Como foi planejado o final chocante de Logan?

Alerta spoilers do filme Logan, 2017.

O capítulo final do Wolverine de Hugh Jackman foi recebido com os braços abertos por inúmeros fãs em todo o mundo no último fim de semana, com muitos notando como a desfecho do filme foi comovente. Em uma entrevista com The Hollywood Reporter, as mentes por trás de Logan discutiram suas intenções pro filme e como eles decidiram esse final intenso.

Logan foi moldado pra ser – no mínimo – um novo tipo de filme de super-herói, um que parece acessível e focado no personagem com uma narrativa forte. A equipe criativa do filme declarou que eles queriam que o último filme do Wolverine fosse diferente, incluindo “apostas pessoais e consequências reais”. Parece que eles se entregaram totalmente a essa ideia, ao dizer adeus ao Wolverine de Hugh Jackman depois de um mandato de quase duas décadas de forma profundamente impactante pros espectadores casuais – e até mesmo doloroso pra alguns fãs de longa data dos X-Men. Scott Frank falou com o Heat Vision na THR, mergulhando no momento em que o herói com garras de adamantium morreu enquanto sua filha observava. Embora alguns cinéfilos estivessem antecipando a morte de Logan, ainda foi emocionante em geral – minha namorada chorou, diga-se de passagem. Frank toca nesse aspecto, especificamente na forma como ele e o diretor James Mangold delinearam os passos entre preparar os fãs pra possibilidade e até produzir o grand finale com cuidado.

De fato, seria difícil imaginar uma despedida diferente – e muito menos uma despedida melhor – pro personagem. Nós já vimos toda a origem do herói e até seu trauma por ter assassinado sua mulher amada anteriormente, voltar nesses tópicos seria enfadonho. Precisávamos de um ponto final nessa trajetória de quase dez filmes. O personagem Wolverine continuará insubstituível, contudo, devemos lembrar que já vimos muitos filmes com o Hugh Jackman fatiando coisas e pessoas com suas garras de adamantium e que o próprio ator já não tem mais 30 anos de idade. Depois de uma boa quantidade de cagadas com o herói, a Fox tinha o dever de encerrar sua carreira em grande estilo.

“Nós apenas continuamos voltando ao personagem e seu relacionamento com seu ‘pai’ e seu relacionamento com alguém que foi criado geneticamente, mas ainda é tecnicamente sua filha”, disse Frank. “Nós mantivemos isso pessoal o tempo todo […] Nós realmente ficamos obcecados com isso. Você poderia senti-lo como nós estávamos escrevendo – que foi acumulando pra algo poderoso até o final.”

Frank ecoou a declaração de Mangold de que Logan não era obrigado a se conectar necessariamente a um Universo de quadrinhos ou franquia de filmes. Simplesmente não é esse tipo de filme. Por causa disso, houve mais oportunidade de honrar os personagens por quem eles são, em vez de apresentar um negócio bem organizado que os algemava. Frank comentou: “Como Jim [Mangold] continua dizendo, ‘Nós não tivemos que vender McLanche Feliz'”.

logan easter eggs

Muitas outras produções já foram prejudicadas por esse tipo de limitação criativa. Tanto sucessos medíocres, como Homem de Ferro 2 – que abriu mão de ser um bom filme por si só e uma boa sequência do primeiro filme em prol de amarrar todos os outros filmes da Marvel no momento, algo que a maioria dos espectadores nem notou – quanto em decepções do passado, como Batman Retorno – onde Tim Burton reclamou de não ter nem o roteiro pronto e ser cobrado pelos brinquedos que poderiam ser vendidos com a marca do Cavaleiro das Trevas, o que resultou num filme confuso, que agradou a poucos e garantiu que um dos diretores mais brilhantes de Hollywood tomasse aversão a filmes de heróis -, é recorrente que filmes com alto potencial de boa narrativa e boas vendas acabe condenado ao fracasso por culpa dos grandes engravatados que priorizam modismos, conexões na franquia e merchandise em vez do elemento fundamental: o enredo.

Além disso, Frank falou sobre o discurso importante de Laura no funeral de Logan, e como ele e Mangold chegaram à decisão de fazer referência ao filme Os Brutos Também Amam de 1953.

“Jim e eu adoramos Velho Oeste… Sempre pensei que era uma ideia muito interessante e ter ela citando o filme e ter algo com o qual ela pode se conectar com o Professor X era algo que Jim começou a elaborar muito cedo. O sentido temático maior”, afirmou Frank.

Ele mencionou que a falar “não há mais armas no vale” era muito apropriada pros eventos ocorridos em Logan e que “gostava da ideia de que [Laura] não sabia o que dizer no funeral, então ela cita o filme”.

