7 Filmes Fracassados que Mataram suas Franquias

Os estúdios de cinema amam suas franquias, mas Hollywood tem seus limites quando se trata de investir mais dinheiro depois de um filme ruim. Mesmo o mais vasto reconhecimento da marca nem sempre é suficiente pra gerar mais sequências. Aqui estão alguns exemplos particularmente infames de filmes que enviaram suas franquias de volta pra prancheta… Ou pro total esquecimento.

Batman e Robin

Batman e Robin Batgirl

A franquia Batman estava prestes a comemorar 10 anos de sucesso – e lucro – até Batman & Robin, que trouxe George Clooney pro papel de Bruce Wayne. O tom exagerado do diretor Joel Schumacher começou em Batman Eternamente como uma tentativa deliberada de honrar a serie de tevê dos anos 60 do Adam West e ficou ainda mais berrante em Batman & Robin – o que resultou num desastre ridículo. O estúdio já estava desenvolvendo uma sequência antes mesmo de Batman & Robin chegar aos cinemas, mas os comentários infelizes e arrecadações decepcionantes de bilheteria trouxeram um impasse. Precisamos de quase uma década e das perspectivas muito mais corajosas do diretor Christopher Nolan pra trazer um reboot do Cavaleiro das Trevas de volta pras telas em 2005 com Batman Begins.

Star Trek: Nemesis

Star Trek Nemesis

Star Trek sempre foi notável na bilheteria, disparando 10 filmes em 23 anos, ao mesmo tempo que governava a televisão com um pequeno exército de seriados. No entanto, a franquia um dia encontrou sua encruzilhada. O não tão popular Star Trek: Enterprise era seu último show restante no ar e os filmes eram lucrativos, mas não tão impressionantes ao longo das três sequências desde que o elenco de Star Trek: The Next Generation assumiu o cargo da tripulação original. Tudo isso contribuiu pra um orçamento reduzido e uma abordagem de ação pesada pro filme de 2002, Star Trek: Nemesis, o que resultou numa total descaracterização do sci-fi pelo qual a série sempre foi conhecida. Considerando que foi o mesmo ano em que tivemos Harry Potter, Senhor dos Anéis e James Bond, Nemesis foi ignorado, exceto pelas suas críticas desastrosas. Desde então, Star Trek ficou fora dos cinemas até J.J. Abrams reiniciar a franquia em 2009.

Veja também:  Por que Thanos não matou os Vingadores em Guerra Infinita?

Blade: Trinity

Blade Trinity

A franquia Blade tinha anos de histórias em quadrinhos pra se inspirar, Wesley Snipes estava no seu auge e os dois filmes combinavam vampiros e kung fu numa mistura pitorescamente divertida. Todos os ingredientes estavam lá pra manter mais sequências até 2004, com Blade: Trinity. Mas os comentários medíocres deste terceiro filme e as arrecadações decepcionantes trouxeram um colapso épico que começou a se desvendar enquanto as câmeras ainda estavam filmando. Snipes – que além de estrelar o papel principal também era produtor – alegadamente incomodou a todos com um comportamento excêntrico nos bastidores, como tentar estrangular o diretor, entre outras coisas. Ele estava tão infeliz após o lançamento de Trinity que acabou processando o estúdio. Atualmente, a Marvel Studios ajudou a transformar os super-heróis em blockbusters recordistas, mas Blade ainda se mantem à margem disso tudo – quem sabe a Netflix não aproveita essa onda?

RoboCop 3

Robocop 3

Poucas franquias de filmes sofreram uma queda tão rápida quanto RoboCop. O original de 1987 foi um sucesso comercial e de crítica e, ao contrário de muitos filmes de sucesso, a sua história tinha todo o potencial pra uma sequência óbvia. A estrela Peter Weller pulou do barco depois do decepcionante RoboCop 2 de 1990, o que levantou questionamentos se ele faria falta, pois a sua boca era a única parte do seu corpo não coberta pelo seu traje futurista. Mas mesmo que ele tivesse ficado, é improvável que RoboCop 3 tivesse sido um sucesso. O estúdio entrou em falência durante as filmagens e a violência foi reduzida num esforço pra tornar o filme mais acessível pros fãs mais jovens. Obviamente, o resultado final de 1993 foi lamentável e levou mais 11 anos antes da franquia voltar com um reboot. Enquanto isso, uma sequência pro reinício continua a ser um ponto de interrogação até o presente momento.

