00

10 Agentes Secretos Lendários

Quem não gosta de agentes secretos? Desde as musas Panteras, até o soturno Agente 47, com certeza você já se divertiu com uma história exagerada de pessoas elegantes que se infiltram em festas de gala ou em bases inimigas e derrotam os vilões sem nem se descabelar.

1. James “Jim” Phelps

01

Começando pela lendária série de TV Missão: Impossível! O quê? Tava achando que tudo começou em 96 com o Tom Cruise? Pois é, os filmes de cinema são o formato que conhecemos hoje, mas são baseados num seriado homônimo dos anos 60, donde os principais elementos foram tirados, como a missão sendo enviada de forma misteriosa prum líder que organiza e lidera a equipe, a música tema e até o icônico pavio aceso!

No seriado original, quem lidera a equipe da segunda até a sétima temporada é Jim Phelps, mestre em combate corpo-a-corpo, disfarces, atuação, liderança e pilotagem. Diferente do líder da primeira temporada, Daniel Briggs, Jim participa ativamente da ação, tornando a série muito mais dinâmica e definindo os alicerces das histórias de agentes secretos como conhecemos hoje em dia.

No primeiro filme, Jim é o vilão traidor que assassina os membros da equipe, interpretação que gerou repúdio pelos atores da série clássica.

2. Nikita

02

Depois de falar da clássica série de TV Missão: Impossível, vou falar do filme francês Nikita: Criada para Matar, de 1990. O quê? Também não sabia que tinha um filme antes do seriado? A vida é engraçada, não é mesmo. A propósito, caso você não saiba, o seriado é canadense.

Nikita – interpretada por Anne Parillaud – é uma jovem viciada e membro de uma gangue de delinquentes chefiada pelo insano Rico, que foi presa após matar um policial. Dentro da cadeia, é recrutada pelo agente governamental Bob pra trabalhar como assassina pro serviço de inteligência francês. Em sua nova função, ela trabalha com a doce Amande e com o violento, sádico e cruel Victor, ao mesmo tempo em que tenta esconder sua verdadeira vida do seu amado Marco.

E só alguns anos depois vieram a séria canadense Le Femme Nikita e mais recentemente o remake estadunidense Nikita.

3. Jason Bourne

03

A Identidade Bourne é um livro escrito pelo estadunidense Robert Ludlum. Missão: Impossível era seriado antes de ser filme, Nikita era filme antes de ser seriado e Identidade Bourne era livro antes de ser filme. E eu não vou mais fazer piadas sobre essas curiosidades.

Trata-se de uma obra de ficção, onde o personagem principal sofre de amnésia dissociativa, causado por um quadro de trauma cerebral associado a extremo estresse psicológico e se vê, a partir dessa condição, envolvido em uma busca pelo seu passado, dispondo como informações de apenas algumas pistas, como um microfilme que foi encontrado implantado sob sua pele e de ocasionais flashes de memória que lhe ocorrem. Conforme o sujeito investiga o seu passado, ele descobre que é perito em combate armado e desarmado e que está sendo perseguido por terroristas, policiais, pela Interpol e pela CIA.

E a curiosidade mais legal: O autor decidiu criar o personagem Jason Bourne após sua própria experiência pessoal, quando logo ao terminar seu livro The Scarlatti Inheritance, teve um episódio de amnésia temporária, onde ficou sem poder relembrar de 12 horas de sua vida.

4. Phillip Coulson

04

A Superintendência Humana de Intervenção, Espionagem, Logística e Dissuasão – ou S.H.I.E.L.D. – é uma agência criada pela ONU finânciada pelas potências da OTAN do Universo Marvel. Ela é uma organização muito mais forte e importante do que qualquer outra – CIA, NSA, CTU etc. Com uma mega base invisível e flutuante liderada por Nick Fury, ela cuida dos interesses dos EUA e do mundo. E ainda monitora os super-heróis – em especial Os Vingadores – em suas missões. E seu membro mais ilustre é o Agente Phillip Coulson.

