Entre os vários inimigos que Capitão América já teve nos quadrinhos ao longo da história, um nome muito persistente e conhecido é o do Barão Zemo. O personagem foi criado por Tony Isabella, Roy Thomas e Sal Buscema em 1973 e desde sua introdução, também já arquitetou outros planos que envolveram a presença dos demais heróis da Marvel.
O Barão Zemo também já apareceu nos cinemas. O ator Daniel Bruhl o viveu em Capitão América: Guerra Civil, ocasião em que foi o grande vilão do filme, mesmo sem precisar entrar em ação. Ele irá aparecer novamente na série Falcão e o Soldado Invernal, que será exibida pelo Disney+.
Confira abaixo um guia com a história e poderes do vilão nos quadrinhos da Marvel.
Breve história do Barão Zemo
Helmut Zemo era filho de Heinrich Zemo, um cientista nazista que se tornou inimigo do Capitão América no decorrer da Segunda Guerra Mundial. Ele cresceu com a mentalidade de que apenas uma raça deveria controlar o mundo e decidiu seguir os passos de seu pai.
Após descobrir a morte de Heinrich, Zemo, que se tornou engenheiro e estrategista, culpou o Capitão América pelo acontecido e adotou o disfarce de Fênix para matar o herói. No entanto, ele foi derrotado e ainda caiu em um tonel de compostos químicos, o que o deixou com o rosto desfigurado.
Anos mais tarde, o vilão ressurgiu como o Barão Zemo e passou a trabalhar ao lado do cientista nazista Arnim Zola, responsável por algumas criações monstruosas, e forçou o Capitão América a enfrentá-las após capturar um amigo de infância de Steve Rogers.
Nas histórias seguintes em que apareceu, Zemo continuou entrando em atrito com o Capitão América.
Uma opção que encontrou para derrotar o herói foi recriar a equipe de vilões conhecida como Mestres do Terror, que já havia sido formada anteriormente por seu pai. Eles chegaram a tomar o controle da mansão que servia de base para os Vingadores, mas Zemo foi novamente derrotado pelo Capitão América.
O Barão Zemo também tentou ressuscitar seu pai e se casou com a Baronesa Heike Zemo, que dizia ser a reencarnação de Heinrich.
Zemo também decidiu recriar os Mestres do Terror. No entanto, nesta época, o Capitão América e os demais Vingadores foram considerados mortos por conta de uma luta. O próprio barão estava um pouco desiludido, já que viu seus inimigos desaparecerem.
Assim, teve a ideia de fazer os Mestres do Terror fingirem ser heróis, que substituiriam os Vingadores, ganhariam o apoio do público e poderiam ter acesso a recursos importantes até que pudessem atacar novamente.
Com a chefia do próprio Barão Zemo (que adotou o nome de Cidadão V), surgiu a equipe conhecida como Thunderbolts, que logo foi aceita como nova protetora da humanidade.
Por conta disso, tiveram acesso a importantes recursos que eram usados pelos Vingadores e o Quarteto, que também desapareceu junto com a equipe. Eles chegaram a trabalhar ao lado do Homem-Aranha e lutaram contra vários vilões que residiam em Nova York.
Zemo conseguiu recursos suficientes para poder controlar o planeta. No entanto, os heróis retornaram e os próprios integrantes dos Thunderbolts se revoltaram contra ele e o vilão precisou se esconder por um tempo.
O Barão Zemo se envolveu em várias outras histórias nos quadrinhos da Marvel. Por exemplo, ele chegou a ser morto, mas transferiu sua consciência para o corpo de outra pessoa; se tornou líder dos Thunderbolts novamente e tentou conquistar o mundo mais uma vez; e chegou a liderar uma nova versão da Hydra.
Para os filmes da Marvel, as origens do Barão Zemo foram um pouco modificadas. Ele se tratava de um militar do exército de Sokovia que culpou os Vingadores pela morte de sua família, o que aconteceu no decorrer de Vingadores: Era de Ultron.
De forma discreta e inteligente, Zemo se aproveitou do surgimento dos Acordos de Sokovia e conseguiu dividir a equipe como tanto queria. Ele até tentou tirar a própria vida, mas foi impedido pelo Pantera Negra e foi detido.
Poderes e habilidades do Barão Zemo
- Envelhecimento retardado: assim como seu pai, Zemo fez uso de um soro que o fez manter sua juventude e vitalidade, mesmo com uma idade mais avançada.
- Intelecto genial: o Barão Zemo também era um excelente estrategista e formulador de táticas. Ele também tinha conhecimentos científicos e inventava coisas, apesar de não estar no mesmo nível de seu pai.
- Mestre combatente, tático e do disfarce.
- Ótimo espadachim e atirador.
- Influenciador.
Ei nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!