6 Maiores Clichês do Cinema

Muito antes de reboots, sequências e Universos Cinemáticos dominarem Hollywood, os grandes estúdios criaram o hábito de reciclar conteúdo – na verdade, alguns dos mesmos elementos de enredo são encontrados em praticamente todos os gêneros. Aqui estão apenas alguns exemplos dos maiores clichês do cinema.

O Patinho Feio

01

Os anos 80 tiveram Namorada de Aluguel, os anos 90 tiveram Ela É Demais e a década de 2000 teve D.U.F.F. – Você Conhece, Tem ou É. Hollywood sempre amou a ideia de jovens populares que dão uma reformulada definitiva num nerd por qualquer motivo. Normalmente é uma aposta mesquinha ou algum tipo de obrigação com base em culpa, mas independentemente disso, é sempre uma fantasia ridícula. Panelinhas existem o mecanismo que os adolescentes usam pra se proteger do mundo superficial e muitas vezes cruel de interações sociais. Meninas Malvadas foi um dos poucos que levou esse conceito como uma sátira aguçado. Não é Mais um Besteirol Americano – aquele com o Chris Evans – parodiou descaradamente vários aspectos de filmes de adolescentes, mas se apoiou pesadamente sobre neste clichê com a presunção hilariante que uma garota objetivamente fica feia quando coloca óculos e veste macacão. É óbvio que é idiota, mas vai continuar existindo por um longo tempo. E com a interação social se movendo quase inteiramente pro mundo virtual, provavelmente teremos um filme em que uma estrela de Vine ensina uma usuária de Snapchat a aumentar seus seguidores.

O Poderoso Patrão

diabo veste prada

O clichê do chefe infernal é tão onipresente que os escritores de Quero Matar Meu Chefe se sentiram confortável em basear toda a sua trama em torno deste tipo de antagonista – um patrão sadicamente maligno e abusivo. A vingança serviu de base pro enredo em Como Eliminar seu Chefe e O Preço da Ambição, mas também esteve presente de forma não tão brilhante em Como Enlouquecer Seu Chefe e Trovão Tropical. De qualquer maneira, você pode apostar que, se há uma situação de trabalho em um filme, há um chefe babaca. Meryl Streep ainda ganhou um Oscar por sua atuação em O Diabo Veste Prada, apesar de que o filme literalmente tentou resgatar a alma podre de sua personagem com um monólogo sobre como a moda serve pra algum tipo de finalidade benevolente. O patrão terrível é tal clichê que Anjos da Lei ainda teve dois deles, com Nick Offerman e Ice Cube.

O Herói Relutante e sua “Última” Missão

rambo

Por alguma razão, roteiristas de Hollywood acham que o público precisa ver seus heróis sendo arrastados de volta pra ação contra a sua vontade. Não basta explodir dezenas de bandidos – e provavelmente resgatar uma bela donzela em apuros. Não, o herói precisa ser persuadido a parar de ajudar monges budistas a construírem poços, como em Rambo III, ou amorosamente ensinar seu primo a arte da guerra, como em Tróia. Korben Dallas havia colocado seu passado como mercenário pra atrás quando o destino do Universo caiu do céu até o seu táxi em O Quinto Elemento e John Spartan foi injustamente congelado pelo seu heroísmo em O Demolidor – não o da Marvel, o do Stallone com o Snipes. Muito parecido com o veterano em busca de vingança e herói aposentado que estava no lugar errado na hora errada, ser chamado de volta da aposentadoria é o destino certo de todo ex-pistoleiro. Bem, isso e artrite. Saltar de helicópteros acaba com os joelhos.

Nicholas Sparks

nicholas spark

Os filmes de Nicholas Sparks se tornaram um clichê do Dia dos Namorados desde que Ryan Gosling destruiu sua vida adulta reconquistando a mesma mulher infinitamente no Diário de uma Paixão. E alguma variação desse personagem – um homem taciturno cuja vida é sem sentido até que ele conhece a menina que aparece errada em todos os sentidos – aparece em todos os filmes de Sparks. Há também os pais problemáticos que têm negligenciado ou inadequadamente protegido seus filhos de alguma forma – Uma Longa Jornada e Diário de uma Paixão de novo – e também o “outro homem”, que é abusivo – Um Porto Seguro e Um Homem de Sorte – ou rejeitado por nenhuma boa razão – A Escolha e mais uma vez Diário de Uma Paixão. E não se esqueça das casas opulentas em algum lugar no Sul habitadas por personagens de 20 anos – A Escolha, Um Homem de Sorte e Um Porto Seguro -, meticulosamente decoradas e paisagísticas, apesar do fato de que a maioria das pessoas dessa faixa etária vive em apartamentos imundos e só sabem usar o microondas. Mas mais do que qualquer um dos clichês acima, Sparks ama um acima de tudo: beijo na chuva. Observando esses filmes, é fácil acreditar que você não sabe o que é amor, se não está encharcado até os ossos e congelando numa pré-pneumonia.

