dest

10 fatos interessantes por trás de imagens populares

Imagens têm sido usadas para muitas finalidades, incluindo promoção de produtos, eventos de patriotismo e estrelas de cinema. Mais recentemente, se tornaram uma forma de arte popular, lembrando cartazes de fotografias do passado. Esta é uma coleção de 10 imagens comumente vistas em formato de cartaz, junto com o que eu espero que seja um pouco interessante por trás da informação da cena.

10 – Almoço nas alturas

10

Eu sempre suspeitei que esta fosse uma foto falsa ou manipulada, mas é real. A fotografia foi feita pelo lendário fotógrafo aventureiro Charles Ebbets, em 29 de setembro de 1932. A foto mostra 11 trabalhadores em uma pausa para o almoço no piso 69 do edifício RCA (atual Edifício GE), em Nova York, durante os últimos meses de construção.

Fato interessante: O crédito da foto em cartazes foi listado como ‘desconhecido’ por muitos anos. O proprietário dos direitos autorais da fotografia não reconheceu Charles C. Ebbets como o fotógrafo até 2003, depois de meses de trabalho por uma empresa de investigação privada. A foto também tem sido frequentemente atribuída a Lewis Hine, cujas fotografias documentaram a construção do Empire State Building, em 1931.

9 – Guerra

9

Este cartaz foi criado pelo artista gráfico americano. J. Howard Miller. Em 1941, o trabalho de Miller chamou a atenção da Companhia Westinghouse e ele foi contratado para criar uma série de cartazes para patrocinar o Comitê de Coordenação de Produção de Guerra da empresa. Este cartaz é comumente chamado de “Rosie the Riveter”, no entanto, no momento do lançamento do cartaz, o nome não foi associado com a imagem. Isso veio um ano mais tarde, quando uma canção patriótica popular chamada “Rosie the Riveter” saiu. O cartaz se tornou um símbolo para as mulheres que produziram material de guerra e tomou novos postos de trabalho, substituindo os trabalhadores do sexo masculino que estavam nas forças armadas. Miller baseou o cartaz “We Can Do It!” em uma imagem do United Press International, de Geraldine Doyle trabalhando em uma fábrica. Ironicamente, Doyle durou apenas duas semanas no trabalho antes de sair porque temia que uma lesão na mão a impediria de tocar seu violoncelo. O cartaz não se tornou amplamente conhecido até os anos 1970 e 80, quando começou a ser usado pelos defensores da igualdade das mulheres no local de trabalho.

Fato interessante:. Geraldine Doyle, que foi a inspiração por trás do cartaz agora famoso, morreu no ano passado aos 86 anos. Doyle não sabia que era a modelo do cartaz até 1984, quando se deparou com uma imagem do cartaz em um artigo na revista Modern Maturity – agora conhecida como AARP.

8 – Farrah Fawcett

8

Quando esta foto foi tirada, Fawcett ainda era uma atriz desconhecida. Ela ainda não tinha assinado para o seriado As Panteras, mas tinha algum trabalho fazendo comerciais. Seus agentes queriam uma foto de Fawcett de biquíni e contrataram o fotógrafo Bruce McBroom, que havia trabalhado com ela antes. A foto foi tirada em uma piscina de Fawcett em Bel Air, Califórnia, na casa onde ela e seu marido na época, o ator Lee Majors, moravam. De acordo com um amigo, Fawcett deu o estilo a seu próprio cabelo e fez a maquiagem sem o auxílio de um espelho. Ela aumentou seus destaques louros com suco de limão. McBroom usou um cobertor indiano velho como cenário. Ela tentou vários trajes de banho, mas quando Fawcett finalmente tentou em uma peça vermelha para cobrir uma cicatriz de infância em seu estômago, McBroom sabia que tinha algo especial. Fawcett selecionou suas seis imagens favoritas de 40 rolos de filme, eventualmente, diminuindo sua escolha para a imagem agora famosa. O cartaz de Farrah Fawcett de 1976 vendeu um recorde de 12 milhões de cópias.

