00

10 Teorias Loucas Sobre a Morte

 

Desculpe se esta notícia arruinar o seu dia, mas… você vai morrer.

Uma das diferenças entre os seres humanos e outros animais é que desde tenra idade sabemos que vamos morrer.

Ao longo da história surgiram muitas teorias diferentes a partir de uma grande variedade de pessoas, incluindo cientistas, líderes religiosos e todos os outros. Muitas dessas teorias envolvem algum tipo de vida após a morte. Histórias sobre o paraíso ou alguma existência após esta, a fim de confortar as pessoas, porque a morte é terrível pra maioria de nós. Esses temores derivam principalmente do medo do desconhecido. As pessoas querem saber o que está no grande abismo que vai consumir a todos nós.

Você pode culpá-las?

Com os avanços da computação e da física, tem havido algumas novas teorias alucinantes sobre o que a realidade e a consciência realmente são. Os filósofos andaram sugerindo novas ideias sobre o que vai acontecer quando entrarmos pro grande sono… Se a vida realmente existe e se você estava realmente vivo, em primeiro lugar.

Aqui estão 10 teorias que podem resolver ou exacerbar esses temores sobre o desconhecido.

1. Você vai ser Excretado

01

Uma teoria que já existe há décadas é que o Universo é realmente apenas um cérebro gigante. Poderia ser apenas um cérebro num ser, ou o Universo poderia ser um cérebro numa incubadora, cercado por outros cérebros. Isso tornaria o nosso sistema solar semelhante a uma célula, tornando-nos um pontinho insignificante pro cérebro. Tudo na história humana não é nada mais do que um pontinho microscópico no grande esquema das coisas.

De que importa o que a morte significa nessa escala? Bem, uma vez que é uma parte integrante da nossa vida, é importante pros seres humanos entenderem.

O que acontece se somos apenas parte de um cérebro? Bem, a mesma coisa que acontece com as células mortas, seremos excretados através dos resíduos que criamos. Então, quando você morrer, sua consciência iria embora junto e depois seria empurrada pra fora do Universo, pra onde quer que o Universo jogue seus resíduos. Onde ou o que é isso? Bem, isso seria apenas demasiadamente incompreensível – e possivelmente muito deprimente – pra contemplar.

2. Você Volta para a Consciência Cósmica

02

Afinal, o que é a vida? Sabemos que estamos vivos e que todo o processo através de nossa mente usa cerca de 20 watts de potência, o que não seria nem o suficiente pra alimentar lâmpadas leves. No entanto, tudo o que experimentamos através de todos os sentidos é calculado lá. É uma façanha notável na biologia. Mas de onde é que a consciência vem e pra onde vai depois da morte?

Sir Roger Penrose e Stuart Hameroff teorizaram a Redução Objetiva Orquestrada. Eles acreditam que a consciência vem de atividades quânticas em escala mais fina a partir de dentro das células cerebrais. Isto significa que alguma atividade no interior das células profundas em nosso cérebro criam a nossa consciência e essas atividades decorrem no que eles chamam de “Consciência do Universo.”

Como resultado, tudo no Universo inteiro está conectado através dessa consciência. Então, quando você morrer, sua consciência apenas retorna à fibra cósmica. É como se a consciência do Universo fosse o oceano e sua vida fosse uma onda. Você está na Terra por um curto período de tempo, mas eventualmente voltará pra trás na água. Então, quando você morrer, sua mente só entra de volta à Consciência do Universo, onde ela poderá permanecer indefinidamente ou poderá ser lançada novamente.

3. A Humanidade Foi Apenas Uma Etapa

03

O conceito da reencarnação diz que, depois de morrer, a alma passa pra outro corpo. É uma das principais crenças em religiões indianas e orientais, tornando-se uma teoria bem conhecida.

Mas quando essas teorias foram inicialmente apresentadas, os seres humanos não tinham ideia do quão complexo e misterioso o Universo realmente é. E se a sua consciência deixar o seu corpo e se mover em outro lugar no Universo? E se for longe e você se tornar algo muito mais cósmico?

