00

10 Games Nascidos de Projetos Fracassados

A história do videogame é cheia de títulos que nunca foram lançados, mas não é apenas os projetos menores ou novos que tiveram projetos cancelados e trabalhos deixados no porão. Muitos fãs de Star Wars já lamentaram a perda de Star Wars: 1313, enquanto Sledgehammer Games cancelou um Call of Duty em terceira pessoa.

No entanto, alguns projetos podem receber uma segunda chance. Nosgoth é um título multiplayer originalmente planejado pro inédito Legacy of Kain: Dark Sun.

Alguns desenvolvedores têm a sorte de ganhar outra chance de usar suas ideias e protótipos com ajustes. Na verdade, às vezes, um jogo bem-amado pode ter uma primeira versão irreconhecível. Aqui está um resumo de alguns dos jogos que tiveram grandes mudanças ao longo do caminho.

1. Devil May Cry

01

A série hack and slash Devil May Cry tornou-se uma das franquias mais famosas da Capcom. A ação exagerada, os gráficos vibrantes e os personagens vívidos criaram uma das experiências mais enérgicas dos videogames. No entanto, se não fosse por uma grave crise no desenvolvimento, Devil May Cry poderia nunca ter existido.

A Capcom estava tendo problemas graves com Resident Evil 4. A sequência de survival horror estava causando muitos problemas nos bastidores, com protótipo após protótipo sendo considerado falho. A Capcom criou uma versão inicial do Resident Evil 4 que era focada demais na ação pros gostos da desenvolvedora. No entanto, o protótipo tinha muito potencial pra ser simplesmente descartado. Em vez disso, o sinal verde pra desenvolver uma nova franquia foi dado, permitindo a existência de Devil May Cry.

2. Doom

02

Doom é um dos jogos mais influentes de todos os tempos. Embora a id Software não tenha criado o gênero “first person shooter”, seu título ultra-violento certamente trouxe imensa inovação pro estilo e fez dele um marco pros jogos de PC. Há uma razão pra que tantos outros jogos FPS serem referidos como “clones” de Doom por muitos anos depois.

No entanto, o próprio Doom poderia ter sido totalmente diferente. De acordo com John Romero, a id Software inicialmente tentou criar um FPS licenciado dos filmes Alien. Em vez das bestas sobrenaturais, os jogadores enfrentariam os Xenomorphs. No entanto, as negociações pararam no último minuto após id Software decidir que queria mais controle criativo. John Carmack, então, simplesmente perguntou “e se fizermos a mesma coisa, exceto com demônios em vez de alienígenas?” O resultado foi uma grande parte da história dos games.

3. Cold Fear

03

Franquias, muitas vezes, tentam se ramificar pra fora do gênero pelo qual são conhecidas. Super Mario assumiu corridas de kart e golfe, Resident Evil tentou co-op online e Metroid deu o salto pro FPS com grande desenvoltura com sua série Metroid Prime. Infelizmente, nem todos são tão bem-sucedidos.

Este foi o caso de Time Crisis Adventure. Encarado como uma forma de levar os jogadores pra fora dos trilhos pra um ambiente mais aberto, Time Crisis Adventure seria lançado pela Namco e desenvolvido pela Darkworks em 2003. Infelizmente, a Namco perdeu o título um ano depois. Apesar disso, a Darkworks perseverou e Time Crisis Adventure encontrou nova vida. O jogo foi pego pela Ubisoft, repensado como survival horror e ressuscitado como Cold Fear pra Xbox e Playstation 2 – e recebeu críticas mistas após o lançamento.

4. Lair

04

A Factor 5 teve uma história longa e turbulenta com os títulos de Star Wars. A desenvolvedora tinha ajudado a criar a memorável série Rogue Squadron, mas em uma entrevista franca, Julian Eggebrecht, ex-presidente da Factor 5, explicou que frequentemente seus protótipos e rascunhos de jogos eram demolidos. Em um exemplo, o desenvolvedor foi incumbido de criar um exclusivo pra Xbox 360 chamado Star Wars Rogue Squadron: X-Wing Versus Tie Fighter.