Veja também:  A ciência por trás dos poderes do Hulk e Capitão América

Mortal Kombat: Aniquilação

Mortal Kombat Aniquilação rain ermac motaro e sheeva

Mortal Kombat foi uma surpresa em 1995, faturando mais de US$ 100 milhões com um pouco mais do que uma série de cenas de luta em conjunto com alguns pedaços de enredo ridículo – como os jogos, né. É difícil culpar o estúdio por tentar fazer que relâmpago atinja a mesma árvore duas vezes com Mortal Kombat: Aniquilação em 1997, mas mesmo pros padrões relaxados do original, este foi um filme bem esfarrapado. E desta vez o público respondeu e não forneceu uma bilheteria nem próxima do primeiro filme. Outra sequência estava em fase de planejamento, mas exceto por rumores ocasionais, a franquia de filmes Mortal Kombat permanece no Limbo desde então.

Alien – A Ressurreição

Alien 4

Sigourney Weaver, a lendária Ellen Ripley, sempre foi a peça-chave da franquia Alien e sua morte no final de Alien 3 em 1992 parecia marcar o fim da série. Mas onde há potencial pra ganhar dinheiro, há quase sempre uma sequência. Então, em 1997, Weaver voltou pro Alien – A Resurreição, que salta 200 anos à frente de seu antecessor e traz de volta Ripley como um clone nascido de um Alien. Obviamente o público não gostou e o filme conseguiu ficar atrás da odiosa comédia Flubber de Robin Williams, e os críticos deixaram bem claro que a série havia perdido seu brilho. O estúdio depois estuprou a franquia ainda mais com os filmes Aliens vs Predator, aparentemente cortando qualquer possibilidade de outra sequência verdadeira. Em 2015, Alien 5 foi cogitado com Weaver de volta e o diretor Neill Blomkamp no comando, mas o projeto acabou por ser arquivado devido ao sucesso do “prequel” Prometheus, que o diretor Ridley Scott decidiu transformar numa própria franquia.

Veja também:  Crimes e falência: a conturbada relação entre Stan Lee e o Brasil

Superman IV: Em Busca da Paz

Superman IV

Henry Cavill é legal, mas Christopher Reeve sempre será o verdadeiro Superman – fato que potencializa a vergonha tóxica conhecida como Superman IV: Em Busca da Paz. Atraído de volta pra franquia com a promessa de uma história socialmente relevante, Reeve fez o seu melhor pra trazer um senso de dignidade a esta tragicomédia de 1987, que coloca Superman contra um vilão movido a energia nuclear criado por Lex Luthor e apelidado de “Homem Nuclear”. Os problemas financeiros do estúdio, no entanto, prejudicaram ainda mais o filme, forçando o diretor a reutilizar cenas e poupar efeitos especiais. Levaria cerca de 20 anos e inúmeras tentativas abortadas antes do personagem voltar aos cinemas com o Superman: O Retorno, que foi apenas um prelúdio pra mais um reboot em 2013 com O Homem de Aço.


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Voz de Broly fala sobre motivação do vilão em Dragon Ball Super: Broly
HBO confirma quando estreia última temporada de Game of Thrones; veja teaser
WiFi Ralph terá curta aparição de Stan Lee em cena de perseguição
Estrela de Stan Lee na calçada da fama recebe homenagens dos fãs
Crimes e falência: a conturbada relação entre Stan Lee e o Brasil
Exército, DC e mais: 11 curiosidades da vida de Stan Lee
Por que a morte de Stan Lee marca o fim de uma era
Estrela de Stan Lee na calçada da fama recebe homenagens dos fãs
Voz de Broly fala sobre motivação do vilão em Dragon Ball Super: Broly
Filme live-action dos Cavaleiros do Zodíaco tem sinopse revelada; confira
Vila da Folha de Naruto será construída em tamanho natural no Japão
Dragon Ball Super: Broly tem novo trailer divulgado; assista
Enem 2018 teve questão de matemática relacionada ao jogo Minecraft
Dona do League of Legends, Riot Games é acusada de assédio sexual
Microsoft disponibiliza PES 2019 gratuitamente para Xbox One
Player Unknown’s Battlegrounds está disponível de graça para Xbox One
Exército, DC e mais: 11 curiosidades da vida de Stan Lee
The Walking Dead: o que mudou na série após a saída de Rick
As 10 melhores aparições de Stan Lee
7 personagens que poderiam aparecer no filme de Breaking Bad
Novos modelos de iPhone chegam ao Brasil atraindo poucos clientes
Samsung apresenta seu aguardado smartphone com tela dobrável
Apple deve lançar app de streaming para concorrer com Netflix em 2019
Estratégia e câmbio: por que os novos iPhone estão tão caros no Brasil