9 Mascotes Fracassados que Tentaram Copiar o Mario

Não há dúvidas de que Mario é o personagem de videogame mais popular e reconhecível de todos os tempos. O encanador bigodudo da Nintendo já atuou em dezenas de jogos bestsellers, em gêneros que vão desde jogos de plataforma pra RPGs e até partidas de golfe. Dado o sucesso da Nintendo com seu herói, não é nenhuma surpresa que as outras desenvolvedoras de jogos tentaram criar seus próprios mascotes originais. Alguns deles, como Sonic the Hedgehog da Sega, encontraram sucesso. No entanto, o caminho pra fama está repleto de cadáveres de mascotes que não conquistaram os jogadores. Aqui estão alguns notáveis ​​candidatos ao posto do Mario – que fracassaram dolorosamente.

Aero the Acro-bat

aero the acro-bat

Aero foi a estrela de dois jogos pro Super Nintendo e Mega Drive no início dos anos 90. A desenvolvedora, Iguana Entertainment, pensou que um jogo com um morcego antropomórfico com atitude num ambiente de circo seria um grande sucesso. Aparentemente, alguns pais desinformados compraram o jogo de aniversários pros seus filhos naquele ano pra justificar uma sequência, Aero the Acro-bat 2, em 1994. O consenso geral da época foi que os jogos Aero eram como Pepsi – não era ruim, mas nunca tão bom quanto Coca-Cola. Hoje, Aero vive numa comunidade da aposentadoria pra artistas de circo em Gibsonton, Florida.

Bonk

bonk

Todo mundo se lembra da série Bonk com carinho, mas os detalhes são nebulosos e provavelmente terminaram com alguém que sofre uma concussão. Bonk, desenvolvido pela Hudson Soft, foi o mascote cabeçudo das cavernas pro malfadado Turbo Grafx-16. Hudson Soft fez três jogos do Bonk pro Turbo Grafx-16 e um pro Super Nintendo. Talvez se Bonk tivesse aparecido mais no Super Nintendo – ou no Mega Drive -, ele seria um personagem mais popular. Seu destino, infelizmente, foi amarrado ao Turbo. Hoje, Konami possui os direitos sobre o personagem, o que talvez indique vamos ver o nosso homem das cavernas favorito no próximo Silent Hill.

Boogerman

boogerman

Boogerman foi a estrela do Boogerman: A Pick and Flick Adventure pro Mega Drive e Super Nintendo. No jogo, você controla Boogerman numa ilha luxuriante, resolvendo quebra-cabeças e explorando mundos alienígenas. Brincadeirinha – é um “sidescroller” onde você joga melecas e peidos em seus inimigos. Por que Boogerman não se tornou um nome familiar? Provavelmente porque você poderia jogar Boogerman na vida real na escola.

Bubsy

bubsy

Bubsy the Bobcat atuou em quatro jogos publicados pela Accolade nos anos 90. Os três primeiros jogos são “sidescrollers” genéricos. O fator tédio é alto, dado que Bubsy constantemente fazia referências à cultura pop – você acha que alguma criança brasileira entenderia as referências estadunidenses naquela época? O terceiro jogo, Bubsy in Fractured Furry Tales, teve a infelicidade de ser lançado exclusivamente pro Atari Jaguar. Então, a menos que seus pais realmente te odiavam e te deram um Jaguar, você provavelmente nunca jogou esse. Bubsy 3D é um tipo especial de horror. O jogo aparece regularmente nas listas de “piores jogos de todos os tempos” com seus controles desajeitados, gráficos horríveis, dublagem irritante e câmera bugada, quase uma obra-prima ao avesso. Após esta quarta excursão, nós enviamos Bubsy ao veterinário às lágrimas e pedimos pra encerrarem seu sofrimento.

Captain Novolin

captain novolin

Captain Novolin era um super-herói com diabetes tipo 1 que estrelou seu próprio jogo no Super Nintendo em 1992. Não, isso não é uma piada de mau gosto – pelo menos não da minha parte -, um super-herói diabético. Captain Novolin era um título “educacional” destinado a chamar a atenção pra diabetes. No jogo, o nosso herói luta contra rosquinhas, doces e milkshakes do mal – vamos supor que os desenvolvedores estavam drogados. Captain Novolin é amplamente considerado um dos jogos mais estranhos e definitivamente um dos piores na história do Super Nintendo. Ensinar as crianças sobre diabetes é uma causa nobre, mas não tenho certeza se um jogo é o veículo adequado. Crianças jogam pra escapar da realidade, não pra ser lembrarem de uma doença – e muitos diabéticos se sentiram ofendidos.

Clockwork Knight

clockwork knight

Clockwork Knight foi a tentativa da Sega de imitar o sucesso da franquia Donkey Kong da Nintendo e sua combinação de sprites e 3D. Então, por que Clockwork Knight não pegou? Talvez fosse porque o protagonista era um cavaleiro do brinquedo chamado Sir Tongara de Pepperouchau III. Isso é pronunciável em qualquer idioma? Sem falar que o jogo foi incrivelmente genérico. Pra piorar, a Sega lançou ambos Clockwork Knight e sua continuação no console Sega Saturn, o irmão do meio esquecido entre o Mega Drive e o Dreamcast.