O projeto foi cancelado pela LucasArts, mas Factor 5 levou a ideia pra Sony como um título de lançamento do PS3, que lhes pediu pra adaptar o jogo pra uma nova franquia e usar o controle Sixaxis do PS3. O resultado foi o título de combate aéreo com dragões, Lair. Infelizmente, Lair não fez jus às expectativas criadas. O jogo foi um fracasso comercial e de crítica, deixando os fãs querendo saber sobre o que poderia ter sido se X-Wing Versus Tie Fighter fosse pra frente.

5. Sleeping Dogs

05

No que diz respeito às alternativas de GTA, era difícil Sleeping Dogs dar errado. A história de um policial disfarçado pra se infiltrar nas Tríades de Hong Kong, o mundo aberto ganhou muitos fãs após seu lançamento e tem uma sequência MMO sobre a forma de Triad Wars. No entanto, as comparações com GTA vêm desde 2012.

O título foi inicialmente concebido como uma sequência da série True Crime e seria intitulado True Crime: Hong Kong. Os títulos anteriores True Crime: Streets of LA e True Crime: New York City foram lançados em 2003 e 2005 com recepções críticas bastante positivas, mas vendas medianas. True Crime: Hong Kong, no entanto, foi cancelado pela Activision devido a atrasos e problemas de orçamento. A Square Enix comprou os direitos de publicação, mas não os direitos sobre a série True Crime, tornando Sleeping Dogs um sucessor espiritual da franquia.

6. Warcraft

06

A Blizzard é um dos verdadeiros pesos pesados ​​da indústria de videogames graças à franquia Warcraft. Foram três sucessos de estratégia em tempo real antes de mudar pro mercado de MMO com o World of Warcraft. O título que começou tudo isso, no entanto, era muito diferente. Warcraft foi originalmente apresentado como um jogo baseado na licença Warhammer e a Blizzard criou alguns modelos de personagens com base no jogo de estratégia de mesa.

Após algumas breves negociações com a Games Workshop, a Blizzard decidiu que queria mais flexibilidade criativa e criou um novo cenário. Ironicamente, o MMO Warhammer Online: Age of Reckoning foi criticado como sendo muito semelhante ao World of Warcraft. A Blizzard sempre foi influenciada pela Games Workshop, com muitos fãs citando semelhanças entre Starcraft e Warhammer 40.000. A Blizzard também já tentou um título de estratégia influenciado pelas guerras de gangues distópicas de Necromunda, mas o projeto foi cancelado.

7. Red Faction

07

Red Faction da Volition fez sucesso em 2001. Prometendo aos jogadores um ambiente destrutível, o FPS lembra O Vingador do Futuro, colocando os jogadores na pele de um revolucionário em Marte lutando contra a maligna Ultor Corporation pelos direitos de uma colônia de mineração. A franquia teve várias sequências, sendo a mais recente em 2011, Red Faction: Armageddon.

O primeiro Red Faction foi originalmente concebido em outra franquia, no entanto, como o quarto título de Descent, o híbrido FPS / combate aéreo. Embora as duas séries pareçam bem diferentes, existem algumas dicas sobre o passado de Red Faction como Descent 4: um cenário em colônias de mineração fora da atmosfera da Terra, uma corporação não confiável e experimentos perigosos com um vírus.

8. Halo

08

Além de anomalias raras como Goldeneye, o FPS era visto principalmente como a joia da coroa dos PCs até Halo levar o gênero – e o Xbox – pras alturas. No entanto, o jogo icônico mudou descontroladamente ao longo do desenvolvimento.

Por mais estranho que pareça, o Halo foi inicialmente concebido como um jogo de estratégia em tempo real com esquadrões de soldados semelhante ao Command & Conquer. Eventualmente, ele mudou pra um título mais focado em ação, e Halo estreou na Conferência Mundial da Mac como um jogo de tiro em terceira pessoa. Foi somente em 2000, com a compra da Bungie, que a Microsoft fez Halo saltar pro FPS – e a franquia só reencontrou a terceira pessoa em Halo Wars de 2009.

9. The Last of Us

09

É difícil pensar que Jak & Daxter e The Last of Us poderiam compartilhar uma história de desenvolvimento. No entanto, por mais bizarro que pareça, as duas franquias estão fortemente ligadas. Em 2009, a equipe de criação da Naughty Dog foi incumbida de criar um reboot de Jak & Daxter pra nova geração de consoles. Depois de um pouco de trabalho no projeto, no entanto, a equipe percebeu que seu trabalho tinha pouco valor emocional, sendo “mais por marketing” do que por paixão.

