As formigas são um dos animais mais bem sucedidos do mundo. Em uma série de maneiras são mais bem sucedidos do que nós. Como resultado, há um número de animais que elas imitam, geralmente para a defesa, mas às vezes para fins mais nefastos. Estas criaturas escoram sua própria existência na sua capacidade de mimetismo, esperando que seja convincente o suficiente para enganar tudo à sua volta. Aqui estão os campeões do mundo neste tipo arriscado de truque.
10 – Aranhas
Mais de 100 espécies de aranhas imitam as formigas, com diferentes graus de sucesso. Esta pode ser uma tarefa difícil, considerando-se que aranhas têm apenas dois segmentos corporais, enquanto as formigas têm três. Uma espécie de aranha caranguejo, Aphanlochilus rogersi, na verdade carrega as cabeças decepadas de formigas que matou para promover o disfarce. Uma vez que o disfarce está completo com o segmento final, podem partir para o assassinato de formigas mais desavisadas.
9 – Thrips
Thrips são delgados, pequenos insetos alados que se alimentam de presas, tanto animal e vegetal, através de punção e chupando com aparelhos bucais assimétricos exclusivos. Eles são geralmente considerados uma praga agrícola. Os membros de um gênero, Franklinothrips, imitam as formigas, tanto na aparência como comportamento.
Uma espécie da África, F. megalops, é particularmente boa no que faz. Bem, as fêmeas são, pelo menos. Megalops machos tendem a ser mais pálidos.
8 – Mantids
Mantids são conhecidos por serem mortais e eficientes assassinos de seus companheiros, bem como as suas presas. O Ghost Mantis (Phyllocrania paradoxa) prefere subterfúgio, e é pequeno, mesmo para um inseto. Os adultos são fabulosamente estranhos, tornando-se um dos mais populares entre os entusiastas de coletar insetos, enquanto suas ninfas parecem exatamente como formigas pretas para deter predadores.
O mantis formiga asiática – apropriadamente chamado (planiceps Odontomantis) – faz uma imitação ainda melhor; é extremamente difícil de distinguir de uma formiga real sem olhar tão de perto – e você vai se arrepender mais tarde nos pesadelos.
7 – Gravetos ambulantes
Bichos-pau gigantes e espinhosos (tiaratum Extatosoma) são insetos australianos embalados com picos espinhosos, podem voar razoavelmente bem, e aumentam suas extremidades no ar quando ameaçados (este último truque é fazer com que você ache que eles são um escorpião). As ninfas saem do ovo exatamente como Leptomyrmex, ou formigas-aranha, com cabeça vermelha e corpo negro. É aparentemente o suficiente para enganar qualquer ave com uma aversão ao gosto desagradável de formigas.
6 – Ácaros
Ácaros sobrevivem aproveitando o fato de que eles são tão pequenos que você não está mesmo ciente de que eles estão ali. As formigas são muito pequenas em si, mas nem mesmo elas são imunes ao flagelo ácaro. Ácaros Planodiscus juntam-se e imitam formigas da América Central. Sua carapaça é esculpida de tal forma que é quase indistinguível de uma perna de formiga, a parte do corpo onde eles engatam seu passeio parasitário.
Há alguns alguns ácaros do género Habeogula, que podem ser os parasitas menos sutís no planeta. Eles vão roubar o seu caminho até a cabeça de uma formiga, reprimir o pescoço, e alinhar-se para que possam roubar comida, enquanto a formiga tenta comer.
5 – Hemiptera
A ordem Hemiptera de insetos são os “verdadeiros insetos” e incluem 50,000-80,000 espécies. A única coisa que todos têm em comum é um arranjo semelhante de aparelhos bucais sugadores. Poucos assemelham-se fortemente a formigas e vivem na sua vizinhança. O besouro assassino é um deles, e certificam-se de ficar juntos em um grupo, fazendo-os parecer mais com um bando de formigas para dar a predadores uma dose extra de arrepios.
4 – Besouros
Há um número de besouros que se parecem superficialmente com formigas, a fim de desencorajar os predadores, mas alguns realmente se infiltram em seus ninhos.
Muitos besouros Staphylinidae (superfamília) são parasitas que marcham junto com formigas. Eles são capazes de variar a sua cor para corresponder às variações de cor das formigas. Talvez ainda pior do que a aranha headhunting mencionada acima, besouros são assassinos de bebês, usando seu disfarce para devorar larvas de formiga e os ovos. Ainda mais carinhosamente, eles são alegremente canibais.
E depois temos o gênero Adranes de besouros, que estão com preguiça até mesmo de trabalhar em seu disfarce. Imitando o odor de larvas de formigas, os besouros são realmente capazes de enganar seus hospedeiros a alimentá-los enquanto chafurdam em torno da colônia como Marlon Brandos miniatura.
3 – Moscas
Moscas Stilt-Legged (Micropezidae) são assim chamadas por causa de suas longas pernas. Em algumas espécies (do gênero Mimegralla), suas patas dianteiras imitam vespas, um (Anaeropsis) tem olhos horripilantes, e algumas, como as do gênero strongylophthalmyiid, imitam as formigas. Pode não ser perfeito, mas pelo menos quando você é uma mosca você pode voar para outro local quando a Gestapo formiga pedir para ver seus documentos.
2 – Membracídeos
Membracídeos são insetos similares a cigarras e são melhor reconhecidos por um pronoto crescido que geralmente se assemelha a um espinho crescendo através de suas costas. Essas estruturas podem ser bem criativas às vezes, e se parecem menos com um espinho e mais com a obra de um louco. Uma espécie, Cyphonia clavata, evoluiu para se parecer que uma formiga está caminhando em suas costas.
1 – Lesmas
A lesma que ama formigas, Allopeas myrmekophilos, foi descoberta recentemente, e foi descoberta uma habilidade única entre seu tipo. Diferente de muitas criaturas nesta lista, esta lesma realmente não se parece com qualquer formiga. Mas se parece com um ovo. Um exército de ovos, para ser preciso. Ela exala um feromônio que faz com que as formigas a carreguem para o formigueiro. Sua concha a mantem segura de qualquer “espetadinha”.
Após o molusco ser transportado para a colônia, sua aparência com um conjunto de ovos garante passagem segura. Quando chega a hora da colônia se mudar para um local novo, nosso amigo só libera mais uma quantidade de feromônio para ser tranquilamente carregado para o novo destino.