Star Wars: As 8 heresias da Trilogia Prequel planejadas desde a Original

Em 1977, George Lucas deu início a uma das maiores sagas cinematográficas e transmídias de todos os tempos: Star Wars. E em 1999, o grande criador começou a destruir sua obra-prima. Mas, na verdade, muitos dos elementos mais criticados pelos fãs, já haviam sido citados na Trilogia Original ou explicados em livros e making of. Então, vamos parar de tacar pedras na Trilogia Prequel por apenas um minuto e relembrar dos momentos que já estavam planejados desde as origens.

C-3PO foi construído por uma criança

c-3po-ameaca-fantasma

“Muitos dos droides foram desmontados muito rapidamente. Tive a sorte de ser totalmente remontado por um rapaz que trabalhava pra um vendedor de sucatas.” – C-3PO

Essa é a história do C-3PO desde o início. Eu não estou nem brincando, Lucas disse que C-3PO foi reconstruído por uma criança em 1977. Ainda não havia sido dito nada sobre Annakin ou Darth Vader, mas ainda é uma previsão estranhamente específica. Segundo o site de database de Star Wars, o droide tem 112 anos de idade no começo do Episódio IV, exatamente o que estava inicialmente previsto.

O Imperador derrubou a República usando leis de comércio

star-wars-episodio-1

“Um dos Chanceleres começou a subverter o Senado e comprar os outros senadores com a ajuda de algumas grandes empresas de comércio intergalácticas.” – Léia Organa

É estranho pensar que o poderoso Império Galáctico, que teve impacto sobre até mesmo os sistemas mais distantes, como Tatooine – onde a República não existia -, durou apenas cerca de 25 anos. Obviamente, Ben fala como se os tempos sombrios tivessem durado séculos de idade, mas os prelúdios mostram explicitamente o quão breve foi a Era do Império. Os filmes originais não revelam nada sobre essa cronologia rápida e apenas sugere que a República foi extinta há décadas. No entanto, estes fatores foram cortados pelas prequels pra permitir que Luke e Léia nascessem simultaneamente ao Império. Mas só porque as datas eram vagas, não significa que os eventos estavam indefinidos – sabíamos que a República Velha foi um sistema democrático, governado por um chanceler que era substituído a cada quatro anos. O futuro imperador conseguiu modificar isso pra que pudesse ser reeleito com o apoio e influência de grandes corporações galácticas ao mexer com as leis de comércio. Esse argumento é dito brevemente por Léia e é essencial pras prequels. As leis comerciais antigas que foram apresentadas n’A Ameaça Fantasma e o conflito no Ataque dos Clones foi orquestrado pra aumentar os poderes do Chanceler, tudo culminando n’A Vingança dos Sith e dando origem à Trilogia Clássica.

O passado de Darth Vader era um mistério

anakin-skywalker-darth-vader

“A Estrela da Morte tinha os dados de todos a bordo, exceto Darth Vader.” – C-3PO

Todos sabíamos que o passado do cavaleiro negro de Star Wars era incrivelmente subjetivo, mas, mesmo antes da decisão de definir Darth Vader como o pai de Luke, Lucas fez questão de jogar o seu passado no mistério. R2-D2 tinha os planos da Estrela da Morte, mas, de acordo com C-3PO ele leu os arquivos detalhados sobre todos a bordo, exceto Darth Vader, que não tinha nenhum vestígio. Isso é algo que aponta pro seu poder grandioso, ele está mais perto do Imperador e mais longe de ser apenas outro membro da equipe. Parece óbvio hoje, mas foi algo sutil no primeiro filme. Mesmo que Obi-Wan tenha falado sobre o passado de Vader, esta decisão de destacar seu mistério mostra como o lugar de Vader na saga estava reservado.

