Doutor Estranho: a história de Dormammu nos quadrinhos

Todo super-herói precisa de um vilão cósmico e, no caso do Doutor Estranho, esse vilão é Dormammu. Aqueles que viram Benedict Cumberbatch lutando contra essa figura sombria e desprezível já estão cientes das profundezas de seu poder, mas aqueles que não leram a longa história de Stephen Strange nos quadrinhos não estão cientes de que a saga de Dormammu é muito longa. Aqui está uma repaginada de décadas e alguns fatos que você pode achar fascinante sobre esta figura impetuosa, mas esteja avisado, mortal: spoilers à frente

Dormammu é vilão do Doutor Estranho há mais de meio século

doutor-estranho-dormammu-quadrinhos

Dormammu é uma pedra no sapato do Doutor Estranho desde os primórdios. Stephen Strange fez sua estreia nas páginas Strange Tales #110 em julho de 1963. Apenas pouco mais de um ano depois, em novembro de 1964, Dormammu foi formalmente introduzido. Antes de sua primeira aparição real, no entanto, o senhor da Dimensão Negra já havia sido citado inúmeras vezes, até o ponto onde a arte da capa daquela edição trombeteou, “DR. ESTRANHO FINALMENTE INVADE O DOMÍNIO DO TERRÍVEL DORMAMMU!”

Os criadores do Dormammu não planejavam expandi-lo pra além das referências

stan-lee-doutor-estranho

Durante a Era de Prata da Marvel, quando personagens clássicos como os Vingadores, o Quatro Fantásticos e os X-Men estavam sendo introduzidos, linguagem colorida e frases floridas eram abundantes nos diálogos. Isto incluía as páginas do Doutor Estranho, onde Stan Lee tinha feito referência a um desprezível déspota conhecido como Dormammu porque parecia legal, mas como ele explicou pra Mike Conroy no livro Comic Book Villains, isso não significava nada além do que a frase dizia. Os leitores começaram a se rebelar. “Parece que havia algo sobre esse nome louco, Dormammu, que estava mantendo os discípulos dedicados do Doutor acordados à noite tentando descobrir quem era Dormammu […] Eu sabia que estava muito encrencado. Eu tinha inventado o nome – agora eu tinha que inventar um personagem pro nome. Mas quem? Como? [Ditko] entregou o demônio DD… Uma visão totalmente diferente de qualquer vilão que eu já tinha visto em quadrinhos antes.”

Nos quadrinhos, Dormammu e Mordo estão ligados desde o início

barao-mordo-dormammu-quadrinhos

Como de costume, o filme do Doutor Estranho e o Doutor Estranho em quadrinhos não se encaixam perfeitamente, e o mesmo pode ser dito de Mordo. Enquanto os dois magos aprendem suas habilidades de feitiçaria no mesmo lugar dos quadrinhos, Mordo estava trabalhando a serviço de Dormammu desde o início. Como tal, não se surpreenda se os dois se ligarem nos cinemas em algum momento.

Dormammu e Loki também têm uma história

dormammu-loki-defensores-vingadores-quadrinhos

Falando em alianças malignas, se você já viu o Doutor Estranho, então já viu a cena de créditos que sugere a participação de Benedict Cumberbatch em Thor: Ragnarok – o que faz uma grande sinergia, mas não se surpreenda se seus respectivos vilões unirem forças também. Durante a década de 70, um dos grandes encontros de heróis foi conhecido como “The Avengers / Defenders War”, em que duas das equipes de super-heróis mais proeminentes da Marvel foram enganadas e batalharam entre si. Os orquestradores desta escaramuça? Isso mesmo: Dormammu e Loki. Alguns anos depois, houve também uma história em que Dormammu lutou contra Odin em um jogo de xadrez cósmico com o destino do Universo em jogo, mas… Bem, vamos guardar essa história pra outra hora.

Dormammu é um membro de uma raça de seres de energia conhecida como Faltine

dormmamu-quadrinhos

Obviamente, como um personagem que mal existia além de ser referenciado em algumas linhas de diálogo, a história de Dormammu exigiu um desdobramento. Isso não aconteceu da noite pro dia, mas finalmente foi revelado que ele é um membro de uma raça de seres energéticos conhecida como Faltine e que ele foi expulso do reino onde nasceu e se estabeleceu na Dimensão Negra… E ele não estava sozinho.

Dormammu tem uma irmã chamada Umar

umar-marvel-quadrinhos

A primeira coisa que você vai notar sobre a irmã de Dormammu é que ela tem uma aparência muito mais agradável do que seu irmão. Na verdade, ambos são seres energéticos e, quando Dormammu foi exilado, Umar também foi – mas Umar escolheu ou foi forçada a assumir forma humana, dependendo de qual história você leu. Em certo ponto, ela era amante do Barão Mordo e ela aparentemente compartilhou um momento especial com o Hulk, mas a dinâmica de Umar mais interessante nos quadrinhos é como sogra de Stephen Strange.