Se você levar em consideração a Redução Objetiva Orquestrada, a sua consciência poderia estar lá fora em algum lugar e ser usada novamente pra qualquer coisa. Sua próxima vida poderia ser, literalmente, qualquer coisa em todo o Universo. Você poderia ser reencarnado como um outro ser humano, um alienígena com tentáculos, ou um oceano consciente que cobre todo um planeta ou mesmo algo que a mente humana não pode compreender ou entender. O que você poderia se tornar após a morte seria ilimitado.

4. O Universo Acaba

04

Você pode provar que o mundo e o Universo existem? O argumento é simples, você pode apenas apontar-se pras coisas que existem, provando assim sua existência. No entanto, na filosofia da Solaqlism, nada fora de sua mente existe. Tudo o que você vê, ouve e experimenta é real pra você, mas você não pode provar a existência de outras pessoas.

Um argumento contra essa teoria é que o mundo é muito grande e complexo pra apenas a existir na nossa própria cabeça. No entanto, pode não ser tão complexo quanto você pensa. Vamos usar o jogo Grand Theft Auto como um exemplo de como isso seria viável. Quando você está num local específico no jogo, está tudo lá e visível. No entanto, quando você não está em um local, aquela parte do mundo desaparece. Ela só aparece quando é necessária, fazendo o seu próprio Universo menos complexo.

Independentemente de como o Universo foi criado, a questão de saber o que acontece quando você, a única pessoa, no Universo morre? Bem, infelizmente, o Universo chega ao fim. Todos que você conhece e ama deixarão de existir. Tudo o que você trabalhou e alcançou desaparecerá no instante em que você morrer. Pelo lado positivo, você será o mestre do Universo, enquanto estiver vivo.

5. A Vida Recomeça

05

Já teve a sensação de déjà vu? Bem, e se toda a sua vida for um déjà vu? A vida poderia ser apenas uma certa quantidade de tempo repetindo uma e outra vez. Agora, há duas maneiras diferentes disso funcionar.

A primeira é que a sua vida é um filme que está se repetindo. Uma vez que acaba, ela simplesmente recomeça. Um déjà vu é como um DVD com um arranhão.

A segunda teoria é mais esperançosa: a vida poderia repetir, mas teríamos mais controle sobre ela. A sua vida começa de novo quando você morrer e você não está ciente de que está repetindo o tempo. Desta vez, você tem diferentes oportunidades e talvez você não vá cometer os mesmos erros que fez da última vez e tente viver uma vida diferente.

6. O Sonhador Desperta

06

Embora possa soar como algo saído de um seriado dos anos 80, é bem possível que a vida seja apenas um sonho.

Sua vida poderia ser um sonho e seu corpo “real” está num estado de animação suspensa. Isso pode acontecer por uma série de razões diferentes – você está numa viagem no espaço intergaláctico ou escolheu ser suspenso pra acordar no futuro. A sequência de sonhos é apenas algo pra manter sua mente ativa e evitar a deterioração. Então surge a pergunta: por que alguém iria querer escolher uma existência mundana pra viver? Talvez o seu sonho/vida seja chata e mundana pra não chocá-lo ao acordar, mas é interessante o suficiente pra manter sua mente ativa enquanto você está dormindo. Portanto, quando você “morrer” ou quando esta realidade chegar ao fim, a consciência real assumirá. O que acontece quando a consciência morre? Bem, isso é impossível adivinhar porque seu corpo pode não ser humano..

Um exemplo diferente de como isso poderia funcionar é que a sua consciência poderia ser apenas os sonhos de um ser superior. Por exemplo, nossos sonhos se parecem com nossas vidas, mas há um monte de coisas aleatórias jogadas neles. Nós fazemos parte de um ser superior, capaz de criar toda a nossa realidade apenas ao sonhar. O fim da nossa vida é quando ele acorda. Na próxima vez que ele inventar toda uma nova consciência, nós viveremos uma vida diferente.

Você acha a sua consciência e a do mundo todo complexas demais pra ser apenas um sonho? O famoso físico Neil deGrasse Tyson fez uma revelação excelente – e aterrorizante – numa conversa gravada. Ele ressaltou que o nosso DNA é 2% diferente do que o dos chimpanzés e veja como somos diferentes deles. E se um ser for 10% ou 20%, diferente de nós, da mesma forma que somos diferentes dos chimpanzés? Então, talvez com esse tipo de poder, ele possa criar nossa realidade apenas através de seus sonhos.

