7 Estereótipos Mais Ofensivos dos Games

Como acontece com qualquer forma de ficção, jogos podem ser muito estúpidos quando se trata de retratar diversos personagens como seres humanos – ou alienígenas, ou robôs… – e, ocasionalmente, desviam pra alguns estereótipos muito estranhos. É muito mais fácil cair num clichê do que escrever um personagem real, mas na maioria das vezes, simplificar um personagem até estereótipos é apenas uma coisa horrível de se fazer pra todos os envolvidos, desde os jogadores, até os produtores. Aqui estão alguns personagens ofensivos que não deveriam nunca ter existido.

Deus Ex: Human Revolution – Letitia

Deu Ex Human Revolution Letitia

É difícil imaginar o que a dubladora Amanda Straw estava pensando quando dublou Letitia, também conhecida como “The Trash Lady”, mas é aconselhável que ela deixe esse crédito fora de seu currículo. Embora os eventos do jogo ocorram no futuro, Letitia afeta um sotaque bastante ridículo, uma reminiscência do que se poderia esperar ouvir de um trabalhador não-remunerado de uma plantação do ano de 1850. Tenho certeza de que trocar palavras infantiliza o intelecto de um personagem e, enquanto não há uma boa diversidade de personagens de todas as etnias representadas através do jogo, tudo o que temos é uma maçã podre pra estragar a grupo. A Square Enix até mesmo pediu desculpas depois das críticas.

Final Fantasy VII – Barret Wallace

barret final fantasy 7 2

Enquanto o personagem Barret Wallace eventualmente evoluiu no decorrer de alguns jogos, os críticos da série imediatamente notaram que ele parecia encarnar o estereótipo horrível que tem sido utilizado em retratos negativos dos afro-americanos, dada a sua propensão a usar palavrões em todos os diálogos e suas semelhanças superficiais ao Mr. T. Os defensores de Barret também reconheceram o problema, mas citaram que o Japão tem um entendimento cultural diferente dos EUA, alegando que o personagem foi criado na melhor das intenções. No momento em que Wallace apareceu em Dirge of Cerberus anos mais tarde, a Square Enix finalmente o desenvolveu como um personagem completo, em vez de um clichê racista.

Veja também:  Por que a participação de Stan Lee em Capitã Marvel foi diferente

Streets of Rage 3 – Ash

Streets of Rage Ash

Os designers de Streets of Rage não conseguiram decidir se queriam que o chefão Ash fosse um estereótipo gay ridículo ou um estereótipo transgênero ridículo, de modo que um termo ainda mais ridículo acabou sendo a escolha. Ash, que só pode ser descrito como um feticheiro de couro, usa um enorme medalhão do símbolo masculino – indicando sua preferência romântica, aparentemente -, leggings e salto alto e seus movimentos de luta são os de uma bailarina perturbada. O estereótipo não passou despercebido e o personagem nunca mais fez uma aparição oficial.

Final Fight – Poison & Roxy

Final Fight Poison Roxy

É difícil definir exatamente onde Poison e Roxy deram errado, porque a história fica estranha em muitos lugares. As duas enormes mulheres apareceram na versão original japonesa de Final Fight, mas foram omitidas da versão americana porque foi considerado ofensivo lutar contra mulheres num jogo em 1989 – apesar de Double Dragon não ter tido problemas com isso em 1987. A Capcom respondeu afirmando que as meninas eram travestis, tacitamente fazendo o argumento de que, como elas ainda tinham órgãos biologicamente masculinos, estava tudo bem em enfiar a porrada nelas. Tudo ficou muito confuso pra uma audiência americana e as aparições posteriores permaneceram completamente ambíguas. Mas não importa mais o que a Capcom diga, o seu tratamento negligente já foi estabelecido.

