capitãoaméricaredençãocapa

A Marvel conseguirá redimir o Capitão América após os eventos de Secret Empire?

Há um ano, os fãs da Marvel entraram em choque, quando o escritor Nick Spencer revelou que Steve Rogers/Capitão América sempre foi um agente secreto da Hidra. A edição #10 de Secret Empire (Império Secreto), escrita pelo próprio Spencer e ilustrada por Rod Reis, Daniel Acuña, Steve McNiven e Andrea Sorrentino, apresenta uma resurgência, formada pelos grandes heróis da Terra, contra o traiçoeiro Capitão América.

Apesar da história do Capitão Hidra ter sido concluída, as terríveis ações de Steve Rogers permanecem na mente de muitos leitores. Uma vez conhecido como a figura mais heroica do Universo Marvel, toda a reputação do Capitão América foi para o espaço.

O fim do Capitão do mal

capitãoamericaredenção1

Dentro da história de Secret Empire/Império Secreto, uma misteriosa e confusa versão de Steve Rogers é vista andando em uma dimensão criada pelo valioso Cubo Cósmico, ou mais precisamente, a personificação infantil do objeto, conhecida como Kobik. Esse encarnação de Steve não é a versão corrupta que está estabelecida no Universo Marvel – essa é a sua versão tradicional, onde ele conseguiu se autoextrair do cubo, que por consequência, sai das mãos do Capitão do mal pelo heróis que lutam contra ele. Agora em sua forma física, todos esses eventos acabam criando um confronto que jamais imaginamos: o Capitão bom contra o Capitão mal.

Com o retorno do verdadeiro Capitão América e com o sumiço do impacto causado pela Hidra, que foi obra do cubo, o Capitão bom se tornou, novamente, uma das pessoas dignas de levantarem o Mjolnir, o martelo de Thor, o que o permitiu derrotar sua contraparte maligna. A batalha foi transmitida ao vivo para o mundo todo, mas como vc já deve ter percebido, esse encontro é um pouco complicado de se entender.

A aparente versão heroica de um ícone cultural do passado retorna para derrotar uma encarnação que já foi heroica e que traiu todo mundo, mas será que isso é o suficiente para a redenção de Steve, após uma enorme população ser oprimida por sua contraparte maligna? O Capitão do bem é digno de levantar o Mjolnir, claro, mas o Capitão do mal também conseguia há algum tempo. Isso sem contar a confusão gerada pelo simples fato de ter de processar a ideia de ver um Capitão América surgindo do nada para derrotar outra versão sua, que se tornou um traidor.

“Kobik me forçou a fazer isso”

capitãoamericaredenção2

Os leitores, claro, sabem que Steve Rogers foi a primeira vítima da manipulação da realidade, orquestrada pelo Caveira Vermelha, por meio do Cubo Cósmico, apesar de vários outros personagens sofrerem com tal fato. Mas um cidadão comum, dentro do Universo Marvel, não vai conseguir compreender tal cenário. Para a população geral, o herói mais confiável dos Estados Unidos não apenas se tornou um traidor, mas também foi o responsável por diversos atos abomináveis. Inclua nessa lista prisões, execuções e qualquer repressão à liberdade de expressão. São ações que complicam qualquer tipo de redenção que Steve deseje fazer para limpar seu nome.

No fundo, muitos leitores também pensaram a mesma coisa, apesar de alguns indicativos no enredo de que Steve Rogers não foi o principal responsável por tais atrocidades. De qualquer forma, a imagem de um Capitão América pseudo-nazista jamais será esquecida e perdoada. A DC enfrentou uma situação semelhante com o Lanterna Verde nos anos 90, quando um de seus principais heróis, aparentemente, se tornou maligno após a destuição de sua cidade natal.

Mesmo após Hal Jordan, ainda em sua forma perversa, salvar o mundo, se sacrificar e retornar como outro herói, o espectro de suas ações covardes deixaram uma mancha em sua reputação. Mesmo após ser revelado que o Parallax foi parcialmente responsável por corromper Hal, o que o absolviria de seus atos, a imagem de Hal assassinando os demais Lanternas Verdes nunca foi esquecida pelos fãs.

Conheça o novo Capitão – Igual ao Capitão antigo?

capitãoamericaredenção3

Apesar de permanecer na continuidade da DC, as ações de Hal Jordan, há quase 25 anos, foram perdoadas, se já não foram até esquecidas. Se o tempo é capaz de curar as feridas dos fãs de quadrinhos, duas ou três décadas podem ser suficientes para apagar, ou, pelo menos, suavizar as memórias ruins dos fãs do Capitão América. Nesse meio tempo, no entanto, elas podem permanecer vivas na mente daqueles que não compraram a ideia de que “o cubo cósmico me fez fazer isso.”

