15 fatos e curiosidades a respeito do traje do Batman

Um dos elementos mais famosos da história do Batman é o seu traje, que tem como principais elementos uma capa, um capuz com orelhas de morcego, um enorme símbolo do herói no peito e um cinto com mil e uma utilidades. Com o passar dos anos, o uniforme deixou de ser algo mais simples e se tornou cada vez mais avançado tecnologicamente.

Com isso em mente, confira abaixo 15 fatos e curiosidade do traje do Batman, seja nos quadrinhos ou nos filmes do herói.

15) O propósito do símbolo do Batman no peito

O traje do Batman já pode ter mudado diversas vezes ao longo dos últimos 80 anos, mas uma coisa nunca pode faltar: o famoso símbolo do morcego. Mas ele não está ali apenas por enfeite: o Cavaleiro das Trevas o colocou no peito justamente para ser um alvo e chamar a atenção de criminosos. Mas, claro, essa parte do uniforme é reforçada com um metal para o herói não se ferir.

E recentemente, foi revelado que a placa de metal que fica dentro do símbolo foi feita a partir da arma usada no assassinato de seus pais, Thomas e Martha Wayne.

14) A capa do game Batman: Arkham Asylum levou dois anos para ficar pronta

Batman: Arkham Asylum é considerado um dos melhores games de super-heróis, que antes disso, eram verdadeiras bombas.

O que pouca gente sabe é que a Rocksteady Studios, desenvolvedora dos games do herói, levou praticamente dois anos apenas para desenvolver a capa do herói, que contém 700 animações diferentes, além de vários efeitos sonoros.

13) Michael Keaton entrou em pânico com o traje

O filme do Batman, lançado em 1989, foi importante por fazer Hollywood enxergar que filmes baseados em super-heróis podiam ser rentáveis. E com os toques excêntricos do diretor Tim Burton, o longa ficou parecido com o que Bob Kane e Bill Finger, criadores do Cavaleiro das Trevas, planejaram para o herói em 1939.

No entanto, Michael Keaton, que interpretou o Batman no longa, passou por apuros com o traje do herói. O motivo: o uniforme lhe causou claustrofobia. Para nossa sorte, ele conseguiu superar esse problema e mostrou que se encaixou muito bem para o papel.

12) O traje fica mais monstruoso conforme o Batman fica mais sombrio

O Cavaleiro das Trevas, considerado o quadrinho mais importante da história do Batman, também revelou algo pouco notado pelos fãs: se o herói abraça um pouco mais seu lado sombrio, o mesmo ocorre com seu traje.

Por exemplo, após o Batman deixar a aposentadoria, o traje tinha o símbolo com fundo amarelo e uma coloração azul e cinza. Mas conforme a história foi ficando mais sombria, o traje também mudou: ele perdeu todasessas cores, além de o símbolo deixar de ter fundo amarelo e o morcego perder um pouco de definição.

11) O traje tinha luvas roxas

Normalmente, as luvas do traje do Batman sempre foram escuras, longas e com três pequenas lâminas, que em alguns casos, eram armas, e em outros, estavam lá apenas por questões estéticas.

No entanto, ainda durante os anos de Bob Kane e Bill Finger, o Batman foi introduzido com luvas curtas e roxas, sem qualquer tipo de adorno. Os criadores do herói nunca deram uma explicação a respeito da cor, mas de qualquer forma, é o único elemento destoante das versões seguintes do traje.

10) O traje de Ben Affleck custou 100 mil dólares

Ben Affleck não deu muito certo como Batman por uma série de motivos, tanto que ele já deu adeus ao papel e outro ator terá de dar vida ao herói em seu novo filme solo. No entanto, existe uma curiosidade a respeito do seu uniforme no universo de filmes da DC.

Em 2014, Affleck perguntou a Warner Bros. se poderia ficar com o traje, considerado por muitos uma das melhores adaptações para o cinema. E o estúdio não quis nem saber: disse que o ator teria de pagar 100 mil dólares por ele. Affleck logo mudou de ideia e se contentou apenas com uma foto em que o usava.

9) Christian Bale fez o teste para o papel do herói com o traje de Val Kilmer

Um ano após o término da trilogia O Cavaleiro das Trevas, foi revelada a gravação com o teste do ator Christian Bale para o papel do herói. E muitos fãs notaram que ele usava um dos traje do ator Val Kilmer em Batman Eternamente. No caso, aquele prateado e tecnológico que foi pintado de preto. No vídeo, Bale já usava aquela voz ríspida vista nos filmes que dividiu opiniões.

Bale já afirmou ter se sentido um idiota com o traje de Val Kilmer e que usou a voz ríspida justamente para “vender seu peixe” e conseguir o papel.

8) A capa foi inspirada nos esboços de Leonardo da Vinci

Sim, a capa do Batman tem mil e uma utilidades, mas você sabia que ela foi inspirada nos trabalhos de um dos homens mais inteligentes da história?

Quando a capa foi desenvolvida por Bob Kane e Bill Finger, ela foi inspirada nos desenhos do ornitóptero de Leonardo da Vinci, um tipo de avião que voa com o bater de “asas”. No entanto, elas eram muito difíceis de se desenhar e acabaram substituídas por uma capa normal.

7) O traje de Terry McGinnis é o mais avançado de todos

Batman do Futuro é uma série animada que se passa no ano de 2039, em que o estudante Terry McGinnis assume o manto do herói e tinha como mentor um idoso Bruce Wayne.

