Existem muitos animes por aí que parecem “bonitinhos” (ou “kawaii”, se você preferir), meigos e inocentes, e exemplos não faltam por aí. No entanto, também há aqueles que se escondem essa aparente pureza e tranquilidade por trás de uma máscara.
Sim, há alguns exemplos de animes que apesar de sua aparência bonitinha e inocente, possuem histórias pra lá de sombrias e perturbadoras pelos mais diversos motivos, como uma série de mortes ou acontecimentos sobrenaturais.
Sempre teve interesse em ver animes nesse estilo? Confira abaixo nosso guia com os exemplos mais famosos e conhecidos.
6 animes bonitinhos, mas que são pra lá de sombrios
Higurashi When They Cry/Higurashi no Naku Koro ni
Já vamos começar essa lista com um dos exemplos mais famosos de animes aparentemente bonitinhos, mas que são sombrios: Higurashi When They Cry (Higurashi no Naku Koro ni).
O anime começa tranquilo e de uma maneira até feliz, com a exceção de uma cena que retratava um assassinato.
No entanto, não demora muito para o protagonista Maebara Keiichi descobrir muitas coisas sombrias e perturbadores na vila rural de Hinamizawa.
Depois de o próprio Keiichi sofrer duas tentativas de assassinato, Higurashi no Naku Koro ni se torna um verdadeiro banho e sangue com morte pra lá de brutais, sombrias e perturbadoras, com seus personagens perdendo a sanidade aos poucos.
The Promissed Neverland/Yakusoku no Nebārando
Um dos animes mais elogiados dos últimos anos é The Promissed Neverland (Yakusoku no Nebārando), inspirado no mangá homônimo de Kaiu Shirai e Posuka Demizu.
Os protagonistas da história são Emma, Ray e Norman, três jovens que vivem em um orfanato onde a vida parece perfeita: a comida é de primeira, eles podem passar o dia brincando e possuem uma cuidadora que trata todos os órfãos como filhos.
No entanto, já no primeiro episódio, tudo aquilo que parecia bonitinho logo se torna um horror pra eles.
Uma garota chamada Conny é adotada e levada desse orfanato. Os protagonistas notam que a amiga esqueceu seu coelho de pelúcia e vão atrás dela.
Para o horror deles e dos fãs, eles logo encontram o corpo de Conny e descobrem que as crianças do orfanato estão destinadas a se tornar alimento para demônios. Sem outra escolha, os protagonistas precisam encontrar uma maneira de deixar o local.
School Days
Outro exemplo que não poderíamos deixar de citar nessa lista de animes bonitinhos, mas sombrios é School Days.
O protagonista da história é o estudante Makoto Ito, que se envolve em um triângulo amoroso com as colegas Kotonoha Katsura e Sekai Saionji.
Aos poucos, o que parecia ser um simples anime de romance adolescente foi ganhando contornos mais maduros e sombrios e subverteu esse gênero tão comum no mundo dos animes.
A história termina de maneira sombria, trágica e perturbadora (não vamos dar mais detalhes para o caso de você não ter assistido o anime). Essa mudança tão repentina de tom, até mesmo considerando os acontecimentos anteriores, fez School Days se tornar um dos animes mais odiados dos últimos anos.
School-Live!/Gakkō Gurashi!
Mais um anime que tem essa temática escolar, mas que também tem um fundo pra lá de sombrio é School-Live!
A protagonista da história é Yuki Takeya, uma garota que vive em uma escola e parece feliz com sua vida no local e na companhia de suas colegas de clube.
No entanto, essa felicidade de Yuki não passa de algo criado por sua mente: na realidade, ela vive em um mundo pós-apocalíptico que foi tomado por zumbis. A maior parte dos professores e seus colegas foram infectados e se transformaram nas criaturas ou morreram.
São essas colegas de clube as responsáveis por manter a protagonista vivendo nessa ilusão criada em sua cabeça, já que elas têm medo do que pode acontecer com Yuki se ela descobrir a verdade.
Desta forma, essas personagens precisam, ao mesmo tempo, sobreviver a esse mundo hostil e manter Yuki vivendo essa ilusão em sua cabeça.
Puella Magi Madoka Magica
Puella Magi Madoka Magica, ou apenas Madoka Magica para os mais íntimos, também é outro exemplo bem conhecidos de animes bonitinhos, mas sombrios.
O anime é do famoso estilo “garota mágica” e tem como protagonista Madoka Kaname, que quer seguir esse caminho para sua vida.
No entanto, não demora muito para as coisas ficarem bem sombrias.
Por exemplo, a personagem Mami, que se tornou uma espécie de mentora da protagonista, morre de maneira bem cruel enquanto enfrentava algumas criaturas ainda nos primeiros episódios.
Inclusive, até o monstro que a matou possui uma aparência bem amigável.
A partir daí, Madoka percebe que essa vida de garota mágica está longe de ser as mil maravilhas que imaginava e que está cheia de momentos de angústia e sofrimento.
Yuki Yuna is a Hero
Por fim, também não se deixe enganar pela aparência “kawaii” de Yuki Yuna is a Hero: esse é mais um exemplo da lista que também possui contornos sombrios.
A protagonista é Yuna Yuki, uma estudante que junto de suas amigas de clube, são transportadas para um mundo mágico.
Elas logo descobrem que foram escolhidas por uma árvore divina para proteger esse mundo de monstros chamado Vertex e se transformam em heroínas.
No entanto, pouco tempo após a estreia do anime, as garotas descobrem uma verdade pra lá de terrível: elas começam a sofrer com problemas como cegueira e surdez por conta do uso de seus poderes, o que faz Yuki Yuna is a Hero se transformar em um anime pra lá de dramático após algum tempo.
Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo dos animes, não deixe de acompanhar o canal do Ei Nerd! no YouTube, que conta com vídeos novos todos os dias.
Mais sobre animes no canal do Ei Nerd!:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!