Phil foi criado pro filme do Homem de Ferro de 2008, retornando em Homem de Ferro 2, Thor e Vingadores. Acontece que a sua popularidade estourou de forma inesperada e ele foi implementado também aos quadrinhos e se tornou o protagonista do seriado Agents of S.H.I.E.L.D. Coulson é um dos agentes mais graduados da agência, num nível que é secreto até pros demais agentes, estando abaixo apenas do próprio diretor Nick Fury e ganhando a função de líder de uma equipe de campo de função estratégica extremamente importante e eficaz.

Coulson já faz parte integral do Universo Marvel e já apareceu até nos games. O cara não é pouco sinistro não.

5. Austin Powers

The Spy Who Shagged Me

Os filmes do Austin Powers, escritos e interpretados pelo gênio Mike Myers, são uma sátira ao gênero de espionagem e à Inglaterra de modo geral. O protagonista é um cara tosco, de dentes tortos, mal vestido e mestre em gírias tenebrosas. Além de perito em cenas de ações absurdas e impossivelmente garanhão.

Os méritos dos filmes vão todos ao canadense Mike Myers. Além de escrever os roteiros e interpretar o agente paspalhão, ele também interpreta os vilões Dr. Evil e Igordão. Os filmes podem ser besteirol puro, mas receberam ao todo 44 indicações a prêmios e 23 vitórias, incluindo uma indicação ao Óscar, nomeação pra The Spy Who Shagged Me na categoria de Best Makeup e uma indicação ao Grammy Award de Best Soundtrack Album e uma vitória pro Best Song Written for a Motion Picture, Television or Other Visual Media pra “Beautiful Stranger” canção de Madonna. Esta canção ainda foi indicada ao Golden Globe na categoria Best Original Song.

E você achando que era só um filmezinho tosco.

6. Triplo X

06

Saindo do estereótipo do mocinho de terno engomado ou do bonitão que faz tudo pela pátria, o governo decide contratar um espião que pense fora da caixa e que possa sair vitorioso onde todos os outros falharam. Pra isso, selecionam Xanger Cage, um sensassionalista que filma programas vandalizando as propriedades dos políticos corruptos, pra se tornar o agente Triplo X, visto que ele tinha todas as habilidades de um espião profissional e ser grande conhecedor do submundo dos crimes.

O filme foi muito bem recebido e foi um dos responsáveis por decolar a carreira do Vin Diesel, além do Velozes e Furiosos. Uma sequência foi feita, mas não contou nem com o astro e nem com o roteirista, sendo terrivelmente criticado. Então, quando o assunto é Triplo X, vamos lembrar do filme original.

E da trilha sonora do Rammstein, que deixa tudo mais épico.

7. Viúva Negra

07

Super-heróis são legais. Uma super-heroína ex-espiã soviética, melhor ainda. Sua primeira aventura foi na revista Tales of Suspense, em 1964, como uma vilã contra o Homem de Ferro – num uniforme bem ridículo, diga-se de passagem. Ela enfrentou o Homem-Aranha em 1970, quando surgiu com um colante negro e um cinto dourado. O novo visual fez sucesso de imediato e ela acabou voltando como namorada do Demolidor, se tornando uma personagem regular da revista do herói cego. Depois de deixar o Demolidor, ela entrou pro grupo dos Campeões e depois se tornou uma agente da S.H.I.E.L.D., até que resolveu aceitar o convite pros Vingadores.

O que ainda não foi explicado nos filmes da Marvel é que ela tem super-poderes similares ao do Capitão América. Experiencias do governo russo retardaram o seu envelhecimento, aumentaram o seu sistema imunológico e reforçaram sua resistência física e sua agilidade. Além das experiências, ela foi treinada com avidez e se tornou uma excelente lutadora, perita em artes marciais, especialista em armas de fogo, em táticas militares e mestra em espionagem. A Viúva Negra habitualmente usa duas pulseiras equipadas pra disparar o “ferrão” da viúva, uma rajada de alta frequência eletrostática de até 30 mil volts, capaz de desestabilizar um humano superpoderoso numa distância de até 20 pés, além de disparar cartuchos de gás lacrimogêneo e agir como um transmissor de rádio. Quando a missão envolve combate direto, ela também carrega discos de plástico explosivo equivalente a 4 quilos de TNT em seu cinto e usa pistolas automáticas e/ou facas de combate.

