9 filmes que fazem sentido com a ajuda de teorias criadas pelos fãs

Alguns filmes exigem mais do público do que outros. Por exemplo, assistir um longa da série Velozes e Furiosos te deixará com a cabeça muito menos embaralhada do que ver uma das obras de David Lynch. Existem furos de enredo e narrativas sem nexo que chegam a atrapalhar, mas as teorias estão aí para explicar tudo.

Em um mundo dominado pelos fóruns de internet e redes sociais, diversas teorias já surgiram para poder explicar alguns pontos que não costumam fazer muito sentido em certos filmes.

Confira abaixo 9 filmes que fazem sentido a partir de teorias criadas por fãs:

9) Logan: os outros filmes dos X-Men aconteceram apenas nos quadrinhos

teoriasfilmes1

Logan pode ser o melhor filme de super-herói que a Fox já produziu, mas “explodiu” toda a continuidade dos filmes da franquia X-Men para o espaço.

No entanto, existe uma forma dele ser apreciado em sincronia com os demais filmes da série, e tem relação com os quadrinhos que Laura parecia apreciar tanto.

O Wolverine pareceu não dar muita bola para esses quadrinhos que apareceram no filme, e uma teoria pode explicar o porquê. Ela afirma que todos os filmes anteriores da franquia, na verdade, nunca existiram. Eles seriam histórias retratadas nos quadrinhos dentro do universo de Logan.

O herói diz que os quadrinhos são bem diferentes de sua história pessoal, só que isso também ocorre nos filmes anteriores da franquia, que estão cheios de inconsistências no enredo, linhas do tempo distorcidas e personagens duplicados.

8) Sinais: os alienígenas são, na verdade, demônios

teoriasfilmes2

Como que uma raça alienígena que parece ser, tecnologicamente, muito mais avançada, não consegue sequer abrir uma simples porta em nosso planeta?

Além disso, no filme Sinais, esses extraterrestres são vulneráveis a água, então porque invadiriam um planeta que é composto por ela? São alguns furos de enredo claros no longa de M. Night Shyamalan, mas que se torna “assistível” com a ajuda das teorias.

Usuários do fórum Reddit afirmam que os alienígenas não são alienígenas de verdade. Eles seriam demônios. E o copo cheio de água que queimou um deles como se fosse ácido, no final do filme? Seria água benta, aparentemente.

Também existem várias referências de que a filha do personagem de Mel Gibson, que costuma deixar copos de água espalhados pela casa, seria um “anjo” no filme, o que fez muitos aceitarem essa ideia.

Sinais, acima de tudo, também lida com temas espirituais, pois o pastor que Gibson interpreta está redescobrindo sua fé enquanto protege sua família dos invasores espaciais. Ou seriam demônios?

Veja também:  Novo comercial de Game of Thrones revelou plano de Sansa contra Jon Snow?

7) Matrix: Neo nunca foi desplugado

teoriasfilmes3

Os filmes da trilogia Matrix fazem um bom trabalho em explicar porque Neo possui diversos tipos de superpoderes dentro da Matrix, mas uma vez que ele é desplugado dela, as coisas ficam menos claras.

Quando o herói, interpretado por Keanu Reeves, entra na cidade de Zion e o mundo real, ela ainda possui partes de suas habilidades e ainda consegue enxergar, mesmo após perder a visão na parte final do terceiro filme.

Segundo a teoria de um fã, o motivo por trás disso é que ele nunca deixou a Matrix. Zion seria simplesmente outro nível da mesma simulação de computador feita para aprisionar os seres humanos.

Essa explicação nunca foi comentada pelos produtores do filme oficialmente, mas talvez seja melhor assim. A teoria deixa tudo mais fácil de ser entendido, dependendo do seu ponto de vista.

6) Star Wars: os Stormtroopers erram seus tiros de propósito

teoriasfilmes4

Obi-Wan Kenobi é um cara esperto e um dos cavaleiros Jedi mais sábios que já existiram na saga Star Wars. Então, quando ele diz que a pontaria dos Stormtroopers é boa, pode apostar que ela realmente é.

