As 10 histórias mais marcantes dos 80 anos de Batman nas HQs

O Batman é, sem sombra de dúvidas, um dos super-heróis mais conhecidos e populares em todo o planeta. E por incrível que pareça, ele completa 80 anos de idade neste sábado, 30. Ele foi criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger, e desde então, já estrelou diversas HQs, sejam elas suas próprias aventuras ou ao lado dos demais integrantes da Liga da Justiça.

E para celebrar os 80 anos do herói, confira abaixo 10 histórias marcantes do herói nos quadrinhos.

10) Batman #1

Nada como começar a lista com a primeira edição de uma HQ do Batman, não é mesmo? Afinal, ele fez sua estreia em Detective Comics, mas um ano depois, já se tornou estrela de sua própria série.

A primeira edição de um quadrinho do Cavaleiro das Trevas já introduziu seu inimigo mais famoso: o Coringa, que já aprontava das suas e deu um pouco de trabalho para o Batman e o Robin. Foi nessa edição que a Mulher-Gato também apareceu pela primeira vez.

Outro ponto importante de Batman #1 é que ela apresentou ao público a famosa origem do herói, ao abordar as mortes dos pais do herói e o desejo de Bruce Wayne em se transformar em um herói.

9) A Queda do Morcego

Essa história ficou famosa por ter forçado Bruce Wayne a se aposentar e passar o manto do Batman para Jean Paul Valley, o Azrael. Foi nesta HQ que o vilão Bane “quebrou” as costas do herói, em uma das cenas mais famosas do Cavaleiro das Trevas nos quadrinhos.

Mas, claro, a aposentadoria de Bruce durou pouco tempo, já que o novo Batman começou a seguir caminhos que não deveria e o bilionário precisou se recuperar do incidente e reassumir sua identidade secreta. Muitos também consideram essa história importante por mostrar que Bruce Wayne sempre será o único e verdadeiro Batman.

Veja também:  DC Comics processa clube de futebol Valencia por usar morcego do Batman

A Queda do Morcego foi uma das histórias adaptadas para o filme O Cavaleiro das Trevas Ressurge, da trilogia de Christopher Nolan, incluindo o momento em que Bane quebrou as costas do herói.

8) Uma Morte na Família

A HQ “Uma Morte na Família” foi lançada no final dos anos 80 e apresentou uma das mortes mais marcantes na história dos quadrinhos. Em 1998, a DC deu aos seus leitores o direito de escolher o destino final de Jason Todd, o segundo Robin, por meio de ligações.

Como sabemos, Jason foi capturado e torturado pelo Coringa após atraí-lo para uma armadilha. O vilão torturou o segundo Robin com um pé de cabra e antes que o Batman pudesse salvá-lo, Todd morreu em uma explosão. Essa história controversa e sombria ganhou muita atenção da mídia e fãs na época.

7) Under the Hood

Jason Todd só retornou para os quadrinhos em 2004 na história “Under the Hood”. Aqui, ele assumiu a identidade do Capuz Vermelho e também decidiu enfrentar o crime em Gotham, o que fez ter alguns problemas com o Batman. Afinal, ele se trata de uma versão extrema do Cavaleiro das Trevas, que usa até mesmo armas.

Foi aqui que descobrimos que, na verdade, ele sobreviveu à explosão de “Uma Morte na Família” e recuperou suas memórias graças a Talia al Ghul (filha de Ra’s al Ghul), que mergulhou seu corpo do Poço de Lázaro. Alguns flashbacks também mostraram por que Jason optou por se tornar o Capuz Vermelho, que era o disfarce original do Coringa antes de cair em um tanque com compostos químicos e ficar louco.

6) Um Lugar Solitário Para Morrer

O Batman não ficou muito tempo sem um Robin após a morte de Jason Todd. Já em 1990, ele conheceu Tim Drake, que se tornou o terceiro Robin. Ele foi introduzido em “Um Lugar Solitário Para Morrer” e se tratava de um garoto prodígio que já sabia as identidades verdadeiras do Batman e do Robin original.

Veja também:  Zack Snyder quase fez Batman e Superman serem irmãos

Tanto Tim Drake quanto Dick Grayson, que nessa época, já era o Asa Noturna, que o Batman precisava de um Robin. Caso contrário, poderia seguir um caminho sombrio. Ao final desta edição, o próprio herói admitiu que realmente precisava da presença do seu fiel escudeiro para lutar contra o crime.

5) Ano Zero

Em 2013, Scott Snyder e Greg Capullo tiveram um enorme desafio: estabelecer uma nova origem para o Batman por conta do relançamento dos Novos 52. Até então, a história Ano Um, de Frank Miller, era considerada a história de origem oficial do herói.

Ao invés de planejarem algo novo, Snyder e Capullo incorporaram elementos de história de Miller e alguns personagens e situações introduzidas por Bob Kane e Bill Finger. O res)ultado foi bem recebido pelo público.

