cesariana de emergência. Mas isso não será nada quando se tratar da tarefa de criar a criança em Marte.

Quão diferente seria uma educação em Marte? Tudo, desde de escolaridade, até o desenvolvimento social, teria de ser levado em conta. Será que a criança crescerá e se ressentirá dos pais por concebê-la num planeta onde ela está confinada a uma tenda inflável pra morar, um lugar onde todos os dias você está lutando contra a natureza pra viver.

Enquanto o lado técnico da viagem pode ser treinado, os lados sociais e familiares sobre o que significa ser humano será o verdadeiro teste pioneiro sobre se os seres humanos podem colonizar o espaço.

8. Ferimentos e doenças

08

Quebre um osso na Terra e você pode chamar um médico. Se isso acontecer em Marte, seria um caso de “aqui está um kit de primeiros socorros, boa sorte”.

Sem dúvida, os colonizadores vão receber algum treinamento médico antes de ir, mas mesmo se acontecer de ser o melhor médico do mundo, isso não significa que eles serão capazes de resolver todos os problemas possíveis. Uma perna quebrada ou um caso de dor de estômago pode não causar muito de um problema, mas o que dizer de algo que requer cirurgia ou tratamento médico a longo prazo?

Indo pra velhice, há muitas condições imprevisíveis que podem surgir. Alguém pode desenvolver câncer ou começar a ver os sinais de aviso de Parkinson e Alzheimer. Como você cuida de um paciente nessa situação? Se eles contraírem uma doença degenerativa, isso significaria que eles precisariam de cuidados em tempo integral. E como ficariam todos os trabalhos que o enfermo precisaria fazer?

Eles poderiam chamar a Terra e falar com um médico que pudesse conversar com eles em uma emergência, mas considerando um atraso de 20 minutos nas comunicações, isso pode não ser uma opção rentável. O corpo humano pode ser o maior inimigo quando se trata de construir uma colônia em Marte. A menos que haja uma equipe médica treinada, que pode remendar as pessoas que estão ocupadas e expandir a colonização humana, as chances de sobrevivência são muito escassas.

Deixe seu voto

0 points
Up Down

Votos totais: 0

Up: 0

Porcentagem de upvotos: 0.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

rogue one poster
Quais são as possíveis conexões entre Rogue One e The Last Jedi?
carol the walking dead
Os 5 momentos mais memoráveis de Carol em The Walking Dead
zumbilândia
10 sequências de filmes que você não sabia que estavam sendo feitas
george lucas
Os 10 melhores elementos de Star Wars que não foram criados por George Lucas
rogue one poster
Quais são as possíveis conexões entre Rogue One e The Last Jedi?
fb-logan-wolverine
Hugh Jackman garante que não irá mais interpretar o Wolverine
Mel-Gibson-Esquadrão-Suicida-2
Mel Gibson pode ser o diretor de Esquadrão Suicida 2
4-3
Próxima temporada de American Horror Story se passará durante eleições americanas
dc looney 03 - Copia
Looney Tunes e heróis da DC e vão se encontrar nos quadrinhos
i am groot fb
Marvel produzirá nova série em quadrinhos de Baby Groot
beyonce-america-comic-marvel
Marvel terá heroína latina, homossexual e inspirada em Beyoncé
Batman-do-Futuro
Batman do Futuro ganha novo uniforme nos quadrinhos
dragon-ball-the-legendary-warrior
Fã produz filme sombrio de Dragon Ball; veja trailer
samurai-x-anime
Bandai Namco anuncia que lançará game de Samurai X para smartphones
goku
Criador de Dragon Ball, Akira Toriyama questiona imagem heroica de Goku
inuyasha
InuYasha será adaptado para o teatro no Japão; confira imagem
sanguinolência
A sanguinolência nos jogos é importante ou é só grosseria?
03124001480116
Crash Bandicoot: Remasterização da trilogia ganha data de lançamento
crash bandicoot 01
Activision divulga novas imagens de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy
maxresdefault
Projeto que seria remake de Resident Evil 2 ganha financiamento