episodiosbanidoscapa

15 episódios de séries famosas que foram banidos

Em um mundo recheado de opiniões políticas e pessoais que variam muito (o que jamais irá mudar), não chega a ser uma surpresa saber que diversas séries televisivas, sejam elas animadas ou reais, já tiveram episódios banidos por abordar temas controversos e polêmicos. Em alguns casos, esses capítulos foram exibidos apenas uma única vez, enquanto que em outros, sequer chegaram a ser transmitidos.

Confira abaixo 15 episódios de séries famosas que foram banidos:

15) Seinfeld: “George Starts a Discussion on Race”

episodiosbanidos1

A icônica sitcom, exibida nos EUA de 1989 a 1999, abordou qualquer tipo de assunto durante suas nove temporadas. Mas se há algo que nunca foi mencionado foram raças. Mas houve uma tentativa: em um episódio, George Costanza tentou iniciar uma conversa com esse tema.

Infelizmente, o início do capítulo foi marcado pelo comentário de George de que ele nunca viu um homem negro pedir uma salada. Levando em conta o teor racista e o fato de que todo o elenco da série era composto por brancos, a emissora NBC rejeitou o episódio por completo.

14) Vila Sésamo: “Snuffy’s Parents Get a Divorce”

episodiosbanidos2

O seriado Vila Sésamo abordou diversos temas e tópicos nos seus quase 50 anos de existência no EUA, como a morte do Senhor Hooper em 1983 e a introdução de uma marionete que era HIV positivo na edição sul-africana do show. Em 1992, a série tentou introduzir o assunto divórcio, de uma forma que seria gentil o suficiente para as crianças compreenderem.

Só que em sua exibição teste para um pequeno grupo de crianças, ficou imediatamente aparente que elas ainda não estavam prontas para lidar com esse tema. Aquelas que assistiram o episódio ficaram angustiadas e confusas. Algumas até pensaram que uma simples discussão dos pais era a garantia de que o divórcio estava perto.

Apesar de nunca ter sido exibido, um pequeno curta digital explicando o que era o assunto foi liberado em 2012.

13) Ren & Stimpy: “Man’s Best Friend”

episodiosbanidos3

Ren & Stimpy foi um desenho que ficou marcado por conta de seu humor grosseiro, que era comum nas séries animadas da Nickelodeon na década de 90. Suas piadas envolviam referências a fluidos corporais e os acessos de fúria de Ren. Só que um episódio, chamado de “Man’s Best Friend” (O melhor amigo do homem, em tradução literal), acabou passando um pouco dos limites.

Nesse episódio, Ren e Stimpy vão para uma nova casa por conta do personagem George Liquor, que abusa dos dois para transformá-los nos animais perfeitos para um show de exibição. Ren, que já possui um pavio curto, logo surta e utiliza um remo para espancar seu novo dono, quase causando sua morte.

Nem seria preciso dizer que a Nickelodeon não considerou esse conteúdo nem um pouco aceitável para o público mais jovem, e ele logo foi banido.

12) O Mundo é dos Jovens: 3 episódios banidos

episodiosbanidos4

Em suas sete temporadas, a série O Mundo é dos Jovens abordou temas como abusos domésticos, cultos e bullying. Mas quando foi exibido novamente pelo Disney Channel dos EUA, três episódio foram banidos.

Parece um pouco estranho banir apenas esses episódios, principalmente por conta da trágica história do personagem Shawn Hunter, mas até que a Disney tinha um argumento bom. Dois episódios continham discussões sobre sexo entre adolescentes. E o outro retratava os personagens Cory e Shawn experimentando álcool, com resultados naturalmente desastrosos.

11) Uma Família da Pesada: “Partial Terms of Endearment”

episodiosbanidos5

Não são todos que gostam do estilo de humor da série Uma Família da Pesada. Mas no caso de um episódio da oitava temporada, a Fox considerou melhor que ninguém o assistisse, pois ele abordava o tema do aborto. Nele, Peter e Lois representam os lados opostos da opinião sobre o assunto, após uma tragédia fazer Lois engravidar como mãe de aluguel para um casal que morreu de forma inesperada.

Apesar de toda a controvérsia, o criador da série, Seth MacFarlane manteve seu posicionamento e, basicamente, disse que é um assunto abordado na mídia como qualquer outro e que não havia nada de diferente com ele para ter recebido tal tratamento.

O episódio jamais foi exibido nos EUA, mas foi transmitido em outros países, como o Reino Unido, e está disponível em DVD e downloads.

10) Lei e Ordem: Crimes Premeditados: “The Glory That Was…”

episodiosbanidos6

A franquia Lei e Ordem (Law and Order) é conhecida por pegar histórias que viraram notícias no mundo real e transformá-las rapidamente em episódios. Só que um da oitava temporada foi exibido uma única vez e nunca mais ficou disponível para o público.

“The Glory That Was” detalha o assassinato de um diplomata belga que fazia parte do comitê que escolheria a cidade sede das Olímpiadas de 2016. No final, descobrimos que o crime foi cometido por um empresário corrupto que queria assegurar seu futuro financeiro ao fraudar a eleição em favor do Rio de Janeiro. O tema foi interpretado como uma visão anti-brasileira, e por isso foi banido.