Por se passar em um futuro com elementos de cyberpunk, Batman do Futuro precisou ser original. E um elemento que foi adaptado foi o traje, que por mais que parecesse algo feito de lycra, não tinha capa, era todo negro, o símbolo era vermelho e praticamente funcionava com um exoesqueleto para Terry.

6) As botas do traje de Michael Keaton foram feitas pela Nike

O filme do Batman de 1989 foi um imenso sucesso e, claro, rendeu diversos produtos relacionados ao longa, desde um CD de nove faixas do cantor Prince até brinquedos e cereais matinais.

E a empresa de artigos esportivos Nike também quis entrar na brincadeira. Foi ela a responsável por criar as botas utilizadas por Michael Keaton no filme. No entanto, Tim Burton não gostou muito da ideia e o figurinista Bob Ringwood disse que elas não casavam com a proposta do filme. De qualquer forma, o par de botas foi usado novamente em Batman: O Retorno.

5) O traje já teve as cores do arco-íris

Para um herói que sempre usou trajes com cores mais escuras, é até bizarro saber que o Batman já contou com trajes coloridos com as cores do arco-íris, não é mesmo?

Essa bizarrice foi abordada em 1957, durante a era de prata dos quadrinhos. O Batman decidiu utilizar trajes com várias cores para proteger a identidade secreta do Robin, o que não faz lá muito sentido. Ainda bem que essa ideia foi logo abandonada.

4) As orelhas do traje de Michael Keaton eram altas demais para o Batmóvel

Falando novamente do filme de 1989, a ideia de Tim Burton era fugir da abordagem cômica da série dos anos 60. Isso incluía até mesmo deixar as orelhas de morcego do traje muito mais pontudas, pois as usadas por Adam West pareciam orelhas de gato.

No entanto, isso se tornou um problema, pois a produção logo notou que Michael Keaton não conseguia entrar dentro do Batmóvel, pois o teto do veículo era muito baixo. Assim, as orelhas do capuz precisaram ser feitas novamente para solucionar essa questão.

3) As orelhas funcionam como antenas

Ainda falando sobre as orelhas do traje, elas não estão ali por puro enfeite. O Batman as utiliza para escutar as frequências de rádio da polícia e bombeiros para conseguir responder rapidamente a chamados de ajuda. Sem falar que é a maneira de ele conseguir conversar com seus aliados, como Alfred e a Oráculo.

Elas também possuem um pequeno microfone, que faz com que o Batman fale com aquela voz ríspida que conhecemos.

2) O traje já ficou nos pés da cama do Batman

Sim, por ser um bilionário, o Batman consegue ter o que há de melhor na tecnologia para ajudar em sua luta contra o crime. No entanto, isso nem sempre se aplicou ao seu traje.

Ainda nos seus primeiros dias, a edição #29 de Detective Comics revelou que Bruce Wayner guardava o traje em um baú, que fica aos pés de sua cama. Nessa época, o uniforme também estava longe de ter os apetrechos tecnológicos abordados de algumas décadas pra cá.

1) O traje original de Bob Kane era muito diferente

Por fim, agradeça e muito por Bill Finger ter ajudado a desenvolver o Batman. Por que essa imagem acima é a versão original do Batman criada por Bob Kane. Repare que o herói era loiro, usava traje vermelho e tinha uma máscara ridícula que só cobria seus olhos. Apesar disso, ao menos, ele já tinha sua capa.

Bill Finger olhou o desenho e logo sugeriu uma mudança. Foi ele o responsável por desenvolver a versão do traje que nós conhecemos até hoje. Agradeça e muito a ele, caso contrário, o Batman poderia não ter se tornado o personagem mundialmente conhecido de hoje em dia.

Fonte: Screen Rant

Ei Nerd, não deixe de conferir:

Veja também:  Game of Thrones: as 10 teorias mais quentes sobre a 8ª temporada

Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

vingadores
Diretores de Vingadores: Ultimato dizem que teorias quase acertaram
Game of Thrones: Kit Harington se ‘engasga’ em cena de beijo com Emilia Clarke
10 momentos importantes para lembrar antes de Vingadores: Ultimato
Estudantes criam algoritmo para prever mortes em Game of Thrones
John Constantine já roubou os poderes do Shazam! nas HQs
CCXP: ingressos para a Comic Con 2019 estão à venda; veja os valores
Carnificina aparece com novo visual nos quadrinhos; veja
Capitão Marvel? Shazam! já causou disputas judiciais entre DC e Marvel
One Punch Man: Saitama e Genos têm nomes oficiais de herói revelados
Mangá de My Hero Academia coloca os vilões em uma grande guerra
Novo episódio de One Punch Man tem cena pós-créditos; entenda
Mangá de Boruto: Naruto Next Generations terá luta importante
Shao Kahn é apresentado em novo trailer de Mortal Kombat 11; assista
Assassin’s Creed: Unity ajudará a reconstruir Catedral de Notre-Dame
8K, SSD e mais: Sony revela vários detalhes sobre o PlayStation 5
Mortal Kombat 11 ganha trailer revelando habilidades de Kitana; assista
10 momentos importantes para lembrar antes de Vingadores: Ultimato
Game of Thrones: 10 perguntas que o 1° episódio da 8ª temporada deixou
Professor Hulk: conheça a origem e os principais poderes dele
Game of Thrones: entenda a montaria de Jon Snow em um dragão
whatsapp
Nova atualização do WhatsApp poderá bloquear capturas de tela nas conversas
whatsapp
Na Índia, WhatsApp lança ferramenta de checagem de notícias dentro do app
Facebook lança aba específica para jogos do Facebook Gaming
Celulares da Xiaomi chegam ao Brasil por até R$ 3 mil