7. Você será Reprogramado

07

A vida é apenas uma simulação de computador. Isso pode funcionar de duas maneiras diferentes. Uma maneira é que a sua consciência está programada e a vida é como um jogo de tiro em primeira pessoa. A outra maneira é que poderia ser uma simulação histórica, criando tudo no mundo, incluindo as nossas consciências individuais. Pense nisso como Civilization ou The Sims, mas incrivelmente realista e nós somos apenas personagens do jogo.

Se a simulação é apenas da sua consciência, quando você morrer, a simulação chega ao fim e quem está executando-a continua com tudo o que estiver fazendo. Depois de morrer, você poderia começar uma nova simulação, ou iria reviver a sua vida ou pode ser colocado num tempo e lugar completamente diferentes. Tudo depende do que a pessoa que executa o simulador quer.

Se for um simulador histórico, algumas coisas podem acontecer. A primeira é que os dados que compõe quem você é podem ser escritos de volta na matriz e você pode ser reencarnado como uma forma de economizar e utilizar os dados e memória de forma eficaz. Ou por qualquer motivo, sua vida poderia ser reiniciada novamente em outro ponto no simulador histórico.

Um aspecto interessante sobre a morte numa simulação é que qualquer coisa pode acontecer. A simulação já tem o código que você criou pra que ela possa fazer o que quiser com você. Você pode ser reprogramado pra ir a qualquer lugar e fazer qualquer coisa depois que você morrer. Tudo que tem que fazer é introduzir os seus dados no meio ambiente.

O segundo aspecto – um pouco mais terrível – é que a simulação pode iniciar e parar a qualquer momento. A simulação poderia ter sido iniciada na última vez que você fechou seus olhos. Todas as suas memórias foram apenas escritas e você acha que elas são reais. Também poderia parar na próxima vez que você piscar os olhos, o que significa que você nunca vai morrer. Você só vai cair no limbo do ciberespaço até reiniciar a simulação. Se optarem por reiniciar a simulação.

8. A Morte é uma Ilusão

08

Os seres humanos têm uma perspectiva única quando se trata de lidar com o tempo. Ao contrário de outros seres na Terra – e talvez fora da Terra -, estamos cientes do tempo e como ele passa, segundo a segundo, dia a dia. É um processo linear que só se move pra frente.

No entanto, isso é apenas o modo como percebemos o tempo. O tempo é uma criação humana e, pro resto do Universo, pode não funcionar dessa maneira. Em vez disso, tudo o que já aconteceu e vai acontecer existe em algum lugar, nós apenas não pode vê-los. Pense na realidade como uma tira de filme e na consciência como a luz que faz a imagem aparecer na tela. Quando um quadro não está na frente da luz, isso não significa que o quadro não exista, nós apenas não podemos vê-lo. Tempo e realidade funcionam da mesma maneira, só porque não podemos ver o passado ou o futuro, não significa que eles não existam.

O que isso significa pra morte? Bem, isso é uma ilusão, porque você nunca realmente morre. Você sempre existe nesses quadros, nós só não temos consciência disso por causa da maneira como percebemos o tempo.

Uma teoria científica que suporta que a morte seja uma ilusão é o biocentrismo. O biocentrismo é a teoria de que o mundo é criado mais na nossa cabeça do que realmente existe. Nosso cérebro usa 20 watts de energia, mas ainda dissipa muita informação e cria o que nós pensamos que é a realidade. O tempo é apenas uma ferramenta que usamos pra processar toda essa informação, mas não existe realmente. Voltando à analogia da película de filme, a realidade é uma pilha de quadros individuais de micro-segundos e, a fim de compreendê-los, nossa mente reune tudo e visualiza individualmente.

Portanto, nós nunca realmente morremos, porque nós sempre existimos em algum quadro do lado de fora da nossa consciência.

9. Você já está Morto

09

De acordo com esta teoria, sua vida já acabou. Terrivelmente triste, não é?

Uma maneira como isso funciona é o oposto da morte ser uma ilusão, porque você está vivo e morto, apenas em quadros diferentes.

Outra possível teoria sobre você já estar morto é que, por alguma razão, sua vida precisa ser revista. Isso poderia ser feito por algumas razões diferentes, por exemplo, a sua vida pode ter sido reconstruída num simulador, porque as pessoas do futuro estão olhando pra resolver um problema e precisam de alguma informação histórica. Ou você é parte de uma simulação maior do passado, a fim de resolver um mistério ou apenas pra diversão. A vida poderia ser apenas uma recriação do passado e você poderia ter sido morto há séculos ou mesmo milênios.

