15 ocasiões em que o mangá e o anime de Naruto sofreram censura

Não é preciso ser um verdadeiro otaku para saber que Naruto ser tornou um dos maiores mangás e animes de todos os tempos, seja no Japão ou em outros países do mundo.

Como costuma ocorrer com outras séries, Naruto acabou sofrendo certos cortes e censura na adaptação para o ocidente. Por incrível que pareça, a maior parte dessas edições ocorreu na própria versão japonesa do anime.

Confira abaixo 15 ocasiões em que o mangá e o anime de Naruto sofreram censura:

15) Ninguém gosta do Chaos

naruto1

Masashi Kishimoto é o criador de Naruto, e sempre deu algumas pistas e detalhes de suas principais inspirações. E uma das maiores, sem sombra de dúvidas, foi Dragon Ball.

Isso é algo óbvio para qualquer fã de Naruto que já concluiu a série, pois existe um ninja chamado Roshi (o nome do Mestre Kame em japonês e Inglês) que tem selado dentro de si uma das nove Bestas com Cauda, que se chama Son Goku.

Quando Naruto sai em uma jornada para encontrar Tsunade, ele visita uma feira de uma cidade, onde compra uma máscara em uma loja. Uma delas retrata o rosto de Chaos, de Dragon Ball.

Mas quando essa cena foi adaptada para o anime, a máscara de Chaos foi substituída por uma mais genérica.

14) Zaku sem braços

naruto2

Orochimaru enviou uma equipe de agentes da Vila Oculta do Som para o Exame Chunin. Eles tinham como objetivo matar Sasuke Uchiha, apesar de que, secretamente, Orochimaru queria apenas testar as habilidades do personagem.

Um dos ninjas enviados se chama Zaku Abumi. Seus braços eram modificados de uma forma que lhe permitisse atirar explosões de som.

Quando ele lutou contra Shino Aburame no Exame Chunin, ele tentou gerar explosões com seus dois braços. Mas Shino comandou seus insetos para taparem os buracos dos tubos. No mangá, isso fez braço direito de Zaku explodir na altura de seu cotovelo.

Já no anime, os ferimentos foram bem menores. Os braços de Zaku ainda estavam bem machucados, mas ele não perdeu sua mão direita.

13) O sexo de Armadiko

naruto3

Quando a Quarta Guerra Mundial Ninja começou, todas as vilas concordaram em enviar seus dois últimos jinchuriki para um local secreto, já que o inimigo estava os caçando. Isso significou que Naruto e Killer B foram enviados a Genbu/Ilha Tartaruga, uma imensa tartaruga com o tamanho de uma ilha. Diversos animais gigantes moravam no local, que Killer B domou e os transformou em seus amigos.

Um desses animais era Armadiko. Naruto fez uma busca geográfica na área, que envolvia identificar todos os animais. Só que ele não conseguiu descobrir se Armadiko era macho ou fêmea.

Quando Deidara ataca a ilha, Armadiko acaba ficando de cabeça pra baixo. No mangá, é possível ver sua genitália, que Kishimoto desenhou sem muitos detalhes para evitar censura. Já o anime removeu seus órgãos reprodutores, apesar de terem sido restaurados na versão em DVD.

Veja também:  Capitã Marvel: teoria aponta como Nick Fury perdeu seu olho

12) O hábito de fumar de Shikamaru

naruto4

O líder da equipe 10 de Naruto era Asuma Sarutobi, que tinha o hábito de estar sempre fumando.

Após a série pular alguns anos, Asuma se envolveu mais com a história da série. Ele liderou uma equipe para tentar derrotar Hidan e Kakuzu, o que resultou em uma batalha que lhe custou a vida. Shikamaru jurou vingança pela morte de seu antigo professor, o que fez ele se tornar fumante enquanto não cumprisse a promessa.

Os cigarros de Asuma sempre foram um problema para a dublagem ocidental do anime. Assim, a parte que fica acessa acabou sendo removida e passava a impressão de se tratar de um pirulito ou palito.

Quando Shikamaru começou a fazer o mesmo, o problema foi ainda maior, já que ele era popular e adolescente. Ao invés de fumar, ele carregava o isqueiro de Asuma com ele. Essa mudança aconteceu na versão japonesa do anime e na versão em inglês do mangá.

11) O beijo censurado

naruto5

Saiba que existem certos fãs de Naruto que acreditam que Naruto e Sasuke deveriam ter começado um relacionamento. Muito por conta daquele beijo sem querer dos dois nos primeiros capítulos do mangá.

Por incrível que pareça, a cena não sofreu censura quando veio para o ocidente, com a exceção do Cartoon Network, que removeu o momento do beijo no anime. Mas esqueceram de fazer o mesmo em um flashback do episódio 16.