A aparente inaptidão dos soldados em acertar seus alvos nos filmes da franquia parece outro furo de enredo, por conta dos comentários de Obi-Wan, mas muita teoria oferece uma explicação para isso.

A Força é muito forte. E a ideia é que fingir incompetência seria uma tática regular utilizada pelos Stormtroopers, sob certas ordens, para permitir que seus alvos pudessem viver.

A Princesa Leia e Luke Skywalker eram, de certa forma, mais úteis vivos do que mortos para o Império. Então, os soldados do Imperador não os acertavam de propósito.

Não ficou convencido? Bem, aqueles que aceitaram essa explicação citam a cena em que os Rebeldes fugiram da Estrela da Morte, com certa facilidade, como exemplo.

5) Titanic: Leonardo DiCaprio é um viajante do tempo

teoriasfilmes5

Titanic, que por muito tempo registrou a maior bilheteria da história do cinema, possui certas inconsistências com relação a fatos históricos.

Como é que Jack Dawson, personagem de Leonardo DiCaprio, foi pescar em um lago criado pelo homem que só foi surgir cinco anos depois do desastre do Titanic? E como que ele tinha um modelo de mochila que só ficou popular na década de 30?

Do ponto de vista histórico, são dois erros graves que Titanic cometeu. E é aí que as teorias entram em cena para explicar tudo.

Um fã acredita que Jack seria, na realidade, um viajante do tempo, que tinha como responsabilidade preservar a história. Se ele não tivesse evitado o suicídio de Rose, a imensa embarcação teria parado para resgatar seu corpo e, por consequência, jamais teria, aparentemente, acertado o iceberg.

Veja também:  Ben Affleck dirigirá filme sobre esquema de fraude envolvendo McDonald’s

Ou seja, a intervenção do ator evitou que acontecesse um rompimento na continuidade do espaço-tempo. Algo bem abstrato.

4) 007 – Operação Skyfall: James Bond é, na verdade, um codinome

teoriasfilmes6

Se você pensou que a série 007 sempre sofre um reboot toda vez que um novo ator assume o papel, você está errado, de acordo uma teoria.

Muitos acreditam que “James Bond 007” é, na verdade, um codinome designado para um grupo de agentes de elite, que possuem a licença para matar, o que resolveria os problemas de continuidade da série.

Essa é uma das teorias que já circulam há algum tempo, mas surgiu um fator importante em Operação Skyfall, lançado em 2012. Muitos imaginaram que a inscrição “Bond”, nas lápides dos pais do agente, acabaria com essa ideia do codinome. Mas não é bem assim.

Alguns fãs acreditam que James sofreu uma lavagem cerebral, que é feita pelo governo para que ele seja uma máquina perfeita para matar e não perceba que “Bond” seria um codinome.

O vilão Raoul Silva também dá outro indício para sustentar essa teoria, quando começa a rir, após avistar as lápides dos pais de James. O personagem está, aparentemente, entretido em ver o esforço que M está fazendo para proteger o segredo.

Se você é uma pessoa que liga para continuidade, então acredite nessa teoria.

3) Curtindo a Vida Adoidado: Ferris Bueller não existe

teoriasfilmes7

Talvez seja a louca cena da parada ou o fato de que o protagonista costuma quebrar a quarta parede, mas existem algumas coisas no clássico Curtindo a Vida Adoidado que não se encaixam muito bem. O filme parece estar, estranhamente, fora do mundo real, e tudo faz sentido, mais uma vez, com a ajuda das teorias.

Fazendo uma analogia com o filme Clube da Luta, Ferris Bueller seria o equivalente de Tyler Durden, ou seja, um personagem imaginário sonhado por Cameron para ajudá-lo a lidar com sua crise existencial.

Ferris é tudo que Cameron não é: selvagem, divertido e confiante, qualidades que ele poderia demonstrar por meio de seu alter ego.

Aqueles que aceitam essa ideia afirmam que Cameron recusou o pedido de Ferris para levar a culpa por destruir o carro de seu pai porque ele finalmente se sentiu pronto para encarar a vida, ser ele mesmo e não precisar mais se basear no imaginário personagem de Matthew Broderick.

