Como o Coringa enlouqueceu?

O Coringa é um dos vilões mais fascinantes da cultura pop. Ele é o maior adversário do Batman e certamente o seu total oposto – e ambos nasceram de um dia ruim. Neste artigo, vamos explorar algumas das – muitas – histórias de origem do Coringa e aprofundar o que faz com que o Príncipe Palhaço do Crime seja um personagem tão intrigante e aterrorizante.

A Piada Mortal

coringa piada mortal

O Coringa é psicótico, não há como negar isso. No famoso “one-shot” de Alan Moore, A Piada Mortal, vemos as profundezas da sua psicose através da sua origem. A Piada Mortal oferece aos leitores uma olhada no Coringa sem nome antes do seu acidente desfigurante, vivendo uma vida difícil com sua esposa grávida enquanto trabalhava numa fábrica de produtos químicos. Ele informa à sua esposa que deseja se tornar um comediante, mas percebe que não seria capaz de fazer dinheiro o suficiente pra sustentar sua casa. Depois de se misturar com um grupo de mafiosos conhecidos como a Gangue do Capuz Vermelho numa trama pra invadir e roubar seu antigo local de trabalho, ele é perseguido pelo Batman e pula em um tanque de produtos químicos tentando escapar, desfigurando seu rosto no processo. Como Coringa, o vemos cometer atrocidades contra Barbara Gordon, a Batgirl original, e seu pai, Comissário Gordon. Ele tortura os dois e ainda aleija Barbara num esforço pra enlouquecer Gordon, mostrando como um único dia é suficiente pra mudar até mesmo a melhor das pessoas.

Batman: Ano Zero

gangue capuz vermelho

Batman: Ano Zero oferece uma variação sobre a história do Capuz Vermelho, afinada novamente pra reiniciar toda a programação da DC com os Novos 52. Aqui, Batman está apenas começando sua vida como vigilante e é quase derrotado pela Gangue do Capuz Vermelho antes de descobrir seus planos pra roubar uma indústria química. O líder pula em um tanque de produtos químicos pra evitar ser capturado pelo Batman. O líder do grupo é identificado mais tarde, mas só depois dos seus restos mortais serem encontrados em um barril de soda cáustica – sugerindo que o verdadeiro líder poderia ter condenado um pobre bode expiatório a uma morte horrenda pra que ele pudesse começar a sua nova vida como o Coringa. Ele fez algumas coisas repugnantes ao longo dos anos, mas dissolver alguém pra fingir sua própria morte foi uma das piores.

Ponto de Ignição

batman coringa ponto de ignição

Neste arco, nós conhecemos um Universo alternativo em que as coisas são muito diferentes. Nesta realidade, Batman ainda existe, mas sua verdadeira identidade é o Dr. Thomas Wayne, o pai de Bruce Wayne. O bom médico tornou-se o Batman depois que seu filho foi baleado e morto, o reverso da história de origem do Batman. Infelizmente, este mesmo evento fez Martha Wayne enlouquecer e se transformar no Coringa. Sim, você leu certo, a mãe de Bruce Wayne se tornou o Coringa no Ponto de Ignição, completa com o cabelo verde e as cicatrizes. Pra não ficar atrás das outras versões do Coringa, Martha sequestrou os filhos de Harvey Dent e matou o Comissário Gordon.

Batman Confidencial

coringa jack batman confidencial

Em Batman Confidencial, as origens do Coringa são ainda mais perturbadoras porque ele começa como um normal, ainda que talentoso, criminoso chamado Jack, que se torna obcecado pelo Batman. Depois de cometer crimes e mais crimes tediosos, Jack decidiu chamar a atenção do Batman de uma vez por todas. Ele é tão fascinado pelo Batman que continuou tentando atraí-lo com outros crimes antes de finalmente conseguir sequestrar a namorada do Batman, Lorna Shore. Ele acabou ferindo a donzela, enfurecendo Batman, que cortou o rosto de Jack, dando-lhe seu sorriso icônico. Depois de quase matar Jack, Batman percebe o que fez e tenta salvar sua vida, mas é claro que ele cai – você adivinhou – num barril de produtos químicos e emergiu como o Coringa, um gênio do crime e agora psicótico. Valeu, Batman!

