Bruce Lee destacada

10 fatos surpreendentes sobre Bruce Lee

Bruce Lee era mais do que apenas um artista marcial, estrela de cinema e ícone cultural. Ele era um super-homem incansável que superou todas as deficiência que a vida lhe deu para se tornar bem sucedido em qualquer campo. Além disso, ele fez filmes fantásticos e foi o primeiro astro chinês internacional do mundo, superando barreiras de raça e nacionalidade. Aqui estão apenas alguns fatos e histórias sobre este homem notável que pode surpreendê-lo.

10 – Foi mandado à América para parar suas brigas de rua

Bruce Lee 10

Assim como um super-herói, Bruce Lee tem uma história de origem. Lee cresceu nas ruas de Hong Kong nos anos 50. Neste momento de propriedade britânica, Hong Kong foi inundada com pessoas tentando escapar do governo chinês comunista repressivo, levando à superlotação. Isto significa que Hong Kong foi invadida por desabrigados, pobreza e crime. Como uma criança, Lee estava em uma gangue chamada Os Tigres de Junction Street. Infelizmente, Os Tigres de Junction Street não eram uma gangue muito boa e acabaram apanhando mais do que batendo. Um dia, 13 anos de idade, Bruce chegou em casa com um olho roxo e pediu aulas de karatê. Sua mãe disse que sim, e Bruce acabou com um mentor, o professor de kung fu semi-lendário chamado Yip Man.

A maioria do que Bruce aprendeu com Yip Man seria utilizado em brigas de rua. Lee carregava facas e correntes com ele e muitas vezes desafiava ou ia para cima atacar outras gangues. Lee era destemido nesta idade, uma vez atacando e espancando o filho de um membro da tríade conhecida. Eventualmente, seus pais decidiram que seria melhor para ele ficar fora do país e tiveram que subornar a polícia para prendê-lo fora de uma lista de encrenqueiros conhecidos para que ele pudesse viajar para a América.

9 – Foi o campeão de 1958 de Cha-Cha

Antes de sair de Hong Kong, Bruce tinha pego uma habilidade. Além de ser um dos maiores artistas marciais de todos os tempos, Bruce também era talentoso em outro campo, talvez mais surpreendente, dança cha-cha. Aparentemente, Bruce pegou o passatempo um ano depois que começou a ter aulas de kung fu. De primeira, foi apenas uma maneira de impressionar uma garota, mas ele logo se tornou muito bom nisso. Ele também descobriu que praticar a dança poderia melhorar seu jogo de pernas e equilíbrio e logo investiu seu foco louco na dança, bem como no kung fu. Diz-se que Bruce sempre carregava um cartão com mais de 100 passos de dança individuais que ele poderia percorrer.

Aos 18 anos, ele era tão bom na dança que ganhou um concurso para se tornar o campeão de cha-cha de Hong Kong. Para ilustrar ainda mais o quão bom ele era, quando Bruce estava viajando para a América com apenas US$ 100 no bolso, ele fez dinheiro extra, ensinando alguns dos passageiros americanos ricos como dançar.

8 – A luta com Wong Jack Man

Bruce Lee 8

Em 1964, Bruce começou a ensinar artes marciais na Califórnia. Até este ponto, o kung fu tinha sido um segredo bem guardado, ensinado apenas para o chinês. Bruce, no entanto, achava que isso era inútil. Bruce acreditava que todo o conhecimento deve ser compartilhado e que se as pessoas estavam indo para machucar umas às outras, não precisavam de kung fu para fazer isso. Por estas razões, Bruce assumiu estudantes caucasianos e negros. Houve uma reação na comunidade chinesa, e vários homens chegaram ao dojo de Bruce durante o treinamento e lhe presentearam com um pergaminho ornamentado. O pergaminho explicou que o homem segurando-o, Wong Jack Man, estava lá em nome da comunidade chinesa, para desafiar Bruce para uma luta. Se Bruce perdesse, ele não seria mais permitido ensinar não-chineses como lutar.

Todo o evento foi um blefe com a intenção de assustar Bruce. Mas Bruce Lee não era alguém que poderia ser facilmente intimidado, então Bruce, bastante irritado, concordou em lutar com Wong Jack Man. Não há nenhum vídeo do evento, mas houve várias testemunhas confiáveis que afirmam que não durou mais do que alguns minutos. Eventualmente, Wong Jack Man percebeu que não poderia bater em Lee e tentou fugir. Lee perseguiu-o e bateu nele até que ele desistiu.

Claro, o conto de Wong sobre a luta difere drasticamente. De acordo com ele, Lee respondeu a um aperto de mão com um soco e passou o resto da luta tentando cegá-lo com jabs de dedo. Ele também disse que a luta terminou em algo mais próximo de um empate. Nós provavelmente nunca saberemos exatamente o que aconteceu naquele dia, mas aposto no Bruce Lee.