Em “Ano Zero”, Bruce Wayne declarou guerra contra a Gangue do Capuz Vermelho (que resultou na nova origem do Coringa, enfrentou o grotesco Doutor Morte e também teve de lidar com o Charada.

4) O Longo Dia das Bruxas

“O Longo Dia das Bruxas” se trata, basicamente, da história de queda de Harvey Dent e o nascimento do Duas Caras, mas também vai muito além disso. Ela também aborda os primeiros embates do Batman contra a máfia de Gotham. Então, se você quer se tornar mestre a respeito dos primeiros dias do Batman, não deve deixar de ler essa HQ.

A história foi importante para recriar o Homem Calendário, que era ridicularizado, mas foi transformado em um assassino em série que matava suas vítimas baseado nos feriados do ano. “O Longo Dia das Bruxas” também foi concebido para ser uma espécie de sequência de “Ano Um.”

3) Ano Um

E por falar em “Ano Um”, essa história lançada em 1987, como dito no item 6, sempre foi citada com história de origem oficial do Batman. Ela aborda a morte dos pais de Bruce Wayne, suas primeiros dias como vigilante e sua transformação definitiva no herói. Miller incorporou elementos de Batman #1 com os da história O Cavaleiro das Trevas, lançado pelo próprio escritor um ano antes.

Veja também:  Como Capitã Marvel, filme The Batman pode se passar na década de 90

Miller também foi inteligente em abordar os primeiros dias da carreira do Comissário Gordon, o que transformou “Ano Um” em uma história que mostrava dois homens salvando Gotham do mundo do crime, cada um da sua maneira. Foi aqui que Jim reconheceu que a cidade precisava de alguém para salvá-la, já que o próprio departamento de polícia era corrupto.

2) A Piada Mortal

“A Piada Mortal” é considerada a versão definitiva da história de origem do Coringa e foi a grande contribuição de Alan Moore para toda a história de fundo do Batman, sem falar que foi a mais controversa delas.

A história foi concebida justamente para ser algo mais sombrio e mostrar que o Coringa era um personagem trágico, já que ele era um comediante fraco que se envolveu com o crime e o Batman e ficou louco. E também mostrou os limites que o Batman está disposto a ultrapassar para interromper os planos do seu maior inimigo.

1) O Cavaleiro das Trevas

“O Cavaleiro das Trevas”, escrito por Frank Miller em 1986, é considerado por muito fãs como o quadrinhos mais importante da história do herói, e por muitas razões. Seu enredo aborda uma Gotham controlada por gangues violentas e criminosos sangrentos, o que força Bruce Wayne a deixar sua aposentadoria de lado para salvar sua cidade.

Miller conseguiu ressuscitar o herói de uma maneira fascinante e desenvolver a história por meio de notícias da mídia e um monólogo do herói. Nunca que uma história do Batman entrou tanto em sua mente e a apresentou para os leitores. A cereja do bolo foi a introdução de Carrie Kelly, que assumiu o manto do Robin, além de responder uma grande dúvida dos fãs da DC: quem seria o vencedor em um duelo entre o Superman e o Batman?

Fonte: CBR

Ei Nerd, não deixe de conferir:


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!
Tags:

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Jason Momoa, o Aquaman, faz a barba pela 1ª vez em 7 anos; veja como ficou
monstro do pântano
Série do Monstro do Pântano no DC Universe ganha teaser e data de estreia
hobbs & shaw
Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw ganha segundo trailer hilário e repleto de ação
Novo teaser de Vingadores: Ultimato indica despedida do Capitão América
John Constantine já roubou os poderes do Shazam! nas HQs
CCXP: ingressos para a Comic Con 2019 estão à venda; veja os valores
Carnificina aparece com novo visual nos quadrinhos; veja
Capitão Marvel? Shazam! já causou disputas judiciais entre DC e Marvel
One Punch Man: Saitama e Genos têm nomes oficiais de herói revelados
Mangá de My Hero Academia coloca os vilões em uma grande guerra
Novo episódio de One Punch Man tem cena pós-créditos; entenda
Mangá de Boruto: Naruto Next Generations terá luta importante
Overwatch está gratuito em todas as plataformas até a próxima semana
Shao Kahn é apresentado em novo trailer de Mortal Kombat 11; assista
Assassin’s Creed: Unity ajudará a reconstruir Catedral de Notre-Dame
8K, SSD e mais: Sony revela vários detalhes sobre o PlayStation 5
10 momentos importantes para lembrar antes de Vingadores: Ultimato
Game of Thrones: 10 perguntas que o 1° episódio da 8ª temporada deixou
Professor Hulk: conheça a origem e os principais poderes dele
Game of Thrones: entenda a montaria de Jon Snow em um dragão
whatsapp
Nova atualização do WhatsApp poderá bloquear capturas de tela nas conversas
whatsapp
Na Índia, WhatsApp lança ferramenta de checagem de notícias dentro do app
Facebook lança aba específica para jogos do Facebook Gaming
Celulares da Xiaomi chegam ao Brasil por até R$ 3 mil