10) O selo Hyuga

naruto6

O Clã Hyuga guarda seus segredos a sete chaves. A família possui o famoso Byakugan, que os permite observar coisas através de objetos e o chakra de seus inimigos.

Para proteger todos os segredos do sangue Hyuga, todos os membros da família que não pertencem à linha de sucessão ganham uma marca em suas testas. Essa marca será ativada após a morte, como uma forma de selar o Byakugan.

No mangá, essa marca é um manji, que parece com uma suástica ao contrário. Nem é preciso dizer que quando chegou ao ocidente, à marca se tornou uma letra X.

9) A morte de Kaiza

naruto7

Quando Naruto e seus amigos vão cumprir uma missão no País das Ondas, bem no início da série, eles acabam ficando na casa de um garoto chamado Inari. Nós descobrimos que ele tinha um padrasto chamado Kaiza, que cuidava dele como se fosse um filho.

Quando Kaiza se opôs ao gangster Gato, ele acabou sendo torturado e morto, algo que fez o garoto sofrer bastante. Naruto e a equipe desafiaram Gato e conseguiram vingar a morte de Kaiza.

A morte do padrasto foi duplamente censurada. No mangá, seus braços foram arrancados, enquanto que no anime, eles foram queimados, quebrados e amarrados em uma cruz. Por falar nisso, no ocidente, essa cena também foi modificada, e os braços de Kaiza foram amarrados juntos ao seu corpo, para não parecer que ele estava crucificado.

Veja também:  Apenas um herói não enfrentou Thanos durante Vingadores: Guerra Infinita

8) A (rápida) edição do primeiro episódio

naruto8

No primeiro episódio, nós vemos as consequências do ataque da Raposa de Nove Caudas na Vila Oculta da Folha, que envolve a morte de diversos ninjas.

O professor de Naruto, Iruka, perdeu seus pais no ataque, mas conseguiu reprimir seu ódio pela Raposa para se tornar um bom professor e um amigo devoto de Naruto.

Foram feitas diversas edições nessa cena do primeiro episódio do anime, especialmente para diminuir a quantidade de sangue vista. O engraçado é que em um flashback, ela foi retratada novamente, sem qualquer tipo de edição.

7) Sangue branco nos games

naruto9

Quem parece sofrer ainda mais com a censura são os jogos da série. Por exemplo, os games de Naruto que já foram lançados para o PlayStation e o Xbox, geralmente, possuem o sangue colorido de preto e sua quantidade foi diminuindo aos poucos.

A censura mais estranha e bizarra aconteceu em Naruto: Ultimate Ninja Storm 3. Os desenvolvedores do game fizeram o sangue ser branco ao invés de vermelho. Se você tem a mente um pouco poluída, nem é preciso dizer que você imaginou cenas bem obscenas com isso.

Uma mudança semelhante ocorreu na versão de Super Nintendo de Mortal Kombat, onde o sangue foi colorido de cinza.

6) O dedo da Raposa

naruto10

O relacionamento entre Naruto e a Raposa de Nove Caudas é bem complicada e curiosa. Apesar desses problemas, ela sempre ajudou o protagonista diversas vezes, emprestando a ele seu chakra.

Com o tempo, os dois acabam se entendendo melhor, e Naruto acaba tendo acesso ao poder sem limites da Raposa.

Só que parece que ela nunca, de fato, se tornou amiga de Naruto, após lhe mostrar o dedo quando os dois se reúnem no capítulo 691. Enquanto isso, no anime, as coisas foram diferentes e eles se cumprimentaram com um toque de punhos.

5) A ferida de Neji

naruto11

Um dos momentos mais tensos de Naruto acontece durante o arco de resgate de Sasuke. Shikamaru precisa criar uma equipe de Genin’s para evitar que o Uchiha pare nas mãos de Orochimaru.

A segunda batalha dessa história envolve Neji e Kidomaru, um ninja que tem a habilidade de criar teias, igual a aranhas, e transformá-las em armas.

Em um momento, Kidomaru cria um arco e flecha poderosos o suficiente para abrir um enorme buraco no ombro de Neji. No mangá, o ferimento foi retratado para parecer que foi causado por uma bala de arma de fogo. Já no anime, pareceu ser algo muito menos sério.

4) O laboratório de Orochimaru

naruto12

Orochimaru já foi considerado um dos maiores ninjas da Vila Oculta da Folha, mas ninguém sabia de suas verdadeiras ambições. Ele queria descobrir uma maneira de enganar a morte para aprender todos os jutsus existentes e conseguir um poder absoluto. Eventualmente, o vilão encontrou uma forma, ao desenvolver um jutsu que o permitia colocar sua mente em um corpo diferente.