Fato interessante: A família doou vários itens ao Museu Nacional de História Americana do Smithsonian, incluindo o maiô vermelho que usava no cartaz.

7 – Lord Kitchener Quer Você!

7

Este cartaz famoso do recrutamento descreve o secretário de Estado da Guerra, Lord Kitchener, e apareceu pela primeira vez em 5 de setembro de 1914, na capa do London Opinion. Durante esse mês, o país teve o seu maior número de voluntários. A Comissão de Recrutamento Parlamentar obteve permissão para usar o design em formato de pôster. Kitchener organizou o maior exército de voluntários que o Reino Unido já tinha visto lutando contra a Alemanha na Frente Ocidental. Em 1916, Lord Kitchener morreu quando o navio de guerra levando-o para as negociações na Rússia foi afundado por uma mina alemã. Após sua morte, Kitchener foi muitas vezes visto como um grande cartaz, mas não um grande administrador. No entanto, após novos arquivos abertos, muitos historiadores agora elogiam sua visão estratégica, especialmente para lançar as bases para a expansão da produção de munições e seu papel central na expansão do exército britânico.

Fato interessante: O cartaz se tornou a inspiração para o lendário Tio Sam “eu quero-o para o Exército dos EUA”. Também inspirou o famoso Smokey the Bear “Somente VOCÊ pode impedir incêndios florestais”.

6 – Garota do Tenis

6

Este cartaz famoso é simplesmente chamado Tennis Girl, e foi feito por Martin Elliot, em 1976. Quando o cartaz foi primeiro à venda, vendeu mais de dois milhões de cópias. Muito provavelmente a maioria foi comprada por jovens adolescentes. A foto mostra a estudante de arte de 18 anos, Fiona Butler, que era namorada de Elliot na época, nas quadras da Universidade de Birmingham em Edgbaston. Fiona não joga tênis regularmente, e teve que pedir emprestado o vestido e uma raquete a uma amiga. Ela usava plimsolls (sapatos de treino) de seu pai, e bolas de tênis de seu cão para espalhar ao redor da quadra. Elliot então a convenceu a deixá-lo tirar uma foto dela mexendo seu vestido para revelar sua “parte traseira” nua. Elliott vendeu os direitos de imagem para a empresa Athena, mas manteve os direitos autorais e ganhou cerca de £ 250.000 em pagamentos de royalties. Fiona Butler não recebeu qualquer dinheiro do cartaz.

Fato interessante: Em 2011, depois de mais de 30 anos e inúmeras recusas de representar mais uma vez, Fiona decidiu promover uma exposição sobre tênis como foco na arte. Ela acredita que sua imagem ganhou um lugar na história do tênis. Fiona é agora mãe de três, e é casada com um homem de negócios rico. Ela não se arrepende de posar para a foto, mesmo que ela nunca tenha ganho um centavo com isso. O fotógrafo Martin Elliot morreu em 2010, com a idade de 63.

5 – Albert Einstein

5

Esta famosa foto e popular cartaz de Albert Einstein foi tirada em 14 março de 1951, pelo fotógrafo Arthur Sasse, da UPI. Depois de um evento na Universidade de Princeton para homenagear Einstein em seu 72º aniversário, Sasse e outros fotógrafos estavam tentando desesperadamente convencer Einstein a sorrir para a câmera. Einstein estava em um carro voltando do evento e estava cansada de sorrir o dia inteiro. Quando os fotógrafos não o deixaram sozinho, ele disse ter gritado: “Isso é o suficiente, isso é o suficiente.” Quando essas palavras não intimidaram os fotógrafos, a reação que receberam foi ainda melhor. A foto se tornou uma das fotos mais populares.

Fato interessante: Einstein gostou tanto da imagem que ele cortou para que somente seu rosto pudesse ser visto. Em seguida, ele fez várias cópias e enviou a imagem em cartões de aniversário para os amigos. A foto original mostra Einstein sentado no banco de trás de um carro entre o Dr. Frank Aydelotte, o ex-chefe do Instituto de Estudos Avançados, e sua esposa.

