As 10 conexões mais sutis e importantes de Rogue One e a Trilogia Clássica

Como Uma Nova Esperança é uma sequência direta de Rogue One, existem referências óbvias, como a explicação para o ponto fraco da Estrela da Morte e a missão suicida que levou ao roubo dessa informação. Contudo, existem detalhes bem mais capciosos que são mais do que um leve aceno aos filmes clássicos.

Moralidade

cassian-rogue-one

A moralidade dos rebeldes sempre foi motivo de discussão – afinal, quantos inocentes morreram na explosão da primeira Estrela da Morte? O que impediria as forças imperiais de chamarem os rebeldes de terroristas? Se alguém ainda achava que a Aliança Rebelde era uma organização heroica e pura ao estilo algumas interpretações da Távola Redonda e do Robin Hood, o capitão Cassian encerrou essa ilusão. Pra heróis como Luke e Leia existirem, os rebeldes precisam de alguns como Cassian e Han Solo, que atiram primeiro. Em qualquer guerra, atos de espionagem, assassinato e… Bem… Terrorismo são necessários. Isso também justifica porque ainda existem civis com medo dos rebeldes, afinal, são pessoas dispostas a matar e a sacrificar seus membros em troca de um sonho que parece impossível.

Droides

k-2so-rogue-one

Por que o Império tinha tão poucos droides – sendo que dinheiro não era o problema -, enquanto os rebeldes tinham vários? Aparentemente, o Império aprendeu a lição com o K-2SO, que podia ser hackeado e basicamente arruinar todo o sistema. O droide imperial mais icônico é aquele Probe Droide, que, não por acaso, tem um sistema de autodestruição.

Intrigas

krennic-rogue-one

Em Uma Nova Esperança, uma cena em particular sai um pouco das espadas a laser e magia espacial: quando os oficiais de alta patente estão discutindo e disputando dentro da Estrela da Morte – ok, o Darth Vader estrangulou um deles com a Força, então teve magia espacial, mas não era o foco. Um clima similar assola Rogue One, enquanto Tarkin aponta cada deslize do Diretor Krennic, que por sua vez só está preocupado em manter o controle e ficar com todo o mérito ao ponto de ir lamber as botas do próprio Darth Vader. Pelo visto, Tarkin já confiava demais no medo pra manipular seus subalternos desde sempre.

Religião

star-destroyer-rogue-one

Em Uma Nova Esperança, alguns se referem à Força como “bruxaria” ou “religião antiga”, enquanto em Rogue One, o último templo devotado a ela foi destruído – já não haviam Jedis, mas alguns monges. Ao longo do filme, Chirrut repete “eu sou um com a Força e a Força está comigo”, o pendante de família da Jyn tem um cristal kyber e o Império acredita que acabar com a devoção será benéfica aos seus interesses. Um complemento interessante ao misticismo da Trilogia Clássica.

Kyber

luke-skywalker

Pra onde foram os milhares de sabres de luz da Ordem Jedi entre o episódio 3 e 4? A resposta pra este mistério é a mesma pra outro: qual era a fonte de energia da Estrela da Morte? Acontece que os sabres de luz eram alimentados pelos cristais kyber, mesma matéria prima que abastece o temido raio da morte. O que também significa que nunca mais veremos incontáveis Jedis empunhando sabres de luz como na Trilogia Prequel, lamento.

Rebeldes

saw-gerrera

Lembra quando a Leia acusa Tarkin de ajudar a unificar a causa rebelde com toda a opressão e matança? Rogue One provou que a princesa tinha razão, pois os Rebeldes de fato eram desunidos entre vários grupos discordantes – inclusive alguns radicais que nem eram reconhecidos como parte do movimento – até o momento em que o esquadrão invadiu a base imperial pra roubar os planos da Estrela da Morte. No fim das contas, o principal instrumento do Império também formou seu maior inimigo.

X-Wing

x-wing

Ao longo das séries e livros do Universo Expandido, vemos a Aliança Rebelde usar diversas naves, enquanto o Império sempre pareceu bem satisfeito com os Tie Fighters. Rogue One não só mostra os X-Wing em todo o seu louvor, como mostra como os pilotos Rebeldes são massacrados, inclusive o Vermelho Cinco, cargo que o Luke Skywalker ocupa no Episódio 4, e explica como um membro novato conseguiu um posto tão importante: por mais habilidosos que os pilotos fossem, eles morriam com certa facilidade.