Afinal, ela não enfrentou a Batalha de Nova York ao lado do Capitão América, do Hulk, do Thor, do Homem de Ferro e do Gavião Arqueiro à toa. Ok, a participação desse último é questionável.

8. Agente 47

08

Agente 47 é o personagem principal da série de videogames Hitman, criada pela Eidos e IO Interactive. Ele não tem nome, mas usa vários apelidos, como Tobias Rieper – possivelmente inspirado em “Grim Reaper”, um nome em inglês pro Ceifador Sinistro -, Metzger – açougueiro em alemão -, Sr. Julio, Sr. Byrd, Sr. Johnson, Jacob Leiter, e Dr. Cropes – um anagrama de “corpse”, “cadáver”, em inglês. Fala inglês fluentemente, um pouco de romeno, francês e aparentemente entende um pouco de russo, chinês e espanhol. Ele possui grande inteligência pra se esquivar dos seguranças de seus alvos, esquivando-se até dos agentes do FBI.

Junto dos demais clones, 47 foi treinado desde a infância pra matar. Perito em armas de fogo, material bélico, ferramentas mais clássicas de assassinato, 47 pode empregar praticamente qualquer arma com facilidade. Durante seu treinamento, ficou conhecido por sua pontaria excepcional até mesmo quando atacava os funcionários do orfanato com estilingues caseiros. Embora não seja um super-herói, o Agente 47 tem capacidades físicas no pico do desempenho humano. Ele também é capaz de operar a maioria dos tipos de veículos, desde automóveis a aeronaves. Além disso, é muito versátil, capaz de disfarçar-se em múltiplas configurações e usar o ambiente pra realizar suas tarefas sem chamar atenção. Consegue facilmente esquivar-se de câmeras de segurança, uma de suas melhores habilidades.

Depois de quase 30 anos de treinamento, 47 descobre uma brecha de fuga no orfanato e escapa. Fora dali, logo foi empregado pela Agência Internacional de Contratos (ICA), uma organização clandestina de assassinatos, mas que tem laços com todos os governos. Ao longo dos jogos, 47 é caçado por diversas organizações, desde as governamentais, até pelos seus criadores e pela própria ICA.

9. As Panteras

09

Acho que todo mundo já sabe que, antes dos filmes com Cameron Diaz, Drew Barrymore e Lucy Liu, As Panteras era um seriado dos anos 70. A série Charlie’s Angels – o título original – possuiu 158 episódios no total, teve 5 temporadas rodadas sequencialmente, depois a 6ª de 1982 a 1983 e a 7ª de 2009 e a de 2011 – esta com a produção de Drew Barrymore.

Foi essa série que trouxe o modelo de três belas heroínas contra o crime. Elas trabalhavam pra Agência de Detetives Charles Townsend, comandada pelo misterioso chefe que jamais aparece e apenas passa as orientações por meio de um viva-voz. Seu homem de confiança, John Bosley, é quem trata pessoalmente com as três moças. A série foi aclamada pelo público em seu tempo e até o primeiro filme foi bem recebido, tendo inspirado desde desenhos animados, como as Três Espiães Demais, até videogames, como o elenco do Final Fantasy X-2.

E se você quer saber quem diabos é o tal “Charlie”, é só assistir ao último episódio do seriado.

