A mais nova série da Marvel, Punho de Ferro, não foi bem avaliada pela crítica e fãs. Muitos não gostaram do fato do protagonista, Danny Rand, não ser interpretado por um ator de descendência asiática, como foi pedido (o papel ficou com Finn Jones, que é caucasiano). E agora, surge a informação de que a produção, por pouco, não escolheu um asiático para interpretar o herói.
O ator Lewis Tan, que tem descendência chinesa e interpretou o vilão Zhou Cheng no oitavo episódio da série, disse em entrevista para a Vulture que estava praticamente escalado para o papel, até ser substituído por Finn Jones.
“Eu fiz o teste para ser Danny (Rand). Foi um longo processo, e chegou ao ponto de me perguntarem sobre minha disponibilidade e datas. Até que escolheram o Finn e fiquei com a parte do vilão. Acho que consideraram me escolher, mas teria definitivamente mudado a dinâmica do show. Seria um show diferente”, disse Tan.
Fãs queriam narrativa diferente
O motivo da insatisfação dos fãs pela escolha tem relação com a narrativa. Muitos queriam uma história em que um asiático americano retornasse as suas origens, ao invés de um enredo que retrata um ocidental, que chega a um país da ásia e aprende a dominar a cultura local melhor que seus próprios habitantes, como é mostrado na série e nas HQs.
Vale lembrar que essa polêmica não é recente. Desde a estreia do personagem nos quadrinhos, em 1974, os fãs nunca concordaram com a escolha de um caucasiano para ser o herói, por considerá-lo uma espécie de “salvador branco”. O pedido por um ator de descendência asiática seria uma forma de redenção.
Um costume da Marvel
Esta não é a primeira vez que a Marvel troca a etnia ou gênero de personagens em seus filmes e séries. Um bom exemplo disso é o diretor da S.H.I.E.L.D, Nick Fury, que é interpretado por Samuel L. Jackson nos longas. Mas nos quadrinhos, Fury é caucasiano.
Outros exemplos são Heimdall em Thor (o personagem é negro nos filmes e caucasiano nos quadrinhos) e Jeri Hogarth em Jessica Jones (uma mulher na série, e um homem, chamado de Jeryn Hogarth, nas HQs).
Texto por Augusto Ikeda
Edição por Igor Miranda
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!