Tim Burton e Jack Nicholson

No clássico Batman do Tim Burton, o Coringa começou como um gangster chamado Jack Napier e responsável pela morte dos pais de Bruce Wayne. Napier e um parceiro assassinaram os Wayne num assalto malsucedido, mas antes de Napier matar o jovem Bruce, seu parceiro convenceu-o a fugir, deixando o menino órfão. Anos mais tarde, depois de se tornar um grande mafioso, Napier sofreu o acidente que deixou a sua pele branqueada e seu cabelo verde – causado pelo próprio Batman. Esta versão do Coringa, enquanto violenta e definitivamente malévola, foi um pouco mais boba. Tudo nele – desde as fantasias bobas à comicamente grande pistola que ele usou pra derrubar o Batjato – são mais toscas do que ameaçadoras. Mas toda a esquisitice não diminuiu o fato de que ele é um assassino frio, tornando o Coringa de Nicholson um dos mais legais.

O Cavaleiro das Trevas e Hearth Ledger

A atuação do Heath Ledger se tornou uma lenda e catapultou o vilão a novas – e terríveis – alturas. Enquanto o Coringa sempre foi conhecido como um narrador não confiável por causa da sua psicose, a versão de Ledger oferece várias histórias de origem no filme d’O Cavaleiro das Trevas, tornando o seu passado ainda mais confuso. Suas histórias sempre têm a ver com como ele conseguiu suas cicatrizes e são narradas com tal fervor que ele comanda a atenção de todos os que escutam. É aqui que vemos que a maior ferramenta do Coringa não é o seu arsenal de armas, sua aparência assustadora ou até mesmo sua psicose – é o seu carisma e sua capacidade de capturar a audiência. Afinal, ele foi capaz de transformar Harvey Dent, o Cavaleiro Branco de Gotham, no vilão insano conhecido como Duas-Caras.

Esquadrão Suicida e Jared Leto

No momento em que este artigo foi escrito, Esquadrão Suicida não foi lançado ainda, mas já vimos o suficiente de Jared Leto pra criarmos hipóteses. Muitos dos previews e trailers mostram suas interações com Harley Quinn, por isso é seguro assumir que vamos ver a transformação da Dra. Harleen Quinzel em seu alter ego letal. Enquanto muitos fãs não gostam muito do visual extremo de Jared Leto como o Coringa, estou contente em saber que Leto pulou de cabeça no personagem e enviou alguns presentes assustadores pra seus coadjuvantes. Ainda é cedo, mas espero que isso signifique que ele conseguiu emular a personalidade verdadeiramente doente e distorcida do personagem – embora seja difícil imaginar algo que explique essas joias patetas na sua boca.

Deixe seu voto

0 points
Up Down

Votos totais: 0

Up: 0

Porcentagem de upvotos: 0.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

15935916_618952704896200_150896258_n
Conheça a primeira página que se tornou viral em 2017: “Soldado Ferido”
atrizes-duble
5 atrizes que dispensam dublês em cenas de ação
rob-schneider-3
O que diabos aconteceu com o ator Rob Schneider?
games-2017
Os 5 games mais aguardados para o ano de 2017
manto-e-adaga
Manto e Adaga será a série mais cara da Marvel
constantine-cw-seed
Constantine retornará como série animada em novo canal
homem-formiga-e-vespa
Marvel agenda início das filmagens de Homem-Formiga e Vespa
crossover-supergirl-flash-arrow-legends
Arrow, The Flash, Legends of Tomorrow e Supergirl são renovadas
deadpool filme 13
Para Ryan Reynolds, Deadpool é um personagem pansexual
deadpool-vs-punisher
Deadpool vs Justiceiro, anti-heróis serão parceiros em nova revista da Marvel
missil
Vingador pode ter morrido em nova revista da Marvel
he-man
Crossover entre ThunderCats e Masters of the Universe tem morte de importante personagem
final-fantasy-xv
PlayStation 4 está se tornando a máquina perfeita dos JRPGs
sherlock
Sherlock ganhará nova adaptação em mangá
fullmetal-alchemist-live-action-teaser-trailer
Novas imagens do filme live-action de Fullmetal Alchemist são liberadas
nappa
Arcade de Dragon Ball mostra visual de Nappa como Super Sayajin
terry-crews
Terry Crews diz que gostaria de dublar personagem de Overwatch
final-fantasy-xv-nocti-chocobo
Por que os games evoluem ou morrem?
final-fantasy-xv
PlayStation 4 está se tornando a máquina perfeita dos JRPGs
dark-forces-capa
Conheça o jogo de Star Wars que contou a história de Rogue One 20 anos atrás