7 – Sobreviveu a uma lesão fatal na espinha

Bruce Lee 7

Em 1970, Bruce Lee sofreu o que teria sido uma lesão de fim de carreira para a maioria dos atletas. As rotinas de treino de Lee eram muito difíceis e perigosas, mesmo realizadas corretamente, e mesmo Lee geralmente tomando todas as precauções, um dia ele optou por não aquecer antes de realizar um “bom dia” do exercício. O “bom dia” consistia de Bruce colocar uma barra que pesava mais de 45 quilos em seus ombros e curvar-se até que ele estivesse paralelo ao solo.

Algo deu errado e Lee logo foi admitido no hospital com dor nas costas incapacitante. Foi-lhe dito que tinha danificado o quarto nervo sacral em sua espinha. O médico, então, disse-lhe que ele nunca praticaria kung fu de novo, pelo menos não no mesmo nível. O máximo que ele poderia esperar, eles disseram, era levar “uma vida normal”. Lee passou os próximos seis meses tentando provar que eles estavam errados, desenvolvendo sua própria filosofia e ensinando a si mesmo a andar de novo. Eventualmente, ele saiu do hospital e conseguiu tornar-se mais rápido e mais forte do que era antes da lesão.

6 – Aprendizes célebres

Bruce Lee conseguiu alguns papéis em programas de TV americanos e filmes, incluindo The Green Hornet, mas ele lutou com sua carreira de ator, devido ao racismo. A maioria dos executivos de TV e produtores não estavam dispostos a correr o risco de lançar um homem asiático em um papel de liderança. Apesar disso, Lee ainda atraiu grande atenção de pessoas famosas que estavam dispostos a olhar além. Entre seus alunos famosos, celebridades como Steve McQueen, Joe Lewis, Chuck Norris, James Coburn e Kareem Abdul-Jabbar.

Bruce tentou desencorajar educadamente celebridades, elevando sua taxa horária a US$ 250, porque ele não queria dar a impressão de que Kung Fu poderia ser dominado por algumas lições simples. Mas quanto mais ele aumentava os preços, mais rápido eles vieram. Bruce já foi levado para a Suíça para dar aulas particulares a Roman Polanski.

5 – Uma vez (acidentalmente) bateu em Jackie Chan

Jackie Chan começou como um jovem adicional em alguns filmes de Bruce Lee. Uma de suas primeiras aparições foi em Fist Of Fury, onde ele caiu de um prédio tão alto que quebrou o recorde de maior queda no cinema chinês. No mesmo filme, ele foi jogado através de uma parede. O ponto é, Jackie Chan não pode ser morto ou ferido por meios convencionais.

Durante a reprodução de um capanga de Enter The Dragon, ele atacou Bruce por trás e foi acidentalmente golpeado no rosto. No vídeo acima (em 0:24, se você for impaciente), você pode ver o momento em que Jackie é golpeado. Felizmente, Jackie Chan não é feito da mesma carne que nós mortais e sobreviveu com apenas ferimentos leves. Ele riu do incidente e apenas aproveitou a oportunidade de conhecer e abraçar o seu ídolo.

4 – Blatanly roubou sua ideia

Durante os anos 70, Bruce Lee estava lutando para encontrar papéis, então ele tentou lançar sua própria ideia para estúdios de TV. Seu show proposto era sobre um artista marcial chines vagando pelo Velho Oeste e usando kung fu para corrigir erros. Infelizmente, os produtores estavam céticos, porque eles achavam que o show não iria funcionar se a estrela principal fosse “muito chinês.” Sua ideia acabou sendo recusado… e, em seguida, alguns anos mais tarde, Kung Fu aconteceu.

O nome de Bruce Lee não está nos créditos de Kung Fu, nem recebeu um salário. De acordo com os produtores e criadores do show, Kung Fu não foi baseado em ideias de Lee. E suponho que poderia ser apenas uma coincidência gigante que o mesmo estúdio em que Lee tinha lançando sua idéia de um artista de kung fu chinês vagando pelo Velho Oeste corrigindo erros tão aconteceu de estrear um programa completamente alheio sobre um artista marcial chines vagando pela velho Oeste corrigindo erros. Coincidências acontecem… só que não…

3 – Rápido demais para as câmeras

É difícil escrever sobre Bruce Lee sem insinuar que ele era algum tipo de máquina enviada do futuro. Isso vale em dobro quando você chegar ao fato de que muitas vezes ele realizou proezas que não deveriam ser possível, como socar mais rápido do que os olhos podem ver. Lee foi escalado como Kato em The Green Hornet, em 1966, mas uma vez que começou a filmar, o cinegrafista do programa aprendeu que os chutes e socos de Bruce eram realmente muito rápidos para serem vistos na câmera. O problema foi resolvido, eventualmente, simplesmente pedindo para Lee socar e chutar mais lento.

