supermaninconveniente2

15 razões para acreditarmos que o Superman é um herói inconveniente

Que o Superman é um dos heróis mais queridos e reconhecidos do público, disso nós não temos dúvidas. Com uma enorme gama de superpoderes e um código moral digno de palmas, ele é um dos grandes defensores do planeta nos quadrinhos. Desde sua primeira aparição, em 1938, ele se tornou um ícone de força, poder e moralidade. Só que ao mesmo tempo, ele já provou ser um cara muito inconveniente, pra não falarmos coisa pior.

Não, não queremos simplesmente tentar acabar com a reputação daquele que é considerado por muitos o maior super-herói de todos os tempos. Inclusive, como qualquer fã da DC, estamos entusiasmados com sua próxima aparição nos cinemas, com o filme da Liga da Justiça. É que existem algumas coisas que cercam o Superman que simplesmente nos deixam loucos e nos perguntando “mas por que ele faz isso?”

Confira abaixo 15 razões para acreditarmos que o Superman é um herói inconveniente

15) Clark Kent

superman1

Clark Kent é a identidade que o Superman adotou para sua vida cotidiana. Um nerd que está escondendo sua força interior. Mas e se Clark Kent não é apenas um disfarce? E se ele for um insulto para todos nós?

Uma cena de Kill Bill: Volume 2, de 2004, citou esta teoria, que começa com o fato de que o Superman não é um disfarce. Clark Kent é o seu disfarce para se misturar a nós, mas Clark é fraco, desajeitado e inseguro. Porquê? Imagine que o Batman tente se disfarçar como um empresário chinês, como enormes óculos, dentes postiços e um chapéu. Chamaríamos ele de racista/xenófobo, por tentar se encaixar naquele estereótipo. Bem, Clark Kent se encaixa em estereótipos, no caso, do nerd fracassado e inseguro.

14) Superman pregador

superman2

Toda vez que o Superman encara um vilão monstruoso ou um criminoso sem moral, ele precisa parar e falar sobre o assunto. Ele sempre faz discursos, no qual diz que as pessoas devem ser boas umas com as outras, se respeitar e se perdoar.

O problema é que o Superman não é nenhum tipo de gênio filosófico, um guru ou um psicólogo. Ele está apenas dizendo o que aprendeu com seus pais adotivos, enquanto vivia com eles em uma fazenda no meio oeste americano. É a mesma coisa que encontrar um pôster motivacional na sala de seu chefe. O fato de tentar dizer as outras pessoas como elas devem se comportar não é bacana, já que ele aparenta querer impor seus valores aos outros.

13) Salvando o mundo

superman3

O Superman possui o poder de salvar o mundo, mas isso não significa que ele é diferente de um bombeiro tentando apagar o fogo de uma casa. Ele poderia trazer comida para países com populações famintas, parar exércitos e guerras e exterminar doenças.

12) Lex Luthor deve morrer

superman4

A mente brilhante de Lex Luthor e sua obsessão em dominar o mundo já resultaram em milhões de mortes. Então por que ele ainda está por aí? O Superman é a única pessoa na Terra que pode acabar com Luthor, mas até hoje ele não fez isso.

Sim, nesse momento você se lembra que o Superman não mata ninguém. Mas ainda assim, ele poderia deixar Luthor em uma prisão inescapável na Zona Fantasma ou abandoná-lo em um planeta distante. Deixar Luthor andando livre por aí é esperar um desastre acontecer.

11) Lex Luthor está correto

superman5

Lex Luthor tem um lugar especial no seu coração para odiar o Superman. Suas razões são variadas, pois ele tem apenas inveja da fama e poder do herói, além do fato de ser insano. E ele também está correto.

Luthor costuma afirmar que a Terra ficou “amolecida” com o Superman por perto, já que basta chama-lo para parar um furacão ou lutar contra o Darkseid. Quando o Superman morreu em “Morte do Superman”, de 1992, o mundo entrou em caos, provando que Luthor estava certo. O bilionário também acredita que o Superman não é de confiança, pois ele é tão poderoso que pode destruir o planeta, se perder o controle.

Até mesmo o Batman pensa da mesma forma, então não é uma ideia louca. São pontos que podem ser citados, e quando até o homem mais perverso do mundo possui bons argumentos, é algo que devemos pensar.

10) O Superman mata (bastante)

superman6

A ideia de que o Superman não mata é o que o faz parecer um personagem nobre. Em alguns momentos, ele até reluta em utilizar a violência. Para alguém que pode derrotar vilões com um peteleco, parece algo muito nobre.

O único problema é que o Superman já matou muita gente durante sua longa história. Por exemplo, na segunda edição do seu quadrinho, em 1939, ele deixou um vilão sufocar em uma câmara de gás enquanto assistia a tudo. E no filme O Homem de Aço, de 2013, ele matou o General Zod, ao quebrar seu pescoço. Se necessário, o Superman parte para a violência e até mesmo pode matar alguém.

