shazam

Watchmen, Liga da Justiça e mais: 15 easter eggs e referências de Shazam!

Shazam! já está em cartaz nos cinemas desde a última semana e a aventura solo e de origens de Billy Batson foi bem recebida pelo público e crítica até o momento. E por ser um filme adaptado dos quadrinhos, ele está recheado de referências e easter eggs que estão ligados às histórias do herói nas páginas de suas HQs, bem como ao universo DC.

Com isso em mente, confira abaixo 15 easter eggs e referências de destaque em Shazam!

15) O famoso sorriso de Watchmen

No início de Shazam!, enquanto Billy Batson conversa com uma assistente social sobre a sua situação, é possível ver uma caneca, uma bola e vário bottons que tem um rosto sorrindo.

Sim, quem é um bom conhecedor do universo da DC deve ter logo notado que se tratava da famosa cara sorridente de Watchmen, que também pertence à editora. O próprio David F. Sandberg, diretor do filme que haveria um easter egg da equipe no filme, e não foi  tão difícil assim identificá-lo.

14) Os souvenirs de Freddy Freeman

Ainda no início de Shazam!, Freddy Freeman fez questão de exibir a Billy sua coleção de itens dos integrantes da Liga da Justiça para mostrar como era um grande fã de super-heróis. Basta se lembrar do batarangue do Batman e da bala que ricocheteou no Superman que Billy perdeu mais tarde.

Mas também vale notar os impactos dos demais filmes do universo da DC entre os itens de Freddy. Um bom exemplo é a revista Time, que aborda as consequências da invasão do General Zod em O Homem de Aço.

13) John Glover já foi pai de outro vilão da DC

John Glover foi o responsável por interpretar o desprezível pai do vilão Thaddeus Silvana, que sempre pareceu menosprezar o próprio filho. Mas quem acompanha o universo DC há anos sabe que essa não foi a primeira vez que ele interpretou o pai de um vilão da editora.

Glover já deu vida a Lionel Luthor, o pai de Lex Luthor na série Smallville, em que ele também era dono de uma enorme corporação e tinha uma relação complicada com o filho, que também era careca e quis se vingar dele.

12) A escola Fawcett

Para quem não sabe, o Shazam! foi criado originalmente pela editora Fawcett Comics, e décadas mais tarde, teve seus direitos adquiridos pela DC. O filme é baseado na adaptação dos Novos 52, e diferente do que foi abordado anteriormente, a família do herói não mora em Fawcett City, o que era uma clara referência à editora original, mas sim na Filadélfia.

Veja também:  Por que Shazam! é a história de um super-herói que é gente como a gente

No entanto, o filme ainda quis prestar uma homenagem para a criadora do herói. Assim, decidiram nomear a escola em que Billy e seus irmãos estudam de Fawcett Central.

11) Prédio da Ace Chemicals

Shazam! não se limitou a fazer referências ao Batman apenas com seu batarangue ou o enorme boneco do herói que apareceu em um momento: há também uma referência à origem do Coringa, seu inimigo mais famoso e temido.

Billy e Freddy testaram os poderes do adolescente em o que parece ser uma instalação da Ace Chemicals, empresa muito famosa nos quadrinhos da DC e que foi a responsável pelo Coringa ficar com a pele branca e os cabelos verdes. Ainda é possível ver a logo da companhia nos prédios da Filadélfia por um breve momento.

10) Menção à Capitã Marvel

O filme não optou por fazer brincadeira com relação ao nome original do Shazam!, que era Capitão Marvel, talvez como forma de não provocar a Marvel. No entanto, o filme ainda fez uma pequena menção à agora heroína que carrega esse nome.

Um dos nomes que Freddy usou para chamar o irmão foi algo que pode ser traduzido como “Capitão Dedos de Faísca”. É um clara referência a Carol Danvers, já que em um dos seus quadrinhos, ela recebeu um apelido que pode ser traduzido como “Princesa Punhos de Faísca.”

9) A Batcaverna de O Cavaleiro das Trevas

Eis mais uma referência ao Batman. No entanto, o que surpreende neste caso é que ela não cita a versão agora aposentada de Ben Affleck, mas sim a que foi vista na trilogia o Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan.

Quando Billy e Freddy estão pensando em arrumar um esconderijo, o herói diz que gostaria de uma base próxima da água, que poderia ser acessada a partir de uma cachoeira. É claramente uma menção à Batcaverna dos filmes do renomado diretor.

8) O nome do pai de Billy

A razão de Billy ter sido abandonado pelos pais sempre mudou com o passar dos anos, e a que foi abordada no filme é inédita. Mas apesar dessa parte da história de Shazam! ser triste e trágica, o nome do pai do herói chama a atenção por um detalhe.

Veja também:  Shazam! conta com participação surpresa - o que ela significa?

Conforme revelado por Eugene Choi, o pai de Billy se chama C.C. Batson. É uma clara menção à C.C. Beck, um dos criadores do então Capitão Marvel.

7) Participação do diretor

David F. Sandberg não se limitou apenas a dirigir Shazam!, mas ele também fez pequenas participações especiais no filme. Uma delas, por exemplo, é a cena em que os homens com cabeça de crocodilo aparecem em uma porta aberta por Eugene Choi na Rocha da Eternidade.