4 – Garota americana na Itália

4

Muitos vão reconhecer este cartaz de vê-lo em pizzarias de todo o mundo. Foi feito pelo artista americano Ruth Orkin, em 1951. Orkin foi para Israel em uma atribuição de foto para a revista Life e de lá foi para Florença, Itália, e encontrou o artista e seu colega americano Jinx Allen (agora conhecido como Ninalee Craig). Os dois falaram sobre suas experiências compartilhadas que viajam sozinhos com jovens mulheres solteiras. Orkin, então pensou que seria interessante tirar fotos do que é realmente. Ela intitula a série de fotografias “Não Tenha Medo de viajar sozinho”, onde Orkin fotografou Allan em compras nos mercados, cruzando trânsito, andando de carro e flertando em um café. Após Orkin ver Allan andando na praça da cidade e sendo cobiçado por homens, ele pediu-lhe para andar de novo. Ela levou apenas duas fotografias resultantes na foto agora famosa. Ruth Orkin morreu de câncer em 1985, aos 63 anos de idade.

Fato interessante: A mulher na foto, Ninalee Craig, é relatada dizendo: “Eu agarrei meu xale para mim, porque protegia corpo; era a minha proteção, meu escudo. Eu estava andando por um mar de homens.” Hoje Craig admite: “Eu estava curtindo cada minuto dela. Eles eram italianos e eu amo os italianos.” Este ano marca o 63º aniversário da fotografia.

3 – Beijo no Hotel de Ville

3

Em 1950, a revista Life pediu para o fotógrafo francês Robert Doisneau fazer um trabalho sobre os amantes de Paris. Depois de encontrar um casal se beijando, ele aproximou-se e perguntou-lhes se eles não se importariam de beijar novamente para a câmera. Françoise Delbart, 20, e Jacques Carteaud, 23, foram os dois atores aspirantes e foram levados para três lugares diferentes. Primeiro Doisneau tirou algumas fotos na Place de la Concorde, em seguida, na Rue de Rivoli, e, finalmente, o Hôtel de Ville. Após a foto aparecer na revista Life, foi esquecida por mais de 30 anos, e ficou nos arquivos da agência de fotos onde Doisneau trabalhava. Ele acabou sendo agarrada por uma empresa cartaz e se tornou um dos mais vendido do mundo dos cartazes. Devido ao sucesso, muitas pessoas fizeram afirmações falsas quanto a ser o casal se beijando. Em 1993, um casal levou Doisneau a tribunal exigindo compensação por tirar a foto sem o seu conhecimento. O processo forçou Doisneau a admitir que a foto não foi espontânea, e ele tinha usado modelos para a fotografia. Com esta admissão, a ação foi julgada improcedente. Depois de mais de 40 anos na obscuridade, Françoise Delbart, (agora Sra. Bornet) avançou com a impressão original, o que leva a assinatura e carimbo que Doisneau mandou apenas alguns dias após a sessão.

Fato interessante: Menos de um ano depois que a foto foi tirada, o casal se separou. Francoise casou com Alain Bornet, um documentarista e cineasta promocional. Jacques Carteaud tornou-se um viticultor no sul da França até sua morte, em 2004. Robert Doisneau continuou como um fotógrafo freelance, até que morreu em 1994, duas semanas antes de seu 82 º aniversário. Em 2005, Françoise Bornet colocou a impressão original a leilão. O lance vencedor foi de 155 mil Euros. (Mais de US $ 200.000)

2 – Che Guevara

2

Esta foto famosa, conhecida como Guerrilheiro Heroico foi tirada em Havana, Cuba, em 5 de Março de 1960, por Alberto Korda. Ele tirou a foto quando Guevara apareceu inesperadamente no palco por um breve momento, enquanto Fidel Castro estava elogiando as vítimas da explosão de La Coubre. O retrato de dois tons de Che Guevara foi criado em 1968, pelo artista irlandês Jim Fitzpatrick. A imagem é classificada entre 10 melhores imagens mais icônicas do mundo, lado a lado com a Mona Lisa. Ela foi reproduzida em todo o mundo em cartazes, camisetas e em qualquer superfície capaz de manter uma imagem.

