A Marvel surpreendeu, em seu painel na San Diego Comic-Con, com o anúncio da entrada de Blade para o Universo Cinematográfico Marvel (UCM). Também chamou a atenção a escolha de ator para interpretar o protagonista: Mahershala Ali ocupa o posto assumido por Wesley Snipes na trilogia famosa dos anos 2000.
O que poderemos esperar dessa novidade? Veja a seguir!
Blade no Universo Marvel
O primeiro filme de Blade foi lançado em 1998 e contou duas continuações, que em 2003 e em 2004. Na trilogia, o lendário ator Wesley Snipes interpretava o personagem.

Ainda, em julho de 2006, foi realizada uma tentativa de trazer Blade para o mundo das séries, mas o projeto não vingou e foi encerrado em setembro do mesmo ano.
Dessa forma, Blade estava em um hiato de 13 anos sem nenhuma aparição nas telas. Seus filmes anteriores eram relativamente bons para quem gostava de um bom filme de ação, simples e sem muita frescura. No entanto, é bastante comum ouvir pessoas dizendo que, nem sequer, sabiam quem Blade era um personagem da Marvel.
Isso é bastante compreensível, visto que o personagem não recebe tanto destaque ou é tão popular quanto outros heróis da casa – por exemplo, o Homem-Aranha ou o Homem de Ferro.
Além disso, todos os filmes de Blade e muitas de suas histórias em quadrinhos mostram uma trama bastante isolada do universo da Marvel. Neles, os vampiros são o foco da história do início ao fim, como se não existissem super-heróis, mutantes, alienígenas, entre outros… apenas humanos e vampiros.
Isso está prestes a mudar de uma vez por todas, pois o personagem será inserido dentro do UCM. Isso pode significar uma infinidade de coisas e situações, incluindo novos personagens e até mesmo um conceito inédito.
Morbius
Morbius é um personagem que surgiu inicialmente como vilão do Homem-Aranha. Mais tarde, ele se tornou um tipo de “pseudo-vampiro” após tentar curar a si mesmo de uma doença sanguínea utilizando um tratamento experimental à base de morcegos vampiros.
Após se resolver com o Cabeça de Teia, Morbius se uniu a Blade e à Gata Negra. Eles formaram uma equipe que caçava vampiros. Esse fator já abre uma brecha para uma possível interação entre Blade e Homem-Aranha, já criando uma primeira conexão entre os filmes.
Drácula
Drácula já apareceu em Blade Trinity, o terceiro filme da trilogia de Wesley Snipes, mas não foi muito bem representado. Nos quadrinhos da Marvel, o personagem é casca grossa. Ele é, basicamente, um imperador muito poderoso que tem o plano de mergulhar o mundo em completa escuridão e tomá-lo com seu exército de vampiros.
Muito mais do que isso, Drácula é o arqui-inimigo de Blade. Na animação Vingadores Unidos, ele chega até a fazer uma aliança com a Hydra e o Esquadrão Sinistro para dar um fim aos Vingadores.
Isso seria bastante interessante de ser visto. Se a Fase 3 da Marvel se fechou com um grande vilão, Thanos, a Fase 4 poderia contar com uma equipe de vilões.
Origem de Blade
A presença de Drácula como sendo a origem dos vampiros no universo da Marvel poderia também servir para contar a origem do próprio Blade. Nem os filmes antigos contaram esse detalhe, não mostraram como que ele nasceu diferente de todos, a origem de seus poderes, de como ele lidava inicialmente com o fato de ser meio-vampiro que ainda sentia sede por sangue, de como ele começou a caçar vampiros, nada disso…
Os filmes antigos já partiam do pressuposto de que vampiros existem e de que Blade é um meio-vampiro que caça vampiros.
Indo além, os filmes antigos não tinham profundidade nenhuma, porque Blade caçava vampiros mas nunca ficou claro a motivação pessoal do personagem para fazer isso, era simplesmente para “combater o mal”. Não havia uma explicação de onde ele tirava tantos recursos a ponto de se achar na capacidade de combater toda uma espécie.
No UCM, a justificativa fica clara: a S.H.I.E.L.D.! A própria S.H.I.E.L.D. pode ter convocado Blade exatamente para eliminar os vampiros dE Drácula, como é mostrado na animação The Amazing Spiderman.
Uma fase sombria da Marvel
Os anúncios da San Diego Comic-Con 2019 mostram que a Marvel está preparada e disposta a explorar temas mais sombrios, mais sangrentos, mais sobrenaturais. O filme do Doutor Estranho, com a presença da Feiticeira Escarlate, já é um indício de que a empresa está prestar a mostrar um lado mais obscuro. Isso tem tudo a ver com as histórias de Blade.
Vale lembrar que os direitos de Blade voltaram para a Marvel em 2013, juntamente com um outro personagem que até agora o UCM não citou. Segura essa bomba: Motoqueiro Fantasma!
Esse lado mais alegre, bem-humorado, divertido e colorido da Marvel foi bastante marcante e a proposta mais sombria foi exatamente uma das coisas que destruíram os filmes da DC. Mas a Marvel sombria é muito rica pra simplesmente ser ignorada.
Um filme do Blade tá aí pra mostrar que dá pra um filme ser obscuro sem ser monótono. Até porque, quando o assunto é este personagem, pode esperar muita luta, tiro, sangue, gore, tudo isso e muito mais.
Wesley Snipes comenta escolha de Mahershala Ali para atuar como Blade
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!