A rebelião começou no Senado

star-wars-episodio-3-rebeldes

“Quando ele se tornou Imperador, pouco mais da metade do Senado não foi corrompida – e eles reagiram fortemente contra a coisa toda. A maioria desses planetas nutria grande ressentimento pelo Império e a rebelião nasceu deles.” – Léia Organa

Na história original, conforme o Imperador aumentava a pressão sobre a República, ele subornou e chantageou metade dos sistemas – 24.372 senadores na contagem inicial -, que se tornaram os membros mais prestigiados do Império. Aqueles do outro lado tentaram primeiramente uma resolução política, mas Darth Vader entrou em cena e não aceitou diplomacia, o que levou a uma oposição cada vez mais radicalizada. Um dos principais subtramas d’A Vingança dos Sith – que acabou cortada do filme, mas sobrevive nas cenas deletadas – lidou com as primeiras sementes da rebelião numa forma similar. Apresentando Padmé conspirando com Bail Organa, Mon Mothma e outros futuros rebeldes, a cena legitimiza os separatistas. A ideia não foi bem explorada no filme final, mas a sugestão definitivamente está lá.

C-3PO teve sua memória apagada

c-3po

“Eu acredito que R2 teve sua memória apagada várias vezes, mas tenho certeza que esse destino horrível nunca me aconteceu.” – C-3PO

Uma Nova Esperança apresenta alguns furos de enredo inevitáveis, com personagens mantendo silêncio sobre questões-chave sem motivo aparente. Não muito pode ser feito sobre o fato de que Obi-Wan disfarçou muito bem que conhecia os droides, mas Lucas fez uma boa jogada ao explicar retroativamente que C-3PO não sabia quem realmente era Vader ao ter sua memória apagada. Narrativamente simplista, esta fala faz o trabalho de amarrar uma ponta solta que foi estupidamente criada pelas prequels. No entanto, C-3PO sempre foi destinado a ser fortemente influenciador. Menos de forma ambígua, a passagem também explica por que o droide não tinha conhecimento da embaixadora na nave consular: ele foi especificamente programado pra não revelar qualquer informação sobre Léia. Embora explicado num pedaço de diálogo, a amnésia dos droides não foi exatamente uma novidade no Episódio 3.

R2-D2 era um Droide de Reparação Naval

r2-d2-ameaca-fantasma

“Função de R2-D2 é ser um robô de reparação. Sua principal função é preservar o sistema da nave.” – C-3PO

Na Trilogia Original, os droides surgiram como a versão galáctica de um canivete suíço. Eles podem armazenar dados, se encaixam perfeitamente em várias naves espaciais, podem acessar qualquer porta ou computador e até mesmo têm um periscópio. Quando vimos R2-D2 pela primeira vez n’A Ameaça Fantasma, ele é um droide de reparo em um cruzador e essa é exatamente sua principal função desde o início – de acordo com C-3PO “ele é enviado para o exterior do navio para corrigir vários sistemas.” Esse é um dos muitos exemplos de Lucas mostrando uma compreensão muito forte do seu novo Universo desde os primórdios. Nem tudo era magia espacial, algumas coisas eram explicadas com precisão histórica e profunda terminologia. Apesar de alguns detalhes serem esdrúxulos, como o material e o combustível da Millenium Falcon ou que C-3PO teve uma atualização XB21 após a Batalha de Yavin, outros são incríveis, como as origens dos droides e o passado de Han – ex-escravo criado por ciganos.

O Exército Imperial foi construído em segredo

star-wars-episodio-3-stormtroopers

“O Imperador tinha algumas forças militares fortes no passado… Em termos de exército e das forças imperiais, que ele construiu em segredo.” – Léia Organa

