mysterio

Como Mystério foi parar na dimensão dos Vingadores?

O novo trailer de Homem-Aranha: Longe de Casa fez uma revelação impactante: que o vilão Mystério veio da Terra, mas de outro universo, o que já fez muita gente especular que a partir de agora, o Universo Cinematográfico da Marvel (UCM) também deve contar com o seu próprio Multiverso, assim como nos quadrinhos.

O que ficaram no ar, é claro, foram diversas dúvidas relacionadas a esse detalhe. Afinal, como Mystério veio parar nessa outra realidade? Por que ele foi justamente para essa dimensão do UCM, enquanto poderia ter ido para qualquer outra? Como a sua realidade original foi criada?

O Multiverso no UCM

O fato de que Mystério veio de uma realidade alternativa foi a informação mais importante e extraordinária do trailer. Agora, após toda a confusão causada por Thanos e pelas Joias do Infinito, o UCM foi afetado por portais dimensionais que se abriram entre os universos.

A questão das realidades alternativas já foi rapidamente explorada durante Vingadores: Ultimato, quando a Anciã e o Hulk conversaram sobre o fato de que as viagens no tempo acabam criando, como consequência, uma nova realidade. No caso do Mystério a coisa muda de figura: quem teria criado seu universo? Ninguém! Ela já existia e isso é o que chamamos de Multiverso.

No trailer de Longe de Casa o personagem conversa com Peter Parker e afirma: “Eu poderia usar alguém como você no meu mundo”. A expressão “no meu mundo” deixa claro que se trata de um outro universo.

Ainda no trailer, Nick Fury explica de onde isso vem e por que só está acontecendo agora: “O estalo rompeu um buraco em nossa dimensão”. Explicitamente, ele confirmou a existência do Multiverso, tomando proporções bem maiores do que a rápida e simples apresentação em Ultimato.

Veja também:  Saiba o significado da música cantada por Podrick em Game of Thrones

Tendo isso em mente, só resta imaginar que o futuro do Universo Cinematográfico Marvel só pode ser incrível daqui pra frente. Apesar de nunca usado nos cinemas até então, o conceito do Multiverso da Marvel já existe há décadas dentro de seu universo canônico dos quadrinhos. Agora todos sabemos que existem milhares de universos possíveis, outras Terras e até os mesmos heróis que já conhecemos em versões paralelas.

De onde vem Mystério?

Como supracitamos, em Vingadores: Ultimato foi explicado que uma realidade alternativa precisa ser criada no momento em que uma viagem no tempo acontece através do Reino Quântico. Sendo assim, não há como o Mystério surgir no UCM vindo de uma realidade que ninguém criou.

Nenhuma das viagens no tempo que aconteceram em Ultimato sugeriram que o efeito borboleta causado naquela linha temporal poderia ter acarretado na origem dos Elementais e de Mystério. Então… o que isso significa?

mystério

Isso significa que Mystério vem de uma dimensão que já existia previamente, não tendo sido necessariamente criada por alguém. De alguma forma ele chegou à dimensão que temos acompanhado desde o princípio do UCM e isso pode ter acontecido graças a todos aqueles estalos ou, pelo menos, graças a algum deles (pois é, foram QUATRO ao todo!).

Então, esse caos causado pelas Joias teria sido o responsável por abrir um portal que liga essas duas realidades. O que podemos afirmar, por enquanto, é que a dimensão original de Mystério tem uma ligação direta com a dos Vingadores. Possivelmente, essa porta não deve ficar aberta constantemente e deve ter sido rapidamente fechada.

O importante é que ficou aberta por tempo suficiente para ter sido explorada por Mystério e, possivelmente, pelos Elementais. No caso deles, é mais provável que tenham sido arrastados ou puxados, ao invés de terem vindo voluntariamente. Outra hipótese seria uma trama armada pelo próprio Mystério, que teria trazido os Elementais consigo.

Veja também:  Mystério salva Peter Parker em cena de Homem-Aranha: Longe de Casa

Por que Mystério mudou de dimensão?

Tudo isso posto, é impossível uma dúvida não martelar nossas cabeças: afinal, por que motivo Mystério teria optado por atravessar esse portal e se mover para outra dimensão?

