10 criaturinhas homenageando as grandes

[AVISO: fotos de aranha] Acontece muito em zoologia, que pequenas criaturas recebem pouca atenção a menos que tenham um nome forte. Muitas vezes, esse nome é inspirado por sua semelhança com um grande animal que todos conhecem. Mesmo assim, a maioria das pessoas não sabe muito sobre esses carinhas, portanto, nós dedicamos esta lista a essas criaturinhas impressionante, muitas vezes, tão fascinante quanto seus homônimos maiores.

10 – Aranha-camelo

Aranha-camelo Aranha camelo

E-mails de brincadeira tornaram este animal famoso, ou melhor, infame, mas ainda assim a maioria das pessoas não sabe nada sobre elas. Primeiro de tudo, esses animais, assustador como pode ser, é completamente inofensivo para os seres humanos. Nunca tem mais de três centímetros de comprimento, não têm glândulas de veneno e, embora possa morder se perseguido, nenhum ser humano jamais morreu de uma picada de aranha camelo. Também não são aranhas reais, mas pertence a um grupo diferente de aracnídeos conhecidos como Solifugids, ou “os que fogem do sol”. Na verdade, embora muitas vezes encontrados em desertos, preferem se esconder sob pedras e em lugares sombrios durante o dia, e saem para caçar à noite.

Se alimentam de todo pequeno animal que podem pegar e esmagar com suas pinças poderosas. São muito rápidos, tanto que eles também são conhecidos como “escorpiões do vento”. Quanto ao porquê de ser chamada Aranha Camelo, é simplesmente porque são encontrados no deserto, e não porque gosta de matar camelos como o mito diz. Os cientistas acreditam que existam cerca de 1.000 espécies dessas criaturinhas fascinantes, com muitas a serem ainda descobertas.

9 – Besouro rinoceronte

Besouro rinoceronte

Besouros rinoceronte são assim chamados porque eles muitas vezes têm chifres semelhantes aos de verdadeiros rinocerontes; na verdade existem muitas espécies diferentes, e alguns deles são nomeados após outros animais; por exemplo, um dos maiores besouros rinoceronte é o Besouro Elefante, do México, que pode ter mais de 12 cms de comprimento! As larvas desta espécie são ainda maiores do que os adultos.

Besouros rinoceronte são famosos porque são os animais mais fortes do mundo; eles podem levantar 850 vezes o seu próprio peso! Compare isso com um elefante real, que só é capaz de levantar um quarto de seu próprio peso. Besouros rinoceronte se alimentam de matéria orgânica vegetal e algumas espécies são consideradas pragas, enquanto outras, como o besouro elefante, estão ameaçadas de extinção devido à destruição do habitat.

8 – Musaranho elefante

Musaranho elefante

Cerca de 20 espécies desses pequenos mamíferos engraçados são encontrados em savanas, florestas e desertos da África. Eles não são musaranhos reais, e não estão relacionados com os elefantes também; seu nome foi inspirado por seu focinho longo e flexível. Eles têm uma longa língua como um tamanduá e um sentido muito apurado de olfato, e gastam muito do seu tempo mantendo “trilhas” no mato, fazendo remoção de folhas mortas, galhos e pedras. Qualquer pequeno animal ou inseto descuidado o suficiente para invadir estas trilhas é capturados e devorados.

O musaranho elefante também pode usar as trilhas como rota para escapar, permitindo-lhe correr mais rápido se for atacado de repente por um predador. Uma característica interessante deste animal, é que, para além de seres humanos, é o único mamífero em uma postura bípede.

7 – Lagarto jacaré

Lagarto jacaré

Lagartos jacaré são assim chamados porque sua pele se assemelha a de um jacaré ou um crocodilo, especialmente na parte de trás. Eles também são tão mal humorados como seus homônimos maiores, e diz-se que os dentes são tão nítidos, que mesmo uma mordida de um pequeno, tira sangue. No entanto, eles não atacam a menos que provocado, e sua mordida não é perigosa.

Há cerca de 70 espécies desse lagarto em todo o mundo. Entre os seus traços incomuns é o fato de que eles mudam a sua pele em uma única peça, como serpentes, ao contrário da maioria de outros lagartos que mudam a sua pele em pequenos pedaços. Além disso, alguns lagartos jacaré podem mudar de cor, embora leve muito tempo para fazê-lo em relação a, por exemplo, camaleões.