Red Dead Redemption – Irish

Red Dead Redemption Irish

Um personagem mentiroso, bêbado e preguiçoso com um sotaque irlandês e nome Irish – literalmente “irlandês” – captura um monte de estereótipos negativos sobre imigrantes irlandeses durante os dias do velho oeste. Irish é agrupado com alguns outros personagens que são nomeados por seus países de origem, mas nenhum é tão grosseiramente clichê como o próprio. É apenas um lembrete que cada subconjunto de pessoas, não importa como você opte dividi-los, é sempre prejuízo na sua história – e não é um lembrete que você quer ao jogar videogame.

Veja também:  Goku criança de Dragon Ball GT é o novo DLC de Dragon Ball FighterZ

Pokémon – Jynx

Pokémon Jynx

Qualquer Pokémon que apareceu depois dos 151 originais é uma pilha de lixo inútil, mas há um Pokémon clássico que deveria ter sido deixado de fora. Jynx escapou do escrutínio porque era difícil ofender com alguns pixels verdes, mas a aparência foi mais tarde considerada ofensiva o suficiente pra ter certos episódios do anime proibidos nos EUA. A criatura tem uma impressionante semelhança com alguns desenhos animados dos anos 40 profundamente racistas, onde o personagem provavelmente teve sua inspiração e é conhecida por seu “ritmo”. Tire suas próprias conclusões a partir daí e nunca olhe pra Pokémon da mesma forma novamente.

Punch-Out!! – Todo mundo

Punch-Out!!

Não há realmente um único personagem em Punch-Out!! que não é algum tipo de estereótipo racial. Pode-se pensar que a evolução cultural entre a versão original de 1984 e a última versão de 2009 teria corrigido alguns destes problemas, mas só piorou. King Hippo é um polinésio com obesidade mórbida que deixa cair abacaxis quando é socado, Glass Joe é um francês notoriamente fraco e covarde que derruba croissants. Até mesmo o Bear Hugger é uma sátira do povo canadense, um beberrão que só fala de hóquei e é surpreendentemente agradável com Little Mac, apesar de levar uma surra. Como essas coisas sobrevivem num mundo onde as pessoas se inflamam na internet no primeiro sinal de intolerância, é um mistério. Mas, pelo menos, Punch-Out!! é um jogo divertido, se você ignorar os turbantes indianos mágicos.


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

stranger things
Atores de Stranger Things revelam heróis da Marvel com quem gostariam de atuar
ultimato
Diretores de Vingadores: Ultimato confirmam que o trailer contém cenas falsas
stranger things
Dustin, monstro e mais: a análise do trailer da 3ª temporada de Stranger Things
O impacto da compra da Fox pela Disney nos filmes da Marvel
Joia do Ego: conheça a 7ª Joia do Infinito, das HQs da Marvel
Deadpool tem todos os ossos do corpo arrancados nos quadrinhos
Turma da Mônica exalta mulheres importantes em exposição em SP
A complexidade dramática que super-heroínas têm ganhado com o tempo
My Hero Academia faz paralelo entre racismo e preconceito com quirks
Como Goku escapou do Planeta Prisão no anime de Dragon Ball Heroes?
Bills se nega a ajudar Nova Namekusei no mangá de Dragon Ball Super
Luffy passa por treinamento brutal na prisão no mangá de One Piece
Trailer de Mortal Kombat 11 apresenta dois novos personagens; assista
Facebook lança aba específica para jogos do Facebook Gaming
Jogadores de PUBG estão sendo presos na Índia; entenda
Google anuncia o Stadia, seu serviço de streaming de games
stranger things
Dustin, monstro e mais: a análise do trailer da 3ª temporada de Stranger Things
O impacto da compra da Fox pela Disney nos filmes da Marvel
Homem-Formiga será importante em Vingadores: Ultimato – graças à Capitã Marvel
Os principais poderes do Homem de Ferro nos filmes da Marvel
Facebook lança aba específica para jogos do Facebook Gaming
Celulares da Xiaomi chegam ao Brasil por até R$ 3 mil
Twitter faz testes para esconder número de curtidas e retuítes
whatsapp
Não pode ouvir agora? Aplicativos convertem áudios do WhatsApp em texto