Como a Marvel guardou os segredos de Vingadores: Guerra Infinita?

Vingadores: Guerra Infinita faz sua estreia nos cinemas nesta quinta-feira (26) e se existe uma coisa que o filme merece ganhar uma medalha de ouro é na categoria guardar segredo. Por mais que sua história seja, teoricamente, simples (a jornada de Thanos em busca das Joias do Infinito), Kevin Feige e os irmãos Russo fizeram o possível para que nada fugisse do controle. Tanto que pode ser considerado o filme mais secreto de todos os tempos.

Está claro que o grande longa da Marvel tem suas reviravoltas e a Marvel tentou fazer o possível para que os fãs não fossem surpreendidos por spoilers ou vazamentos. E fez um esforço tremendo para garantir que todos os segredos ficassem por debaixo dos panos. Até mesmo o próprio elenco e alguns produtores do filme não sabiam de seus detalhes até o início desta semana.

Mas toda essa segurança faz sentido. O filme é, essencialmente, o grande título de super-heróis da história e é o resultado de uma década de filmes da Marvel. Vingadores: Guerra Infinita não deve se tornar a maior bilheteria da história, mas deve ser o longa com maior arrecadação de 2018. Além disso, o filme cria um cenário para a sequência, Vingadores 4.

A verdade por trás da produção secreta de Vingadores: Guerra Infinita

Na era das mídias sociais, a divulgação de spoilers se tornou um problema. Principalmente quando se tem no elenco um ator como Tom Holland, conhecido por não conseguir guardar segredo. Os irmãos Russo tiveram de fazer um grande esforço para garantir que o enredo de Vingadores: Guerra Infinita continuasse guardado a sete chaves. Pouquíssimos membros do elenco puderam ler o roteiro por completo.

Claro, Tom Holland foi um dos vários que não tiveram esse privilégio. “Eu sei quem é o vilão, e é isso”, disse o ator, em uma entrevista. Até mesmo quando estava gravando, Holland não tinha ideia de quem estava enfrentando nas cenas de ação. Ele chegou a questionar os diretores, mas logo recebeu um não. E quando levou, acidentalmente, uma cópia de sua parte do roteiro para casa, mostrou em seu Instagram que fez questão de queimá-la para evitar problemas. “Para todos os produtores que estão provavelmente enlouquecendo por que esqueci de devolver o roteiro, aqui está a evidência que estou o destruindo”, disse.

Veja também:  Origem, personagens e mais: quem é a Patrulha do Destino

Pouco atores admitiram que conseguiram ler o roteiro completo, como Benedict Cumberbatch e Chris Evans. Mas não sabemos se eles realmente leram o roteiro certo. Os irmãos Russo afirmaram que produziram versões falsas e chegaram a distribuí-las para o elenco. Muitas vezes, os atores iam gravar com uma cena em mente, sendo que na realidade, se tratava de outra. Paul Bettany, intérprete do Visão, disse que existiam apenas três roteiros verdadeiros espalhados pelo set de filmagens.

Também é possível imaginar que a Marvel chegou a gravar cenas falsas como forma de confundir qualquer pessoa que tentasse tirar fotos do set. Essa alegação foi feita no final das gravações, quando Anthony Russo disse que ele e seu irmão ficaram “muito cansados de gravar coisas que não estariam no filme”. Se bem que isso não significa, necessariamente, que eles filmaram cenas falsas.

Mas isso foi apenas o início de tudo, já que tudo apertou com a aproximação do lançamento de Vingadores: Guerra Infinita.

Datas e embargos poderiam atrapalhar

Normalmente, os filmes da Marvel são lançados quase que ao mesmo tempo no mundo. Lançamentos antecipados são comuns na Austrália, Europa e até mesmo aqui no Brasil. E existem algumas razões que explicam isso. Muitos países possuem mais feriados que nos Estados Unidos e lançá-los próximos dessas datas pode ser ótimo, do ponto de vista financeiro. Além disso, é uma boa forma de criar expectativas para o filme.

Mas o problema é que o público americano poderia ficar muito vulnerável a spoilers, que tomariam conta da internet rapidamente. Por conta disso, a Marvel decidiu, mesmo que em cima da hora, adiantar o lançamento de Vingadores: Guerra Infinita nos EUA para esta sexta-feira (27), com apenas um dia de diferença.