6 – Lesma leopardo

Lesma leopardo

A lesma leopardo é nativa da Europa, e é um dos maiores tipos de lesmas, medindo até 20 cm. Ela recebe o nome pelo seu corpo cheio de pintas; mas apesar de todas as lesmas leopardo parecerem a mesma para um olho destreinado, elas compartilham uma característica interessante com seus homônimos felinos; o padrão manchado é único para cada indivíduo, assim como uma impressão digital! Lesmas leopardo são famosos por causa de seus hábitos de acasalamento incomuns; se acasalam, basicamente, no ar, pendurada em um galho por um fio de muco produzido pelo seu próprio corpo.

Assim como o leopardo, a lesma leopardo é um predador feroz que se move muito rapidamente para uma lesma, e se alimenta de outras lesmas, assim como vermes e outras criaturas de corpo macio. No entanto, é muito adaptável e não vai rejeitar matéria vegetal.

5 – Lesma macaco

Lesma macaco

Não se deixe enganar pelo nome! Este animal não é outra lesma. Na verdade, é uma lagarta, a fase larval da chamada traça de mariposa da América do Norte. O corpo é coberto com projeções de membros peludos que não são pernas reais (ou “tentáculos”, como muitas vezes as pessoas pensam), e pode ser abandonado pela lagarta, sem qualquer dano. Essas projeções são supostamente para se assemelhar a membros peludos de um macaco, daí o nome.

Embora os “pêlos” sejam urticantes e sirvam como uma defesa, esta não é uma lagarta particularmente perigosa e não é considerada como sendo uma praga. A mariposa adulta também é interessante, pois ela imita uma vespa, de modo que os pássaros e outros predadores ficar longe dela.

4 – Aranha lobo

Aranha lobo

A aranha lobo é facilmente reconhecida pelo seu corpo listrado; encontrada nos EUA, é totalmente inofensiva para os seres humanos, apesar do nome assustador. É apenas um dos muitos tipos de aranhas lobo (família Lycosidae), assim chamados porque são predadores ativos, que se movem rapidamente, como lobos; têm uma boa visão e não tecem teias.

Um membro notório da família da aranha lobo é a verdadeira tarântula (Lycosa tarântula), que não está relacionada com as grandes aranhas peludas que normalmente conhecemos como tarântulas hoje, e recebe o nome de cidade italiana de Tarento, onde parece ser particularmente comum.

3 – Antlion (formiga leão)

Antlion (formiga leão)

O antlion é assim chamado por causa de seus hábitos predatórios durante a fase larval, que o tornam um “leão” entre os insetos. Na América do Norte eles também têm nome um pouco menos assustadora de “besouro pateta”. Eles são encontrados em todo o mundo, geralmente em habitats arenosos. Antlion caça larvas cavando um buraco em forma cônica na areia, e depois enterrando-se na parte inferior.

A areia na beira do poço está solta, e os ângulos são muito íngremes, por isso, sempre que um inseto desavisado, geralmente uma formiga, passa sobre a borda, a vítima cai para o fundo da armadilha, onde a larva antlion a espera. Mesmo que a vítima consiga escapar das longas e afiadas garras do predador e tente sair da armadilha, o antlion muitas vezes tem outro truque na manga; lança areia do fundo do poço para as bordas da armadilha, fazendo com que a vítima caia novamente no seu alcance.

Uma vez que ele conquistou sua vítima, a larva usa projeções de dente em suas pequenas mandíbulas para sugar os fluidos corporais de sua vítima, jogando os restos fora do poço, uma vez que termina a sua refeição. Antlions adultos geralmente se alimentam de néctar e matéria vegetal e não são tão impressionantes quanto suas larvas, mas eles são realmente belos insetos, e algumas espécies podem ter uma envergadura bastante impressionante – até 15 cm!

2 – Besouro tigre

Besouro tigre

O tigre é mais conhecido por sua enorme força e ferocidade. O besouro tigre, por outro lado, foi assim chamado por causa de sua ferocidade e hábitos predatórios… mas a sua mais notável característica é a sua velocidade!

