guardiõesdagalaxiaintro2

10 motivos que fizeram Guardiões da Galáxia mudar os filmes da Marvel

Em 2014, James Gunn foi o responsável por dar vida a Guardiões da Galáxia, que com certeza foi um fator chave entre os filmes do Universo Cinematográfico da Marvel (UCM). Até então, convivemos apenas com o Hulk, Homem de Ferro, Capitão América e Thor. O último ainda nos introduziu os Nove Mundos e os Chitauri, principais inimigos do primeiro Vingadores. Mas foi Guardiões da Galáxia que realmente nos mostrou que há muita coisa além do nosso planeta.

Com Guardiões da Galáxia: Vol.2 chegando aos cinemas na próxima quinta-feira (27), não há como não imaginar que conheceremos um pouco mais do universo e seus personagens. Confira abaixo 10 motivos por que o primeiro Guardiões da Galáxia mudou o panorama dos filmes do UCM:

1) Abriu as portas do universo

guardiõesdagalaxiauniverso

Nos filmes do Thor, conhecemos os chamados Nove Mundos, sendo que Jotunheim e Svartalfheim são os mais importantes deles. Mas apesar disso, o UCM nunca explorou outro mundo ou universo. Mas tudo isso mudou com a chegada de Guardiões da Galáxia, e vimos o que está por trás do portal aberto por Loki em Os Vingadores.

James Gunn nos levou a um imenso passeio no espaço, que mostrou todos os seus dramas e perigos para Peter Quill/Senhor das Estrelas e sua equipe. Desde o exército do vilão Ronan até a Tropa Nova e o Colecionador, vimos o quanto que o UCM é enorme.

2) Romance mínimo

guardiõesdagalaxiaromance

Foi um sopro de ar fresco que um filme do UCM não tentou dar muita bola para romance. Homem de Ferro passou do ponto com Tony Stark e Pepper Potts, o Capitão América nunca se esqueceu da agente Carter, Thor se envolveu com Jane Foster, sem falar do relacionamento de Bruce Banner com Betty Ross.

No entanto, Quill até desenvolve sentimentos por Gamora, mas parou por aí (apesar de parecer mais uma falta de iniciativa por parte dele). Houve alguns momentos em que a química dos dois nos fez pensar que James Gunn entraria nesse território, mas ele soube contorná-lo muito bem. Foi bom ver que a equipe se preocupou mais com sua missão do que com romance. Apesar disso, aguardamos ansiosamente o que pode acontecer nessa relação em Vol.2.

3) Comédia de verdade

guardiõesdagalaxiababygroot

Gunn soube fazer um filme com belos visuais, mas também com bastante humor. Chris Pratt interpretou um Senhor das Estrelas quase perfeito, e além de suas piadas, também tínhamos a presença de Rocket e Groot, que nos fizeram rir com suas cenas (principalmente por conta da única frase que Groot sabe dizer), e Drax também teve seus momentos divertidos.

É difícil acreditar que, mesmo com tanta comédia e momentos irônicos para um único filme, tudo funcionou perfeitamente. Guardiões da Galáxia fez isso de maneira tão inteligente que pareceu um filme de comédia, com algumas sequências de ação.

4) Além dos Vingadores

guardiõesdagaláxiavingadores

Até o lançamento de Guardiões, o UCM tinha, até então, um grupo de heróis que se juntaram para lutar contra Thanos. Tudo era muito voltado para os Vingadores, e com todos na Terra, excluindo Thor, parecia ser algo pequeno e sem grande profundidade. Mas Gunn nos mostrou que em qualquer porto ou bar espacial, existem alienígenas ou outros seres que podem ser uma ameaça para a Terra.

O universo parece ser bem diverso, mas também perigoso, como quando os Guardiões são presos e precisam escapar da prisão. Até mesmo Yondu e sua gangue são bem ameaçadores. E nem é preciso citar Ronan e seu enorme exército. A Terra tem seus problemas, mas Guardiões da Galáxia mostrou que ela é apenas um pequeno peixe em um enorme lago.

5) A primeira morte heróica

guardiõesdagalaxiarocket

Alguns dizem que a primeira morte heroica do UCM foi a de Bucky, em Capitão América: O Primeiro Vingador. Mas ele era mais um companheiro de Steve Rogers do que um vingador ou alguém mais fundamental para a história. Já Groot, estabelecido como um dos guardiões, acabou morrendo no final do primeiro filme. Foi um momento desolador que quebrou o coração dos fãs, já que ele era um dos alívios cômicos do longa, ao lado de Rocket.

Quando Rocket chora a morte do amigo, a cena fica ainda mais triste. Realmente pareceu que a equipe perdeu um membro, e James Gunn lidou com maestria este momento. Foi um sacrifício verdadeiro e uma lição de que a equipe ainda precisaria amadurecer para encarar novas ameaças. Pelo menos vimos o nascimento de Baby Groot, o que aliviou bastante o acontecido. Não é possível imaginar a equipe sem ele, e provou que os Guardiões são uma família de coração e alma.

6) Uma verdadeira saga espacial

guardiõesdagalaxiaespaço

Guardiões da Galáxia provou ser uma joia espacial, capaz de fazer frente a franquias lendárias como Star Wars e Star Trek. O filme se baseia em temas como a exploração de lugares desconhecidos, o encontro e interação com novas espécies, duelos contra bandidos e piratas espaciais e, claro, a criação de uma equipe para salvar o universo.

O filme teve bastante ação, suspense e humor, e ainda assim continuou voltado para a família. Além disso, nosso planeta praticamente não aparece, o que foi um sopro de ar fresco em relação aos demais filmes, em especial Thor, que toda hora nos leva a um novo reino e novas experiências.

