Para os otakus que acompanham animes ou mangás por muito tempo, é natural que se crie expectativas para um final épico. No entanto, nem sempre ter uma boa audiência na TV é o suficiente para a trama ganhar uma conclusão bem sucedida.
Como a maioria dos animes adapta obras literárias (light novels ou mangás), há a intenção de aumentar as vendas das originais e lucrar com vendas de DVDs e Blu-Ray’s. Em alguns casos, essas vendas fracassam e, mesmo que com um alto número de expectadores na TV, o anime precisa ser finalizado antes do tempo.
Também acontece, em algumas vezes, de o próprio mangá ser encerrado às pressas e deixar perguntas sem respostas, o que atrapalha o desenvolvimento do anime.
A lista, abaixo, reúne 6 animes com finais fracos ou que sequer foram finalizados. Confira:
1) Bleach
Ao lado de One Piece e Naruto, Bleach fechava a “santíssima trindade” da Shounen Jump. Nos anos finais da publicação, entretanto, passou de lenda a piada.
Suas enquetes de popularidades revelavam resultados ridículos e a baixa venda do mangá obrigou o autor, Tite Kubo, a finalizar sua obra mesmo ainda com várias questões em aberto para dar espaço a novas publicações. Desta forma, o anime acabou cancelado sem sequer trazer o arco final do mangá.
2) Ranma 1/2
Muitas vezes creditado como um dos primeiros animes/mangás a fazer sucesso fora do Japão, Ranma 1/2, de Rumiko Takahashi, não teve muito sucesso na sua primeira versão. A produção audiovisual contou apenas com 18 episódios e acabou cancelada por conta da baixa audiência.
Porém, o estúdio Deen insistiu e relançou o anime Ranma 1/2 Nettouhen, mudando, também, sua faixa de horário, finalmente explodindo e fazendo sucesso com 142 episódios. Com 3 anos no ar e Takahashi ainda sem concluir sua obra, os produtores optaram por criar um final original para o anime, o que deixou pontas soltas.
3) Rurouni Kenshin
Com seis filmes, dois especiais e uma legião de fãs, o mangá de Nobuhiro Watsuki, que recebeu o nome Samurai X no Brasil, não teve a merecida adaptação para o anime.
A história seguiu a trama até determinado ponto, sendo preenchidos com conteúdos inventados e diferentes do mangá. A pior parte fica com o detalhe de que o episódio final, O fim do Verão, nunca foi ao ar em terras brasileiras por conta do sumiço do VHS/DVD durante a vinda do Oriente.
4) Saint Seiya: The Lost Canvas
Quando pensamos em animes cancelados, um dos primeiros nomes que vêm à mente dos otakus é The Lost Canvas. O spin-off de Saint Seiya chegou a ter duas temporadas antes do súbito – e até hoje confuso – cancelamento.
Mesmo com petições e constantes manifestações dos fãs, as chances do anime voltar são praticamente nulas. O mangá de Shiori Teshirogi, por sua vez, foi lançado entre agosto de 2006 e abril de 2011, com 25 volumes no total.
5) High School of the Dead
O caso de High School of the Dead é diferente dos citados aqui. Tanto o anime quanto o mangá se encontram em hiato desde a morte do roteirista Daisuke Sato, por conta de uma doença cardíaca, em 2017.
O retorno do anime já foi especulado algumas vezes, já que não é raro uma produção animada seguir um caminho diferente da obra original, porém, nunca foi lançado oficialmente.
6) Trinity Blood
A série de light novels de Sunao Yoshida foi inicialmente publicada em um periódico de ficção. Depois, ganhou um mangá desenhado por Kiyo Kuujou e o anime transmitido pelo canal WOWOW.
As três adaptações possuem notáveis diferenças. No entanto, Yoshida também acabou falecendo sem terminar sua obra e apenas o anime teve uma finalização, assinada por outros produtores.
Mesmo cientes do ocorrido, os fãs não curtiram o final dado para a obra e, assim como em High School of the Dead, jamais saberão o encerramento real.
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!