Algumas espécies podem correr a uma velocidade de cerca de 8 km / h. Se nós, os seres humanos pudéssemo correr tão rápido quanto eles, proporcionalmente ao nosso tamanho, atingiríamos velocidades de quase 500 km / h! Esta velocidade é tão extrema, que o besouro tigre não pode sequer ver bem quando é executada toda a velocidade, e deve parar muitas vezes para permitir que os seus olhos peguem imagens claras de sua presa e arredores. Esses predadores vorazes se alimentam de todo inseto ou aracnídeo que podem pegar, mesmo aqueles maiores do que ele mesmo; mesmo suas larvas são caçadoras temíveis, embora prefiram ficar imóveis, enterradas no chão, e emboscando qualquer pequena criatura que passe.

Um fato interessante bônus; há um gênero desse besouro chamado Manticora, que é o nome da criatura mítica inspirado pelo tigre real nos tempos antigos!

1 – Urso d’água

Urso d’água

Facilmente uma das criaturas mais incríveis do mundo inteiro, o Urso d’água, tecnicamente conhecido como Tardigrade, fica com o nome comum de sua semelhança com um urso em miniatura; na verdade, um corpo gordinho, membros robustos, curtos e as garras em forma de gancho lembram muito as de um urso. Seus movimentos também se assemelham à um urso.
É claro que não está relacionado com os mamíferos (ele pertence a um grupo pouco conhecido de invertebrados), e as maiores espécies medem apenas 1,5 mm, quando totalmente crescidos.

Dependendo da espécie, ursos d’água podem se alimentar de coisas diferentes de bactérias, de outros pequenos animais e de matérias vegetais. Ursos d’água são encontrados em todo o mundo, em todos os tipos de habitats; florestas tropicais, pântanos, desertos, regiões polares, montanhas e oceanos; desde que haja um pouco de umidade, ursos d’água podem sobreviver em qualquer lugar. E se não há nenhuma umidade, eles podem permanecer em um estado dormente por muitos anos, à espera de tempos melhores.

E isso não é tudo; eles têm provado sobreviver à extrema radiação, calor, temperaturas de congelamento, etc. Talvez a evidência mais surpreendente de sua resistência é o fato de que, durante um experimento, vários ursos d’água foram expostos ao vácuo do espaço e não só sobreviveram, mas também procriaram em órbita e retornaram à Terra vivos e ilesos!

Me faz pensar… quantas criaturas tão resistentes como o Urso d’água a natureza criou em outras partes do universo? Quantos deles estão viajando em fragmentos de planeta agora? E quantos deles vão acabar em novos mundos, adaptados e talvez dar origem a espécies novas e incríveis que só podemos sonhar?

Deixe seu voto

1 point
Up Down

Votos totais: 1

Up: 1

Porcentagem de upvotos: 100.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
gameofthrones2
5 potenciais problemas da sétima temporada de Game of Thrones
shadowofthecolossus2
6 jogos de videogame deste século que se tornaram clássicos cult
capitãmarvelintro2
6 coisas que já sabemos sobre o filme da Capitã Marvel
guardiões2intro2
10 coisas que ainda não sabemos sobre Guardiões da Galáxia Vol. 2
gameofthrones2
5 potenciais problemas da sétima temporada de Game of Thrones
will smith genio aladdin
Will Smith deve interpretar Gênio em novo filme live-action de Aladdin
ggrf 2017
Game & Geek Rio Festival vai promover palestras Épicas!!!
Obi
Ewan McGregor quer participar de um spin-off de Star Wars focado em Obi-Wan Kenobi
America
Marvel revela que o Capitão América foi sempre um vilão
ggrf 2017
Game & Geek Rio Festival vai promover palestras Épicas!!!
thorragnarokintro1.2
3 momentos cruciais de Valquíria no trailer de Thor: Ragnarok
deadpool vampira 00
Deadpool e Vampira se beijam e formam casal em história em quadrinhos
Code Vein
Bandai Namco revela seu novo RPG de vampiros Code Vein
Anime
DMM Pictures revela Anime-Gataris, um novo anime que chega no inverno
Ghoul
Confira o novo teaser do live-action de Tokyo Ghoul
broly super saiyajin feminina
Dragon Ball Super: reveladas novas informações sobre versão feminina de Broly
Code Vein
Bandai Namco revela seu novo RPG de vampiros Code Vein
gamer lol esports
Jogos Asiáticos de 2022 terão competições de eSports
shadowofthecolossus2
6 jogos de videogame deste século que se tornaram clássicos cult
SNES
Rumor afirma que Nintendo deve lançar uma versão Classic do SNES este ano