6 fatos desconhecidos sobre Pokémon Go

Lançado pra comemorar o 20º aniversário do jogo Pokémon original da Nintendo, Pokémon GO tem sido menos um fenômeno dos games e mais uma questão cultural. No caso de você morar numa caverna, Pokémon GO é um jogo de “realidade aumentada” onde, usando o sistema de câmera e GPS do seu celular, gamers caminham no mundo real e tentam “capturar” Pokémons “escondidos” basicamente em todos os lugares. Mais de 15 milhões de pessoas baixaram o jogo gratuitamente em sua primeira semana e ele acumulou usuários diários mais ativos do que o Twitter, o Facebook e o Snapchat.

E aqui está uma repaginada na história de um dos jogos mais populares de todos os tempos.

Pokémon GO foi desenvolvido pelo pioneiro dos jogos on-line e do mapeamento digital

john hanke

Pokémon GO combina jogo on-line com a tecnologia de mapeamento por GPS. Ambas as tecnologias que revolucionaram a vida moderna foram criadas pelo mesmo homem. Em 1996, John Hanke criou Meridian 59 aos seus 21 anos, aclamado como o primeiro jogo “multiplayer online” – ou MMO -, onde jogadores de todo o planeta podiam se conectar através da internet pra explorar um mundo digital e competir uns contra os outros. Em 2000, Hanke desenvolveu o Keyhole, um sistema que ligava estradas e rodovias com aéreas fotografadas pra criar mapas, o primeiro GPS 3D do mundo. Hanke depois vendeu a Keyhole pro Google, que o contratou pra criar o Google Earth, Google Maps e Google Street View.

Pokémon GO foi inspirado por uma piada

google maps pokémon challenge

A cada 1º de abril, o Google emite uma série de brincadeiras pros seus milhões de usuários. No Dia da Mentira de 2014, ele anunciou o Google Maps Pokémon Challenge. Em parceria com a The Pokémon Company e a Nintendo, o programa foi um jogo falso que supostamente permitia que os usuários capturassem Pokémons escondidos no mundo real, encontrados pelo Google Maps. Então, muitas pessoas queriam desesperadamente que o jogo fosse de verdade, a brincadeira se tornou viral e apenas dois anos mais tarde esse conceito básico ganhou vida na forma do Pokémon GO.

Veja também:  Site lista os piores personagens de Dragon Ball Z

Pokémon GO é baseado em um jogo de geolocalização

ingress

Com financiamento do Google, Hanke lançou a Niantic Labs em 2010 pra criar jogos interligados ao Google Maps. Lá, ele criou um jogo chamado Ingress, o primeiro MMO que envolveu o uso de posicionamento geográfico. De muitas maneiras, era como o Pokémon GO, mas sem nenhum Pikachu. Os mais populares pontos de encontro gerados pelos usuários em Ingress mais tarde se tornaram muitos dos Pokéstops e Ginásios em Pokémon GO, inclusive.

Existem versões falsificadas ​​de Pokémon GO

pokémon go celular rua

Pokémon GO foi disponibilizado pra Android e iPhone no Japão, América do Norte, Austrália e Nova Zelândia em 6 de julho e só chegou à Europa e ao resto da Ásia em 15 de julho. Essa lacuna de nove dias foi simplesmente demais pra algumas pessoas, que baixaram versões piratas de Pokémon GO. Ou, pelo menos, esses aplicativos disseram que eram o jogo real. Pelo menos 43 versões falsificadas separadas de Pokémon GO foram encontradas e quase todas eram maliciosas ou incomodativas, que inundaram os telefones dos usuários com anúncios e aplicativos falsos indesejados. Pior, algumas dessas falsificações assumiam o controle do telefone, corrompendo os seus dados pessoais. Sempre pense duas vezes antes de tentar ser malandro, meu amigo.

Pokémon GO foi proibido na Arábia Saudita

arábia saudita

Pokémon GO está rapidamente ganhando popularidade no Oriente Médio e os religiosos na Arábia Saudita são céticos – pra não dizer fanáticos. Eles emitiram uma fatwa – “proibição religiosa islâmica” – pro jogo, que segue uma fatwa anterior contra os jogos Pokémon originais de 1996. De acordo com eles, o aspecto de negociação de cartas do jogo “encoraja a blasfêmia e jogos de azar”. Apesar de Pokémon GO não usar cartas, ele aparentemente contêm “imagens proibidas”, como símbolos que podem ser confundidos com imagens maçônicas.

Veja também:  6 vilões que poderiam aparecer nos próximos filmes da DC

Pokémon GO é uma ótima maneira de se exercitar… Ou não

uber

O jogo ajuda as pessoas a fazerem mais exercícios, forçando os jogadores a saírem do sofá e caminharem pelo bairro, mas algumas pessoas ainda preferem seus jogos como uma atividade sedentária. Combinando Pokémon Go com Uber, empresários astutos em cidades como Nova York, San Francisco e Portland se ofereceram pra dirigir pros jogadores ao redor da cidade, enquanto eles caçam seus monstros de bolso. Alguns motoristas prometem até mesmo fornecer a única coisa mais cobiçada do que um lendário Mew: carregadores de telefone! Custo de um motorista Pokémon GO: cerca de US$ 30 por hora. No Brasil, taxistas já oferecem serviços similares, incluindo levar seu celular pra passear e chocar seus ovos. Temos que pegar!

Fonte: http://www.looper.com/19944/untold-truth-pokemon-go/


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

Crítica: visuais, enredo e elenco fazem de Pantera Negra um ótimo filme
Pantera Negra: conheça os Cães de Guerra e a Dora Milaje
Os melhores momentos do Androide 17 em Dragon Ball Super
Com muitos mistérios, veja os melhores momentos do 1º trailer de Venom
Sword Art Online terá série em live-action produzida pela Netflix
Presidentes da Sony e Marvel quase se agrediram durante negociações
Brinquedo revela armadura de Thanos em Vingadores: Guerra Infinita
Vilão de Pantera Negra foi inspirado no filme Cidade de Deus
Amazon e Saraiva dão descontos de até 80% em livros e mais
Quem é a Fantasma, vilã de Homem-Formiga e a Vespa
Escritor fala sobre críticas à revista do Batman e Mulher-Maravilha
Batman voltará a usar uniforme com emblema amarelo nos quadrinhos
Sword Art Online terá série em live-action produzida pela Netflix
Após morte de dubladora, Bulma ganha nova voz em Dragon Ball Super
Em currículo, jovem cita ‘assistir Naruto’ como uma de suas habilidades
Último episódio de Dragon Ball Super pode ter revelado o desejo de Jiren
Idosos brasileiros aprendem a programar games para exercitar a mente
controle das pernas
Chinês joga por 20 horas seguidas em lan house, passa mal e perde controle das pernas
A profissão desse cara é jogar ‘Clash Royale’, game exclusivo para celulares
Injustice 2 ganha trailer do gameplay com as Tartarugas Ninja; confira