10. 007

10

Com certeza, o espião mais famoso do mundo. James Bond, também conhecido pelo código 007, é um agente secreto do serviço de espionagem britânico MI-6, criado pelo escritor Ian Fleming em 1953 – isso mesmo, mais um que não nasceu nos cinemas. O personagem foi apresentado ao público em livros de bolso na década de 1950, com o romance Casino Royale, tornando-se um sucesso de venda e popularidade entre os britânicos e, logo a seguir, entre os países de língua inglesa. Na década seguinte, os livros viraram uma grande franquia no cinema, a mais duradoura e bem sucedida financeiramente, com um total de vinte e três filmes oficiais, começando com O Satânico Dr. No, em 1962.

Ian Fleming tirou o nome James Bond do autor do livro predileto de sua esposa sobre ornitologia, Birds of the West Indies e escreveu doze livros e dois contos sobre ele. Após sua morte, outros livros subsequentes foram escritos por Kingsley Amis e Raymond Benson, entre outros.

O personagem já foi tema de um seriado de televisão nos Estados Unidos antes de chegar aos cinemas, e de dois filmes independentes, à parte dos feitos pela produtora oficial EON Productions, detentora dos direitos pras telas das histórias do espião, desde o acordo feito por Harry Saltzman e Albert Broccoli – produtores originais da série – com Fleming, no início da década de 60. Hoje a produtora é dirigida pela filha e pelo enteado de Broccoli. Bond também apareceu em quadrinhos, games e se tornou alvo de muitas paródias.

Hoje, todos 23 filmes oficiais do agente James Bond, arrecadaram $5.089.726.104 dólares em bilheterias, se tornando a terceira franquia mais lucrativa de todos os tempos, perdendo apenas pro Universo Marvel e Harry Potter.

 

Autor: Bernardo Stamato.

11

Deixe seu voto

1 point
Up Down

Votos totais: 1

Up: 1

Porcentagem de upvotos: 100.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

the walking dead-carl capa
Personagem importante morrerá em The Walking Dead; entenda por quê
x-men fênix negra-capa
6 razões para ficar animado com X-Men: Fênix Negra
vingadores guerra infinita-trailer capa
Vingadores: Guerra Infinita: o Capitão América criou os Vingadores Secretos?
flash- e legends capa
9 perguntas sobre o futuro das temporadas de Flash e Legends of Tomorrow
os novos mutantes trailer
Os Novos Mutantes ‘tem um lado de terror’, revela Alice Braga
will smith
‘Eu deveria morar aqui no Brasil’, diz Will Smith na Comic Con
fernanda montenegro comic con experience ccxp
Comic Con Experience celebra trabalho de Fernanda Montenegro, fã de HQs
a forma da água globo de ouro
Globo de Ouro 2018: A Forma da Água é o destaque; veja indicados
sakura card captors
Continuação de Sakura Card Captors ganha trailer legendado e data de estreia no Brasil
Top 6 filmes de heróis que precisam de um reboot urgente - X-Men
6 filmes de heróis que precisam de um reboot urgente
(Foto: Jonathan Alcorn/Bloomberg)
Stan Lee revela que Homem-Aranha quase não existiu
deadpool-justiceiro
Deadpool dá um beijo no Justiceiro em nova HQ dos Defensores
ryan reynolds detetive pikachu pokémon
Ryan Reynolds estará em Detetive Pikachu, filme de Pokémon
my hero academia
Primeiro filme do anime My Hero Academia será lançado em 2018
Naruto to Boruto
Boruto vai mostrar semelhanças do personagem principal com Naruto
freeza saiyajins
Criador de Dragon Ball fala sobre a relação entre Freeza e os Saiyajins
The Legend of Zelda Breath of the Wild
Zelda: Breath of the Wild é eleito Jogo do Ano no Game Awards 2017; veja vencedores
mega man 11
Capcom anuncia Mega Man 11 e relançamentos da franquia
darksiders 2 deathinitive playstation 4 ps4 playstation plus ps plus
Veja os jogos gratuitos da PlayStation Plus em dezembro
DmC- Devil May Cry
Vazamentos podem ter revelado detalhes de Devil May Cry 5