Fraquezas

darth-vader-rogue-one

Darth Vader sempre pareceu pouco humano. Nunca mostrou o rosto, era simplesmente mais poderoso do que todos ao seu redor, vestia uma armadura negra, tinha a voz grave e distorcida e nunca havia sido derrotado diante dos olhos dos espectadores – até O Retorno do Jedi, quando o homem decaído é revelado em seu momento final. Rogue One, apesar de ter uma das melhores sequências de ação de Darth Vader, mostrou o vilão primeiro num tanque de bacta e só depois em sua armadura icônica. Isso ajudou a construir a imagem fragilizada por trás da máscara, além de fazer um paralelo ao seu filho, que também já foi visto num tanque de bacta – ainda que sem deixar de lado todo o seu poder e crueldade visto na Trilogia Clássica e também sem arruinar sua imagem, como na Trilogia Prequel.

Escudos

escudo-rogue-one

É interessante notar como vários planetas correram pra construir um Escudo Planetar a partir d’O Império Contra-Ataca, afinal, uma segunda Estrela da Morte estava sendo construída – e essa também já tinha o seu escudo. Isso com certeza parecia algo exagerado – se não paranoico – até planetas começarem a explodir num único disparo em Rogue One. Hoth só tinha um escudo parcial pra proteger o esconderijo Rebelde, mas não o mundo todo, enquanto o Império mantinha um escudo completo em Endor e – como vimos em Rogue One – Scarif.

Força

chirrut-rogue-one

Star Wars gosta de salvar seus heróis da morte certa. Luke Skywalker foi o único sobrevivente do esquadrão durante o final de Uma Nova Esperança, Han e Leia fugiram de dois Star Destroyers e seus Tie Fighters, Lando escapou da explosão da segunda Estrela da Morte e até mesmo a Rey não foi atingida pelos Stormtroopers, mesmo ficando parada no meio do combate. Existem dois motivos pra tanta “sorte”: a típica proteção aos protagonistas e a Força. Rogue One comprovou o segundo argumento ao apresentar Chirrut rezando e escapando de incontáveis tiros – além dos golpes de cajado e das piruetas -, o que justifica um bocado de coisas em todos os outros filmes – inclusive Palpatine descartando um exército de droides, afinal, a Força é uma vantagem exclusiva de quem tem midi-chlorians.

Fonte: http://www.looper.com/34639/surprising-ways-rogue-one-sets-original-star-wars-trilogy/

Deixe seu voto

1 point
Up Down

Votos totais: 1

Up: 1

Porcentagem de upvotos: 100.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
punho-de-ferro
Punho de Ferro é mesmo tão ruim quanto dizem?
wolverine namoradas
A longa lista das 33 ex-namoradas do Wolverine
the legend of zelda breath of the wild cucco
Os melhores easter eggs de The Legend of Zelda: Breath of the Wild
wolverine e tempestade
As 10 piores falas da história do cinema
Morpheus
Novo filme de Matrix pode contar história de Morpheus jovem
galvão bueno
Galvão Bueno narrará partida de League of Legends no SporTV
o rei leão
Com atores reais, O Rei Leão começa a ser filmado em maio; veja sinopse
power rangers 2017
Filme dos Power Rangers terá 1° super-herói gay da história do cinema
defensores netflix
Série Os Defensores, da Netflix, terá algo a ver com os quadrinhos?
punho-de-ferro
Punho de Ferro é mesmo tão ruim quanto dizem?
wolverine namoradas
A longa lista das 33 ex-namoradas do Wolverine
logan cavaleiro das trevas
Seria Logan o novo Cavaleiro das Trevas entre os filmes de quadrinhos?
Eureka
Eureka Seven está de volta com uma trilogia de filmes!
Goku
Goku talvez não fosse o protagonista de Dragon Ball Z
goku vegeta dragon ball super
Goku e Vegeta podem se enfrentar em Dragon Ball Super
DragonBallSuper
Dragon Ball Super revela detalhes dos novos Deuses da Destruição
SuperMarioRun
Super Mario Run chegará ao Android semana que vem
leagueoflegends
League of Legends terá personagem LGBT, afirma diretor de design
galvão bueno
Galvão Bueno narrará partida de League of Legends no SporTV
campanhas-publicitarias2
5 das mais ridículas campanhas publicitárias dos games