Uma maneira diferente de olhar pra isto é voltar pra ideia de biocentrismo. É possível que nós não computemos totalmente a vida até o momento da morte. A morte inicia o processo que nos faz experimentar a nossa vida. É como escrever instruções num computador e apertar a tecla “enter”. Nós já podemos ter recolhido informações sobre a vida, mas não experimentamos tudo, até que o processo de morte acontece. Este processo pode parecer uma vida pra nós, mas isso poderia acontecer num único milésimo de segundo.

10. Tudo é Possível

10

Uma coisa sobre a morte é que nós realmente não sabemos ao certo o que acontece. Na teoria do Multiverso, há a ideia de que existe uma quantidade infinita de realidades e nas infinitas realidades, tudo pode acontecer. Portanto, existe um Universo onde estamos reencarnados, outro onde vamos pro céu, outro onde nos levantamos como zumbis e assim por diante.

Embora possa não ser a resposta mais satisfatória, é a mais provável. A coisa louca é: não tem que existir apenas um processo de morte específico e vida após a morte pra todos. Pode ser completamente diferente pra cada indivíduo. Pra simplificar, vamos dizer que um indivíduo acredita que o céu existe, quando o corpo morre, a consciência entra no que ele acredita que é o céu. Ou sua mente pensa que entra, seja por ser seus últimos momentos de consciência ou por sua alma realmente ir literalmente pros portões de pérolas. Devido à quantidade infinita de possibilidades na teoria do Multiverso, tudo pode acontecer.

E nós provavelmente não saberemos até que o nosso momento chegue.

Gostou deste artigo? O que você acha que acontece quando nós entramos no sonho eterno? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.

Deixe seu voto

2 points
Up Down

Votos totais: 10

Up: 6

Porcentagem de upvotos: 60.000000%

Down: 4

Downvotes percentage: 40.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

vingadoreshiroyukisanadacapa
Vingadores: Guerra Infinita: qual será o papel do ator Hiroyuki Sanada?
teoriasfilmescapa
9 filmes que fazem sentido com a ajuda de teorias criadas pelos fãs
walkingdeadmortescapa
The Walking Dead: personagens que podem morrer na oitava temporada
brolycapa
Dragon Ball: 15 fatos sobre Broly, o Lendário Super Saiyajin
Thor Ragnarok Loki é o responsável pela chegada de Hela
Thor Ragnarok: Loki é o responsável pela chegada de Hela
jackie hoffman
Atriz é filmada gritando insultos após derrota no Emmy 2017; veja vídeo
vingadoreshiroyukisanadacapa
Vingadores: Guerra Infinita: qual será o papel do ator Hiroyuki Sanada?
itacoisa1
Ator de Pennywise fala de cena ‘perturbadora’ cortada de It – A Coisa
Marvel está trazendo Jean Grey de volta após 12 anos
Marvel está trazendo Jean Grey de volta após 12 anos
walkingdeadmortescapa
The Walking Dead: personagens que podem morrer na oitava temporada
superman imigrantes
Superman defende imigrantes de supremacista branco em nova HQ
capitãoaméricaredençãocapa
A Marvel conseguirá redimir o Capitão América após os eventos de Secret Empire?
Boruto filho de Kisame deve aparecer no anime
Boruto: filho de Kisame deve aparecer no anime em breve!
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Pokémon o filme Eu escolho você chega aos cinemas brasileiros
Pokémon, o filme: Eu escolho você chega aos cinemas brasileiros
Cavaleiros do Zodíaco srie ganha filme criado por fs brasileiros
Cavaleiros do Zodíaco: série ganha filme criado por fãs brasileiros
É de graça Overwatch ficará livre entre os dias 22 e 25 de setembro
É de graça! Overwatch ficará livre entre os dias 22 e 25 de setembro!
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Projeto Sonic 2 HD ganha novo trailer incrível
Projeto Sonic 2 HD ganha novo trailer de gameplay incrível
mario sem camisa super mario odyssey fb
Mario surge sem camisa em imagem de Super Mario Odyssey