5 campanhas publicitárias ridículas dos jogos

A ascensão da indústria de jogos tem sido meteórica nos últimos anos, deixando o estigma de exclusividade para nerds e crianças para se tornar uma indústria multibilionária. Na verdade, o mercado de jogos é tão grande que a receita global supera a do cinema. As campanhas de marketing contribuíram nesse processo, mas, de vez em quando, umas ideias muito estúpidas surgem pelas ruas.

Campanha Viral do Resident Evil: Outbreak

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Em 2003, a Capcom estava fazendo uma jogada muito grande com sua série Resident Evil. Antes do sucesso monstruoso de Resident Evil 4, a empresa decidiu que o futuro da série seria o modo cooperativo online.
O jogo em si tinha uma ideia decente, porém nada que superasse o Left 4 Dead, que seria lançado poucos anos mais tarde. Não era um Resident Evil tradicional, mas um desdobramento da série. E assim foi necessária uma campanha de marketing para aumentar sua popularidade.

A Capcom decidiu trabalhar com uma agência, que criou um site onde os usuários digitavam o número de telefone de um amigo, fazendo o site enviar uma mensagem dizendo que ele havia contraído o T-Vírus, o vírus que transforma a vítima em zumbi. O texto ainda vinha com um link para um site que oferecia prêmios para algumas pessoas de sorte.

Você já pode imaginar o que deu errado aqui. Em geral, o site da campanha permitia que os usuários inserissem qualquer número de telefone celular, que por sua vez fez com que milhares de pessoas acabassem recebendo mensagens de texto não solicitadas dizendo que elas tinham sido infectadas pelo T-Vírus. Aqueles já familiarizados com o jogo simplesmente sorriram e acenaram. Aqueles que não, correram para hospitais e farmácias perguntando como lidar com a “ameaça”. Obviamente, o site foi tirado do ar.

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Campanha Deadvertising de Shadow Man 2

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O Shadow Man original era um bom jogo de aventura em terceira pessoa que nunca fez grande sucesso. A sequência foi mais do mesmo, apenas com um “2” anexado no título. Claramente, alguma campanha publicitária era necessária. Tendo em conta que o conceito geral do jogo girava em torno da morte e da vida após a morte, a Acclaim decidiu tentar pagar as pessoas para colocar anúncios nos túmulos de seus entes queridos falecidos. Ela ainda cunhou o termo “deadvertising” para descrever a campanha.

Eles dizem que a controvérsia vende, mas, neste caso, tudo o que aconteceu foi um monte de indignação e mais um game caído no esquecimento. Quanto à campanha publicitária, parece que foi só uma brincadeira de 1º de abril. Mesmo tendo sido anunciada em meados de março.

Sem Interesse pelo Xbox 360

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Pode-se argumentar que a Microsoft estragou uma série de aspectos no lançamento do Xbox One, seja a proibição de trocar jogos com os amigos, que foi aliviada assim que a Sony revelou que o PS4 não iria implementar a mesma política, ou a necessidade de o console estar sempre online, que esqueceram de levar em consideração as pessoas que vivem em áreas onde a conectividade com a Internet não é de alto nível.

Mas o fiasco foi a nível internacional. Particularmente na Índia, onde o console foi lançado 10 meses depois de ter aparecido nos EUA e na Europa. Isso significa que a empresa precisou encontrar uma maneira de continuar a garantir o interesse pelo Xbox 360 no país, apesar do fato de que a maior parte do resto do mundo já estava com a geração seguinte. Como é que a Microsoft fez isso? Oferecendo zero por cento de juros ao comprar o console parcelado.

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Não é uma má ideia. A má ideia foi o anúncio, alegando que o seu interesse em um Xbox pode ser zero depois de tê-lo. Este é realmente o caso de uma ideia decente sendo completamente arruinado por uma execução terrível.

Processador Blast da Sega

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A guerra de 16 bits marcou a história dos jogos, e a Sega foi com tudo na briga contra o sucessor do Nintendinho. Antes do Super Nintendo ser lançado, a Sega já havia começado a baixaria, anunciando como o seu console fazia o que a Nintendo não fazia, e utilizou um trocadilho bastante engraçado: NINTENDON’T.

Esses anúncios também faziam questão de ressaltar que o destaque do Mega Drive era o “Processador Blast”, que aparentemente era muito superior à concorrência. Era algo que a Nintendo nunca poderia oferecer, se ele fosse verdade, é claro.

O Processador Blast se tornou sinônimo de marketing num esforço para ganhar a competição. A Sega acabou perdendo a guerra dos consoles, mas a sua campanha de marketing agressiva conseguiu ajudá-la a ganhar uma posição decente no mercado norte-americano. Pode ter sido uma mentira ridícula, mas você não pode negar que teve algum efeito.

Peitos por Evony

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Sexo vende. Isso é um conceito que existe desde tempos primordiais. Você só precisa olhar para as modelos nos estandes de grandes feiras para ver que os desenvolvedores usam o sexo para atrair os jogadores.

Mas a Evony, um jogo em Flash, levou isso muito a sério. A empresa criou uma campanha publicitária em 2009 que divulgava o jogo com mulheres seminuas que não tinham absolutamente nada a ver com nada. Eventualmente, o jogo deixou de ser uma inofensiva cópia de Civilization e se tornou um dos jogos mais odiados de todos.

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A equipe de desenvolvedores eventualmente se envolveu em uma batalha legal após acusações de que eles tinham ligações com empresas chinesas, que faziam trabalhos abusivos, entre outras práticas obscuras. A equipe Evony respondeu furiosamente no começo, mas, eventualmente, eles retiraram o seu processo por difamação.


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