Sandberg também interpretou o namorado de Marilyn, mãe de Billy, que gritou com ela durante a conversa com o protagonista, além de ter emprestado sua voz para o Senhor Cérebro em uma das cenas pós-créditos.

6) Os homens crocodilo

Falando na cena daqueles homens com cabeça de crocodilo, ela não foi colocada no filme de forma aleatória: se trata de mais uma menção aos quadrinhos do então Capitão Marvel.

Eles se tratavam, originalmente, de alienígenas com cabeças de crocodilo que deram um pouco de trabalho para Billy Batson, como você deve ter notado na imagem acima.

5) A aparição da Família Shazam!

Um dos momentos mais legais de Shazam! foi quando Billy emprestou seus poderes para seus irmãos adotivos, que também se tornaram adultos superpoderosos igual a ele e o ajudaram a parar o Doutor Silvana e os Sete Pecados.

Além da fidelidade dos trajes com relação aos quadrinhos, o filme tomou cuidado até com a “especialização” de poderes que foi abordada nas HQ: Pedro é o mais forte de todos, Darla é a mais rápida, Eugene é quem manipula eletricidade melhor e Freddy é o único que consegue voar. Faltou apenas Mary.

4) Não, o nome não é Billy

Ainda falando da Família Shazam!, o momento em que todos se transformaram é hilário, já que todos gritam “Billy!” ao invés de Shazam! em um primeiro momento. E essa é outra referência que veio dos quadrinhos.

Nas HQs, foi Freddy quem se transformou primeiro. Ele ganhou seus poderes de forma indireta do irmão e precisava gritar “Capitão Marvel!” para conseguir se transformar.

3) Atores que quase foram integrantes da Liga da Justiça

Adam Brody foi quem interpretou a versão poderosa de Freddy Freeman. Mas você sabia que ele quase apareceu em outro filme da DC? E que ele não foi o único a passar por essa situação?

Veja também:  Coluna do Peter: Shazam! peca na ação, mas é um bom filme de origem

George Miller estava escalado para dirigir o filme Justice League Mortal, que chegou a entrar em produção antes do cancelamento. E Brody chegou a ser escolhido para dar vida ao Flash. Já DJ Cotrona, a versão poderosa de Pedro, foi escalado para ser o Superman. Com certeza, essa foi uma forma de compensar os atores, não é mesmo?

2) O tema original do Superman

Sim, quem aí não gostou da aparição surpresa do Superman em Shazam!, não é mesmo? Sim, o rosto dele não apareceu, mas deu pra notar algo: o traje do herói está diferente desde Liga da Justiça.

Além disso, fãs de longa data do herói podem ter notado que no momento em que ele apareceu, a música usada nos filmes originais do personagem, estrelados por Christopher Reeve, foi tocada rapidamente.

1) A cena pós-créditos do Senhor Cérebro

Por fim, a cena pós-créditos em que o Senhor Cérebro falava com o Doutor Silvana também foi fielmente adaptada dos quadrinhos.

Além deste momento também ter ocorrido nas HQs, apesar de forma bem diferente, vale notar que o filme não deixou de adaptar nem mesmo a caixa de som que o vilão precisa usar para se comunicar.

Fonte: Screen Rant

Ei Nerd, não deixe de conferir:


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

vingadores
Diretores de Vingadores: Ultimato dizem que teorias quase acertaram
Game of Thrones: Kit Harington se ‘engasga’ em cena de beijo com Emilia Clarke
10 momentos importantes para lembrar antes de Vingadores: Ultimato
Estudantes criam algoritmo para prever mortes em Game of Thrones
John Constantine já roubou os poderes do Shazam! nas HQs
CCXP: ingressos para a Comic Con 2019 estão à venda; veja os valores
Carnificina aparece com novo visual nos quadrinhos; veja
Capitão Marvel? Shazam! já causou disputas judiciais entre DC e Marvel
One Punch Man: Saitama e Genos têm nomes oficiais de herói revelados
Mangá de My Hero Academia coloca os vilões em uma grande guerra
Novo episódio de One Punch Man tem cena pós-créditos; entenda
Mangá de Boruto: Naruto Next Generations terá luta importante
Shao Kahn é apresentado em novo trailer de Mortal Kombat 11; assista
Assassin’s Creed: Unity ajudará a reconstruir Catedral de Notre-Dame
8K, SSD e mais: Sony revela vários detalhes sobre o PlayStation 5
Mortal Kombat 11 ganha trailer revelando habilidades de Kitana; assista
10 momentos importantes para lembrar antes de Vingadores: Ultimato
Game of Thrones: 10 perguntas que o 1° episódio da 8ª temporada deixou
Professor Hulk: conheça a origem e os principais poderes dele
Game of Thrones: entenda a montaria de Jon Snow em um dragão
whatsapp
Nova atualização do WhatsApp poderá bloquear capturas de tela nas conversas
whatsapp
Na Índia, WhatsApp lança ferramenta de checagem de notícias dentro do app
Facebook lança aba específica para jogos do Facebook Gaming
Celulares da Xiaomi chegam ao Brasil por até R$ 3 mil