Afinal, qual metal da Marvel é o mais forte: o Vibranium ou o Adamantium?

Todos já sabemos que Pantera Negra já é um grande sucesso de público e crítica e já está perto de arrecadar US$ 1 bilhão em bilheteria. Mas dessa vez, vamos falar de um dos aspectos mais legais do filme: o traje do herói, que é feito de Vibranium, metal que é encontrado apenas em sua terra natal, Wakanda, que é capaz de absorver qualquer energia cinética ou vibratória.

Só que isso deixou alguns fãs, especialmente aqueles mais casuais, com a pulga atrás da orelha. Afinal, qual metal do Universo Marvel é o mais forte: o Vibranium, do traje do Pantera Negra e do escudo do Capitão América, ou o Adamantium, presente nas garras do Wolverine?

Para podermos discutir o assunto, precisamos dizer que, primeiramente, existem dois tipos de Vibranium, que possuem características distintas.

Veja também:  Traje do Pantera Negra é mais hi-tech do que a armadura de Tony Stark?

O primeiro metal a receber o nome de Vibranium apareceu na edição #13 do quadrinho do Demolidor, e foi encontrado na Terra Selvagem, que fica na Antártica. Essa versão é encontrada apenas nesse local. Mas pouco tempo depois, na HQ do Quarteto Fantástico, conhecemos a variedade de Wakanda.

E é essa versão do metal que conhecemos no filme do Pantera Negra que ficou definitivamente conhecida como “Vibranium”, enquanto que aquela da Terra Selvagem ganhou a alcunha de “Antimetal.”

Já o também famoso Adamantium foi apresentado na edição #66 de Vingadores. Aqui, já podemos te adiantar que ele é o mais metal mais durável de todo o Universo Marvel, mais que o próprio Vibranium. Existem alguns argumentos que sustentam esse fato, e um deles tem relação com o escudo do Capitão América, que é feito com uma liga de Vibranium.

E se prepare, pois a história que será apresentada agora é um pouco confusa. Portanto, preste atenção.

O metal do escudo do Capitão América

Nesse momento, você já deve estar se perguntando: o escudo do Capitão não era feito do metal mais poderoso?

Bem, quando o escudo do herói foi apresentado pela primeira vez,  os escritores Jack Kirby e Joe Simon não o consideraram indestrutível. Ele era apenas um escudo bacana para ajudar Steve em suas lutas. Posteriormente, Kirby, acompanhado de Stan Lee, trouxeram o Capitão de volta para o Universo Marvel em 1964, e afirmaram que o objeto poderia ser, sim, quebrado. Em um momento, chegaram a dizer que ele era apenas feito de um certo metal, sem especificações.

Em seus primeiros anos, o escudo do Capitão América era forte, mas nem tanto assim. Ele já chegou a ser destruído algumas vezes nos quadrinhos dos Vingadores, por exemplo.

Apenas em 1967, na edição #93 de Tales of Supense, que Lee e Kirby decidiram que o escudo do Capitão América era indestrutível. E para não aparentar se tratar de uma falha de narrativa, a dupla decidiu que os demais escudos eram apenas versões inferiores.

Só que tudo isso causou alguns problemas, já que o escudo do Capitão América surgiu antes do Adamantium.

Para isso, a história do Universo Marvel pensou em uma solução. Algo inexplicável ocorreu quando o governo decidiu misturar o Vibranium com outros metais, resultando no surgimento de outra substância. Por anos, ela recebeu o nome de Proto-Adamantium (recebeu esse nome por ainda não se tratar, tecnicamente, do Adamantium) e começou a ser utilizada no escudo. Mas, claro, foi o suficiente para inspirar a criação da versão real do valioso metal.

E essa versão logo se tornou o metal mais forte entre os dois. E isso tudo explica o motivo do escudo ser feito de uma liga criada entre o Vibranium e o Adamantium.

Veja também:  Wolverine irá voltar à vida no Universo Marvel dos quadrinhos

Já o Adamantium real foi criado após o experimento que resultou no escudo não conseguir ser replicado da mesma forma. E para deixar tudo ainda mais confuso, um cientista japonês criou uma forma de ligar o metal aos ossos humanos (que foi utilizado no Wolverine) ainda na 2ª Guerra Mundial, o que não faz sentido algum, já que ele só foi inventado alguns anos depois. Será que a ideia foi apenas esquecida e depois roubada? Não temos certeza.

A versão verdadeira do metal é extremamente rara e pouco apareceu nos quadrinhos. O que nós vemos, na realidade, é o chamado Adamantium Secundário, uma opção um pouco menos durável do metal. A Marvel teve de fazer isso por conta de histórias, que se tornaram inexplicáveis, nas quais o Adamantium acabou sendo destruído com certa facilidade.

Agora, enfim, vamos falar das famosas garras do Wolverine. Vamos nos relembrar do processo que poderia ligar o Adamantium aos ossos de um ser humano, citado anteriormente. Isso resultou em outra forma do metal, chamado de Adamantium Beta. Então, essa versão das garras e ossos de Logan ainda não se trata da “verdadeira”, como muitos imaginavam.

Sim, você já deve ter percebido que, de fato, a história é muito confusa e ainda tem algumas pontas soltas. Mas se é para dar um veredito, o Adamantium é mais forte que o Vibranium. O metal do traje do Pantera Negra pode ser considerado no mesmo nível do Adamantium Secundário, mas claro, ele ainda é fascinante e extraordinário dentro do Universo Marvel.

Fonte: CBR

Deixe seu voto

3 points
Up Down

Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Quais personagens antigos voltam em Capitã Marvel (e como eles voltam)
10 detalhes que você pode ter deixado passar no primeiro trailer de Capitã Marvel
Capitã Marvel: tudo sobre sua origem, poderes e mudanças no filme
7 atores que poderiam ser o novo Superman nos cinemas
Alguém está se passando pelo Arqueiro Verde em novo trailer de Arrow
Vídeo mostra novas cenas e detalhes do visual da Capitã Marvel; assista
Quais personagens antigos voltam em Capitã Marvel (e como eles voltam)
Nintendo Switch Online, serviço virtual do console, estreia por R$ 15 ao mês
Batman aparece sem roupas pela primeira vez nos quadrinhos
Neymar lança série de quadrinhos em que aparece como herói
Turma da Mônica ganha game para PlayStation 4 e Nintendo Switch
Serviço de streaming DC Universe ganha data de lançamento; confira
Dragon Ball Super: Broly deve ter luta em outra dimensão com efeitos CGI
Anime de Boruto mostra a hipocrisia de Naruto como Hokage; entenda
Boruto vai até o esconderijo de Orochimaru e descobre clones de Mitsuki
Dragon Ball Super: Broly ganha novo pôster com os Saiyajins do filme
Sony anuncia console PlayStation Classic com 20 jogos na memória
fortnite
Fortnite é considerado justificativa em mais de 200 casos de divórcio em 2018
Easter egg no jogo Spider-Man te faz voltar à época do PS1
Vingadores, Stan Lee e mais: os easter eggs e referências de Spider-Man