Inteligência Artificial VS Humanidade

johnny depp Transcendence

De acordo com Hollywood, assim que os seres humanos finalmente criarem Inteligência Artificial, estararemos ferrados. A conclusão inevitável das máquinas sencientes de Hollywood é que os seres humanos são uma praga parasitária sobre o meio ambiente natural. Apesar de aprender as duras lições da guerra, da irresponsabilidade ambiental e dos conflitos políticos, os animais de baixo QI conhecidos como “pessoas” continuam repetindo seu comportamento destrutivo, então precisam ser abatidas. A Skynet da série Exterminador do Futuro é provavelmente o exemplo mais conhecido dessa ideia, mas está longe de ser o único. Em Matrix, as máquinas transformaram as pessoas em baterias em coma. Ultron foi criativo em sua tentativa de obliterar os cidadãos da Terra transformando uma pequena nação num meteoro em Vingadores: Era de Ultron e o Johnny Depp digital se transformou numa espécie de chuva elétrica em Transcendence: A Revolução – esse foi reconhecidamente estranho, mas a mensagem é a mesma: ei, homo sapiens, vocês tiveram sua chance e estragaram tudo.

O Cientista que Ninguém Escuta, Até que Seja Tarde Demais

02

Filmes apocalípticos fazem uso de toneladas de clichês, como pontos turísticos sendo destruídos ou pessoas abandonando seus veículos durante engarrafamentos pra tentar inutilmente fugir a pé. Também existe geralmente um gênio desconexo, operando com equipamento antigo em algum laboratório desorganizado, que – de alguma forma – descobriu o que o resto da comunidade científica global não descobriu: o fim está próximo. Em Terremoto: A Falha de San Andreas, o algoritmo de previsão de terremotos de Paul Giamatti não foi suficiente pra salvar a maioria da população da Califórnia e no Independence Day, Jeff Goldblum foi a única pessoa que descobriu a natureza insidiosa dos alienígenas que pairavam sobre todas as grandes cidades na Terra. Dennis Quaid tentou alertar o governo dos perigos das mudanças climáticas em O Dia Depois de Amanhã, mas eles riram e eu não vou nem comentar quando derrotaram os aliens com xampus em Evolução. Ainda bem que a vida nem sempre imita a arte.

Deixe seu voto

1 point
Up Down

Votos totais: 3

Up: 2

Porcentagem de upvotos: 66.666667%

Down: 1

Downvotes percentage: 33.333333%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

the walking dead-carl capa
Personagem importante morrerá em The Walking Dead; entenda por quê
x-men fênix negra-capa
6 razões para ficar animado com X-Men: Fênix Negra
vingadores guerra infinita-trailer capa
Vingadores: Guerra Infinita: o Capitão América criou os Vingadores Secretos?
flash- e legends capa
9 perguntas sobre o futuro das temporadas de Flash e Legends of Tomorrow
os novos mutantes trailer
Os Novos Mutantes ‘tem um lado de terror’, revela Alice Braga
will smith
‘Eu deveria morar aqui no Brasil’, diz Will Smith na Comic Con
fernanda montenegro comic con experience ccxp
Comic Con Experience celebra trabalho de Fernanda Montenegro, fã de HQs
a forma da água globo de ouro
Globo de Ouro 2018: A Forma da Água é o destaque; veja indicados
sakura card captors
Continuação de Sakura Card Captors ganha trailer legendado e data de estreia no Brasil
Top 6 filmes de heróis que precisam de um reboot urgente - X-Men
6 filmes de heróis que precisam de um reboot urgente
(Foto: Jonathan Alcorn/Bloomberg)
Stan Lee revela que Homem-Aranha quase não existiu
deadpool-justiceiro
Deadpool dá um beijo no Justiceiro em nova HQ dos Defensores
ryan reynolds detetive pikachu pokémon
Ryan Reynolds estará em Detetive Pikachu, filme de Pokémon
my hero academia
Primeiro filme do anime My Hero Academia será lançado em 2018
Naruto to Boruto
Boruto vai mostrar semelhanças do personagem principal com Naruto
freeza saiyajins
Criador de Dragon Ball fala sobre a relação entre Freeza e os Saiyajins
The Legend of Zelda Breath of the Wild
Zelda: Breath of the Wild é eleito Jogo do Ano no Game Awards 2017; veja vencedores
mega man 11
Capcom anuncia Mega Man 11 e relançamentos da franquia
darksiders 2 deathinitive playstation 4 ps4 playstation plus ps plus
Veja os jogos gratuitos da PlayStation Plus em dezembro
DmC- Devil May Cry
Vazamentos podem ter revelado detalhes de Devil May Cry 5