Veja também:  Filme live-action de Bleach chegará ao Brasil através da Netflix

O lado perverso de Orochimaru foi descoberto pelo Terceiro Hokage, que encontrou seu laboratório secreto. No mangá, é possível ver que ele capturou diversos ninjas e realizou experimentos com eles. Podemos ver diversos corpos pendurados em ganchos, alguns deles sem certas partes.

Enquanto isso, no anime, tudo foi diferente. Aqui, Orochimaru tinha diversos jarros com órgãos e partes de corpos ao invés de ninjas mortos pendurados nas paredes.

3) A ferida envenenada de Naruto

naruto13

A primeira luta de Naruto na série não foi muito boa para o protagonista, quando ele e a equipe foram atacados pelos Irmãos Demônios.

Naruto ficou estático observando tudo, ao perceber que poderia ser morto a qualquer momento. Para piorar, Sasuke aceitou o desafio e conseguiu lutar contra os inimigos. Naruto acabou sendo envenenado em sua mão direita, o que faria a equipe retornar para Konoha e buscar um tratamento.

Só que Naruto não quis saber e cortou sua própria mão com uma Kunai para remover o veneno, em uma cena retratada com bastante sangue. Na versão ocidental do anime, ela foi removida, mas sem tirar a essência de todo o momento.

2) A Técnica do Garoto com Garoto

naruto14

Um dos jutsus mais conhecidos de Naruto é o Sexy no Jutsu, quando se transforma em uma versão feminina, sensual e nua de si mesmo. Posteriormente, ele combinou essa técnica com a dos Clones das Sombras para criar o Harem no Jutsu, que cria diversos clones sensuais do personagem.

Ele acabou ensinando a técnica para Konohamaru, que criou suas variações da habilidade. Uma delas é o chamado Garoto com Garoto, onde ele se transforma em versões sem roupa de Sasuke e Sai.

Na versão ocidental do mangá, a técnica foi retratada apenas com a silhueta dos dois personagens, enquanto que a cena ficou de fora do anime.

1) A Técnica do Punho Embriagado

naruto15

Quem leu o capítulo 211 na versão japonesa do mangá sabia que ela seria censurada no ocidente. Tudo por que Rock Lee bebeu, acidentalmente, uma pequena garrafa de sake, o que o fez ficar bêbado. Maito Gai, seu mestre, explica que quando seu pupilo bebeu álcool no passado, ele se tornou um combatente extremamente poderoso, pois ele é um mestre na Técnica do Punho Embriagado.

Nem é preciso dizer que ver um personagem em um show infantil embriagado é quase que proibido. E para piorar, Lee estava no início de sua adolescência. Na versão ocidental do mangá e do anime, foi completamente omitido o fato de que ele bebeu Sake.

Ao invés disso, é dito que ele bebeu uma poção ou elixir que o fez agir como um louco. A técnica também acabou ganhando outro nome.

Fonte: ScreenRant

Deixe seu voto

12 points
Up Down

Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

A She-Venom pode aparecer em Venom 2? Entenda
Horror, Carnificina e mais: o que precisa ser explorado em Venom 2
Recepção, Disney e mais: por que a Netflix cancelou Punho de Ferro
Após Venom, saiba quais vilões do Homem-Aranha devem ganhar filmes
Com atores de La Casa de Papel, série Elite ganhará 2ª temporada
Orange Is The New Black acaba na 7ª temporada, anuncia Netflix
the walking dead
Últimos episódios de Rick Grimes em The Walking Dead têm sinopse revelada
A She-Venom pode aparecer em Venom 2? Entenda
Hora da Aventura continua em HQ com Simon e Marceline protagonistas
Sabia que o sentido aranha do Homem-Aranha surgiu acidentalmente?
O dia em que Venom e Hulk formaram uma dupla para salvar uma cidade
Executivos da DC falam sobre polêmica dos genitais do Batman em HQ
Possível sinopse de Dragon Ball Super: Broly revela detalhes da trama
Boruto Uzumaki deve conseguir sua maior invocação até agora no anime
Dragon Ball Super: Broly deve ter alterações drásticas na origem do vilão
Spoilers de Boruto indicam grande batalha nos próximos episódios
fortnite
Desenvolvedora de Fortnite processa youtubers por uso e venda de códigos
Conheça 5 jogos de sorteios e cassinos para smartphones
pokémon go
Quarta geração de pokémons chega ao Pokémon GO e teaser incrível é divulgado
As principais novidades do game Red Dead Redemption 2