Isso se encaixou perfeitamente no tom do filme – cheio de tiroteios – e no personagem construído ao longo dos últimos 17 anos! Wolverine é, sempre foi e sempre será o cowboy solitário. O homem calejado e rancoroso que diz que não vai ajudar ninguém, mas simplesmente não consegue ignorar os problemas de pessoas que ele afirma não ter nada a ver com ele – apesar de saber que, lá no fundo, têm sim. O Wolverine é muitas coisas, desde Vingador a ronin errante. Mas como ele não pode ir pros filmes da Marvel Studios e a Fox estragou sua imagem de ronin no Wolverine Imortal, encerrar sua trajetória como o cowboy solitário foi perfeito.

03 logan

Outro ponto importante é que o público também cresceu e amadureceu. A censura é 18, mas quem menor de idade viu todos os filmes da franquia? Supondo que uma criança assistiu ao primeiro X-Men na televisão aos 5 anos de idade, essa pessoa já passou dos 20 hoje. Eu, particularmente, tive meu primeiro contato com os mutantes na série animada da década de 90 e era pré-adolescente no primeiro filme, e também devemos lembrar dos fãs de longa data dos quadrinhos. Todos nós já somos bem crescidinhos, estamos prontos pra uma abordagem sombria do Wolverine – muitos, inclusive, já leram quadrinhos bem maduros, como Velho Logan e A Era do Apocalipse. Por muito tempo, Hollywood teve medo de limitar o público com censura alta, mas quando o público cresceu assistindo a mesma franquia, a censura se torna uma oportunidade de dar a esses fãs o que eles merecem.

Claramente, muita dedicação, esforço, suor e coração foram dedicados ao Logan.

O filme está em cartaz nos cinemas agora, mas se você estiver lendo isso, provavelmente já viu. E se você não viu, vá agora! Mesmo que você tenha ignorado o alerta spoiler e já saiba o final! No entanto, o que você pode não ter visto são os muitos easter eggs escondidos em Logan. Clique aqui, estão imperdíveis!

Fonte: http://www.looper.com/46479/logan-team-discusses-films-powerful-ending/

Deixe seu voto

0 points
Up Down

Votos totais: 0

Up: 0

Porcentagem de upvotos: 0.000000%

Down: 0

Downvotes percentage: 0.000000%


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Seja bem vindo ao Ei Nerd.

ou

Login

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Cadastre-se

Fechar
de

Processando arquivos...

ligadajustiça-supermancapa
Liga da Justiça: como o Superman pode retornar para o filme?
novosmutantes-capa
Os Novos Mutantes: quem são os membros da jovem equipe?
flash-temporada4capa
Flash, temporada 4: qual o significado das frases ditas por Barry?
osúltimosjedi-trailercapa
Star Wars: Os Últimos Jedi: os melhores momentos do segundo trailer
Jogos Mortais Jigsaw mostra trailer de recapitulação da franquia
Jogos Mortais: Jigsaw mostra trailer de recapitulação da franquia
chiquinha stranger things
Netflix coloca Chiquinha em cenas de Stranger Things; assista
pantera negra trailer
Novo trailer do filme Pantera Negra é divulgado; assista
aquamanintro2
Jason Momoa dá spoilers sobre Aquaman em Liga da Justiça e filme solo
ligadajustiça-supermancapa
Liga da Justiça: como o Superman pode retornar para o filme?
novosmutantes-capa
Os Novos Mutantes: quem são os membros da jovem equipe?
fb the weeknd starboy
The Weeknd vira super-herói de quadrinho pela Marvel
comiccon-capa
Comic Con de Nova Iorque: 10 grandes anúncios que podem ser divulgados no evento
Dragon Ball Super pode trazer nova fusão em próximo episódio da saga
Dragon Ball Super pode trazer nova fusão em próximo episódio da saga
Jiren Goku Poder Descoberto
Dragon Ball Super: poder de Jiren foi finalmente descoberto?
Naruto Uzumaki
Aniversário de Naruto Uzumaki é celebrado nas redes sociais
Pokémon Jigglypuff volta ao anime depois de 14 anos
Pokémon: Jigglypuff volta ao anime depois de 14 anos
Assassins Creed Origins assista ao novo trailer em live-action
Assassin’s Creed Origins: assista ao novo trailer em live-action
Tamagotchi completa 20 anos e ganha nova versão em novembro
Tamagotchi completa 20 anos e ganha nova versão em novembro
comiccon-capa
Comic Con de Nova Iorque: 10 grandes anúncios que podem ser divulgados no evento
stranger things the game
Stranger Things lança jogo retrô gratuito para celulares