Os eventos de Secret Empire/Império Secreto possuem muitos paralelos com o atual clima político do mundo real – uma figura relativamente fascista, que lidera os Estados Unidos e causa apreensão não apenas dentro do país, mas também em todo o planeta. O discurso político sempre revela as raízes das crenças de quem o profere, e isso não é diferente dentro do Universo Marvel. Aqueles que veem o Capitão América como um traidor podem ter dificuldade para abandonar essa ideia, independente do que foi visto ou mostrado, enquanto que aqueles que o apoiam , rapidamente, deixarão essa visão de lado e querem ver sua redenção.

Enquanto se presume que Kobik tirou o Capitão do mal de cena, nos não vimos ele, de fato, ser eliminado, o que deixa no ar a possibilidade de que as duas versões de Steve Rogers existem, simultaneamente, no Universo Marvel. Essa dinâmica pode complicar a limpeza de seu nome: será que a existência do Capitão do mal exonera, automaticamente, o Capitão do bem, ou deixará o nome de Steve Rogers sujo para sempre?

A reputação do Capitão América pode ser salva?

capitãoamericaredenção4

A reação inicial dos aliados do Capitão América foi das melhores. A holográfica inteligência artificial de Tony Stark não perdeu tempo em das as boas vindas para o novo Capitão. Sam Wilson e Jane Foster também aparentaram ter apagado qualquer lembrança ruim de Steve, após aceitarem seus armamentos de volta na conclusão da batalha. A próxima versão do quadrinho do herói, que será responsabilidade de Mark Waid e Chris Samnee, também indica que a Marvel apenas quer que o Capitão siga com a sua vida, e espera que o mesmo ocorra com os leitores.

Mas será tão simples assim? Após todos os pecados e atos cometidos pelo homem que todos acreditavam ser o verdadeiro Capitão América, Steve “não era eu” Rogers será rapidamente aceito e perdoado pela população do Universo Marvel e por seus fãs e leitores? O personagem sempre foi visto como o herói dos heróis, mas as lembranças e cicatries de sobreviventes das atrocidades de seu lado maligno podem dificultar qualquer ato de perdão. E para os leitores, que viram um dos grandes símbolos dos quadrinhos americanos ser corrompido e execrado, será mais difícil aceitar qualquer história para limpar a barra de Steve, pelo menos por um tempo.

Sim, existe redenção para o Capitão América, mas deve levar um bom tempo, seja com o simples passar dos anos ou o lançamento de uma história tão memorável que seja capaz de deixar os eventos de Secret Empire/Império Secreto no passado.

O primeiro passo é com Secret Empire Omega, que retrata as consequências dos eventos anteriores. O quadrinho será lançado, nos EUA, no próximo dia 13.

Fonte: CBR

Deixe seu voto

1 point
Up Down

Votos totais: 1

Up: 1

Porcentagem de upvotos: 100.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

vingadoreshiroyukisanadacapa
Vingadores: Guerra Infinita: qual será o papel do ator Hiroyuki Sanada?
teoriasfilmescapa
9 filmes que fazem sentido com a ajuda de teorias criadas pelos fãs
walkingdeadmortescapa
The Walking Dead: personagens que podem morrer na oitava temporada
brolycapa
Dragon Ball: 15 fatos sobre Broly, o Lendário Super Saiyajin
Thor Ragnarok Loki é o responsável pela chegada de Hela
Thor Ragnarok: Loki é o responsável pela chegada de Hela
jackie hoffman
Atriz é filmada gritando insultos após derrota no Emmy 2017; veja vídeo
vingadoreshiroyukisanadacapa
Vingadores: Guerra Infinita: qual será o papel do ator Hiroyuki Sanada?
itacoisa1
Ator de Pennywise fala de cena ‘perturbadora’ cortada de It – A Coisa
Marvel está trazendo Jean Grey de volta após 12 anos
Marvel está trazendo Jean Grey de volta após 12 anos
walkingdeadmortescapa
The Walking Dead: personagens que podem morrer na oitava temporada
superman imigrantes
Superman defende imigrantes de supremacista branco em nova HQ
capitãoaméricaredençãocapa
A Marvel conseguirá redimir o Capitão América após os eventos de Secret Empire?
Boruto filho de Kisame deve aparecer no anime
Boruto: filho de Kisame deve aparecer no anime em breve!
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Pokémon o filme Eu escolho você chega aos cinemas brasileiros
Pokémon, o filme: Eu escolho você chega aos cinemas brasileiros
Cavaleiros do Zodíaco srie ganha filme criado por fs brasileiros
Cavaleiros do Zodíaco: série ganha filme criado por fãs brasileiros
É de graça Overwatch ficará livre entre os dias 22 e 25 de setembro
É de graça! Overwatch ficará livre entre os dias 22 e 25 de setembro!
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Dragon Ball FighterZ mostra todo o poder de Kuririn em novo vídeo
Projeto Sonic 2 HD ganha novo trailer incrível
Projeto Sonic 2 HD ganha novo trailer de gameplay incrível
mario sem camisa super mario odyssey fb
Mario surge sem camisa em imagem de Super Mario Odyssey