9) Superman, o piadista

superman7

Aqui, vamos voltar até a Era de Prata dos quadrinhos. O Coringa é conhecido por suas piadas cheias de sadismo, mas o Superman não é muito diferente. Nessa época, ele costumava pregar algumas peças e pegadinhas com as pessoas. Talvez por que a DC fazia isso para atrair mais leitores, mas também não pode ser ignorado.

Por exemplo, em 1958, ele utilizou sua visão de calor para arruinar um jantar de Lois. E em 1956, após Jimmy Olsen ver Clark se transformar no Superman, ele tentou convencer Olsen que ele estava vendo coisas, e para isso, criou ilusões que deixaram seu amigo paranoico.

8) O Superman respeita autoridade até demais

superman8

O Superman possui um enorme respeito por autoridade, e sempre segue o governo e suas regras. No universo principal da DC, ele sempre luta pela verdade, justiça e pelo American Way of Life, o que funciona para todos (que vivem nos EUA). Mas esse não é sempre o caso. Quando o Superman se encontra em um governo mais sinistro, tudo parece piorar.

Em Superman: Filho Vermelho, de 2003 (conhecido no Brasil como Entre a Foice e o Martelo), a nave do Superman acabou caindo na União Soviética, ao invés dos Estados Unidos. O que acontece depois é um pesadelo distópico, já que o Superman quase consegue impor o comunismo no planeta inteiro. E em O Retorno do Cavaleiro das Trevas, de 1986, ele se torna um fantoche e uma arma de destruição em massa do governo americano, que se tornou de extrema direita. É isso que acontece quando não se questiona a autoridade.

7) A Justiça Preguiçosa

superman9

A organização mais importante do Universo DC é a Liga da Justiça. Ela é composta dos heróis mais poderosos da Terra, como o Superman, o Caçador de Marte e o Nuclear. Com membros tão poderosos, não é difícil de imaginar que a LJ consegue acabar com ameaças facilmente, não é mesmo? Mas qual a justificativa de sua existência se já existe o Superman?

O Superman possui força, velocidade, voo, visão de raios-X e é invulnerável. Ele pode até mesmo mover planetas. Qual é a necessidade dos demais heróis? O que o Batman e o Arqueiro Verde podem fazer que o Superman não consegue? Seria ele arrogante perante os demais membros, quer o crédito todo para ele ou é apenas preguiçoso?

6) Ele é mulherengo

superman10

Existem três grandes romances na vida do Superman: Lana Lang, a Mulher-Maravilha e Lois Lane. Ele já teve uma relação complicada com as três, e esse é o problema.

Quando o assunto é Lana, ela sempre soube de sua identidade secreta e ele gostava dela no ensino médio. Por conta disso, já a deixou algumas vezes, mas vira e mexe parece sentir saudades dela. Em relação a Mulher-Maravilha, ele nunca teve muita coragem para tomar alguma atitude até os Novos 52.

Por fim, ele tem relacionamento que vai e volta com Lois Lane nos últimos anos, e ficaram juntos até o início dos Novos 52. Você pode dizer que enfim os dois conseguiram se casar e tiveram um filho, mas foi necessário o fim do mundo para isso acontecer. O Superman é quase invulnerável, pois parece que se envolver em um relacionamento sério é uma de suas fraquezas, além da Kryptonita.

5) Ele tem duas faces

superman11

Por mais que goste de falar dos seus valores, o Superman já mentiu para seus amigos mais próximos por décadas, e isso não está certo. Sim, você deve imaginar que ele esconde sua identidade para proteger as pessoas que ama, mas quem ele está protegendo? Ele poderia muito bem levar Lois Lane e seus pais para a Fortaleza da Solidão, onde ninguém os encontraria. E nós já vimos heróis revelarem suas identidades e nada acontecer com seus familiares e amigos.

Até mesmo quando revelou sua identidade secreta, ele mentiu. Ele já mentiu para Lois que tinha uma doença terminal, por exemplo, além de usar a mentira diversas vezes na Era de Prata como forma de justificar suas pegadinhas bobas.

4) A Forteleza da Solidão

superman12

A Fortaleza da Solidão é outro grande problema na vida do Superman. É seu santuário, e também uma espécie de armazém. É onde ele mantém seus troféus de suas aventuras; um zoológico com animais exóticos; tecnologia de Krypton e outros mundos e um laboratório no qual utiliza sua inteligência para fazer suas pesquisas. E por que ele não compartilha isso?

Por exemplo, o Superman costuma manter um exército de robôs extremamente inteligentes, que são réplicas suas, na Fortaleza. Esses robôs poderiam modificar os campos da robótica, engenharia e programação, ao invés de ficarem apenas servindo café ao herói. Isso sem falar que entre seus troféus, existem armas avançadas que poderiam ser adaptadas para criar novas tecnologias. Ele poderia dividir isso com o mundo.

