Ben Kallos é um dos 51 vereadores da cidade de Nova York e faz parte do Partido Democrata. Você já deve estar se perguntando por que citamos o nome do político. O motivo é que ele acaba de se envolver em uma polêmica com a Marvel, que tem relação com o Capitão América.
Recentemente, Kallos se fantasiou como o herói para participar de uma campanha de arrecadação de fundos que ele denominou como “Alerta de Super-Heróis”. Além disso, em um e-mail enviado para possíveis participantes, o político adaptou a frase “posso fazer isso o dia todo”, uma das mais famosas do Capitão América, e ainda mencionou outros personagens da Marvel.
“Enquanto o Capitão América está ocupado enfrentando a Hydra, agentes secretos, Loki, Ultron e Thanos, Ben está lutando todo dia pelos nova iorquinos”, de acordo com o e-mail.
Quem não gostou nada disso foi a própria Marvel. Eli Bard, um dos chefes do conselho da editora, enviou uma carta para Kallos e pediu ao político que não faça mais uso da imagem do Capitão América, já que a empresa não quer ver seus heróis associados a atos políticos.
“Estou escrevendo para pedir que sua campanha não use os personagens da Marvel para anúncios de sua empreitada pela presidência do bairro ou algo do tipo. Apesar de a Marvel apreciar sua óbvia afeição por nossas propriedades e te apoiar como fã, pedimos para que nossos personagens não sejam usados para fins políticos ou que auxiliem campanhas políticas”, disse Bard.
Kallos pareceu não ter gostado muito do pedido da Marvel. Em seu perfil no Twitter, o político compartilhou uma frase de Tom Brennan, ex-editor da empresa, que dizia o seguinte: “Se você fizer os quadrinhos da Marvel apolíticos, então eles não serão mais quadrinhos da Marvel. Eles sempre foram políticos. HQs devem refletir a política e não apenas um lado”, de acordo com a mensagem.
Former @Marvel editor @Brennanator wrote earlier this year in @NYDailyNews: "If you make Marvel Comics apolitical, then they stop being Marvel Comics. They have always been political…Comics should reflect politics — and not just one side!" https://t.co/TnL4fyTJ4S
— Ben Kallos (@kallos) November 20, 2019
Agora, só nos resta saber se Ben Kallos irá acatar ou não esse pedido feito pela Marvel.