dest

Top 10 fatos surpreendentes sobre o Espaço

Ainda sabemos pouco sobre o espaço pela ciência moderna, mas do pouco que sabemos, existem algumas coisas extraordinariamente surpreendentes. Esta é uma lista dos 10 melhores fatos interessantes sobre o espaço.

10 – Peso

10

Fato: Se colocar Saturno na água, flutua.

A densidade de Saturno é tão baixa que se o colocássemos em um gigante copo d’água, ele flutuaria. A densidade de Saturno é 0.687 g/cm3. No equador, Saturno tem um raio de 60.268 ± 4 km – o que significa que você precisaria de um imenso copo de água para testar isso.

9 – Constantemente em movimento

9

Fato: Estamos nos movendo no espaço em uma taxa de 530 km/s.

A Via Láctea está girando a uma velocidade de 225 quilômetros por segundo. Além disso, a galáxia está viajando pelo espaço a uma taxa de 305 quilômetros por segundo. Isso significa que estamos viajando a uma velocidade total de 530 quilômetros por segundo. Isso significa que, em um minuto, você está cerca de 19 mil km de distância de onde você estava.

Os cientistas não concordam sobre a velocidade com que a Via Láctea está viajando – as estimativas variam de 130 – 1.000 km/s. Deve-se dizer da teoria da relatividade de Einstein, a velocidade de qualquer objeto através do espaço não é significativa.

8 – Adeus, amigos!

8

Fato: A Lua está se afastando da Terra.

A cada ano, a Lua se afasta cerca de 3,8cm da Terra. Isso é causado pelo efeito das marés. Consequentemente, a Terra está diminuindo a rotação em aproximadamente 0,002 segundos por dia, a cada século. Cientistas não sabem como a Lua foi criada, mas a teoria mais aceita sugere que um objeto grande como Marte atingiu a Terra, fazendo com que a Lua fosse originada.

7 – Luz Ancestral

7

Fato: A luz que atinge a Terra neste momento, tem 30 mil anos.

A energia na luz solar que vemos hoje começou no núcleo do Sol 30 mil anos atrás – ela passou a maior parte desse tempo passando através dos átomos densos que fazem o sol e apenas 8 minutos para chegar até nós! A temperatura no núcleo do sol é 13600000 kelvins. Toda a energia produzida pela fusão no núcleo deve viajar através de muitas camadas sucessivas para a fotosfera antes que escape para o espaço como luz solar ou energia cinética das partículas.

6 – Dieta Solar

6

Fato: O Sol perde por volta de um bilhão de quilogramas por ventos solares

Ventos solares são partículas carregadas que são ejetadas a partir da superfície superior da luz do sol, devido à elevada temperatura da coroa e as partículas de alta energia cinética, através de um processo que não é bem compreendido até este momento. Além disso, você sabia que uma cabeça de alfinete de energia do sol é suficiente para matar uma pessoa a uma distância de 160 km?

5 – Ursa Maior não é uma constelação

5

Fato: A Ursa Maior não é uma constelação, é um asterismo.

Muitas pessoas consideram a Ursa Maior uma constelação, mas, na verdade, é um asterismo. Um asterismo é um padrão de estrelas no céu que não é uma das 88 constelações oficiais; elas também são compostas de estrelas que não estão fisicamente ligadas uma à outra e podem ser separadas por grandes distâncias. Um asterismo pode ser composto por estrelas de uma ou mais constelações.

4 – Estrela de George

4

Fato: Urano era originalmente chamado de Estrela de George

Quando Sir William Herschel descobriu Urano em 1781, recebeu a honra de nomeá-lo. Ele optou por Georgium Sidus (estrela de George) em homenagem a seu novo patrão, o rei George III (Mad King George). Isto é o que ele disse:

Nas idades fabulosas de tempos antigos, as denominações de Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno foram dadas aos planetas pelos nomes de seus principais heróis e divindades. Na presente época, mais filosófica, dificilmente seria permitido recorrer ao mesmo método e chamá-lo de Juno, Pallas, Apolo ou Minerva.

A primeira consideração de qualquer evento particular parece ser a sua cronologia: quando este último planeta encontrado foi descoberto? Seria uma resposta muito satisfatória dizer: “No reinado do rei George III.”

Urano foi também o primeiro planeta a ser descoberto com o uso de um telescópio.

3 – Luas extras

3

Fato: A Terra tem, pelo menos, 4 luas

Ok, isso não é verdade – mas é muito próximo. Em 1986, Duncan Waldron descobriu um asteroide (5 km de diâmetro) em uma órbita elíptica em torno do Sol com um período de revolução praticamente idêntico ao da Terra. Por esta razão, o planetoide e a Terra parecem seguir um ao outro. O planetoide é chamado Cruithne em homenagem a um antigo grupo de pessoas escocesas (também conhecido como Pictos).

