A História Sombria da Harley Quinn

Uma das personagens mais populares da DC, a vilã Harley Quinn tem uma história complicada e profundamente preocupante. Claro, na superfície, ela é normalmente referida apenas como a namorada louca do Coringa, mas a verdade por trás dessa afirmação simples é provavelmente uma das histórias mais perturbadoras e deprimentes dos quadrinhos. Desde seu começo como uma personagem descartável nos desenhos animados, Harley fez seu caminho pro coração dos fanboys pra se tornar uma das damas mais populares dos quadrinhos. Aqui estão alguns dos detalhes mais sórdidos do passado obscuro de Harley.

1992 – Primeira Aparição

Harley Quinn 2

Em comparação com os personagens de quadrinhos mais populares, a Harley chegou há pouco tempo. Ela apareceu pela primeira vez como uma dos capangas do Coringa na série animada do Batman de 1992, onde ela sequestrou um cara que já havia se envolvido num incidente de trânsito com o Coringa. Ela continuaria a fazer aparições regulares nas séries de TV, onde rapidamente se tornou claro que seu amor pelo Coringa não é do tipo correspondido, embora muito desse subtexto hostil tenha sido perdido pelos espectadores mais jovens.

1994 – Origens

Harley Quinn 3

Dois anos mais tarde, as origens de Harley Quinn foram exploradas no quadrinho Louco Amor, ilustrado no estilo da série animada. Com um conteúdo bastante adulto, é explicado que a Dra. Harleen Quinzel, um psicoterapeuta com afinidade pra “casos extremos”, conquistou seu diploma mais na base da sedução do que pelos seus estudos, quase não chegando ao diploma. Depois de conseguir um emprego no Asilo Arkham e trabalhar cara a cara com o carismático e perigoso Coringa, Harley tornou-se completamente obcecada pelo Príncipe Palhaço do Crime e, eventualmente, ajuda-o a fugir e se torna sua ajudante. Ela ainda consegue capturar Batman e prendê-lo sobre um tanque de piranhas, mas num acesso de ciúmes, o Coringa responde jogando-a pra fora de uma janela e libertando o Batman.

1999 – Terra de Ninguém

Coringa e Harley Quinn 1

Harley Quinn faz sua primeira aparição canônica nos quadrinhos da DC durante a saga “Terra de Ninguém”, quando Gotham foi devastada por um terrível terremoto. Hera Venenosa, supervisionada pelo Batman, fornece alimentos pros refugiados de Gotham, encontra Harley numa pilha de escombros e resgata a moça. A princípio desconfiada, Hera aproveita pra experimentar algumas plantas em Harley, o que concede-lhe maior agilidade e força, bem como imunidade a algumas toxinas. Harley sai correndo pra encontrar o Coringa, que fica imediatamente incomodado com sua presença, usa-a como distração contra o Batman e depois prende a própria amante num foguete e, mais uma vez, tenta matá-la.

2001 – Solo

Harley Quinn 4

Até agora, está claro que Harley é uma “namorada” abusada fisicamente e mentalmente, mas ela simplesmente não consegue se livrar da sua obsessão pelo Coringa. Ela conquista seu próprio título solo, chamado simplesmente de “Harley Quinn”, mas mesmo em sua própria série de quadrinhos, ela se sente obrigada a resgatar o Coringa catatônico e tenta reabilitá-lo num novo esconderijo. Durante esses eventos, o Coringa é visto fingindo doença pra evitar a companhia de Harley, dando tarefas e missões pra que ela fique longe. Invejoso por achar Harley melhor em seu ofício do que ele mesmo, Coringa atira nela novamente. Ou melhor, ele atira na Hera Venenosa disfarçada de Quinn, que assumiu o disfarce pra salvar a vida da amiga. Quinn eletrocuta o Coringa e foge em aventuras solo.

2002 – Sem Graça

Harley Quinn 5

Pelo resto das suas aventuras solo, Harley Quinn parece perder todo o senso de humor. Ela se torna uma mercenária estranha e lentamente começa a perder a sua personalidade alegre. Até o final da sua série, ela sofre um colapso total após optar por um grande pagamento em dinheiro em vez de salvar a visão de uma criança. É um momento terrivelmente sombrio pra Harley Quinn e até mesmo sua personagem percebe isso. Então, ela se entrega ao Arkham novamente.

2008 – Assassinato em Massa

Batman e Coringa

Batman #663 é uma edição muito estranha. Em vez de uma história em quadrinhos totalmente ilustrada, o escritor Grant Morrison escreveu a edição em prosa dramática, com algumas ilustrações estranhas por toda parte. Se conseguir ler tanta grandiloquência, você verá que o Coringa planeja assassinar todos os seus capangas anteriores, o que inclui Harley Quinn. Quinn descobre quase quando era tarde demais, depois de matar dez outras pessoas pra seu chefe. Mesmo pra Quinn, esta é uma alta contagem de corpos e, mais uma vez, Harley por pouco evita ser morta por seu amante. Está é a quarta tentativa de assassinato até agora.