E todos sabemos que na vida real, a Cidade Maravilhosa sediu a Olímpiada de 2016. Aqui, nós demos a risada por último.

9) A Vida Moderna de Rocko: “Leap Frogs”

episodiosbanidos7

Conforme dito no item de Ren & Stimpy, as séries da Nickelodeon nos anos 90 eram mais ofensivas do que as pessoas imaginavam. É também o caso de A Vida Moderna de Rocko, em especial o episódio “Leap Frogs”. Em um roteiro semelhante ao do filme A Primeira Noite de Um Homem, a personagem Bev Cabeção tentava seduzir Rocko.

Talvez tenha sido uma das coisas mais estranhas que a série já tentou abordar. Em um momento, Bev Cabeção convida Rocko para assitir um vídeo sobre o acasalamento de sapos. Por conta disso, a Nickelodeon considerou seu conteúdo impróprio para crianças e ele jamais foi exibido novamente.

8) Pokémon: “A Caverna de Gelo”

episodiosbanidos8

Confronto de culturas costuma ser uma boa fonte de controvérsias políticas, e parece que o mesmo ocorre em séries animadas. No episódio “A Caverna de Gelo”, de Pokémon, a monstrinha Jynx é introduzida, e ela é conhecida por sua pele escura e enormes lábios. Ele foi exibido normalmente na Ásia, mas quando veio para o ocidente, reacendeu uma referência cultural bem polêmica: o blackface, ou face negra.

Por conta de toda a polêmica, com o passar do tempo, o design de Jynx modificou aos poucos, e agora sua pele é roxa. De qualquer forma, o capítulo está banido desse lado do mundo até hoje.

7) Postcards From Buster: “Sugartime!”

episodiosbanidos9

Postcards From Buster é um spin-off da série Arthur, só que nem chegou perto de fazer o mesmo sucesso do original. Enquanto que Arthur teve nada mais que 20 temporadas, Postcards From Buster teve apenas quatro, que eram exibidas esporadicamente.

Ainda assim, um episódio do seriado gerou bastante polêmica. Em “Sugartime!”, Buster Baxter visita uma família no estado de Vermont que é especialista em produzir xaropes de bordo. E qual é a controvérsia? A família tinha duas mães. Temendo reações homofóbicas, o canal que exibia a série optou por não exibí-lo nacionalmente nos EUA. Mas alguns locais transmitiram o capítulo normalmente.

6) Freaks and Geeks: “Kim Kelly is My Friend”

episodiosbanidos10

A curta, mas adorada série Freak and Geeks (conhecida no Brasil como Aborrescentes) discutia os problemas pessoais de pré-adoslescentes e adolescentes a partir de diferentes formas de se encarar a vida, mostrando como amizades improváveis podem ser formadas no ensino médio. O episódio “Kim Kelly is My Friend” retratava a vida caótica da personagem Kim Kelly fora da escola.

O episódio mostrou as lutas explosivas de Kim e seus pais. Em adição ao fato de que gritavam um com o outro cara a cara, seus pais a pegam de forma agressiva e seu pai sacode o carro em que Kim e sua amiga Lindsay estão, enquanto tentavam fugir.

O canal NBC considerou o conteúdo impróprio e acabou cortando-o posteriormente.

5) A Vaca e o Frango: “Buffalo Gals”

episodiosbanidos11

Esse título, que em inglês é um pouco ofensivo, mostrava o quanto que a série a Vaca e o Frango era excêntrica e escrachada. Em um dos segmentos da segunda temporada, “Buffalo Gals” tem como foco uma gangue feminina de motoqueiras que festejam utilizando cabeças de búfalo falsas. Como parte de sua rotina, elas invadem as casas das pessoas e mastigam carpete, da mesma forma que o animal faz com a grama, sem nenhuma razão aparente.

Como aparentou ser uma tentativa grosseira de estereotipar lésbicas, não foi surpresa alguma descobrir que o Cartoon Network recebeu diversas reclamações sobre o episódio. Ele foi logo removido da série e substituído por outro segmento.

4) Um Amor de Família: “I’ll See You in Court”

episodiosbanidos12

O seriado Um Amor de Família retratava a vida da família Bundy e seus conflitos com seus vizinhos mais ricos, os Rhoades. Em suas onze temporadas, a série tratou de assuntos como homossexualidade, promiscuidade adolescente e igualdade de gênero. Só que o episódio “I’ll See You in Court” tratou de um assunto que não foi muito bem visto.

Nesse episódio, os Bundys e os Rhoades descobrem que foram filmados enquanto faziam sexo, sem o consentimento dos casais. Por conta disso, diversas cenas sugerem que tal fato aconteceu, bem como a exibição das fitas contendo essas cenas.

Por conta desse conteúdo sexual, a Fox optou por banir a exibição do episódio nos EUA. E o engraçado é que ele foi exibido normalmente em outros países.