Por causa de sua relação incomum com a Terra, é muitas vezes referida como a segunda lua da Terra. Cruithne é mais fraca do que Plutão e exigiria pelo menos um telescópio refletor de 12,5 polegadas para tentar ser visto. Desde a sua descoberta, pelo menos três outros asteroides semelhantes foram descobertos. Estes tipos de objetos também são encontrados em relações semelhantes a outros planetas do nosso Sistema Solar. Na imagem acima, a Terra é o círculo azul com uma cruz, e a órbita de Cruithne é exibida em amarelo.

2 – Música solar

2

Fato: A atividade das manchas solares pode ser a principal razão para o belo som de violinos Stradivarius.

Antonio Stradivari é considerado o maior luthier. Ele viveu na Itália entre os séculos 17 e 18. Os cientistas têm sido incapazes de descobrir o que tem em seus violinos que os torna tão incríveis, mas eles sabem que a madeira utilizada é um fator que contribui. A partir dos anos 1500 a 1800, a Terra passou por uma pequena idade do gelo, principalmente devido ao aumento da atividade vulcânica e diminuição da atividade solar (isso é chamado de Maunder Minimum). Como resultado desse resfriamento, os tipos de árvores que Stradivari utilizava para seus violinos foram particularmente difíceis (devido ao lento crescimento). Madeira dura é especialmente boa ao fazer violinos. É muito provável que se Stradivari tivesse vivido em uma época diferente, seus violinos não seriam valorizados como são hoje.

A imagem acima é feita de três fotos sobrepostas. Ela mostra os anéis da árvore usada para fazer o mais famoso violino Stradivarius, o “Messias.” A primeira linha de números dá a largura de cada anel em milímetros. A última linha dá os anos em que cada anel cresceu.

1 – Soldagem a frio

1

Fato: Se duas peças de metal se tocarem no espaço, ficarão permanentemente unidas.

Isto pode parecer inacreditável, mas é verdade. Duas peças de metal, sem qualquer revestimento sobre elas, formarão uma única peça no vácuo do espaço. Isto não acontece na Terra porque a atmosfera coloca uma camada de material oxidado entre as superfícies. Isto pode parecer um grande problema na estação espacial, mas como a maioria das ferramentas usadas vieram da Terra, já são revestidas com o material. Na verdade, a única prova deste visto até agora tem sido em experimentos concebidos para provocar a reação. Este processo é chamado de soldagem a frio.

Deixe seu voto

0 points
Up Down

Votos totais: 0

Up: 0

Porcentagem de upvotos: 0.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!
Tags:

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

rogue one poster
Quais são as possíveis conexões entre Rogue One e The Last Jedi?
carol the walking dead
Os 5 momentos mais memoráveis de Carol em The Walking Dead
zumbilândia
10 sequências de filmes que você não sabia que estavam sendo feitas
george lucas
Os 10 melhores elementos de Star Wars que não foram criados por George Lucas
rogue one poster
Quais são as possíveis conexões entre Rogue One e The Last Jedi?
fb-logan-wolverine
Hugh Jackman garante que não irá mais interpretar o Wolverine
Mel-Gibson-Esquadrão-Suicida-2
Mel Gibson pode ser o diretor de Esquadrão Suicida 2
4-3
Próxima temporada de American Horror Story se passará durante eleições americanas
dc looney 03 - Copia
Looney Tunes e heróis da DC e vão se encontrar nos quadrinhos
i am groot fb
Marvel produzirá nova série em quadrinhos de Baby Groot
beyonce-america-comic-marvel
Marvel terá heroína latina, homossexual e inspirada em Beyoncé
Batman-do-Futuro
Batman do Futuro ganha novo uniforme nos quadrinhos
dragon-ball-the-legendary-warrior
Fã produz filme sombrio de Dragon Ball; veja trailer
samurai-x-anime
Bandai Namco anuncia que lançará game de Samurai X para smartphones
goku
Criador de Dragon Ball, Akira Toriyama questiona imagem heroica de Goku
inuyasha
InuYasha será adaptado para o teatro no Japão; confira imagem
sanguinolência
A sanguinolência nos jogos é importante ou é só grosseria?
03124001480116
Crash Bandicoot: Remasterização da trilogia ganha data de lançamento
crash bandicoot 01
Activision divulga novas imagens de Crash Bandicoot N. Sane Trilogy
maxresdefault
Projeto que seria remake de Resident Evil 2 ganha financiamento