As 7 Nebulosas Mais Fantásticas do Universo

Supernovas são objetos fantásticos, podemos vê-las em galáxias distantes em todo o Universo. Em nossa própria vizinhança não vemos tantas, mas podemos olhar ao redor e ver o que foi deixado pra trás. Supernovas – e outros eventos – deixam pra trás lindas nuvens de poeira chamadas de nebulosas – nuvem em latim – que dão aos astrônomos uma ideia do que aconteceu muito tempo depois do evento original.

E aqui está um resumo de algumas das mais belas nebulosas do Universo.

1. Supernova de Tycho

01

Esta remanescente é uma enorme nuvem de gás frio deixada pra trás pela morte explosiva de uma estrela observada em 1572 pelo astrônomo Tycho Brahe, que, no seu auge, teria sido brilhante o suficiente pra ver durante o dia. A nebulosa deixada pra trás continuará a expandir e esfriar até que ela desapareça completamente. A imagem acima é uma composição de várias imagens tomadas em diferentes cores – faixas de radiofrequência. Isto é, na verdade, um composto de Raios-X e luz visível, o que significa que a nuvem de gás é invisível a olho nu.

A supernova em si ocorreu mais de 13 mil anos atrás, e emitiu uma luz que viajou por muito tempo até se tornar visível a Tycho Brahe. Se você está esperando que uma outra supernova como esta possa ser vista – não de muito perto, obviamente -, vale a pena olhar pra estrela gigante vermelha Betelgeuse. Esta estrela está preparada pra explodir a qualquer minuto! Infelizmente isso significa que pode ser amanhã, ou em alguns milhares de anos.

Supernovas são explosões poderosas. Este remanescente em particular tem mais de 50 anos-luz de diâmetro – algo em torno de milhões e milhões de metros.

2. A Nebulosa da Águia

02

Ao contrário das outras supernovas, que são o resultado da morte de uma estrela, a Nebulosa da Águia é um berço de estrelas.

Veja também:  Essa arte mostra todos os inimigos que Goku já matou em Dragon Ball; veja

É um jovem aglomerado de estrelas que ainda tem dentro de si uma grande quantidade de poeira e gás – das quais as estrelas são feitas – que ao longo do tempo se concentram e geram os astros brilhantes.

A Nebulosa da Águia é enorme. É um enorme viveiro de onde novas estrelas podem crescer. Com 5,5 milhões de anos de idade, é um dos objetos mais antigos na lista, mas ainda há novas estrelas se formando no seu interior. Abriga os famosos “Pilares da Criação”, que podem ser vistos no meio da imagem acima. Toda a nebulosa tem mais de 10 anos-luz de diâmetro ou 10 trilhões de quilômetros de diâmetro.

Um dia, as estrelas neste berçário vão crescer e querer comer ou soprar todo o gás pra dentro, deixando pra trás estrelas adultas.

3. A Nebulosa do Caranguejo

03

A Nebulosa do Caranguejo é outro belo remanescente de supernova que sobrou de uma explosão observada por astrônomos chineses em 1054. Mais velha do que a Supernova de Tycho e um pouco mais perto de nós, é possível ver a sua estrutura fina dentro da nuvem de gás da ex-estrela. Como fogos de artifícios se dissipando, seus “filamentos” estendem-se pras bordas da nuvem de onde a supernova explodiu. É possível ver mais detalhes na imagem abaixo, uma composição do raio-x e luz infravermelha da nebulosa.

03a

No meio você pode ver um ponto muito pequeno que foi registrado em luz infravermelha. Dentro desse ponto tem bola muito pequena à esquerda sobre a estrela, que tem poucos quilômetros de diâmetro. Literalmente do tamanho de uma pequena cidade. Este pequeno pedaço da antiga estrela envia sinais até os dias de hoje, que os astrônomos ainda podem captar através de rádio. Esta pequena bola é chamada de “Pulsar”, uma vez que dá luz em pulsos.

Veja também:  Os Skrulls de Capitã Marvel se parecem com Piccolo, de Dragon Ball?

A Nebulosa do Caranguejo tem dez anos-luz de diâmetro. Pra lhe dar uma ideia, a distância entre o Pulsar e a borda da nebulosa é mais distante do que o Sol e a Terra.

4. O Helix / A Nebulosa do “Olho de Deus”

04

A Nebulosa Helix também é conhecida como o Olho de Deus.

