Capitão Marvel? Shazam! já causou disputas judiciais entre DC e Marvel

É curioso que tanto o Shazam quanto a Capitã Marvel tenham protagonizado seus primeiros filmes com apenas um mês de distância, afinal a heroína mais poderosa da Marvel e o mortal mais poderoso da DC Comics guardam uma curiosa e turbulenta relação entre si para além das páginas dos quadrinhos. No princípio, entretanto, o personagem interpretado agora pelo ator Zachary Levi não se chamava Shazam e não era propriedade da DC.

Em dezembro de 1939, no ano seguinte à primeira aparição do Superman e no mesmo ano em que o Batman debutou, ambos publicados pela DC, que à época era a National Comics, a editora concorrente Fawcett lançou a revista Whiz Comics, que trazia em sua capa um super-herói com visual bem convencional: roupa colante rubra, capa branca curta e o símbolo de um trovão no peito, combinando com os detalhes dourados no uniforme. Ele era um garoto que gritava “shazam!” e se transformava em homem feito. Seu nome era Capitão Marvel.

A criação de C.C. Beck e Bill Parker para a Fawcett foi acusada pela DC em 1941 de ser uma cópia do Superman – até a primeira capa da Whiz, que mostrava o herói arremessando um carro com as mãos, lembrava a arte da primeira edição da Action Comics, que marcou a estreia do homem de aço e o apresentava segurando um carro. Como resultado desse entrave judicial, o Capitão Marvel deixou de ser publicado em 1953 e a editora fechou sua divisão de quadrinhos. A popularidade do herói, contudo, não cessou, e ele acabou voltando às bancas nos anos 1970, agora pela própria DC.

Quando ocorreu esse retorno, a Marvel já havia começado a publicar histórias de um herói com o mesmo nome, em 1967 – ao longo dos anos, a alcunha seria transmitida para outros personagens da empresa, até chegar à atual detentora, Carol Danvers, a Capitã Marvel, que foi interpretada no cinema por Brie Larson.

Veja também:  Alerta de spoiler! Várias cenas de Vingadores: Ultimato vazam na web

O Capitão Marvel da Marvel surgiu para impedir que outras editoras usassem novamente esse nome. Portanto, a DC não pôde usar o título original da HQ do personagem quando o relançou, em 1973. A solução foi batizar a revista de Shazam!, que era o grito de Billy Batson, identidade secreta do herói, e colocar como subtítulo O Capitão Marvel Original. A Marvel, no entanto, ameaçou por meio de uma carta processar a DC por essa frase estampada na capa, e foi então que ele passou a ser chamado de O Mortal Mais Poderoso do Mundo, para evitar mais uma briga nos tribunais.

Desde então, Shazam (cujo nome é um acrônimo para os nomes de figuras mitológicas em referências à sabedoria de Salomão, a força de Hércules, o vigor de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio) estrelou uma série de TV na década de 1970 – o jovem Billy Batson era vivido por Michael Gray, enquanto o Capitão Marvel foi interpretado por Jackson Bostwick e John Davey – e obteve relativo sucesso nos quadrinhos ao rivalizar com o poder do próprio Superman.

A origem do personagem foi recontada algumas vezes, como é comum no mundo dos quadrinhos, mas a versão que se tornou definitiva surgiu com os Novos 52, uma grande reformulação pela qual a DC passou em 2011. O tom cômico e escrachado que hoje é característico do personagem foi cristalizado pelo roteirista Geoff Johns e pelo quadrinista Gary Frank. Foram eles que aboliram definitivamente o nome Capitão Marvel, chamando-o oficialmente de Shazam (“É assim que todos achavam que ele se chama mesmo”, justificou o escritor na época) e é dessa versão que a adaptação atual, dirigida por David F. Sandberg, retira a maior parte das inspirações e referências.

Coluna do Peter: Shazam! peca na ação, mas é um bom filme de origem


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!
Tags:

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Novo teaser de Vingadores: Ultimato indica despedida do Capitão América
brinquedo assassino
Reboot de Brinquedo Assassino ganha primeiro trailer oficial; assista
Fox cancela The Gifted, série sobre mutantes da Marvel
vingadores
Diretores de Vingadores: Ultimato dizem que teorias quase acertaram
John Constantine já roubou os poderes do Shazam! nas HQs
CCXP: ingressos para a Comic Con 2019 estão à venda; veja os valores
Carnificina aparece com novo visual nos quadrinhos; veja
Capitão Marvel? Shazam! já causou disputas judiciais entre DC e Marvel
One Punch Man: Saitama e Genos têm nomes oficiais de herói revelados
Mangá de My Hero Academia coloca os vilões em uma grande guerra
Novo episódio de One Punch Man tem cena pós-créditos; entenda
Mangá de Boruto: Naruto Next Generations terá luta importante
Shao Kahn é apresentado em novo trailer de Mortal Kombat 11; assista
Assassin’s Creed: Unity ajudará a reconstruir Catedral de Notre-Dame
8K, SSD e mais: Sony revela vários detalhes sobre o PlayStation 5
Mortal Kombat 11 ganha trailer revelando habilidades de Kitana; assista
10 momentos importantes para lembrar antes de Vingadores: Ultimato
Game of Thrones: 10 perguntas que o 1° episódio da 8ª temporada deixou
Professor Hulk: conheça a origem e os principais poderes dele
Game of Thrones: entenda a montaria de Jon Snow em um dragão
whatsapp
Nova atualização do WhatsApp poderá bloquear capturas de tela nas conversas
whatsapp
Na Índia, WhatsApp lança ferramenta de checagem de notícias dentro do app
Facebook lança aba específica para jogos do Facebook Gaming
Celulares da Xiaomi chegam ao Brasil por até R$ 3 mil