2008 – Contagem Regressiva

Coringa

Harley se encontra em Themyscira, a Ilha das Amazonas, num programa de reabilitação sob o olhar de Atena. Secretamente, Atena é a maligna Vovó Bondade disfarçada, uma dos muitos capangas de Darkseid. Harley descobre a duplicidade, segue a Vovó até Apokolips e ganha superpoderes – muito temporariamente – antes de retornar pra Terra. Resolver crimes intergalácticos realmente não é o estilo da Harley.

2009 – Invasão a Domicílio

Sereias de Gotham City Mulher-Gato Hera Venenosa Harley Quinn

A série Sereias de Gotham apresenta a Hera Venenosa, a Mulher-Gato e a Harley Quinn compartilhando um apartamento em Gotham – exceto que o apartamento é do Charada e ele está preso catatônico num sofá por causa dos venenos da Hera. Mais uma vez, o Coringa tenta matar Harley e suas duas novas melhores amigas junto. O trio parte pra encontrar o Coringa pra matá-lo uma vez por todas, mas quando encontra o vilão, é revelado que tudo foi um plano do Gaggy Gagsworth, o parceiro original do Coringa, ciumento pelo “relacionamento” de Harley. Mesmo quando o Coringa não é o Coringa, ele está tentando matar Harley.

2011 – Infanticídio

Harley Quinn 6

Na conclusão das Sereias, aprendemos que o Coringa já havia envenenado e matado o filho recém-nascido de um guarda de Arkham apenas por diversão. Harley usa esse conhecimento pra invadir Arkham, a fim de finalmente matar o Coringa por suas crueldades, como encorajado por seu grupo de amigas. Uma vez dentro – surpresa! -, ela é mais uma vez seduzida pra deixá-lo vivo e todas as três meninas se tornam inimigas numa briga enorme por toda Arkham. A obsessão de Harley destrói suas relações construtivas e substitui tudo pelo retorno do amante abusivo.

2011 – Novos 52

Harley Quinn 7

… Mas esqueça tudo isso, porque a DC deu reboot através dos Novos 52, reescrevendo a história de cada personagem do seu Multiverso. Nesta nova encarnação, Harley se junta a uma equipe de roller derby, fala com um castor, namora a Hera Venenosa e de vez em quando trabalha como stripper. Claro, ela ainda é apaixonada pelo Coringa, mas a sua presença não é tão pronunciada como antes.

2014 – Esquadrão Suicida

Harley Quinn 8

Harley se torna parte do novo Esquadrão Suicida de Amanda Waller ao lado de um monte de outros criminosos. Ela não está lá por vontade própria, no entanto, porque a lógica dos Novos 52 afirma que ela precisa ter uma bomba colocada em sua cabeça pra forçar a obediência. Mais tarde na série, Harley ingere uma substância que lhe dá super-força ao estilo Veneno do Bane e acaba mantida numa gaiola – pra sua própria segurança.

2016 – Reviravolta

Harley Quinn 9

Mais recentemente, Harley é vista num relacionamento romântico com um homem que não é o Coringa pela primeira vez nos quadrinhos. Ela escapou do palhaço, o que é confirmado quando ela lhe dá um beijo e morde o lábio inferior até arrancá-lo. Talvez os escritores da DC perceberam que 25 anos de abuso não é realmente um enredo fantástico, mas não há dúvidas de que a Harley voltará pro Coringa no próximo reboot da DC de qualquer maneira.

Deixe seu voto

11 points
Up Down

Votos totais: 11

Up: 11

Porcentagem de upvotos: 100.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

rogue one poster
Quais são as possíveis conexões entre Rogue One e The Last Jedi?
carol the walking dead
Os 5 momentos mais memoráveis de Carol em The Walking Dead
zumbilândia
10 sequências de filmes que você não sabia que estavam sendo feitas
george lucas
Os 10 melhores elementos de Star Wars que não foram criados por George Lucas
rogue one poster
Quais são as possíveis conexões entre Rogue One e The Last Jedi?
fb-logan-wolverine
Hugh Jackman garante que não irá mais interpretar o Wolverine
Mel-Gibson-Esquadrão-Suicida-2
Mel Gibson pode ser o diretor de Esquadrão Suicida 2
4-3
Próxima temporada de American Horror Story se passará durante eleições americanas
dc looney 03 - Copia
Looney Tunes e heróis da DC e vão se encontrar nos quadrinhos
i am groot fb
Marvel produzirá nova série em quadrinhos de Baby Groot
beyonce-america-comic-marvel
Marvel terá heroína latina, homossexual e inspirada em Beyoncé
Batman-do-Futuro
Batman do Futuro ganha novo uniforme nos quadrinhos
dragon-ball-the-legendary-warrior
Fã produz filme sombrio de Dragon Ball; veja trailer
samurai-x-anime
Bandai Namco anuncia que lançará game de Samurai X para smartphones
goku
Criador de Dragon Ball, Akira Toriyama questiona imagem heroica de Goku
inuyasha
InuYasha será adaptado para o teatro no Japão; confira imagem
sanguinolência
A sanguinolência nos jogos é importante ou é só grosseria?
03124001480116
Crash Bandicoot: Remasterização da trilogia ganha data de lançamento
crash bandicoot 01
Activision divulga novas imagens de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy
maxresdefault
Projeto que seria remake de Resident Evil 2 ganha financiamento