10 fatos e curiosidades sobre La Casa de Papel, novo sucesso da Netflix

La Casa de Papel se tornou mais um exemplo de série de sucesso lançada pela Netflix. Sua trama absurda e intrigante já chamou a atenção do planeta, que pode assistir as duas temporadas do seriado espanhol. Mas você sabia que ela tinha uma estrutura diferente da versão do serviço de streaming? E que seus produtores foram perfeccionistas ao extremo com algumas coisas?

Confira abaixo alguns fatos e curiosidade de La Casa de Papel

10) A série não foi feita pela Netflix

A Netflix produz cada vez mais conteúdo original, mas não poderá se vangloriar disso com La Casa de Papel. Na verdade, a série foi criada por Aléx Pina e transmitida pelo canal espanhol Antena 3, que a exibiu em duas partes, entre os meses de maio e junho e outubro e novembro do ano passado.

No entanto, a série ainda teve um dedo da Netflix após ser adquirida pelo serviço de streaming: diminuiu o tamanho dos episódios de 70 minutos para 40-50 minutos. Assim, a agora chamada primeira temporada foi exibida com 13 episódios, enquanto que a segunda, liberada na última semana, tem nove capítulos.

9) Sem gravações na Casa da Moeda

Por conta de sua temática, a verdadeira Casa da Moeda da Espanha não permitiu que a série fosse gravada no local. Assim, os produtores não tiveram outra escolha a não ser utilizar o prédio do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), que abria suas portas para as filmagens aos finais de semana.

Os produtores ainda tentaram mudar a história para o Banco Central espanhol, mas também não tiveram autorização para gravar no local.

8) Nome diferente

La Casa de Papel, por pouco, não foi lançada com um outro nome. Na verdade, os produtores pensaram em chamá-la de “Los Desahuciados” (algo como Os Desajustados, em tradução literal).

Veja também:  Sequência ou reboot? Saiba tudo sobre a série de TV dos Watchmen

Além disso, se você já assistiu a série por completo, já sabe que o personagem Berlim possui uma doença terminal. Mas na história original de Los Desahuciados, todos os personagens sofreriam de alguma doença deste tipo, o que os uniria para realizar esse grande assalto.

7) Nomes de cidades

Você que assistiu La Casa de Papel logo percebeu que os criminosos utilizavam um codinome inspirado em alguma cidade famosa no planeta, como Tóquio, Moscou, Berlim, Oslo, Helsinque e nosso bem familiar Rio de Janeiro (na série, apenas Rio).

E o engraçado nessa história é que essa nítida característica da série também se estendeu para outras coisas, como os planos dos criminosos, conhecidos como Valência e Chernobil. E até um bar que apareceu na série é chamado de Bar Hanói, a capital do Vietnã.

6) Inspiração em Natalie Portman

Se você viu a personagem Tóquio e ficou com a impressão de que já viu o visual dela anteriormente, você não se enganou. Ele foi inspirado na personagem Mathilda, da atriz Natalie Portman, no filme O Profissional, lançado em 1994 e dirigido por Luc Besson.

Todos os aspectos de Mathilda, desde o seu corte de cabelo à sua personalidade, foram levados para Tóquio.

5) Dinheiro literalmente de papel

Além de não permitir as gravações em sua sede, a Casa da Moeda da Espanha também não autorizou que os produtores da série utilizassem as máquinas de impressão de papel reais por questões de segurança, o que é um motivo mais que compreensível.

Por conta disso, La Casa de Papel precisou utilizar impressoras e papel de jornais em suas gravações.

4) Bella, Ciao

Sim, muita gente gostou do uso da canção ‘My Life is Going On’ para a abertura, mas a música que marcou La Casa de Papel foi o clássico italiano ‘Bella, Ciao’, que era utilizada pelos movimentos de resistência ao fascismo de Benito Mussolini na Itália e meio que se tornou um “hino” da série.

Veja também:  Os Skrulls de Capitã Marvel se parecem com Piccolo, de Dragon Ball?

Também vale destacar o uso do clássico tema do filme Golpe de Mestre, um dos grandes filmes da história com temática semelhante a que foi vista na série.

3) Salvador Dalí

Sim: com certeza, você notou que as máscaras utilizadas pelos criminosos eram inspiradas no caricato visual do pintor surrealista Salvador Dalí. Mas elas foram escolhidas apenas por acaso, ao contrário do que ocorreu com a máscara de Guy Fawkes em V de Vingança, que tinha um simbolismo político e social.

2) 50 episódios

O primeiro capítulo, que em uma série é considerado seu piloto, é de fundamental importância para o público compreender o enredo da série. Mas saiba que ele foi gravado ao extremo pela produção.

Nada mais, nada menos que 52 versões diferentes do capítulo de estreia foram gravadas, até que fosse atingido aquilo que a produção desejava, mostrando o perfeccionismo de seus criadores.

1) Falando em perfeccionismo…

O item acima mostrou como que a produção da série foi bastante exigente, o que pode ajudar a explicar a razão por trás do sucesso de La Casa de Papel.

Outro bom exemplo é a cena do primeiro episódio em que Professor recruta Tóquio. Ela dura apenas alguns segundos, mas precisou de cinco horas para ser gravada até que atingisse aquilo que a produção desejava.

Deixe seu voto

2 points
Up Down

Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Quais personagens antigos voltam em Capitã Marvel (e como eles voltam)
10 detalhes que você pode ter deixado passar no primeiro trailer de Capitã Marvel
Capitã Marvel: tudo sobre sua origem, poderes e mudanças no filme
7 atores que poderiam ser o novo Superman nos cinemas
Sequência de Space Jam é anunciada com LeBron James como protagonista
Coringa: veja novas fotos do set e easter egg da série de jogos Arkham
Alguém está se passando pelo Arqueiro Verde em novo trailer de Arrow
Vídeo mostra novas cenas e detalhes do visual da Capitã Marvel; assista
Batman aparece sem roupas pela primeira vez nos quadrinhos
Neymar lança série de quadrinhos em que aparece como herói
Turma da Mônica ganha game para PlayStation 4 e Nintendo Switch
Serviço de streaming DC Universe ganha data de lançamento; confira
Dragon Ball Super: Broly deve ter luta em outra dimensão com efeitos CGI
Anime de Boruto mostra a hipocrisia de Naruto como Hokage; entenda
Boruto vai até o esconderijo de Orochimaru e descobre clones de Mitsuki
Dragon Ball Super: Broly ganha novo pôster com os Saiyajins do filme
Devil May Cry 5 tem novo trailer, personagem inédito e informações; veja
Sony anuncia console PlayStation Classic com 20 jogos na memória
fortnite
Fortnite é considerado justificativa em mais de 200 casos de divórcio em 2018
Easter egg no jogo Spider-Man te faz voltar à época do PS1