Broly jamais apareceu nos animes de Dragon Ball, mas isso não o impediu de se tornar um dos vilões mais populares da saga criada por Akira Toriyama, mesmo com suas aparições restritas aos filmes. No entanto, apenas aqueles fãs mais assíduos da série devem se lembrar que existem duas versões distintas do vilão.
O motivo é que praticamente todos os filmes de Dragon Ball não são considerados oficiais para muitos, já que eles não tiveram o envolvimento de Akira Toriyama. No entanto, isso mudou com Dragon Ball Super: Broly, o lançamento mais recente da franquia nos cinemas, que teve participação direta do criador.
As duas versões existentes de Broly possuem grandes diferenças. Caso queira conferi-las, continue com a leitura abaixo.
As diferenças
Broly original
O Broly que os fãs conheceram foi o grande vilão de três filmes de Dragon Ball, que se passaram na época de Dragon Ball Z. Sua personalidade foi moldada graças aos eventos traumáticos de sua vida.
Broly original nasceu na mesma época em as relações de Freeza com os Saiyajins começaram a se tornar tensas. O personagem surpreendeu a todos por já ter nascido com um ki muito poderoso. Ainda bebê, foi atormentado pelo choro constante constante de Kakarotto (o famoso nome saiyajin de Goku), o que afetou seu psicológico e o fez ter um enorme ressentimento do protagonista.
O Rei Vegeta considerou que o saiyajin poderia ser uma ameaça para seu reinado, então ordenou a execução do personagem, apesar dos apelos de seu pai, Paragus.
No entanto, Broly conseguiu sobreviver e usou seu imenso poder para garantir sua sobrevivência e a de seu pai durante a destruição do planeta Vegeta. Paragus, então, decidiu se vingar do que aconteceu com ele e o filho.
Conforme foi crescendo, Broly desenvolveu um personalidade maníaca e brutal graças ao seu poder e traumas do passado. Ele chegou a cegar o olho esquerdo de Paragus durante um acesso de fúria.
Pensando em sua própria segurança e no bem estar do filho, Paragus criou um anel que o fazia manter Broly sob seu controle. Com o objeto, o personagem ficava calmo e sereno, o que passa até mesmo um ar mais depressivo.
Tudo mudou quando Broly, em sua primeira aparição. voltou a se reencontrar com Goku. O anel não foi o suficiente para controlar sua verdadeira personalidade e ele chegou a se transformar no Lendário Super Saiyajin por conta do seu enorme poder.
No final do primeiro filme em que apareceu, Broly foi derrotado por Goku, enquanto que no segundo, um kamehameha combinado de Gohan, Goten e o espírito de Goku venceu o Lendário Super Saiyajin de uma vez por todas.
Já sua terceira aparição se tratava de um clone do original, que recebeu o nome de Bio-Broly e tinha uma aparência grotesca.
Broly oficial
Já a versão do guerreiro que vimos no mais recente filme de Dragon Ball vamos chamar de “oficial”, já que o filme contou com a participação de Akira Toriyama.
No filme, descobrirmos que a versão oficial do guerreiro nasceu na mesma época que Vegeta. Após crescer um pouco, o Rei Vegeta ordenou que o personagem fosse enviado para outro planeta, já que não aceitou bem o fato de Broly ter mais potencial que se filho.
Broly, acompanhado de Paragus, teve de viver no planeta Vampa. No local, ficou amigo de uma criatura gigante chamada Ba, com quem ele costumava treinar. No entanto, seu pai não gostava muito dessa relação e um dia, chegou a atirar no animal, que teve sua orelha arrancada.
Por conta desse acontecimento, a relação de Broly e Ba nunca mais foi a mesma. Em respeito ao amigo que teve no planeta, o saiyajin transformou a orelha do animal em parte de suas roupas.
Justamente por conta do seu passado bem menos traumático, o Broly oficial mostrou ser muito mais são do que sua versão anterior e chegou a demonstrar um lado mais sentimental, amigável e inocente em determinadas situações.
No decorrer do filme, Broly só despertou seus poderes de Super Saiyajin após Freeza assassinar Paragus (com quem ele tinha laços muito fortes) e enquanto enfrentava Goku e Vegeta.
Visual e poderes
Com relação ao visual das versões do lendário Super Saiyajin, podemos dizer que existem algumas pequenas diferenças.
O Broly oficial, apesar de ser alto como o original, é um pouco menor que sua contraparte, tem pele mais escura e é um pouco mais musculoso.
Além disso, seu cabelo é um pouco diferente e o oficial ainda possui um cicatriz em formato de X no lado esquerdo do peito, que se tornou uma espécie de marca registrada da nova versão do guerreiro.
Com relação a poderes, as duas versões do Lendário Super Saiyajin possuem, mais ou menos, as mesmas técnicas de combate. Por exemplo, um dos golpes mais famosos de Broly é o chamado Eraser Cannon, aquela esfera de energia verde que ele dispara das mãos, usado tanto pelo original quanto o oficial.
Outras técnicas em conjunto das duas versões do guerreiro que podem ser citadas são o Blaster Meteor, Dashing Punch, Planet Crusher e Omega Blaster. Também vale lembrar que os dois conseguem se transformar no Lendário Super Saiyajin.
No entanto, o Broly original possui algumas técnicas a mais do que o oficial, que em sua maioria, se tratam de golpes físicos, como é o caso do Torture Hold e o Gigantic Hammer.
Ei nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!