Veja também:  Sequência ou reboot? Saiba tudo sobre a série de TV dos Watchmen

2) Taxi Driver – Motorista de Táxi: o final é um sonho de Travis

teoriasfilmes8

Se você assistiu Taxi Driver – Motorista de Táxi, deve ter percebido que o final otimista do filme, onde Travis salva o dia e é considerado um herói, não se encaixa muito bem com o lado sombrio do restante do filme. Mas, claro, uma teoria surgiu para explicar tudo.

Aparentemente, o veterano de guerra não sobreviveu ao tiroteio no bordel, o que pode explicar porque as cenas finais se assemelham a um sonho. O momento em que ele aponta o dedo para a cabeça, fingindo dar um tiro em si mesmo, representaria a mente de Travis deixando seu corpo.

Apesar de não ter dado muita bola para essa teoria, o diretor Martin Scorsese confirmou que o final de Taxi Driver é um enigma.

1) A Origem: o anel de casamento de Cobb é o seu totem

teoriasfilmes9

Só havia uma forma de A Origem terminar: com diversas ambiguidades.

Após embaralhar a mente do público com a ideia de sonhos dentro de sonhos, ficava cada vez mais claro que o final não teria sentido algum. O visionário diretor Christopher Nolan nunca foi fã de narrativas com pouco desafio.

Mas se você gosta de finais diretos, uma das diversas teorias do filme pode explicar o destino final de Cobb, personagem de Leonardo DiCaprio.

Durante o filme, o público acredita que o totem de Cobb – item que os extratores usam para saber se estão no mundo real ou em um sonho – é um pequeno pião que pertenceu a sua antiga esposa, Mallorie.

O pião gira sem parar no sonho, enquanto que ele, uma hora, acaba caindo no mundo real. Só que na cena final, não temos certeza se o pequeno objeto parou ou não de girar, o que gerou diversas interpretações.

Mas quem gosta de prestar atenção a detalhes afirma que o pião pode não ser o totem de Cobb. Na verdade, seria o seu anel de casamento, que ele só utiliza nos momentos em que está dentro de um sonho.

A ausência do objeto no mundo real, junto do fato de que não é dito, explicitamente, que o pião é um totem, só dão mais sustentação a essa ideia.

Então, se você quer separar as sequências que aconteceram no mundo real daquelas que foram um sonho, tentou olhar para o anel. Só é uma pena saber que não é possível observar o objeto no dedo do ator na cena final.

Fonte: WhatCulture

Deixe seu voto

22 points
Up Down

Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Loki, Feiticeira Escarlate e mais? Tudo sobre as futuras séries da Marvel
Quais personagens antigos voltam em Capitã Marvel (e como eles voltam)
10 detalhes que você pode ter deixado passar no primeiro trailer de Capitã Marvel
Capitã Marvel: tudo sobre sua origem, poderes e mudanças no filme
Loki, Feiticeira Escarlate e mais? Tudo sobre as futuras séries da Marvel
Com Emily Bluny, O Retorno de Mary Poppins mistura elementos de animação
Por que os simbiontes vieram à Terra no filme do Venom?
Ênio e Beto são casal gay, diz roteirista de Vila Sésamo
Batman aparece sem roupas pela primeira vez nos quadrinhos
Neymar lança série de quadrinhos em que aparece como herói
Turma da Mônica ganha game para PlayStation 4 e Nintendo Switch
Serviço de streaming DC Universe ganha data de lançamento; confira
Dragon Ball Super: Broly deve ter luta em outra dimensão com efeitos CGI
Anime de Boruto mostra a hipocrisia de Naruto como Hokage; entenda
Boruto vai até o esconderijo de Orochimaru e descobre clones de Mitsuki
Dragon Ball Super: Broly ganha novo pôster com os Saiyajins do filme
Games Gwent e spin-off de The Witcher ganham data de lançamento
Devil May Cry 5 tem novo trailer, personagem inédito e informações; veja
Sony anuncia console PlayStation Classic com 20 jogos na memória
fortnite
Fortnite é considerado justificativa em mais de 200 casos de divórcio em 2018