Ty the Tasmanian Tiger

ty the tasmanian tiger

O tilacino – ou tigre da Tasmânia – foi o maior marsupial carnívoro dos tempos modernos, extinto no início do século XX devido a causas humanas. Soa como uma grande premissa pra uma série de jogos destinada a crianças, certo? Krome Studios pensou assim quando criou Ty the Tasmanian Tiger em 2002 pro Playstation 2, Xbox e Gamecube. O jogo – e suas duas próximas sequências – foram plataformas 3D e, muito parecido com muitos dos jogos nesta lista, os críticos não elogiaram e nem xingaram. Ty encontrou um sucesso modesto, mas nunca se tornou enorme – como os filmes Thor da Marvel nos cinemas. A série ainda existe, com Ty the Tasmanian Tiger 4 lançado na Steam – um jogo de plataformas retrô 2D.

Wild Woody

wild woody

Do departamento “o que diabos eles estavam pensando?” veio Wild Woody pro Sega CD em 1995. Você joga como Woody – não o cowboy amável, mas sim um lápis sencientes que pode desenhar itens como bombas e usar sua borracha pra derrotar os inimigos. Isso soa como uma premissa decente pra um jogo, mas duas coisas condenaram Wild Woody desde o início. Em primeiro lugar, ninguém se importou com o Sega CD. Em segundo lugar, nenhum pai teve a coragem de ir ao balcão da loja de jogos, olhar o funcionário nos olhos e dizer que queria comprar o Wild Woody pros seus filhos.

Crash Bandicoot

crash bandicoot

Antes da desenvolvedora Naughty Dog ser conhecido pela série Uncharted e The Last of Us, ela era conhecida pelo Crash Bandicoot. A série Crash foi realmente muito bem sucedida, com mais de uma dúzia de jogos publicados em vários sistemas. No entanto, não houve um novo jogo do Crash desde o final dos anos 2000. A última entrada na série principal, Crash: Mind Over Mutant, apareceu no Playstation 2, Xbox 360 e Nintendo Wii em 2008, e recebeu críticas mistas – e agora o roedor está voltando de forma questionável no Playstation 4. Crash é a prova – ainda viva – de que nenhum mascote, não importa o quão bem sucedido, nunca terá a permanência do Mario. Sem falar que não tinha nenhum bicho mais obscuro do que um bandicoot? Essa coisa nem tem tradução pra português! Será que “Oscar o Ocapi” já estava em direitos autorais?

Deixe seu voto

2 points
Up Down

Votos totais: 2

Up: 2

Porcentagem de upvotos: 100.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

dragon ball super-ultra instinct capa
Dragon Ball Super: a volta do Ultra Instinct e uma possível fusão dos Androides
vingadores-capa
Vingadores: quais personagens poderiam substituir os membros originais?
vikings-capa
Vikings: 5 motivos para não perder a 5ª temporada
Marvel-teorias futuro capa
9 teorias insanas sobre o futuro dos filmes do Universo Marvel
dragon ball super torneio do poder universo 7
Universo 7 pode ter nova eliminação em Dragon Ball Super
liga da justiça-reinício capa
Por que Liga da Justiça pode ser um “reinício” para os filmes da DC?
batman-mulher-maravilha-ben-affleck-gal-gadot
Liga da Justiça terá tensão sexual entre Batman e Mulher-Maravilha
charlie sheen corey haim
Mãe de Cory Haim não crê que Charlie Sheen tenha estuprado seu filho
(Foto: Luis Fortes / MEC)
Para descontrair, estudante vai ao Enem vestido de Homem-Aranha
Marvel DC
Elenco de Liga da Justiça aprova crossover entre DC e Marvel
beta-ray-bill
Personagem importante foi deixado de fora em Thor: Ragnarok
ligadajustiça-supermancapa
Liga da Justiça: como o Superman pode retornar para o filme?
dragon ball super torneio do poder universo 7
Universo 7 pode ter nova eliminação em Dragon Ball Super
dragon ball super-ultra instinct capa
Dragon Ball Super: a volta do Ultra Instinct e uma possível fusão dos Androides
Boruto
Personagem importante de Naruto estará também em Boruto
dragon ball super-transformação Goku3
Goku receberá grande ajuda nos próximos episódios de Dragon Ball Super
fifa 18
FIFA pode parar de ter lançamentos anuais, diz CEO da EA
harry potter wizards unite
Harry Potter vai ganhar jogo para celular ao estilo Pokémon Go
Xbox one x
XBox One X estará disponível no Brasil em dezembro: prepare o bolso!
spider-man ps4
Spider-Man: game do Homem-Aranha para PS4 ganha trailer incrível; veja