Foram poucas as suas aparições na história de Dragon Ball, mas esse personagem se tornou conhecido dos fãs da franquia pelo simples fato de ser o pai do protagonista Goku: estamos falando de Bardock.
O personagem fez sua estreia na franquia no especial de TV Bardock: O Pai de Goku, exibido originalmente em 1990, que explicou um pouco a respeito de sua origens e sua tentativa frustrada de evitar o extermínio dos saiyajins.
Desde então, Bardock caiu no gosto dos fãs e faz algumas aparições esporádicas na franquia, seja nos mangás, animes, filmes e games.
Confira abaixo um guia para você entender tudo a respeito desse personagem de Dragon Ball.
Bardock: as principais informações sobre o personagem
Aparência e personalidade
Bardock também se tornou conhecido dos fãs de Dragon Ball por ser praticamente idêntico a Goku. Sua principal diferença para o filho é que ele tinha uma cicatriz em formato de X na bochecha esquerda, uma pele de tom um pouco mais clara e alguns fios de cabelo espetados a mais.
Assim como os demais integrantes dos saiyajins, ele também tinha o costume de amarrar seu rabo na altura da cintura. Por ser integrante do exército da raça, que servia a Freeza, ele também ficou famoso por usar a famosa e tradicional armadura desses guerreiros.
Como Bardock passou por algumas mudanças anos após sua introdução: seu visual sofreu pequenas modificações, como um cabelo um pouco menos espetado em relação ao de Goku, e um uniforme diferente
O pai de Goku foi criado, na realidade, pelo animador Katsuyoshi Nakatsuru (lembre-se que o personagem foi introduzido em um especial de TV). Ele já afirmou que ao criar Bardock, a ideia era aproveitar o visual de Goku e dar uma cara de “guerreiro brutal”, segundo suas palavras.
Assim como boa parte dos saiyajins, Bardock é provocador, rude, adorava lutar e matava seus oponentes de maneira fria.
No entanto, ele se diferenciava dos demais por ser um pouco mais calmo e ter demonstrado humanidade em determinadas situações.
Por exemplo, ele tinha o costume de salvar seus companheiros, algo que pouquíssimos saiyajins faziam. Por conta disso, ele passou a ser admirado por seus colegas de classe inferior.
Além disso, Bardock também mostrava ter uma preocupação e até mesmo carinho por sua esposa, Gine, a mãe de Goku e Raditz.
Tanto que segundo Akira Toriyama, eles são um casal que está junto por que realmente possuem sentimentos um pelo outro, e não apenas pensando em fins reprodutivos, como acontece com a maior parte dos saiyajins.
Podemos afirmar também que o personagem mostrou ser destemido, já que após descobrir os planos verdadeiros de Freeza, decidiu confrontá-lo mesmo sem o apoio dos demais membros da espécie.
Biografia
Bardock era considerado um guerreiro de classe inferior e atuava em missões ao lado de quatro companheiros: Tora, Fasha, Borgos e Shugesh.
Por algum tempo, Gine também fez parte da equipe, só que por ser bem menos violenta, decidiu sair.
No especial de TV, Bardock e seus colegas cumpriram um missão no planeta Kanassa e o personagem ficou bastante ferido. Um dos habitantes do local ainda fez o pai de Goku passar a ter visões do futuro.
Enquanto se recuperava, seus colegas de equipe foram enviados para uma missão no planeta Meat. No entanto, mal sabiam eles que seriam as primeiras vítimas do plano de Freeza em exterminar a raça Saiyajin, já que o vilão tinha receio da lenda em torno do Super Saiyajin.
Assim, Tora, Fasha, Borgos e Shugesh foram mortos pelo personagem Dodoria e seus colegas.
Bardock, mesmo sem ter se recuperado 100%, viajou para o planeta e ainda encontrou Tora em seus momentos finais de vida. Antes da viagem, teve um visão de que seu filho, Kakarotto, seria um grande guerreiro.
Após ser atacado por Dodoria, descobrir a morte de seus companheiros e a visão que teve de Kakarotto, Bardock retorna o quanto antes para o planeta Vegeta com o intuito de alertar os demais saiyajins sobre as reais intenções de Freeza, mas ninguém o levou a sério.
Bardock decide, por contra própria, atacar Freeza em sua nave. Enquanto isso, o próprio vilão iniciou de vez seu plano ao assassinar o Rei Vegeta e sua guarda real.
Bardock confronta Freeza, mas o vilão cria a supernova que obliterou quase toda raça saiyajin.
Segundo antes de morrer, Bardock teve uma nova visão em que Kakarotto desafiava e derrotava Freeza, o que o fez morrer com um sorriso no rosto. Anos mais tarde, sabemos que seu filho cumpriu essa “profecia.”
Por ter sido criado para esse especial de TV, Bardock só apareceu tanto no anime quanto no mangá após sua exibição, em flashbacks de Freeza.
No recente filme Dragon Ball Super: Broly, Bardock aparece em um flashback no início do filme, no qual pôde se despedir de Kakarotto antes de sua viagem para a Terra. Ele também teve seu nome mencionado por Paragus, pai do Lendário Super Saiyajin.
Já no mangá de Dragon Ball Super, também descobrimos há pouco tempo que Bardock esteve envolvido com a destruição do planeta Cereal, lar do personagem Granola, que quer se vingar do acontecimento.
Poder de Bardock
Já dissemos acima que Bardock era considerado um guerreiro de nível inferior dentro do exército dos Saiyajins. No especial de TV, é revelado que ele possui um poder de luta avaliado em 10 mil, quase o mesmo do Rei Vegeta.
No entanto, ele não foi páreo para Freeza mesmo em sua forma inicial. Além disso, o próprio Akira Toriyama já afirmou que Bardock era poderoso em comparação com os guerreiros de nível inferior, mas ainda não era forte o suficiente para ser considerado um lutador de nível médio.
Bardock era capaz de se transformar em Oozaru como os demais saiyajins. Já no especial de TV Dragon Ball: Episode of Bardock, ele conseguiu se tornar um Super Saiyajin.
Já nos games da franquia, ele já foi retratado nas demais formas da transformação, como Super Saiyajin 2, 3 e 4.
Essas são as principais informações que você precisava saber a respeito do personagem. Caso queira saber ainda mais detalhes a respeito dele, um boa opção é ler a wiki de Dragon Ball em inglês.
Para ficar por dentro de tudo que acontece em Dragon Ball, não deixe de conferir o canal do EiNerd! no YouTube, que conta com vídeos novos todos os dias.
Ei nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!