Veja também:  O Justiceiro: primeiro trailer da 2ª temporada é divulgado; assista

Se bem que essa mudança não fez tanta diferença assim, já que o lançamento mundial oficial ocorreu na segunda-feira (23), em Los Angeles. Já o embargo a respeito das avaliações da crítica só foi levantado na última terça-feira. Essa não é uma prática comum, já que as primeiras avaliações são importantes para as produtoras saberem se o seu produto é um sucesso ou um fracasso. Mas para o caso de Vingadores: Guerra Infinita, foi uma forma de garantir que os spoilers não circulassem na internet antes da estreia. Tudo para proteger seus segredos.

Segurança reforçada para as primeiras exibições

Esses mesmos princípios foram utilizados para as primeiras exibições do filme. Jornalistas, por exemplo, não tiveram acesso às cenas de gravações antes das entrevistas com o elenco. Foi a primeira vez que uma restrição desse tipo ocorreu em um filme de super-heróis.

Quando o filme foi exibido para a crítica, estava sob constante segurança. Ela sempre esteve presente nessas exibições, especialmente para filmes da Disney, mas no caso de Guerra Infinita, estava reforçada. Jornalistas tiveram de pegar suas entradas em um local especial. Depois, passaram por outro lugar em que tiveram seus casacos e mochilas checados para garantir que não estivessem com algum equipamento de filmagem. Celulares, naturalmente, ficaram retidos na entrada do cinema.

Se tivessem de ir ao banheiro no meio do longa, os jornalistas precisavam apresentar novamente suas entradas e ter seus equipamentos checados outra vez. E se alguém perdesse o ingresso, não poderia retornar para a sessão.

Thanos pede seu silêncio

Agora, esqueça o elenco, produção e crítica. A melhor forma de conseguir evitar a presença de spoilers é ver como que os fãs vão se comportar. E a Marvel, como não poderia deixar de acontecer, fez uso do bom humor pra lidar com a questão.

Veja também:  8 perguntas sobre o final da 1ª temporada de Titãs

Os irmãos Russo logo começaram uma campanha contra spoilers na internet. De forma divertida, lançaram a hashtag #ThanosDemandsYourSilence (Algo como #ThanosPedeSeuSilêncio) nas redes sociais, pedindo para o público guardar segredo para os outros. E parece ter sido uma jogada inteligente, pois muitos internautas também começaram a fazer campanha contra os spoilers. Ou seja, a causa dos diretores de Vingadores: Guerra Infinita foi abraçada pela maioria dos fãs.

O filme é o clímax de uma franquia que já completou 10 anos de existência, e muita gente não quer saber dos segredos de Vingadores: Guerra Infinita antes de ir assisti-lo. Os próprios atores abraçaram essa causa e fizeram campanha, retuitando e respondendo a mensagem original dos irmãos Russo para garantir que nenhum fã seja prejudicado.

E Tom Holland ainda levou na brincadeira: “Essa carta era originalmente voltada para mim”, disse.

Fonte: Screen Rant


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

5 teorias que cruzam Homem-Aranha: Longe de Casa e Vingadores: Ultimato
jaspion
Clássico dos anos 80, Jaspion estreia na semana que vem no streaming da Record
Filme Convenção das Bruxas ganhará nova versão com Anne Hathaway
O Corcunda de Notre Dame vai ganhar filme live-action musical
Série The Umbrella Academy traz heróis humanizados para a Netflix
Quando o Aquaman usou um tridente pela primeira vez nas HQs?
Steven Spielberg e Peter Jackson vão dirigir 2° filme sobre Tintin
My Hero Academia: criador se inspirou em Hellboy para criar All Might
Dragon Ball Super: Broly abre caminho para que SSJ 4 seja canônico
Luta de Luffy e Katakuri em One Piece chega a um nível absurdo de poder
Dupla de vilões de Dragon Ball Heroes tem sua origem revelada
Anime de Dragon Ball Heroes introduz Mirai Trunks ao Universo 6
dragon ball z
Bandai Namco anuncia novo RPG de ação situado no universo de Dragon Ball Z
super nintendo
Switch Online poderá receber jogos clássicos do Super Nintendo
Amazon quer lançar a Netflix dos games, com streaming de jogos
League of Legends: Sneaky cria novo cosplay e impressiona seguidores
5 teorias que cruzam Homem-Aranha: Longe de Casa e Vingadores: Ultimato
Marvel, sequência e mais: 7 fatos sobre o filme Vidro
Trajes, vilões e mais: os destaques do 1º trailer de Homem-Aranha: Longe de Casa
10 easter eggs e referências de Homem-Aranha no Aranhaverso
LG lança TV com tela dobrável em tecnologia 4K; veja vídeo
instagram
De volta ao normal! Mudança polêmica no feed do Instagram foi ‘acidental’
WhatsApp pode limitar encaminhamento de mensagens para só 5 contatos
Twitter libera opção para exibir ordem cronológica de tuítes