Seria difícil imaginar um apelido melhor – talvez o Olho de Sauron. Ela é do tipo “nebulosa planetária” e é o resultado de uma velha anciã. Quando as estrelas são pequenas demais pra morrer num estrondo, elas se definham num gemido, emitindo nuvens de gás e colapsando em pequenas estrelas no meio – este é o resultado bonito. Uma nebulosa planetária pode vir em qualquer forma e tamanho – a Nebulosa Olho de Gato também é muito bela – e muitas delas parecem com esta acima.

Ela em três anos-luz de extensão e mais de 10 mil anos, então este olho já observava a Terra muito antes mesmo da antiga civilização egípcia.

5. A Nebulosa Cabeça de Cavalo

05

Esta nebulosa é parte de uma grande família em Órion, que foi descoberta no final de 1880.
É bastante óbvio por que tem este nome, com a cabeça de um majestoso cavalo saindo dela. Aqui as regiões escuras são realmente nuvens muito densas que estão bloqueando a luz das estrelas vizinhas. Este é mais um berçário estelar, embora mais jovem que a Nebulosa da Águia. É possível ver algumas estrelas pequenas espiando nas nuvens que rodeiam a cabeça de cavalo, estas são as novas estrelas.

Com cerca de 10 anos-luz de diâmetro, é de um tamanho comparável ao dos outros objetos dessa lista, mas é parte de uma rede muito maior na constelação de Órion, que inclui o próximo item…

Veja também:  Quarteto Fantástico quase apareceu em Deadpool 2; confira os uniformes

6. A Nebulosa de Órion

06

Você pode muito bem olhar para esta imagem e acreditar que é Photoshopada devido à bela graça das nuvens suaves que caem em torno desta nebulosa.

Embora tenha sido criada através das técnicas de composição de muitas fotos e um ligeiro falso colorido pra realçar os detalhes, isso realmente é uma nebulosa lindamente gasosa. O rosa vem do hidrogênio fresco na nuvem de gás. É a nuvem mais próxima de nós, onde novas estrelas estão se formando e pode até mesmo ser vista – como uma mancha – a olho nu.

7. A Nebulosa da Borboleta

07

Isso nos leva a nossa melhor nebulosa, a Borboleta. Enquanto um monte de nebulosas exigem um grau de estrabismo pra ser capaz de compreender as figuras pelas quais foram nomeadas, esta bela borboleta está ali pra todos verem.

Esta é uma nebulosa planetária resultante da morte de uma estrela pequena. No centro da Borboleta há uma anã branca recém descoberta, uma pequena estrela que sobrou da morte da original, que pode ser do tamanho de um grande planeta! Aqui nós temos um composto de várias camadas de imagens tiradas com o Telescópio Espacial Hubble pra mostrar os detalhes intrincados dentro desta enorme nuvem. Enquanto esta é o menor item na lista – míseros dois anos-luz de diâmetro – ela também é uma das nebulosas mais surpreendente lá fora.

Então, apesar de ser raro ver estes eventos maravilhosos em ação, é ainda mais raro ver uma supernova evoluindo e leva milhões de anos pra ver uma estrela individual crescer a partir de uma nuvem até uma adulta, mas é possível usar esses resquícios de nuvens maravilhosas pra contar algo sobre os eventos astronômicos do passado.

Deixe seu voto

3 points
Up Down

Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Quais personagens antigos voltam em Capitã Marvel (e como eles voltam)
10 detalhes que você pode ter deixado passar no primeiro trailer de Capitã Marvel
Capitã Marvel: tudo sobre sua origem, poderes e mudanças no filme
7 atores que poderiam ser o novo Superman nos cinemas
Por que os simbiontes vieram à Terra no filme do Venom?
Ênio e Beto são casal gay, diz roteirista de Vila Sésamo
Sequência de Space Jam é anunciada com LeBron James como protagonista
Coringa: veja novas fotos do set e easter egg da série de jogos Arkham
Batman aparece sem roupas pela primeira vez nos quadrinhos
Neymar lança série de quadrinhos em que aparece como herói
Turma da Mônica ganha game para PlayStation 4 e Nintendo Switch
Serviço de streaming DC Universe ganha data de lançamento; confira
Dragon Ball Super: Broly deve ter luta em outra dimensão com efeitos CGI
Anime de Boruto mostra a hipocrisia de Naruto como Hokage; entenda
Boruto vai até o esconderijo de Orochimaru e descobre clones de Mitsuki
Dragon Ball Super: Broly ganha novo pôster com os Saiyajins do filme
Devil May Cry 5 tem novo trailer, personagem inédito e informações; veja
Sony anuncia console PlayStation Classic com 20 jogos na memória
fortnite
Fortnite é considerado justificativa em mais de 200 casos de divórcio em 2018
Easter egg no jogo Spider-Man te faz voltar à época do PS1