Fato interessante: Por causa do que ele chamou de uso “grosseiro comercial” da imagem, Fitzpatrick anunciou em 2011 que pretendia direitos autorais da imagem. Inicialmente, ele lançou copyright livre para o uso pretendido entre os grupos revolucionários na Europa. Ele pretende entregar os direitos autorais para a família Guevara.

1 – Ali – Liston

1

Esta fotografia e popular poster foi feita pelo fotógrafo da Sports Illustrated, Neil Leifer, considerado um dos melhores fotógrafos do mundo dos esportes. Esta foto em particular tem um fato interessante adicional. Em 25 de maio, 1965, em Lewiston, Maine, Muhammad Ali e Sonny Liston se enfrentaram pela segunda vez. Ali (Cassius Clay então) venceu a primeira luta do ano anterior. O final da segunda luta continua a ser um dos mais controversos da história do boxe. A meio do primeiro turno, Liston caiu – e muitos acreditam que não foi um knockdown legítimo. Ali, em seguida, se recusou a ir para um canto neutro. Em vez disso, Ali estava sobre Liston, gesticulando e gritando com ele: “Levante-se e lute, otário!” Foi então que Liefer registrou a foto agora icônica.

Fato interessante: Liefer disse que ele teve a sorte de tirar a foto, porque ele estava no lugar certo. A Sports Illustrated enviou muitas vezes dois fotógrafos para cobrir lutas de boxe. Para este jogo foram Leifer e Herb Scharfman, que também era um dos melhores. Leifer disse isso sobre Scharfman em uma entrevista; “Não faz diferença quão bom ele era, ele estava, obviamente, no assento errado”. Herb Scharfman é o fotógrafo que pode ser visto entre as pernas de Ali na famosa foto. De 1963 a 1972, a foto de Scharfman apareceu na capa da Sports Illustrated catorze vezes.

Deixe seu voto

0 points
Up Down

Votos totais: 0

Up: 0

Porcentagem de upvotos: 0.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!
Tags:

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
guardiõesintro4
5 potenciais problemas de Guardiões da Galáxia Vol. 2
guardiõesnovospersonagens2
4 personagens novos que aparecem em Guardiões da Galáxia Vol. 2
guardiõesintro2
5 explicações para as cenas pós-créditos de Guardiões da Galáxia Vol. 2
ucmintro2
5 teorias sobre a fase quatro do Universo Cinematográfico da Marvel
Guard
Um dos Guardiões da Galáxia supostamente morreria no primeiro filme
Flash
Robert Zemeckis pode dirigir o novo filme do The Flash
13 reasons why
13 Reasons Why vai ganhar segunda temporada, diz site
guardiõesintro4
5 potenciais problemas de Guardiões da Galáxia Vol. 2
(Foto: Magnus Sundholm för the HFPA)
Sylvester Stallone pode protagonizar filme de história em quadrinhos
America
Marvel revela que o Capitão América foi sempre um vilão
ggrf 2017
Game & Geek Rio Festival vai promover palestras Épicas!!!
thorragnarokintro1.2
3 momentos cruciais de Valquíria no trailer de Thor: Ragnarok
dragon ball super
Trailer de novo arco de Dragon Ball Super é divulgado; assista
Tokyo
Filme live-action de Tokyo Ghoul revela novas imagens dos personagens
gohan dragon ball super
Dragon Ball Super: Gohan deve atingir poder máximo em próximo episódio
Code Vein
Bandai Namco revela seu novo RPG de vampiros Code Vein
yoda league of legends lol
YoDa, jogador de LoL, é suspenso e multado por comentário racista
call of duty
Trailer de Call Of Duty: WWII é divulgado pela Activision; assista
marvel capcom infinite
Marvel vs. Capcom: Infinite ganha trailer, data de lançamento e preços
Avatar
Novas datas de lançamento de Avatar 2, 3, 4, e 5 são anunciadas