O Batman possui uma lista grande de inimigos que ganhou ao longo dos anos. Um dos mais famosos e conhecidos é o Charada, que tem justamente o costume de criar charadas para atrapalhar a vida do herói. Ele já existe há vários anos e além dos quadrinhos, já apareceu em animações e no filme Batman Eternamente, lançado em 1995, ocasião em que foi interpretado por Jim Carrey.
Agora, tudo indica que ele também deve estar no filme The Batman e deve ser interpretado por Paul Dano. Se você quer conhecer mais detalhes a respeito do Charada, confira abaixo sua história e poderes.
Breve história do Charada
O Charada também é outro inimigo do Batman que já tem um bom tempo de estrada. Ele foi criado por Bill Finger (um dos criadores do herói) e Dick Sprang em 1948, e apareceu pela primeira vez na edição #140 de Detective Comics.
Seu nome original é Edward Nashton e nasceu em uma família complicada, já que sua mãe era muito ausente e seu pai cometia diversos abusos contra ele. Um dia, ainda criança, quis ganhar um concurso de charadas e adivinhas na escola, tanto que praticou várias vezes até conseguir solucioná-las com rapidez e facilidade.
Por conta disso, Edward criou uma obsessão por charadas e adivinhas para o restante de sua vida. No entanto, os abusos que sofreu nas mãos do pai o fizeram ficar louco e se voltar para o mundo do crime. Após crescer, fugiu de casa e começou a trabalhar, inicialmente, como artista.
Mas isso não era o suficiente para ele. Assim, o personagem mudou seu nome para Edward E. Nigma (justamente para fazer um trocadilho com “enigma”; o sobrenome também pode ser escrito “Nygma”) e abraçou a identidade do Charada. E logo voltou suas atenções para o Batman, um oponente que considerava à altura de sua inteligência.
Em seu primeiro encontro com o Batman e o Robin, o Charada conseguiu deixar a Dupla Dinâmica presa em uma armadilha e quase os matou. No entanto, os heróis fugiram e o vilão sumiu após uma explosão, e deixou sua famosa interrogação flutuando no mar.
Na famosa história O Longo Halloween, o Charada se tornou informante do gangster Carmine Falcone. No entanto, seus sócios começaram a ser mortos pelo Assassino Feriado e ele pediu para que Nigma descobrisse a identidade do responsável pelas mortes. Já na HQ Dark Victory, o Batman chegou a pedir sua ajuda para conseguir deduzir quem era outro assassino em série que se chamava Hangman.
Com o passar dos anos, o Charada conseguiu sobreviver justamente ao executar vários golpes e roubos, e se tornou um criminoso tão experiente e competente que conseguiu recrutar a ajuda de alguns capangas.
Em Batman: Dark Knight, Dark City, o vilão ficou mais sombrio e viu sua sede por sangue aumentar após começar a se interessar por rituais ocultos, em que chegou a espalhar várias charadas por Gotham com o intuito de preparar o Cavaleiro das Trevas em um ritual de sacrifício para um demônio. Mas como você já deve imaginar, não deu certo.
O Charada teve uma importância grande dentro da história Batman: Silêncio. na HQ, o vilão descobre ter câncer terminal, então decide se curar ao usar o famoso Poço de Lázaro de Ra’s al Ghul. Além de curá-lo, o processo o fez deduzir que Bruce Wayne e Batman eram a mesma pessoa.
Assim, ele decidiu juntar forças com Thomas Elliott, o vilão Silêncio, que também tinha um ódio muito grande de Bruce Wayne. No final das contas, a dupla foi derrotada pelo herói, que ainda fez uma chantagem com Nigma para garantir que ninguém espalhasse seu segredo.
O herói o lembrou que se todos soubessem a resposta da charada “quem é o Batman?”, ela não teria mais valor, o que atormentaria o vilão. Além disso, revelar a verdade poderia fazer com que Ra’s al Ghul ordenasse a morte de Nigma.
Para o relançamento dos Novos 52 da DC, que ocorreu em 2011, o Charada teve suas origens modificadas. O sobrenome Nashton deixou de existir e passou a ser apenas Nygma. Além disso, ele era um funcionário fiel de Philip Kane, tio de Bruce Wayne que tomava conta da empresa em sua ausência.
Após Bruce não ter gostado dos planos que Nygma tinha para a empresa, o personagem contratou a gangue do Capuz Vermelho para assassiná-lo, sem sucesso. Ele acabou deixando a companhia e se transformou no Charada para colocar as ideias que tinha em ação.
Poderes e habilidades
Por estar relacionado ao Batman, o Charada não possui superpoderes, mas conta com uma séries de habilidades para colocar seus planos em prática. Entre elas, podemos citar.
- Intelecto genial: algo necessário para que o vilão consiga formular suas charadas, adivinhas e armadilhas complexas, além de usar sua inteligência para orquestrar seus planos criminosos.
- Investigação
- Escapologista: o Charada também é mestre em técnicas para conseguir escapar de várias situações. Por exemplo, ele consegue fugir do Asilo Arkham no momento em que quiser
- Análise táctica
- Conhecimentos de luta com o seu famoso bastão, que possui uma interrogação no topo.
Habilidades introduzidas nos Novos 52:
- Hacker de computador
- Expert em engenharia mecânica, habilidade necessária para a criação de armas.
Ei Nerd, não deixe de conferir:
Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar vídeo no canal!) Clique aqui!