3) Repórter

superman13

Clark Kent trabalha no Planeta Diário como um intrépido repórter, uma escolha de carreira que não foi das melhores. Sim, dessa forma ele consegue se manter informado com os crimes e desastres que estão acontecendo, mas há algo além disso. Como um jornalista investigativo, Clark já abordou tanto o Superman ao ponto de utilizar isso como vantagem. Ele já ganhou um prêmio Pulitzer (o prêmio jornalístico mais importante dos EUA) após escrever sobre suas próprias aventuras.

Clark é tipo um Homem-Aranha, pois ele quer encontrar um forma de “lucrar” com suas aventuras como super-herói, só que Peter Parker admite que faz isso por dinheiro. Ser um repórter não é a melhor opção para um herói. Clark poderia ter se tornado um bombeiro ou um policial, ou até mesmo um político, para ajudar as pessoas em seu tempo livre, ao invés de digitar na frente de um computador.

2) Ele só salva seus amigos

superman14

O Superman é extremamente leal a seus amigos, mas podemos dizer que essa é outra falha dele, por incrível que pareça. Ele fará de tudo para salvar a vida de seus amigos, como Lois Lane e Jimmy Olsen, enquanto que outros sofrem ao redor do planeta. Ele mesmo chegou a dar um relógio para Jimmy, e assim chama-lo a qualquer momento. Por que ninguém mais tem direito a ter outro?

No filme de 1978, nós vimos o Superman correndo em toda Califórnia para interromper os estragos de terremotos, deixando Lois morrer em seu carro. O herói reverteu o tempo para salvar a amada. Só que o filme não se preocupou com o fato de que dessa forma, ele modificou a história, pois não interrompeu os desastres da mesma forma que fez da primeira vez. Sempre que ele opta por salvar Lois ou Jimmy, outras pessoas acabam sofrendo.

1) Danos colaterais

superman15

Por fim, o Superman não parece se importar em destruir propriedades e colocar inocentes em perigo. Ele atravessa paredes, divide carros no meio e chega até mesmo a mover planetas. E normalmente isso não costuma ser muito lembrado. Quantos prédios já desmoronaram, matando os inocentes que estavam lá dentro? Quais são os efeitos em nosso planeta (em especial as marés e a crosta terrestre) após mover a Lua de seu lugar?

Muitos super-heróis causam danos colaterais, com certeza, mas são poucos que possuem diversas opções. Quando o Hulk esmaga um prédio, não há nada que ele possa fazer para coloca-lo no lugar. Mas quando o Superman fez o mesmo, ele pode utilizar sua velocidade e visão de calor para deixa-lo em pé. Melhor ainda, ele poderia levar seus inimigos para áreas isoladas ou para o espaço como forma de diminuir os estragos. E ainda assim, ele não o faz. Que inconveniente.

Fonte: CBR

Deixe seu voto

1 point
Up Down

Votos totais: 29

Up: 15

Porcentagem de upvotos: 51.724138%

Down: 14

Downvotes percentage: 48.275862%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

gotepisodio5capa
Os principais questionamentos do 5º episódio da 7ª temporada de Game of Thrones
thanoscapa2
15 fraquezas de Thanos que você não conhecia
gotepi5capa
Game of Thrones: 9 coisas que devem acontecer no episódio ‘Eastwatch’
atoressexocapa
10 atores que se prepararam de forma incomum para papéis que envolviam sexo
shonda rhimes netflix
Criadora de Grey’s Anatomy, Shonda Rhimes assina com a Neftlix
tom cruise
Tom Cruise se machuca durante gravações de Missão Impossível 6
deadpool filme 4
Dublê morre durante gravações de Deadpool 2 no Canadá
gotepisodio5capa
Os principais questionamentos do 5º episódio da 7ª temporada de Game of Thrones
thanoscapa2
15 fraquezas de Thanos que você não conhecia
Superman Mulher-Maravilha Filho
Futuro filho de Superman e a Mulher-Maravilha é revelado
Heather Marvel DC
Funcionárias da Marvel sofrem com machismo na web e até DC entra no meio
dominócapa
15 fatos e curiosidades de Dominó, mutante que aparecerá em Deadpool 2
Pikachu Snapchat Filtro Novo
Snapchat apresenta finalmente seu novo filtro de Pikachu
Studio Ghibli filme Hayao Miyazaki
Studio Ghibli renasce para novo filme de Hayao Miyazaki
Indigo Ignited Anime
Assista ao episódio piloto do novo anime independente, Indigo Ignited
Transformers Animacao Filme
Transformers vai ganhar novo filme de animação da Hasbro
DOTA 2 OpenAI Campeao
OpenAI: Inteligência Artificial derrota campeão mundial de DOTA 2
man pods
Shopping na China cria cabines de games para maridos esperarem esposas durante compras
Valve Artifact Novo Jogo
Conheça Artifact, novo jogo de cartas da Valve baseado em DOTA 2
Naruto Boruto Shinobi Criar
Você pode criar seu próprio ninja em Naruto to Boruto: Shinobi Striker