Neil Druckmann, um dos diretores do jogo, levou as preocupações da equipe pros seus superiores. Jak & Daxter saiu de cena e foi concedida a permissão pra criar uma nova história. O processo foi longo e árduo, com Druckmann voltando à prancheta ao longo da história e do tema várias vezes. Por fim, a equipe criou The Last of Us, e o título de survival horror se tornou um sucesso de crítica e vendas, ganhando vários prêmios e uma versão remasterizada pro PS4.

10. Deux Ex

10

Há uma razão pela qual Deus Ex ainda ser visto como um dos jogos mais inovadores de todos os tempos. O título cyberpunk criado por Warren Spector contrariou a tendência quando foi lançado em 2000, dando aos jogadores a escolha entre uma grande variedade de modos de jogo. Se os jogadores queriam usar a cautela e o hacking, era uma alternativa perfeitamente viável de estratégia em vez de correr e atirar.

No entanto, Deus Ex teve um histórico de produção complicado. Spector originalmente lançou as bases pra um jogo chamado Troubleshooter, o que teria estrelado um ex-policial especialista em segurança num ambiente do mundo real. Looking Glass não assumiu o projeto, no entanto, pois o estúdio acreditava que não havia tecnologia suficiente na história ou até mesmo um lugar no mercado pra tal jogo. Felizmente, John Romero e Ion Storm ofereceram apoio pra Spector fazer o seu “jogo dos sonhos”, resultando em vários prêmios de Jogo do Ano e um lugar na história dos jogos pra Deus Ex.

Portanto, aqui estão: 10 jogos que vieram à vida como algo muito diferente do que os desenvolvedores inicialmente previram. Existem outros jogos que você conhece que mudaram drasticamente entre o projeto e o lançamento? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!

Deixe seu voto

3 points
Up Down

Votos totais: 3

Up: 3

Porcentagem de upvotos: 100.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

the walking dead-carl capa
Personagem importante morrerá em The Walking Dead; entenda por quê
x-men fênix negra-capa
6 razões para ficar animado com X-Men: Fênix Negra
vingadores guerra infinita-trailer capa
Vingadores: Guerra Infinita: o Capitão América criou os Vingadores Secretos?
flash- e legends capa
9 perguntas sobre o futuro das temporadas de Flash e Legends of Tomorrow
os novos mutantes trailer
Os Novos Mutantes ‘tem um lado de terror’, revela Alice Braga
will smith
‘Eu deveria morar aqui no Brasil’, diz Will Smith na Comic Con
fernanda montenegro comic con experience ccxp
Comic Con Experience celebra trabalho de Fernanda Montenegro, fã de HQs
a forma da água globo de ouro
Globo de Ouro 2018: A Forma da Água é o destaque; veja indicados
sakura card captors
Continuação de Sakura Card Captors ganha trailer legendado e data de estreia no Brasil
Top 6 filmes de heróis que precisam de um reboot urgente - X-Men
6 filmes de heróis que precisam de um reboot urgente
(Foto: Jonathan Alcorn/Bloomberg)
Stan Lee revela que Homem-Aranha quase não existiu
deadpool-justiceiro
Deadpool dá um beijo no Justiceiro em nova HQ dos Defensores
ryan reynolds detetive pikachu pokémon
Ryan Reynolds estará em Detetive Pikachu, filme de Pokémon
my hero academia
Primeiro filme do anime My Hero Academia será lançado em 2018
Naruto to Boruto
Boruto vai mostrar semelhanças do personagem principal com Naruto
freeza saiyajins
Criador de Dragon Ball fala sobre a relação entre Freeza e os Saiyajins
The Legend of Zelda Breath of the Wild
Zelda: Breath of the Wild é eleito Jogo do Ano no Game Awards 2017; veja vencedores
mega man 11
Capcom anuncia Mega Man 11 e relançamentos da franquia
darksiders 2 deathinitive playstation 4 ps4 playstation plus ps plus
Veja os jogos gratuitos da PlayStation Plus em dezembro
DmC- Devil May Cry
Vazamentos podem ter revelado detalhes de Devil May Cry 5