A atual pandemia da covid-19 forçou o Japão a entrar em estado de emergência pela segunda vez. A medida deve adiar o lançamento de novos episódios de animes e filmes no país pelos próximos dias.
Quando o Japão entrou no primeiro estado de emergência, ainda no início da pandemia, alguns animes tiveram de entrar em hiato, como foi o caso da nova versão de Digimon, e filmes foram adiados dos cinemas, como o recente Pokémon Coco.
É bem provável que o mesmo aconteça após a decisão. Um filme de destaque que deve ser afetado é o novo longa da franquia Evangelion, que tem estreia prevista no Japão para o dia 23 de janeiro.
A decisão de declarar o segundo estado de emergência foi tomada pelo primeiro ministro japonês Yoshihide Suga na terça-feira (7). A capital Tóquio chegou a registrar 2.447 casos da doença em um único dia. Apenas na semana passada que a maior metrópole do planeta registrou mais de mil casos em 24 horas pela primeira vez.
Por conta do estado de emergência, restaurantes e bares da capital e cidades próximas terão de fechar mais cedo e o primeiro ministro japonês também pediu à população que fique em casa durante a noite e evite encontros.
O novo estado de emergência japonês deve durar até o dia 7 de fevereiro. Yoshihide Suge prometeu que irá controlar a situação até lá.
Sobre Animes
Anime é o termo utilizado para designar as animações produzidas no Japão. Na Terra do Sol Nascente, a palavra é utilizada para qualquer tipo de animação, mas no restante do planeta, é usada justamente para mencionar as produções feitas no país asiático.
Normalmente, os animes são conhecidos por seus visuais exuberantes (com destaque para os grandes olhos), personagens vibrantes e temas que costumam ser fantasiosos.
As primeiras animações produzidas no Japão datam de 1917, mas se popularizaram pra valer durante os anos 1960, quando essas características citadas acima se tornaram comuns, especialmente por conta dos trabalhos do renomado artista Osamu Tezuka.
Normalmente, muitos animes se tratam das adaptações televisivas de mangás famosos e cada animação pode ter seu próprio estilo de arte. Hoje em dia, existem mais de 430 estúdios especializados no Japão. Os exemplos mais famosos são a Toei Animation, Studio Ghibli, Studio Pierrot, Gainax, Gonzo e a Kyoto Animation.
No Brasil, a animação japonesa se popularizou a partir dos anos 1990, com a exibição de animes famosos como Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho e Dragon Ball, que caíram no gosto do público e continuam populares até hoje.
Ei nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!