3) Friends: Chandler vai a um clube de striptease masculino por que gosta da comida

episodiosbanidos13

Não é novidade que Chandler Bing, de Friends, ficou conhecido por ser um personagem homofóbico. Chandler luta durante toda a série com o fato de que seu pai se tornou transgênero, e como resultado disso, ele constantemente tem medo de ser confundido como gay. Por conta disso, os roteiristas o colocavam em situações para confrontar a verdade sobre sua sexualidade. Mas teve um enredo em que o ator Matthew Perry precisou intervir em prol de seu personagem.

Ele comentou recentemente que foi elaborada um história na qual Chandler iria até um clube de striptease masculino por que ele realmente gostava dos sanduíches do local, algo que ele próprio pediu para que não fosse gravado.

2) Cheers: Sam Malone é diagnosticado com AIDS

episodiosbanidos14

A série Cheers foi exibida nos EUA nas décadas de 80 e 90, com um total de 11 temporadas. O personagem Sam Malone ficou conhecido por seu charme e romantismo e fez par ao lado de Diane Chambers. Os dois tinham um relacionamento que terminava e voltava.

Mas em um ponto, os produtores consideraram colocar uma consequência dramática para o lado mulherengo do personagem. No meio da epidemia de AIDS do final da década de 80, a ideia de fazer Sam ser diagnosticado com a doença foi seriamente considerada.

O roteiro chegou a ser escrito e a produção já havia começado, mas um dos criadores, Les Charles, disse que “o espectro da AIDS estava tirando todo o humor da série”. Fazer o protagonista ser diagnosticado com uma doença tão séria poderia trazer enormes controvérsias para o show, por mais que fosse um problema que valesse a pena ser abordado.

1) Os Castores Pirados: “Bye Bye Beavers”

episodiosbanidos15

A série animada Os Castores Pirados retratava a vida dos irmãos castores antropomórficos Norbert e Daggett. Por mais que tivesse seus fãs, o desenho estava enfrentando alguns problemas de orçamento e produção, o que dava indícios que ele se encerraria na quarta temporada. Assim, os produtores assumiram um enorme risco ao produzir o último episódio da série, “Bye Bye Beavers.”

No episódio, Norb e Dag descobrem que seu desenho está prestes a ser cancelado. Um dos roteiristas, Michael Wright, disse que ele chegou a ter a aprovação da Nickelodeon, onde a série era exibida. Mas a emissora logo mudou de ideia e baniu sua exibição, pois era contra uma política na qual os personagens de seus shows não poderiam informar ao público sobre qualquer cancelamento e que eles não eram reais.

Assim, o episódio final jamais foi exibido e a história de Norbert e Daggett não foi devidamente concluída. Ainda assim, é possível escutar o aúdio de “Bye Bye Beavers”, clicando aqui (atenção, está em inglês).

Fonte: ScreenRant

Deixe seu voto

7 points
Up Down

Votos totais: 9

Up: 8

Porcentagem de upvotos: 88.888889%

Down: 1

Downvotes percentage: 11.111111%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

ligadajustiça-supermancapa
Liga da Justiça: como o Superman pode retornar para o filme?
novosmutantes-capa
Os Novos Mutantes: quem são os membros da jovem equipe?
flash-temporada4capa
Flash, temporada 4: qual o significado das frases ditas por Barry?
osúltimosjedi-trailercapa
Star Wars: Os Últimos Jedi: os melhores momentos do segundo trailer
Jogos Mortais Jigsaw mostra trailer de recapitulação da franquia
Jogos Mortais: Jigsaw mostra trailer de recapitulação da franquia
chiquinha stranger things
Netflix coloca Chiquinha em cenas de Stranger Things; assista
pantera negra trailer
Novo trailer do filme Pantera Negra é divulgado; assista
aquamanintro2
Jason Momoa dá spoilers sobre Aquaman em Liga da Justiça e filme solo
ligadajustiça-supermancapa
Liga da Justiça: como o Superman pode retornar para o filme?
novosmutantes-capa
Os Novos Mutantes: quem são os membros da jovem equipe?
fb the weeknd starboy
The Weeknd vira super-herói de quadrinho pela Marvel
comiccon-capa
Comic Con de Nova Iorque: 10 grandes anúncios que podem ser divulgados no evento
Dragon Ball Super pode trazer nova fusão em próximo episódio da saga
Dragon Ball Super pode trazer nova fusão em próximo episódio da saga
Jiren Goku Poder Descoberto
Dragon Ball Super: poder de Jiren foi finalmente descoberto?
Naruto Uzumaki
Aniversário de Naruto Uzumaki é celebrado nas redes sociais
Pokémon Jigglypuff volta ao anime depois de 14 anos
Pokémon: Jigglypuff volta ao anime depois de 14 anos
Assassins Creed Origins assista ao novo trailer em live-action
Assassin’s Creed Origins: assista ao novo trailer em live-action
Tamagotchi completa 20 anos e ganha nova versão em novembro
Tamagotchi completa 20 anos e ganha nova versão em novembro
comiccon-capa
Comic Con de Nova Iorque: 10 grandes anúncios que podem ser divulgados no evento
stranger things the game
Stranger Things lança jogo retrô gratuito para celulares