Apesar de ter sido introduzido nos quadrinhos apenas nos anos 1990 (tempos recentes, se considerarmos os 80 anos do Batman), Bane se tornou inimigo recorrente e famoso do herói desde então. Ele já conseguiu ter seus momentos de destaque e proporcionou uma cena muito famosa entre ele e o Cavaleiro das Trevas.
Nos cinemas, Bane já apareceu em dois filmes: no fracassado Batman e Robin, lançado em 1997, e no bem sucedido O Cavaleiro das Trevas Ressurge, ocasião em que foi interpretado por Tom Hardy.
Confira abaixo um guia com a história e poderes de Bane nos quadrinhos da DC.
Breve história do Bane
Bane já nasceu e teve de crescer dentro de uma prisão conhecida como Peña Duro. O motivo é que ele teve de cumprir a prisão perpétua imposta a seu pai, que conseguiu fugir do local e abandonou sua mãe, que estava grávida do personagem.
Bane ficou sob os cuidados de sua mãe até os seis anos, quando ela morreu, e ainda teve de ver seu corpo ser jogado de um penhasco, em direção a um mar repleto de tubarões.
Apesar de ter crescido em um prisão, Bane se aproveitou da situação para desenvolver a aprimorar suas habilidades: deixou seu corpo com o preparo físico de um atleta, aprendeu a lutar com outros prisioneiros e ainda tirou um tempo para se dedicar a leitura de livros. Ele também recebeu educação de alguns professores, incluindo um padre Jesuíta.
Bane cometeu seu primeiro crime aos oito anos: ele apunhalou até a morte um prisioneiro que queria abusá-lo.
O personagem também tinha um urso de pelúcia chamado Osito (espanhol para “pequeno urso”), que ele considerava seu único amigo em Peña Duro. Tanto que ele se aproveitava de um furo na cabeça do urso para esconder uma faca, que costumava usar para se defender.
Com o passar dos anos, Bane se tornou uma espécie de rei dessa prisão. Isso chamou a atenção dos guardas, que o forçaram a ser cobaia de testes de uma droga conhecida como Venom.
Os testes quase o mataram, mas Bane notou que a droga o fez ganhar força sobre-humana, apesar da necessidade de ter de injetá-la a cada 12 horas. Caso contrário, poderia sofrer terríveis efeitos colaterais.
Algum tempo depois, Bane conseguiu fugir de Peña Duro na companhia de alguns cúmplices. Ele resolveu se mudar para Gotham após escutar várias histórias a respeito do Batman.
O motivo é que Bane tinha uma certa fobia de morcegos, que desenvolveu ainda jovem. Ele considerou que Gotham tinha medo do herói, além de considerá-lo uma representação da fobia que tinha.
A primeira história de destaque com a presença de Bane foi Knightfall, em que ele queria enfraquecer o Batman tanto fisicamente quanto mentalmente. Para isso, destruiu parte da estrutura do Asilo Arkham, o que fez muitos prisioneiros fugirem. Entre eles, estavam o Coringa, Duas Caras, Charada, Espantalho, Chapeleiro Maluco, Hera Venenosa e Victor Zsasz.
O Batman precisou de três meses para recapturar seus inimigos, o que o levou ao seu limite físico e mental.
Ao terminar, assim que retornou para sua mansão, encontrou Bane o esperando. Como estava exausto, o vilão quase o matou. Foi aqui que ele protagonizou sua cena mais famosa: deu seu golpe que quebrou as costas do Batman e o deixou paraplégico por um tempo. O momento foi recriado no filme O Cavaleiro das Trevas Ressurge.
Por conta disso, Bane se tornou o grande criminoso de Gotham. No entanto, foi derrotado por Jean-Paul Valley, o Azrael, que assumiu temporariamente o manto do Batman enquanto Bruce Wayne se recuperava. O vilão foi encaminhado para a prisão Blackgate e o herói se recuperou de suas lesões.
Após os eventos de Knightfall, Bane conseguiu superar sua dependência do Venom e fugiu da prisão Blackgate. No entanto, surpreendentemente, se aliou ao Batman para acabar com uma distribuição derivada da droga nas ruas de Gotham. Em seguida, resolveu sair em uma jornada para procurar pelo pai.
Durante a jornada, Bane conheceu Ra’s al Ghul e eles juntaram forças para lançar um ataque a Gotham, o que foi retratado na HQ Batman: Legacy.
Foi nesta história que o Batman teve sua revanche contra Bane. Ele conseguiu derrotar o vilão e desde então, toda vez que os dois se enfrentam, o duelo termina em empate.
Mais tarde, Bane conseguiu, enfim, encontrar seu pai, o Rei Cobra. Ele precisou parar seus planos de lançar um arma poderosa na Terra. O vilão foi gravemente ferido, mas o Batman o salvou e o deixou usar o Poço de Lázaro para sobreviver.
Bane ainda apareceu em outras histórias de destaque da DC, como Crise Infinita e One Year Later. Ele também se tornou personagem recorrente das histórias Secret Six, uma equipe normalmente composta por vilões da DC.
Poderes e habilidades de Bane
Bane ganhou seus poderes graças ao uso da droga conhecida como Venom, que melhorou suas funções físicas. No entanto, precisa injetá-la periodicamente e também precisa evitar uma overdose, pois ela pode causar insanidade temporária.
Entre os principais poderes e habilidades de Bane, podemos citar:
- Força e resistência sobre-humanos;
- Durabilidade e velocidade no ápice humano;
- Fator cura acelerado;
- Grande artista marcial;
- Intelecto genial: apesar de seu tamanho e aparência, Bane também é conhecido por sua inteligência, fruto da educação que recebeu na prisão;
- Estrategista;
- Especialista em fugas;
- Poliglota;
- Memória fotográfica.
Fraqueza: antigamente, Bane possuía uma dependência muito grande da droga Venom, mas conseguiu se livrar dela. Ele também não podia ter uma overdose, pois ela poderia transformá-lo em um monstro sem mente.
Ei nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!