Dormammu tem uma sobrinha chamada Clea, mais conhecida como a Sra. Strange

doutor-estranho-clea-quadrinhos

Desde a primeira vez que Clea viu o Doutor Estranho, ela ficou fascinada por ele, ao ponto de trair seu tio pra ajudá-lo – então você só pode imaginar que o romance que evoluiu entre os dois foi ao estilo Romeu e Julieta, mas a um nível épico, com Dormammu e Umar fazendo tudo o que estava ao seu alcance pra castigar Clea. Apesar de tudo, o casal encontrou seu caminho numa relação adequada ao longo das décadas – por isso não se surpreenda se Clea aparecer na sequência de Doutor Estranho. O casamento pode levar algum tempo, mas pros fãs de longa data, é difícil imaginar Strange sem Clea em sua vida.

No filme, Dormammu é interpretado pelo próprio Benedict Cumberbatch

benedict-cumberbatch-tilda-swinton-rachel-mcadams

Esse detalhe tem sido reportado em larga escala, mas não custa repetir: Dormammu foi interpretado no filme por ninguém menos do que o próprio Doutor Estranho, Benedict Cumberbatch. “Foi uma espécie de ideia minha”, disse Cumberbatch ao CinemaBlend. “Fui, ‘Olha, já que isso vai acontecer, em vez de ser um grande monstro fantasmagórico, e se for algum tipo de reflexão dele – e se for algo que ele está dando que está voltando pra ele de uma forma realmente horrível, seria divertido. E eu ficaria feliz em fazer a voz disso. E eles disseram: ‘Sério? Sim, tudo bem.’ Então eu fiz e funcionou, porque… Eu não sei, talvez não funcione! Não é imediatamente perceptível, mas muita da animação é como um reflexo de espelho, um reflexo espelhado e deformado dele, de Strange.”

Dormammu enfrentou os Guardiões da Galáxia no Século XXX

dormammu-guardioes-da-galaxia

Os fãs de quadrinhos já sabem que a encarnação original dos Guardiões da Galáxia aconteceu no futuro e quando a super-equipe teve um reboot na década de 1990, eles enfrentaram Dormammu, que viajou pro futuro, possuiu o Dormammu do futuro, dobrou o seu poder e tentou derrotar os Guardiões, bem como a versão futura do Doutor Estranho, conhecido naquele momento como o Ancião. Heróis e vilões: suas histórias sempre chegam a um círculo completo eventualmente.

Fonte: http://www.looper.com/31172/untold-truth-dormammu/

Deixe seu voto

3 points
Up Down

Votos totais: 3

Up: 3

Porcentagem de upvotos: 100.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

the walking dead-carl capa
Personagem importante morrerá em The Walking Dead; entenda por quê
x-men fênix negra-capa
6 razões para ficar animado com X-Men: Fênix Negra
vingadores guerra infinita-trailer capa
Vingadores: Guerra Infinita: o Capitão América criou os Vingadores Secretos?
flash- e legends capa
9 perguntas sobre o futuro das temporadas de Flash e Legends of Tomorrow
os novos mutantes trailer
Os Novos Mutantes ‘tem um lado de terror’, revela Alice Braga
will smith
‘Eu deveria morar aqui no Brasil’, diz Will Smith na Comic Con
fernanda montenegro comic con experience ccxp
Comic Con Experience celebra trabalho de Fernanda Montenegro, fã de HQs
a forma da água globo de ouro
Globo de Ouro 2018: A Forma da Água é o destaque; veja indicados
sakura card captors
Continuação de Sakura Card Captors ganha trailer legendado e data de estreia no Brasil
Top 6 filmes de heróis que precisam de um reboot urgente - X-Men
6 filmes de heróis que precisam de um reboot urgente
(Foto: Jonathan Alcorn/Bloomberg)
Stan Lee revela que Homem-Aranha quase não existiu
deadpool-justiceiro
Deadpool dá um beijo no Justiceiro em nova HQ dos Defensores
ryan reynolds detetive pikachu pokémon
Ryan Reynolds estará em Detetive Pikachu, filme de Pokémon
my hero academia
Primeiro filme do anime My Hero Academia será lançado em 2018
Naruto to Boruto
Boruto vai mostrar semelhanças do personagem principal com Naruto
freeza saiyajins
Criador de Dragon Ball fala sobre a relação entre Freeza e os Saiyajins
The Legend of Zelda Breath of the Wild
Zelda: Breath of the Wild é eleito Jogo do Ano no Game Awards 2017; veja vencedores
mega man 11
Capcom anuncia Mega Man 11 e relançamentos da franquia
darksiders 2 deathinitive playstation 4 ps4 playstation plus ps plus
Veja os jogos gratuitos da PlayStation Plus em dezembro
DmC- Devil May Cry
Vazamentos podem ter revelado detalhes de Devil May Cry 5