Mas o quão rápido era Bruce Lee? Acima está um vídeo mostrando Lee no clips de vários dos seus filmes. Você pode ver o quão rápido seus socos e chutes eram, assim como vários movimentos que ele faz que eram rápidos demais para aparecer na tela em velocidade normal. (Um bom exemplo pode ser visto em 1:40.)

2 – Mais resistente que Chuck Norris

De acordo com a internet, Chuck Norris é imparável e aterrorizante. Então, quem ganharia em uma luta entre Lee e Norris? Bem, Chuck Norris era um amigo de Bruce Lee e fala sobre ele em muitas entrevistas em que essa mesma questão surge muitas vezes. Normalmente, Norris é um pouco evasivo, transformando em filosifia e recusando-se a responder a pergunta. No passado, ele respondeu com pérolas como: “Será que eu teria batido em Bruce Lee em uma competição de verdade, ou não? Você vai me perdoar por responder com outro “Bruceísmo”: “Se exibir é a idéia de glória do tolo”.

No entanto, uma vez (e apenas uma vez), proporcionando comentários do DVD para Enter The Dragon, na verdade ele definitivamente respondeu à pergunta… e é afirmativa, mesmo Chuck Norris admitiu que Bruce Lee poderia levá-lo em uma luta. Infelizmente, o mais próximo que vamos chegar a vê-lo é quando os dois se enfrentaram no Way Of The Dragon.

1 – Bruce-ploração

https://www.youtube.com/watch?v=mXK6_W9VZ68

Em 1973, Bruce Lee faleceu, tendo apenas estrelado em cinco filmes. Mas, surpreendentemente, a morte trágica e prematura de Lee realmente criou um novo gênero de filme de kung fu: o gênero Bruce-ploração. Essas imitações acabaram totalizando 168 filmes. Basicamente, Bruce era tão popular neste ponto que os cineastas perceberam que praticamente qualquer coisa com o seu nome ou imagem iria vender.

Na tentativa de esticar o filme de longa-metragem Enter The Game of Death, os cineastas ainda usaram filmagens de tiros reais e do funeral real de Bruce Lee. Isso era algo que iria continuar por anos, com toda uma inclinação de sósias de Bruce Lee com nomes como Bruce Li e aparecendo em uma série de filmes ruins com terrível dublagem e os títulos eram apenas remixes de antigos filmes de Bruce Lee. Se você é curioso com filmes ruins do gênero Bruce- ploração, assista ao trailer acima para entrar no jogo da Morte.

Deixe seu voto

2 points
Up Down

Votos totais: 4

Up: 3

Porcentagem de upvotos: 75.000000%

Down: 1

Downvotes percentage: 25.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
homemaranhaintro2
9 spoilers que já descobrimos em Homem-Aranha: De Volta ao Lar
venomintro2
3 maneiras que o Venom pode ser introduzido para o seu filme solo
thedarkknightintro
Entenda por que a trilogia O Cavaleiro das Trevas não foi muito boa para o Batman
injustice2coringa2
5 easter eggs de Injustice 2 que você pode não ter notado
homemaranhaintro2
9 spoilers que já descobrimos em Homem-Aranha: De Volta ao Lar
Roger Moore
Roger Moore, estrela da franquia James Bond, morre aos 89 anos
Helen Sloan - HBO (Photo 5).JPG
Novas imagens da sétima temporada de Game Of Thrones são divulgadas
venomintro2
3 maneiras que o Venom pode ser introduzido para o seu filme solo
adamwarlockintro2
Conheça Adam Warlock, personagem que deve aparecer em Guardiões da Galáxia Vol. 3
hulk wolverine 03
Veja imagens do híbrido de Hulk e Wolverine nos quadrinhos
guardiõesoriginaisintro2
Conheça mais sobre a equipe original dos Guardiões da Galáxia
hellboyintro2
O que o reboot de Hellboy significa para os fãs de obra original?
portgasdaceintro2
4 mortes chocantes de personagens famosos de animes, segundo os fãs
Mangá - Liga da Justiça
Batman e a Liga da Justiça ganham um mangá por Shiori Teshirogi
anime política brasília brasil
Crise política no Brasil se transforma em “anime”; assista à vinheta
Cavaleiros do Zodíaco
Cavaleiros do Zodíaco ganha filme live-action produzido por Hollywood
injustice2coringa2
5 easter eggs de Injustice 2 que você pode não ter notado
scalebound
Rumor: Scalebound pode continuar produção sem a Platinum Games
South Park
South Park: A Fenda que Abunda Força ganha trailer de lançamento
leagueoflegends
Atualização de League of Legends atende a pedidos antigos dos jogadores