Essa resposta será fundamental para entender os objetivos deste personagem. No trailer, ele diz que os Elementais são um problema dele, uma responsabilidade dele e de ninguém mais. Ué! Porque? A Terra conta com inúmeras maneiras para conter a ameaça dos Elementais. Uma delas é a própria S.H.I.E.L.D. e Nick Fury. Essa frase sugere que os Elementais vieram da mesma dimensão de Mystério.

Pois então… o Mystério original dos quadrinhos surgiu posando de super-herói, mas não era bem assim. Tudo que ele queria era se dar bem e levar os créditos, mas seu verdadeiro negócio era armar pra cima dos outros. Sendo assim, podemos esperar que o que foi visto no trailer é pura fachada.

Possivelmente, em sua realidade de origem, ele já é tão conhecido como farsante que seus golpes não estejam mais colando com ninguém. Ao se deparar com o portal para uma nova dimensão, ele pode ter enxergado como a possibilidade de recomeçar. Até a criação dos Elementais pode ter sido obra dele, tudo parte de um grande plano mirabolante.

Quem sabe esse Mystério de outra Terra seja um feiticeiro de verdade, assim como o Doutor Estranho?

Confira essa página de uma edição de quadrinhos onde o personagem apareceu (em inglês):

Como dá pra perceber, nos quadrinhos o Mystério possui a habilidade de saltar entre realidades. E ele faz isso exclusivamente para cometer crimes. Inacreditável, não é mesmo? Trabalhando honestamente, com uma habilidade dessas, provavelmente conseguiria muito mais dinheiro.

Veja também:  E se o estalo do Thanos acontecesse de verdade? A ciência explica como seria

Uma hipótese final seria, ainda, que até mesmo essa história de realidade alternativa é um grande golpe e balela contada por ele. Eu, no entanto, prefiro acreditar que seja verdade e que todo um universo de novos caminhos se abriram para o UCM.

Multiverso: conheça os universos paralelos da Marvel


Quer enviar uma lista ou artigo? (Pode até virar video no canal!) Clique aqui!

Log in

With social network:

Or with username:

You’ll be automatically logged in 5 seconds.

Esqueceu a senha?

Não tem uma conta? Registre-se

Esqueceu sua senha?

Digite seus dados de conta e nós enviaremos a você um link para recuperar sua senha.

Your password reset link appears to be invalid or expired.

Log in

Privacy Policy

Fechar
de

Processing files…

Game of Thrones: em petição, fãs exigem que 8ª temporada seja refeita
Guardiões da Galáxia Vol. 3 deve terminar a história de Rocket na Marvel
Imagens do último episódio de Game of Thrones são divulgadas; veja
encolhi as crianças
Clássico Querida, Encolhi As Crianças ganhará reboot/continuação
Marvel anuncia que vai cancelar e relançar todas as HQs de X-Men
O Homem de Ferro já usou a Manopla do Infinito nas HQs
Nova: história, poderes e habilidades do herói da Marvel
Multiverso: conheça os universos paralelos da Marvel
Boruto: Naruto Next Generations pode ter retorno de antigo ninja morto
Detetive Pikachu conta com referências a Ash Ketchum
Os easter eggs e referências de Pokémon em Detetive Pikachu
Yu Yu Hakusho ganha adaptação para teatro no Japão
Com James Wan, novo filme de Mortal Kombat começará a ser gravado
cavaleiros do zodíaco
Novo game de Cavaleiros do Zodíaco, Saint Seiya: Galaxy Spirits chega aos celulares
Mundo Pokémon: o que é, sua história e como funciona
Mortal Kombat 11 traz easter egg inusitado de Toy Story; entenda
vingadores ultimato
10 teorias de Vingadores: Ultimato que os fãs acertaram
Game of Thrones: 7 perguntas para o episódio final da série
Vingadores: Ultimato prova quem estava certo na Guerra Civil
Game of Thrones: quem ainda está vivo para o episódio final
WhatsApp sofre ataque hacker e pede que 1,5 bi de usuários atualizem
Supostas imagens do novo iPhone vazam na web e as pessoas estão horrorizadas
Problemas com HBO Go motivam inúmeras reclamações nas redes
Vingadores: Ultimato vence Game of Thrones em menções no Twitter no Brasil