7) Controle criativo total e liberdade

guardiõesdagalaxiapeterquill

Guardiões da Galáxia nos deu a impressão de que um diretor dos filmes do UCM teve, pela primeira vez, liberdade e total controle criativo para fazer sua visão ganhar vida. Desde os trailers até as escolhas da trilha sonora, tudo realmente pareceu ser um filme de James Gunn. Não houve o drama que acometeu alguns dos outros filmes do estúdio.

Por trás das câmeras e fotos de set, James Gunn e Chris Pratt pareciam liderar o projeto com um enorme senso de alegria, que com certeza contagiou toda a equipe de produção. Gunn foi tão primoroso em seu trabalho que o primeiro Guardiões se tornou um filme único das fases um e dois do UCM. Os irmãos Russo até fizeram um bom trabalho em Capitão América: O Soldado Invernal, mas a obra de Gunn pareceu algo novo, colaborativo e fresco. Não é a toa que ele permanece para Vol. 2 e também dirigirá o terceiro título.

3) As origens das Joias do Infinito

guardiõesdagalaxiajoiasdoinfinito

Antes do primeiro Guardiões, tudo que sabíamos sobre as Joias do Infinito é que Thanos deseja controlá-las para poder dominar a galáxia. Mas o Colecionador nos explicou mais a fundo a história delas, e descobrimos que as Joias foram parte da criação do universo, e que se transformaram em armas com a capacidade de eliminar civilizações.

Gunn nos explicou isso de forma brilhante, e nos fez imaginar o perigo que pode surgir se Thanos conseguir todas as Joias do Infinito. As imensas perdas da Tropa Nova na batalha contra o exército de Ronan são um exemplo de como as circunstâncias para protegê-las podem ser terríveis.

2) Uma revolução musical

guardiõesdagalaxiamusica

Guardiões da Galáxia nos mostrou como a trilha sonora é importante para um filme. Desde o marketing até o próprio longa, Gunn sabia o que estava fazendo. A fita cassete de Peter Quill é uma prova disso. Músicas como “I Want You Back”, do Jackson 5, “Hooked On A Feeling”, do Blue Swede e “Moonage Daydream” de David Bowie ajudaram a criar uma atmosfera de humor, intriga e admiração.

Essa é apenas a ponta do iceberg, já que Gunn utilizou artistas como Marvin Gaye e Rupert Holmes para trazer mais sensações de romance, comédia e ação. A trilha sonora foi bem diversa, um reflexo de o filme utilizar tantas emoções, o que pedia as músicas certas para refletir tantos sentimentos. Com certeza foi uma influência para a série do Luke Cage e para a própria sequência.

1) A estética visual

guardiõesdagaláxiavisuais

Se há algo que também diferencia Guardiões da Galáxia dos demais filmes do UCM é sua estética visual. O estúdio Marvel nunca fez algo semelhante como o que a Warner Bros. faz com os filmes da DC, mas Gunn foi a outro nível, por utilizar uma infinidade de cores, que fez Guardiões parecer que estava dentro de um caleidoscópio. As profundezas do espaço pareciam lugares vibrantes, memoráveis e atrativos, bem como os próprios alienígenas do longa, como Gamora, Thanos e Nebulosa.

Guardiões da Galáxia foi, no geral, um filme visualmente atrativo, o que contribuiu para que se tornasse um título que, além de toda a ação, também foi divertido e implacável.

Fonte: CBR

Deixe seu voto

7 points
Up Down

Votos totais: 9

Up: 8

Porcentagem de upvotos: 88.888889%

Down: 1

Downvotes percentage: 11.111111%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

deadpool2-cablecapa
Será que Josh Brolin interpretará Cable e Conflyto em Deadpool 2?
vingadoreshiroyukisanadacapa
Vingadores: Guerra Infinita: qual será o papel do ator Hiroyuki Sanada?
teoriasfilmescapa
9 filmes que fazem sentido com a ajuda de teorias criadas pelos fãs
walkingdeadmortescapa
The Walking Dead: personagens que podem morrer na oitava temporada
fullmetal alchemist
Diretor do anime critica elenco do filme live-action de Fullmetal Alchemist
deadpool2-cablecapa
Será que Josh Brolin interpretará Cable e Conflyto em Deadpool 2?
dragon ball
Você conhece o final alternativo de Dragon Ball Z?
Thor Ragnarok Loki é o responsável pela chegada de Hela
Thor Ragnarok: Loki é o responsável pela chegada de Hela
Marvel está trazendo Jean Grey de volta após 12 anos
Marvel está trazendo Jean Grey de volta após 12 anos
walkingdeadmortescapa
The Walking Dead: personagens que podem morrer na oitava temporada
superman imigrantes
Superman defende imigrantes de supremacista branco em nova HQ
capitãoaméricaredençãocapa
A Marvel conseguirá redimir o Capitão América após os eventos de Secret Empire?
fullmetal alchemist
Diretor do anime critica elenco do filme live-action de Fullmetal Alchemist
dragon ball
Você conhece o final alternativo de Dragon Ball Z?
Boruto filho de Kisame deve aparecer no anime
Boruto: filho de Kisame deve aparecer no anime em breve
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
É de graça Overwatch ficará livre entre os dias 22 e 25 de setembro
É de graça! Overwatch ficará livre entre os dias 22 e 25 de setembro
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Projeto Sonic 2 HD ganha novo trailer incrível
Projeto Sonic 2 HD ganha novo trailer de gameplay incrível
mario sem camisa super mario odyssey fb
Mario surge sem camisa em imagem de Super Mario Odyssey