Sim, desde a Trilogia Original, fomos informados que o Imperador tinha construído um grande exército em segredo pronto pra ascensão do imperialismo. A República não podia ter um exército, pois era protegida pelos Jedis, então Palpatine orquestrou um segredo simples, mas eficaz – apesar da execução dessa ideia nos filmes ter ficado atolada. Os clones espreitavam Star Wars desde o início. Uma referência descartável no Ataque dos Clones foi uma das poucas sugestões do mundo pré-Império: Boba Fett foi originalmente concebido como parte de uma série de super-soldados geneticamente produzidos. Como foi o caso com muitas das ideias políticas levantadas nas pequels, a linha do tempo que tentou corrigir outros eventos era originalmente uma ideia inteligente – como os clones dizimarem os Jedis e a corrupção de Darth Vader -, mas que ficaram estúpidas na prática, como a implicação no Episódio II de que esses clones eventualmente se tornaram os Stormtroopers, algo que sempre foi incoerente. É confuso, claro, mas, pelo menos, a ideia original ainda está claramente presente.

Midi-chlorians

anakin-skywalker-e-qui-gon-jinn

“Diz-se que certas criaturas nascem com uma maior consciência da Força do que os humanos. Seus cérebros são diferentes, eles têm mais midi-chlorians em suas células.” – George Lucas

Qual é o elemento mais ridicularizado do Episódio I e, por extensão, pela Trilogia Prequel inteira? Não, não é Jar-Jar. Embora ele é reconhecidamente ruim, o Gungan é muito mais fácil de ignorar do que os Midi-chlorians. Mencionado em apenas duas cenas n’A Ameaça Fantamsa e depois numa cena que deveria ter sido crucial n’A Vingança dos Sith, a sua explicação acabou sendo frustrante na versão final do roteiro e tendo pouco impacto sobre a história. Previsivelmente, muitos fãs inveterados acharam que Lucas havia arruinado suas infâncias. Mas midi-chlorians têm suas raízes bem no começo da franquia, antecipando a Regra de Dois e a profecia do Escolhido por mais de vinte anos.

Fonte: http://whatculture.com/film/8-star-wars-prequel-moments-george-lucas-planned-way-back-1977

Deixe seu voto

0 points
Up Down

Votos totais: 2

Up: 1

Porcentagem de upvotos: 50.000000%

Down: 1

Downvotes percentage: 50.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
justice-league liga da justiça
10 momentos cruciais do 1° trailer de Liga da Justiça
punho-de-ferro
5 coisas que funcionaram (e outras 5 que não) em Punho de Ferro
power ranger dinozords
Top 7: os zords mais clássicos dos Power Rangers
the legend of zelda dark link
Os piores crimes que Link cometeu na franquia The Legend of Zelda
Deadpool
Escritores de Deadpool 2 querem cameo de Wolverine, mas com um pequeno detalhe
Spid
Assista ao novo teaser do filme Homem-Aranha: De Volta ao Lar
CapMarvel
A nova Capitã Marvel, Brie Larson, diz sentir uma “grande responsabilidade” a respeito do papel
justice-league liga da justiça
10 momentos cruciais do 1° trailer de Liga da Justiça
defensores netflix
Série Os Defensores, da Netflix, terá algo a ver com os quadrinhos?
punho-de-ferro
Punho de Ferro é mesmo tão ruim quanto dizem?
wolverine namoradas
A longa lista das 33 ex-namoradas do Wolverine
logan cavaleiro das trevas
Seria Logan o novo Cavaleiro das Trevas entre os filmes de quadrinhos?
DBZ Bulma
Veja as reações da internet para a cena do novo bebê de Bulma em Dragon Ball Super
Gundam Wing
Crunchyroll acrescenta Mobile Suit Gundam Wing ao seu catálogo
Boruto
Boruto: Naruto Next Generations será exibido no Brasil
jutsus naruto
5 Jutsus inesquecíveis e poderosos que apareceram em Naruto
zelda breath of the wild
O que The Legend of Zelda: Breath of the Wild pode ensinar aos outros RPGs?
the legend of zelda dark link
Os piores crimes que Link cometeu na franquia The Legend of Zelda
mass effect andromeda sorriso
As primeiras horas de Mass Effect: Andromeda são terríveis
Assassin
Série de TV de Assassin’s Creed está a caminho, afirma Aymar Azaizia